Como fazer sites em java [RESOLVIDO]

11 respostas
P

Bom, o título do tópico é minha dúvida…

Por que eu programo java a algum tempo já, mas só utilizo para fazer aplicações desktop mesmo, sistemas, etc…

Mas parece que a maioria dos programadores Java utilizam a linguagem para fazer sites… E a maioria dos certificados são para isso…
E também os cursos do Caelum (a maioria) são voltados para Web…

E outra… Porque utilizar java para desenvolvimento web em vez de php?

Queria um tutorial, que venha do básico, encinando sobre plataforma, tudo

11 Respostas

P

Cara, não confuda site com sistema web. Alguns sitemas web são feitos em java pq precisam de um nível muito bom de escalabilidade e segurança. Os containeres fornecidos atualmente gerenciam os pontos críticos da aplicação e permitem a vc pensar só na lógica de negócio. PHP é muito bom para fazer sites e sistemas de pequeno porte e com algumas funcionalidades restritas.

H

Complementando…

A maioria das vagas existentes hoje em java, são para desenvolvimento web, por isso existe um gama tão grande de cursos voltados para o desenvolvimento web.

Como o amigo PaduaAlves falou, java não é feito para desenvolver sites e sim sistemas. Se vc quiser fazer um site, simples, com uma pequena consulta e cadastro de usuarios ou alguma regra de negocio mais simples, utilize php e não use java. É matar uma formiga com uma bazuca!

Para aprender java para web, vc vai precisar estudar JEE, mvc e padrões de desenvolvimento web.

Para isso recomendo a principio a apostila fj21 da caelum que está disponível para download gratuito.

A medida que for progredindo pela apostila, venha aqui mesmo tirar suas duvidas e não se de por satisfeito. Após terminar a apostila, procure mais, procure pro outros frameworks, pesquise sobre EJBs e tantas outras coisas que existem. A unica resalva que eu dou é, não tente abraçar o mundo, tenha foco, não ache que da pra saber tudo porque, quando vc achar que já sabe tudo, alguma coisa nova já vai ter surgido.

Boa sorte.

P

vlw… brigadao

M

Tipo o facebook né? :wink:

A melhor tecnologia para construção de sites é aquela que vc se sentir mais confortável para trabalhar, afinal, bolar uma arquitetura stateless e que faca uso consciente de recursos do servidor (banco de dados por exemplo) não depende de recursos exclusivos de uma linguagem ou outra, a web é baseada em http/html/javascript, tudo se resume a geração de conteudo dinamico e quanto a isso qualquer linguagem hoje em dia oferece uma solução para tal, PHP e Rails por exemplo é otimo se vc precisa disponibilidade de mao de obra ja que são tecnologias com muitos profissionais disponiveis no mercado. Pra falar a verdade são poucos os sites grandes que usam java/jsp/jsf porque essas tecnologias foram projetadas para uso pesado de sessões web, o que prejudica a escalabilidade para muitos usuários. Claro, vc pode bolar uma arquitetura dessas usando java, mas geralmente isso se dá por meio de linguagens mais modernas como Groovy, Clojure e Scala que são capazes de aproveitar tudo que java oferece em termos de containers ja que são linguagens que compilam para a JVM, ao mesmo tempo que oferece a mesma agilidade de soluções mais populares como PHP e Rails.

O unico motivo para usar Java de cima em baixo em um site web, na minha opiniao, é se vc procura emprego numa consultoria Java/Oracle/JBoss, porque nesses lugares o que importa é cobrar pela complexidade da solução e por licencas de produtos como servidores e IDEs parrudas.

P

sakei

T

Hildebrando Pedroni:
Complementando…

A maioria das vagas existentes hoje em java, são para desenvolvimento web, por isso existe um gama tão grande de cursos voltados para o desenvolvimento web.

Como o amigo PaduaAlves falou, java não é feito para desenvolver sites e sim sistemas. Se vc quiser fazer um site, simples, com uma pequena consulta e cadastro de usuarios ou alguma regra de negocio mais simples, utilize php e não use java. É matar uma formiga com uma bazuca!

Para aprender java para web, vc vai precisar estudar JEE, mvc e padrões de desenvolvimento web.

Para isso recomendo a principio a apostila fj21 da caelum que está disponível para download gratuito.

A medida que for progredindo pela apostila, venha aqui mesmo tirar suas duvidas e não se de por satisfeito. Após terminar a apostila, procure mais, procure pro outros frameworks, pesquise sobre EJBs e tantas outras coisas que existem. A unica resalva que eu dou é, não tente abraçar o mundo, tenha foco, não ache que da pra saber tudo porque, quando vc achar que já sabe tudo, alguma coisa nova já vai ter surgido.

Boa sorte.

[i]

é verdade interessante essa definição ! cômica + verdadeira, contribuição boa ae do amigo ^^
[/i]

P

Pessoal, 3 perguntas:

1. Como que dá pra saber se um site é feito em java ou não?
  2. Na apostila do Caelum pede para eu baixar o driver do mysql. Eu baixei esse: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/ . Tá certo?
  3. Para eu criar o banco de dados, eu preciso baixar o mysql em si… Qual desses que é? http://dev.mysql.com/downloads/mysql/
T

http://www.guj.com.br/posts/list/201503.java

extensão .java acho q eh uma ^^

P

Mas sempre que o site é feito em java a extenção fica .java?
Ainda ficou 1 dúvida:
Quando eu tou instalando o MySQL, ele pede para eu selecionar uma dessas opções… Qual delas?

T

eu geralmente seleciono a q jah vem marcada hehe, mas tem q traduz ae o texto!

cara sempre q ta .java é feito em java! se fosse em outra linguagem seria .asp / .php / .html / htm!

então se é .java é linguagem JAVA ^^

R

tgmarinho:
eu geralmente seleciono a q jah vem marcada hehe, mas tem q traduz ae o texto!

cara sempre q ta .java é feito em java! se fosse em outra linguagem seria .asp / .php / .html / htm!

então se é .java é linguagem JAVA ^^

Pois é, a web está cheia de sites com extensão .java, né? É esse tipo de cara que não contribui em nada e só cria posts para gerar números.

Bom, eu não ajudei muito aqui também, mas…

Criado 20 de março de 2010
Ultima resposta 7 de abr. de 2012
Respostas 11
Participantes 6