Como fazer um site bilingue?

12 respostas
F

pessoal estou com uma duvida, tem site que tem um combox ou link dizendo qual tipo de lingua no site… hehe
isso é uma biblioteca ou realmente sao sites identicos com linguas diferentes???

no aguardo!

12 Respostas

R

Depende de como você está fazendo o site. A maioria dos frameworks web tem um esquema padrão de fazer isso, geralmente os textos do site ficam em arquivos properties e tem um arquivo property pra cada idioma.

[]'s

Rodrigo Auler

F

tche estou fazendo em JSP apenas, nao estou usando nenhum framework… tem jeito de fazer??

no aguardo!

L

Olá

Sim, e um dos meios comuns está aqui:

[]s
Luca

F

na verdade nao sei se uso o jsp correto…
eu digito os cpdigos em DW… mas nunca gerrei tais arquivos… alguma ideia??? uso apenas estensoes JSP e HTML…

L

Olá

Não tenho a menor idéia o que venha ser DW no escopo do Java.

Sugiro que dê uma estudada melhor em Java. Busque informações sobre I18N, ResourceBundles, etc.

[]s
Luca

F

Luca:

Não tenho a menor idéia o que venha ser DW no escopo do Java.
Luca

no DreanWever… e cara de java eu entendo bem… eu so estou com essa duvida!! eu demoro um poquinhu pra entender mas quando entendo tbm… hehe

F

tche se vc esta acompanhando o post vc deve ter notado que me mandaram estudar JAVA… se vc conhece um ferramente chamada “gel” (que vc ESCREVE codigos java nela, aqueles codigos que o netbeans e outras IDEs do genereo geram AUTOMATICAMENTE)… se vc quiser algumas aulinhas posso te dar sem problemas pois ja aturo alunos em uma escola de infomatica aqui da regiao mesmo!!!

L

Olá

Sim, porque estudando como Java trata a questão de I18N, acabariam seus problemas de não saber como fazer arquivos de properties.

[]s
Luca

C

Caraca, cada dia que passo me convenço mais que alguns programadores java se acham deuses da sabedoria, o cara tinha uma dúvida e já detonaram o cara aqui, incrivel isso…

J

Vc pode usar I18N com o próprio JSTL em seu JSP, não existe a necessidade do uso de nenhum framework.

http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/JSTL6.html

Da uma olhada nesse tuto aqui de JSTL, ta um pouco desatualizado, mas é um começo.

http://www.ucb.br/prg/professores/fgoulart/JSTL.pdf

J

hum… de java vc entende bem… hãããããã… claro…

J

E vc deveria seguir o conselho e ir estudar um pouco de java!! não é pq vc usa esse “gel” e ja codificou qualquer coisa, que vc ja pode dizer que sabe “bem” java; pois vc não sabia sequer usar I18N, se é que vc sabe o que é I18N, pois vc queria um site “bilingue”!!! Tenha paciência, se vc da aula num colégio xing-ling, azar dos seus alunos. E se vc ja diz:

como vc ja os “atura”, vc deve ser um ótimo professor. (sic)

E EU NÃO SEI JAVA BEM!!! QUE FIQUE CLARO!!! Quanto mais estudo, mas vejo que não sei nada!!!

e se escreve, Dreamweaver, e é coisa de borboleta!!

Boa sorte pra vc; não responderei mais este tópico.

Criado 8 de junho de 2007
Ultima resposta 10 de jun. de 2007
Respostas 12
Participantes 5