Como criar um instalador .exe de um .jar no netbeans?
32 respostas
netbeansprogramaçãojava
G
G.Santiago
Pessoal terminei meu projeto de cadastro. Agora eu quero gerar um executável junto com o banco de dados no Netbeans, eu coloquei Limpar e Construir e ele gerou meu .jar, mas na hora que coloco em outro computador não funciona por causa do banco, quero gerar o executável junto com o banco de dados. Quero tudo junto para na hora que eu colocar em outro PC eu conseguir rodar normalmente, como qualquer outro program. Obrigado desde já.
OBS: Eu li esse tópico aqui com a mesma pergunta: [Resolvido] Como criar um instalador a partir de um arquivo .jar no netbeans?
Mas sou iniciante em java… Em qualquer linguagem na verdade. E não entendi muito bem. Se puderem me explicar melhor onde coloco esse código do tópico do link eu agradeceria.
É apenas um palpite, afinal eu sempre segui meu metódo de scripts, tanto .sh quanto .bat. Sei lá, não acho um instalador tão necessário, mas isso pq eu pessoalmente nunca precisei.
G
G.Santiago
Como que faço isso? haha Cara, eu sou leigo nesse assunto estou caminhando sozinho na programação. Sou eu, os fóruns e apostilas.
rs E obrigado pro me responder.
G
G.Santiago
A questão toda não é criar um .exe de um .jar, mas sim criar ele E levar o banco de dados junto. Para o, podemos dizer, cliente… Só fazer uma instalação e tudo estar fucionando. Minha aplicação e o BD.
D
darlan_machado
Olha, o exe não vai resolver o problema.
Você tem um sistema que só rodará offline ou precisa compartilhar dados com outros usuários?
Se o caso é apenas offline:
Usar banco de dados instalado na máquina do cliente e, na primeira execução, rodar o dump e inicializar o sistema como um todo, tipo uma configuração inicial. Como o @FearX sugeriu.
Usar um banco de dados embarcado, menos parrudo e mais funcional, como o h2.
Se precisa de funcionamento online ou atualizar dados, sugiro usar um banco embarcado e, de tempos em tempos, conectar, sincronizar e manter o sistema rodando de forma transparente.
G
G.Santiago
Entendo meu amigo Darlan.
Eu não sei fazer esse Dump, mas bom…
Vou procurar no papai pra ver se acho algo sobre esse Dump.
Como o FearX recomendou rs.
Mas
Obrigado por responder.
D
darlan_machado1 like
Cara, basicamente, é exportar toda a informação relevante do banco, criação do schema/banco de dados, criação das tabelas, criação das constraints, triggers, procedures, functions, etc.
Dá uma pesquisadinha no google que você acha fácil milhares de exemplos.
G
G.Santiago
Valeu Cara, quando estiver tudo certo no meu projeto voltarei comentando como fazer para ajudar iniciantes como eu. Me deram um luz rs
R
rodriguesabner
Santiago, beleza? Cara você pode fazer assim, vai no bloco de notas e digita isso:
PGPASSWORD = Pra rodar fazer o dump sem pedir a senha C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin = pega o caminho do banco de dados no pc pg_dump -U postgres -C -f C:\backup.dump = onde ta ‘C:\backup.dump’, vc coloca onde quer
que o seu arquivo seja salvo e o nome do arquivo + extensão ‘.dump’
Feito isso, você pode usar o Launch4J pra converter o seu .jar em .exe ou pode deixar o .jar mesmo.
Depois procura um programa chamado isTool e InnoSetup. Com o InnoSetup vc vai simplesmente criar o instalador, vai colocar os arquivos, o ícone, é bem fácil.
Com o isTool você vai editar o seu script. Vai ter a opção de executar com a instalação, você só vai precisar colocar o seu arquivo .bat e o arquivo .dump lá.
Explicando assim por cima é mais complicado, mas procura no youtube como usar o istool e o innosetup
G
G.Santiago1 like
Oi Abner, obrigado por responder.
Esse .dump eu coloco junto dos arquivos que serão instalador na máquina então? No programa que você passou o INNO. No caso, coloco o .JAR e o .DUMP e o meu script do bd? É isso?
R
rodriguesabner
Então, eu costumo fazer do jeito que eu falei, converto o meu .jar pra .exe, depois só jogo os arquivos que preciso lá. O script do banco de dados não precisa, porquê você já faz o dump. Depois de instalar o dump vai fazer isso pra você, o banco de dados vai ser “preenchido” automaticamente.
Não entendi muito bem. Como o banco de dados vai ser “preenchido” sendo que as tabelas e atributos estão no script?
Ou o dump pega o caminho do banco e ja abre o scrip e “preenche”, é isso?
G
G.Santiago
Haha. Acho que entendi. Mas me confirma se é isso mesmo kk
R
rodriguesabner
Opa, eu passei o comando incompleto, o correto é assim:
No caso o dump já faz o trabalho de pegar tudo que está no seu banco: coluna, linha, etc… Se você for ver, no próprio arquivo .dump. tem todas as querys necessárias para criar e preencher o seu banco de dados.
R
rodriguesabner
Falei besteira de novo, acabei atropelando tudo kkkkkk.
Nessa parte o cmd tá “entrando” na pasta do postgres e tá indo fazer o dump
G
G.Santiago
Boiei hahahaha
R
rodriguesabner
Foi erro meu, vamos lá:
@echo off
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin
SET PGPASSWORD=senhaBanco
pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\nomeDoArquivo.dump nomeBanco
pause
cd C:\Program Files\PostgreSQL\10\bin: Se você tem o postgres instalado na sua máquina, vc vai ter que colocar isso no CMD, se você for curioso também e for entrar nessa pasta, vai ver que lá tem um arquivo chamado “dump”
SET PGPASSWORD=senhaBanco: Aqui é a senha do seu banco de dados, vc vai colocar no lugar de onde tá escrito “senhaBanco”
pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\nomeDoArquivo.dump nomeBanco: Aqui ele vai fazer o dump e jogar pra uma pasta que você escolheu, onde tá escrito “nomeBanco” é o nome do banco de dados que você quer, exemplo: “pg_dump -U postgres -C -f C:\Backup\meuBackup.dump CadastroFuncionarios”
G
G.Santiago
Ainda não entendi muito bem essa parte. rs
Do bloco de notas, salvo o arquivo como .dump?
R
rodriguesabner
Não, na hora de salvar você vai salvar como .bat
Exemplo: meuArquivo.bat
G
G.Santiago
Não tenho o PostgreSQL… Uso o Mysql. Ainda to perdido nessa questão de .dump. ahahha
R
rodriguesabner
G
G.Santiago
@echo off
cd C:\Program Files\MySQL\MySQL Workbench 8.0 CE
SET PGPASSWORD=""
pg_dump -U postgres -C -f C:\MusicSSchool\project.dump MusicSSchool
pause
Quando eu crio no inno o meu .EXE preciso adicionar a pasta do meu projeto ou só o .jar basta?
R
rodriguesabner
Apenas o .jar
G
G.Santiago
To batendo cabeça de como ainda criar meu Backup, pois uso o MySQL Workbench 8.0 CE junto do Wamp server. Quando faço meu backup do banco do Wamp server o meu Backup.sql fica vazio.
@echo off
cd C:\wamp\bin\mysql\mysql5.7.21\bin
SET PGPASSWORD=""
mysqldump -u root -p escolamusica > C:\wamp\bin\mysql\mysql5.7.21\bin\arquivo.sql
pause
Fiz meu .bat assim, criei executei e ele me gera um script mysql, mas esse script quando abro com o bloco de notas esta em branco. E quando abro com o MySQL Workbench trava.
G
G.Santiago
Vou pesquisar sobre isso, pois de outro modo ta tenso rs