O que vou fazer é criar um JPanel com setUndecorared(true), mas o que realmente quero saber é como fazer com que o progresso da barra de carregamento seja proporcional ao tempo que o programa leva pra construir o JFrame principal e seus componentes.
Suponhamos que eu instancie a classe principal (o JFrame principal no caso) e mais dois componentes dentro dele. O splash screen seria uma telinha que iria aparecer antes da tela principal ser visivel, de modo que quando terminar o carregamento da tela principal ele também termine de encher a barra.
Quero fazer isso para que não seja algo superficial e desnecessário, até porque o carregamento da barra de progresso mostraria o tempo que leva pra terminar todas as instanciações.
Vi algumas coisas parecidas, mas são muito superficiais e não mostram o andamento real. Eles só mostravam a barra enchendo mas independente da classe principal. Como se você deixasse algo no inicio só pra desviar a atenção do usuário enquanto ele instancia tudo. Já o carregamento que quero fazer mostraria o andamento das instanciações, nesse caso seria também possível ver a diferença de tempo, de máquina pra máquina, que leva pra terminar o carregamento.
Espero que me entenda, vlw de qualquer modo.