Pessoal estou terminando o meu TCC, porem a minha orientadora disse que meus sistema é muito “popular”, encontra-se facil na internet,porem a venda, e que seria bom que eu torna-se o meu sistema LIVRE, assim teria um diferencial.
Como deixar ele LIVRE para acessos e downloads, alterações de fontes etc.???
Como disponibilizar meu sistema na rede - SOFTWARE LIVRE
2 Respostas
Upa ele pro GitHub, segue link: https://github.com/
vamos la
deixar livre é muito abstrato. vc primeiro deve refletir se vc quer disponibilizar o seu trabalho sob alguma licença tipo BSD, GPL, MIT, etc. De uma lida nas diferenças.
uma vez que vc decidiu por disponibilizar seu trabalho, vc pode procurar uma ou mais formas de faze-lo. colocar o codigo no github é uma boa alternativa, la vc tem um issue tracker, vc tem wiki, vc pode criar um readme usando markdown bem legal pra explicar, vc pode ate criar uma pagina pro seu projeto.
mas o github não é o unico lugar. procure o que mais se adequa ao que vc quer.
outra coisa é pensar em como vc vai anunciar o seu sistema: procure listas de discussão e redes sociais pra fazer uma primeira divulgação.
agora q vc divulgou, é possivel que algumas pessoas se interessem e tentem utilizar, etc. elas vão te dar feedback e nem sempre é positivo.
o idioma é algo essencial: por um lado fazer tudo em portugues claro é otimo pra gente, disponibilizar em ingles vai incrementar suas chances de alguem querer usar. na duvida, tente usar os dois idiomas ( versao da documentação em pt_BR e en_US, etc ).
vc pode criar uma comunidade e capitanear o seu projeto ou simplesmente colocar la e esquecer. de novo a escolha é sua.
por fim, a ideia de software livre é conceitual. vc pode escolher disponibilizar o fonte mas isso nao significa que o uso comercial, por exemplo, é permitido sem pagar. vc pode sim cobrar ( o quanto vc acha que pode ). vc pode inclusive disponibilizar usando mais de uma licença ( uma versão free e uma versao paga com features melhores e codigo fechado ). apenas veja as restrições.
um resumo de licenças:
- BSD e derivadas são livres no sentido que o camarada pode pegar seu software e fechar o codigo, lançando um sistema dele - desde que mantenha uma referencia pra vc / copyright / etc.
- GPL e derivadas são radicais: o codigo jamais pode ser fechado. inclusive tem empresas que decidem não usar GPL por conta disso ( o que é questionavel ).
como vc vê, existem duas visões: ou o software é livre e JAMAIS podera voltar a ser codigo fechado, ou o software é LIVRE e pode ser feito o que quiser, inclusive fechar.
são duas visões de mundo e, pessoalmente, eu prefiro BSD e derivadas.
como eu falei, essa decisão é sua.
vc nao precisa vender seu software nem oferece-lo de graça, vc tem muitas opções. por exemplo se fizer sentido uma assinatura vc pode rodar uma cloud e captar x dinheiros por mes ( tal qual Spotify ).
estude sobre o assunto e reflita.