Como iniciar em um projeto Open Source?

10 respostas
A

Olá amigos,

Uma coisa que eu sempre gostei muito no Java são os projetos de codigo aberto. Acho incrivel que varios frameworks que trocentas empresas gigantes utilizam tenham sido iniciados por desenvolvedores comuns, e que muitos outros ajudaram a tornar os Hibernates e Springs da vida o que são hoje.

Tenho pensado em colaborar de alguma forma com algum projeto, de preferencia codificando hehe, mas até documentando ou traduzindo. Minha idéia é ajudar no que puder.

Alguma sugestão de por onde começar a me envolver, ou como faze-lo?

Obrigado, amigos.

10 Respostas

L

dá uma olhada: www.softwarepublico.gov.br

J

O mesmo pessoal que mantém o GUJ também mantém o Stella, http://stella.caelum.com.br/ , projeto open source para soluções brasileiras como uso e validação de CPF’s por exemplo.
Pelo que li no site é bem legal.

J

Aproveitando o assunto, li um artigo hoje que dá dicas para quem pensa em iniciar um projeto open source

http://phpbrasil.com/artigo/3v0H26mRIDxm/taticas-para-projetos-open-source

A

Valeu amigos…obrigado. Vamos ver o que sai :lol:

S

Você deve pesquisar qual projeto Open Source você acha interessante.

Depois disso, você pode participar das famosas listas de discussão dos desenvolvedores do projeto.

Eu acho que o legal é você participar de um projeto que desenvolva um software que você já utiliza, porque assim você já conhece as qualidades e defeitos do software, podendo ajudar nas futuras versões.

A

Obrigado, colega Stacker.

Concordo com o que disse. Atuando com algum projeto que eu conheça/utilize, talvez as coisas ficassem um pouco mais fáceis. No momento mesmo estou com uma ideia maluca de desenvolver
uma funcionalidade pro Spring (injeção de dependencia dinamica, que eu acho muito util no Jboss Seam e o Spring nao tem), mas por outro lado talvez seja um voo muito alto pra começar :lol:

A proposito, no caso dos frameworks “famosos”, basta fazer um fork do codigo e começar a desenvolver local?

Obrigado amigos.

S

alias:
Obrigado, colega Stacker.

Concordo com o que disse. Atuando com algum projeto que eu conheça/utilize, talvez as coisas ficassem um pouco mais fáceis. No momento mesmo estou com uma ideia maluca de desenvolver
uma funcionalidade pro Spring (injeção de dependencia dinamica, que eu acho muito util no Jboss Seam e o Spring nao tem), mas por outro lado talvez seja um voo muito alto pra começar :lol:

A proposito, no caso dos frameworks “famosos”, basta fazer um fork do codigo e começar a desenvolver local?

Obrigado amigos.

Não se preocupe muito com a complexidade da sua contribuição.

Você pode ir desenvolvendo por partes e ir postando nas listas de discussão. Se a ideia for boa, pode ter certeza que mais alguém vai te ajudar a implementar a nova funcionalidade.

Muitas vezes a ideia que temos já está até sendo implementada por algum grupo. Já pesquisou sobre isso?

A

Carinha, já fiz algumas contribuições no Struts2, por exemplo. Para contribuir com esses códigos, tipicamente:

1. baixar o código fonte usando a ferramenta de versionamento que o projeto estiver usando, compile, fuce, entenda como o código funciona.

Isto feito, você pode ir para a etapa 2:

1. Tipicamente os projetos open-source possuem uma área de suporte, onde há demandas, tipicamente criadas por usuários da aplicação. Ou, se você achou um bug ou criou uma nova “feature” do kpeta, você pode criar uma demanda já com um patch que contém a solução.

2. Os administradores do projeto vão olhar para o código que você submeteu no patch. Se eles acharam legal, fazem um merge na aplicação principal e PARABÉNS, você já fez uma contribuição com o projeto.

3. Se você ficar mandando um monte de patches que eles aceitam toda vez, os administradores podem ficar de saco cheio de ficar revisando seu código e daí você se torna um “commiter”: passa a ter acesso de escrita no projeto. Parabéns, agora você é um adminiastrador de projeto open-source. Não dá grana, normalmente, mas pode te dar prestígio, ou mesmo satisfação pessoal.

Tá cheio de sites com projetos open source pra você ver; o próprio Eclipse, IDE java, é um deles.

R

Hoje em dia com o Github isso ficou muito mais fácil.

Procure um projeto,
Veja a lista de issues
Pegue uma que você consegue fazer
Crie um fork
Implemente-a
Mande para o dono do repositório

A

Stacker:

Não se preocupe muito com a complexidade da sua contribuição.

Você pode ir desenvolvendo por partes e ir postando nas listas de discussão. Se a ideia for boa, pode ter certeza que mais alguém vai te ajudar a implementar a nova funcionalidade.

Muitas vezes a ideia que temos já está até sendo implementada por algum grupo. Já pesquisou sobre isso?

Não havia pensado nisso. Interessante as coisas que colocou, trazem realmente a ideia de codigo “comunitario”, no sentido de uma ideia ser apresentada aos poucos, e um grupo de pessoas ir
se envolvendo com a coisa…acho isso muito massa, e é esse tipo de coisa que me traz a vontade de participar de um projeto desse, e o aprendizado que advem disso.

Obrigado tambem aos colegas que responderam. Realmente, colega abmpicoli, mesmo que nao dê grana, certamente agrega muito conhecimento/aprendizado, e uma satisfação pessoal meio nerd, hehe

Sonho em chegar em uma entrevista de emprego com algum arquiteto metido a fodão, e o cara me perguntar “aqui a gente usa o framework tal, voce por acaso conhece?”, e eu responder, “sim, sou um dos committers”, ia ser lindo :lol:

Criado 19 de janeiro de 2012
Ultima resposta 22 de jan. de 2012
Respostas 10
Participantes 6