Você entendeu errado ! Eu não deboxei, eu apresentei uma solução melhor do que a que você acaba de propor.
Na sua proposta, o cliente vai ter que ficar consultando constantemente seu sistema passando o número da requisição para tentar ver se já tem resposta. Isto não é bom nem para o cliente e nem para você. Tráfego e processamento desnecessário de ambos os lados.
Pela minha proposta, para um modelo desconexionista como o que pediu, eu vou além e proponho que seu sistema após receber o pedido do cliente, libere-o, e ele se responsabilize por chamar uma URL do cliente passando a resposta. Esta chamada por exemplo, pode ocorrer logo em seguida, ou daqui 5, 10 minutos, 1 hora, não importa…sempre vai funcionar.
Veja quanta diferença! Ao invés de ter um monte de processamento usando sua proposta, simpliquei e agora tenho apenas 1 chamada do servidor para o cliente, fornecendo a resposta.
Isto é benéfico para o seu servidor pois ele fica mais leve para atender outras requisições e é bom para o cliente também.
Muitas integradoras trabalham assim (Ex: Gateways de SMS) e acho que sua inexperiência no assunto te fez acreditar que eu estava debochando.