Como montar um servidor TomCAT ?

4 respostas
W

Eu tenho pesquisado várias empresas para hospedar uma aplicação Java, mas são muito caras e a ideia que tive é criar a aplicação Java e solicitar para o cliente comprar um computador para hospedar nesse computador, para isso preciso instalar um servidor web, e nesse caso é TomCat.

Eu baixei um pacote desse site abaixo;

http://tomcat.apache.org/download-80.cgi

Foi a primeira opção : zip (pgp, md5, sha1)

Quando baixei e executei o servidor web eu digitei localhost:8080 no meu computador e pegou tranquilamente, porém se tiver um outro computador na rede ou um dispositivo mobile ele não consegue abrir a pagina do TomCat, alguém teria uma sugestão para resolver esse problema?

4 Respostas

P

vc precisa acessar atraves do seu endereço ip ou nameserver ( este ultimo depende das configurações de DNS pra funcionar )

W

Obrigado, deu certo eu coloquei o numero de ip e o endereço ficou mais ou menos assim;

NUMERO_IP_DO_COMPUTADOR:8080/NOME_DA_APLICAÇÃO/URL_DA_APLICAÇÃO

192.168.1.101:8080/boleto/cadastro/novo

Eu acessei até o celular e deu tudo certo, o problema agora é o seguinte;

Como faço para pessoas conseguir acessar a pagina estando fora da rede? Tem que ter um servidor de DNS mesmo instalado? Qual servidor de DNS eu poderia instalar que fosse OpenSource para Windows?

P

vamos la

este endereço é da sua rede, digamos, interna.

para que o mundo externo tenha acesso vc precisa entender coisas alem do DNS. Não é simplesmente instalar um servidor.

EDIT: no caso de ser uma aplicação interna, vc pode usar uma VPN e um servidor DNS interno da empresa que vc esta lidando. eu acho muito mais provavel este cenario e vc mata dois coelhos com uma cajadada só. agora se vc precisa que qualquer pessoa no planeta acesse a servidor em questão, continue lendo.

O registro DNS é um banco de dados distribuido. vc tem autoridades em cada país responsaveis pelos endereços .com .br .fr etc e são essas autoridades que vão replicar a informação do seu registro DNS em um determinado tempo ( pode levar dias ). O motivo é simples: evitar que vc mude o registro do google.com para um ip seu, por exemplo.

EDIT: não raro as empresas tem um servidor DNS interno para as suas aplicações e nesse caso vc pode ter qq tipo de dominio e só sera valido dentro da empresa ou via uma VPN conforme eu ja mencionei.

alem disso, vc tem que entender como funciona a sua rede local. Imagine que vc tem 2 computadores e um telefone conectados via wifi ou cabo de rede e vcs acessam uma pagina x da internet tipo esta

vc vai ver que todos os seus dispositivos aparentam ter o mesmo ip. isso pq existem tecnicas de Proxy e NAT envolvidos. um endereço ip é caro ( falando em ipv4 ) então vcs podem ter ips diferentes na rede interna, mas vcs saem com um ‘mesmo ip’.

isso não é um problema pra sair, mas é um problema para ‘entrar’. dado que todos os seus dispositivos saem com o mesmo ip externo, não é obvio como vc faz pra alguem acessar um ip e porta e ela cair diretamente do dispositivo que vc quer.

vc precisa de configurações de rota e outras coisas que vc vai precisar de um profissional te auxiliando.

E AGORA???

calma, vc pode considerar esta solução momentanea:

http://www.noip.com/

vc vai rodar um programa na maquina que vc quer e vai surgir um endereço pra vc usar e tudo se resolve automagicamente.

só pense ONDE vc quer colocar essa maquina. expor uma maquina na internet te deixa a mercê de diversos riscos como DDOS, Hackers, etc. se vc não tem conhecimento de redes vai ser bem dificil vc se prevenir ( e não, não é simplesmente colocar um firewall ) eu acnselho que vc estude.

em geral redes domesticas não são adequadas para uso comercial (vc pode não ter banda suficiente para aguentar o volume de dados que virá). sem falar que um programa profissional nem sempre roda em uma maquina e sim varias para ter redundancia ( se perder uma por alguma razão vc tem outras ). outra coisa é pensar no isolamento e segurança pois é possivel que o programa consuma toda a memoria disponivel ( ou todos os recursos do servidor ) seja por erro ou de proposito e ai vai afetar todo mundo ( outros programas, vc, etc ).

talvez seja melhor vc alugar uma maquina em um datacenter por um preço adequado.

e nem falamos em load balancer, metricas e alarmes, etc.

tem certeza q não é mais facil usar Amazon, Digital Ocean ou Heroku?

I

Tem um cara que ajuda pra montar seu servidor caseiro: https://ngrok.com/

Criado 11 de dezembro de 2016
Ultima resposta 13 de dez. de 2016
Respostas 4
Participantes 3