Se tenho um programa com banco de dados, que para acessa - lo é necessário ligar o WampServer, como vou distribui-lo para que as pessoas não precise do WampServer?
Como distribuir programa com banco de dados?
8 Respostas
Olá Dario,
Não entendi bem sua pergunta. Este programa com banco de dados está em um servidor Apache (o servidor web que vem com o WampServer) e você quer distribuir esta aplicação, é isso?
Pelo que eu sei o WampServer é uma distribuição do Apache + PHP + MySQL.
Por isso acredito que sua aplicação seja em PHP e uma solução para sua atual arquitetura é criar um programa executável em outra linguagem (Delphi, por exemplo) que simplesmente execute o WampServer, aguarde carregar e ai abra sua aplicação.
Recomendo que para aplicações que serão distribuidas se use uma versão embedded de algum banco, isso facilita muito. Eu por exemplou utilizo a bastante tempo o Firebird, que é muito bom para esse tipo de aplicação.A meu ver também não vale a pena e não tem sentindo fazer uma interface Web então é muito melhor e mais fácil utilizar o Java Swing para criar a interface.
Creio que você esteja usando a ferramenta errada para seu problema.
Fiz a interface em Java Swing , e construi o banco de dados no Mysql . Porem o Mysql quando eu desligo o WampServer ele não funciona por causa do LocalHost, então eu não poderia distribuir minha aplicação em Java caso o usuario do mesmo não tivesse o Wamp e o MySql, eu queria saber como deixar o programa para o usuario independente desses programas.
Bom, acho que você tem 3 alternativas
- Comprar uma licença do MySQL Embedded
- Substituir seu Banco HSQLDB
- Substituir o banco pelo Firebird Embedded.
Pessoalmente não gosto HSQLDB, então ficaria com Firebird
Você está usando o WampServer só para uso do MySql em uma aplicação desktop? Não precisava disso.
Mesmo assim se sua aplicação é mono usuário e quer distribuir facilmente faça como x@ndy falou, trabalhe com solução de banco de dados embarcado, além desses tem o Derby também do próprio Java, mas não sei se é confiável, eu só usei o SQL Server Compact Edition.
Certo, e é a mesma coisa, a progrmação e talz? Não muda muita coisa, sabe sou meio ruinzinho nessas coisas, fico estudando dias pra aprender e dai aprendo a coisa errada, é muito diferente esse sistema de banco de dados embarcado?
Cara eu já tive essa duvida tambem! legal não fui so eu rsrs
O seguinte, o que você usa como servidor em sua maquina é o mysql, o wampserver é apenas um conjunto de aplicativos para desenvolvimento da linguagem php que traz consigo o servidor mysql, portanto a pergunta certa seria “Para colocar no outro computador deveria instalar tambem o mysql?”. E a resposta é sim, se vc quiser continuar utilizando o mysql free você tera que instalar. Ou você pode optar por um banco de dados embarcado, como o sqllite que é muito simples de usar, ele já vai “embutido na sua aplicação” assim vc só precisara executar o jar na maquina do cliente e ele vai funcionar.
So para ajudar os servidores de banco de dados como o mysql (ou SQL server, firebird, postgree, que são outros exemplos) são usados quando você quer montar um sistema onde varios usuarios e diversas maquinas acessaram os dados ao mesmo tempo, ou geralmente quando estamos aprendendo. Ja os bancos embutidos funcionam apenas em uma unica maquina.
Abraço!
Certo certo, obrigado pela atenção ! Entendi perfeitamente…