Como criar um menu igual ao do windows 10?

5 respostas
netbeansswingjava
M

Boas, como posso fazer isto? Pelo que me parece é um jpanel que muda conforme o menu é alterado. Estou certo? Cumprimentos.

5 Respostas

J

Windows não usa JPanel e nem Java.

Com Java fica mais fácil chegar num resultado parecido usando JavaFx ao invés de Swing.

M

Não me expliquei bem, eu queria saber como eles fazer para quando mudo o menu, canto esquerdo, apenas a parte direita mudar. Por exemplo se devo setar um jpanel invisivel e outro visivel.

J

Swing é só para manter legados. Não perde tempo querendo sofisticar uma aplicação Swing, isso não faz parte da época dela, sendo necessário um esforço maior e gambiarras. Mas claro, você pode fazer da maneira que quiser.

O ideal para Windows é UWP:

S

Utilize um CardLayout para alternar entre os painéis que vai exibir na direita.

J

Fazer isso em Swing ou JavaFX não tem segredo nenhum.
Em Swing como sugeriu o staroski usar CardLayout que e’ muito simples.

Em JavaFX, entre muitas formas voce pode usar BorderPane em conjunto com StackPane mas pode ser qualquer outro gerente de tela.
exemplo :

StackPane lado_direito1 = new StackPane();
 StackPane lado_direito2 = new StackPane();

lado_direito1.setStyle("-fx-background-color:red;");
lado_direto2..setStyle("-fx-background-color:blue;");

BorderPane bp = new BorderPane();
bp.setCenter(lado_direito1)     // conforme muda a opção do menu muda o setCenter(...)

Ainda em JavaFX, voce pode usar tambem o metodo .toFront(); e trazer para frente o que estiver dentro do metodo .getChildren().addAll(…) de um determinado gerente de tela.

Criado 2 de julho de 2018
Ultima resposta 7 de jul. de 2018
Respostas 5
Participantes 4