Como evoluir na programação

5 respostas
M

Bom dia a todos, sou novo aqui no GUJ.

Eu terminei a um tempo atrás a faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, tenho algumas noções de programação. Porém eu queria evoluir, aprender partes mais avançadas de programação.
Porém tudo o que eu encontro na internet em video aulas é o básico de programação.
quando encontro algo um pouco mais avançado, a pessoa que está ensinando no vídeo explica o que os comandos fazem, mas não ensina exatamente o porque de utiliza-los e nem quando utilizá-los.

Gostaria de saber se algúem pode me dar uma ajuda, me aconselhar onde consigo encontrar maiores explicações. Qual o melhor caminho a seguir para evoluir meu conhecimento em Java.

agradeço a todos.

5 Respostas

V

Leia os livros indicados:
http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java

Todos eles já podem ser encontrados em português. E programe muito.

R

Bom, você pode dar uma olhada nos cursos avançados do Alura. Eles são muito bons.

I

parece que vc precisa evoluir primeiro no seu método de pesquisa.

I

só vídeo aula? sério?

R

Muito estudo, pesquisa e prática, com a prática você será capaz de resolver problemas da forma que funciona, se tiver estudo, provavelmente você terá conhecimento pra aplicar a solução mais adequada para o problema mas é importante lembrar que o ideal é juntar os dois.

É importante lembrar que somente o estudo sem a prática, as chances são maiores de ter dificuldades de resolver problemas que não eram esperados, às vezes por detalhes, na prática você será obrigado a implementar a solução funcional.

Com somente a prática, você até pode conseguir implementar as soluções, porém muito provavelmente não será a mais adequada por falta de conhecimento, podendo ocasionar vários problemas, manutenção difícil, baixa performance, perda na escalabilidade do software, entre outros.

Principalmente na área de TI, é interessante (necessário) que sempre busquemos mais conhecimento, até mesmo porque as tenologias evoluem muito rápido e novos paradigmas são criados, nos mantermos atualizados pode ser crucial.

Criado 6 de janeiro de 2015
Ultima resposta 7 de jan. de 2015
Respostas 5
Participantes 5