Como criar uma interface de tablatura no netbeans

7 respostas
D

Olá pessoal tudo bem?
Estou querendo criar um programa que gere uma tablatura através da leitura de um arquivo MIDI. Mas estou com um problema com a interface gostaria de saber como eu posso criar uma interface que lembre uma tablatura como, por exemplo, o desta imagem abaixo.

Onde cada linha representa uma corda da guitarra, e cada numero representa qual casa de cada corda deve ser pressionada.
Gostaria de saber se alguém conhece algumas biliotecas musicais que possam me ajudar neste projeto. Desde já agradeço.
A aplicação é para desktop e estou usando o netbeans, para o desenvolvimento.

7 Respostas

C

Crie uma classe que herde de JComponent e sobrescreva o método paintComponent.

import java.awt.Graphics;

import javax.swing.JComponent;

public class Tablatura extends JComponent {

@Override
    public void paintComponent(Graphics g) {
	// Sua implementação
    }
}

http://download.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/javax/swing/JComponent.html

Dá uma olhada nesse projeto http://tuxguitar.herac.com.ar/ ele é implementado em Java com SWT. Pode ser que te der uma luz.

D

Po cara obrigado por me ajudar vou dar uma olhada e te dou uma resposta!!

D

Qual a saída do arquivo MIDI?
Também tenho curiosidade para projetos relacionados a musica!

M

Interessante, eu estava fazendo um tempo atras um sisteminha que le arquivos midi e gera as notas da gaita de boca na tela, semelhante a uma tablatura. Mas não tinha entendido como desenhar na tela, vou estudar isso aí…

D

Você poderia explicar como se lê o arquivo MIDI?
Valeu!

M

Cara o midi gera midi events, voce consegue capturar esses midi events e a partir daí voce pod egerar as notas, tem uma biblioteca do java pra trabalhar com midi mas nao estou lembrando o nome, quando chegar em casa eu posto aqui…

D

Ah entendi mais ou menos.
Vou dar uma olhada tbm, agradeço de qlq forma!!
O legal é que serve não apenas pra guitarra né!

Mto legal

Criado 6 de novembro de 2011
Ultima resposta 17 de abr. de 2012
Respostas 7
Participantes 4