Como mudar de área para TI?

23 respostas
S

Olá Amigos!!

Tenho 30 anos, tenho formação superior mas NÃO na área de informática. Foi um grande erro.
Hoje estou certo de que quero trabalhar na área de informática (programação, web, java, TV Digital,
conteúdos multimídia).

Possuo técnico em rede e em processamento de dados, e trabalho com manutenção básica de
micros (bico) e num estudio com produção audio visual.

Quero ingressar de vez na área de TI, por paixão mesmo, pois afinal dizem que tá pagando bem e tal,
mas a tendência é isso mudar visto que inúmeras pessoas ingressam nesta área e deve saturar
permanecendo apenas os que gostam mesmo.

Minha dúvida, vamos lá me ajudem:

O que devo fazer?

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

c) um MBA?

d) ou um curso de extensão? Onde?

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo
para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor…

galera o que vocês me sugerem???

Se tiverem cursos (EAD) ou presencial mesmo, para sugerir (algum que já tenham feito)
por favor informem…

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO???

Me ajudem por favor, só quero uma direção…

Vlw galera…
Mto obrigado a todos que opinaram

23 Respostas

B

Tive um colega de Faculdade que fez Tecnologo depois Pós.
Foi uma forma de recuperar o tempo perdido.

R

nao existe nenhuma formula magica. o mais facil seria fazer uma graduacao ou um curso de tecnologo. voce pode ate tentar aprender tudo sozinho, mas vai ser bem mais complicado.
como toda a profissao especializada, demora uns anos pra voce aprender o suficiente pra poder atuar como um profissional.

W

bzy:
Tive um colega de Faculdade que fez Tecnologo depois Pós.
Foi uma forma de recuperar o tempo perdido.

esta seria a minha escolha.

há cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, com duração de 2 anos.

F

Lembrando que o cara falou que já tem 30 anos.

Minha ideia, acho que seria um curso, na Caelum, ou outra empresa assim, e estudar nas horas vagas pelo menos por um tempo, participar de projetos open source, arrumar alguns freelas pra adquirir experiencia.

Não sei quão flexivel pode ser seu trabalho atual, mas uma boa seria conseguir trabalhar por exemplo: 8 horas no seu trabalho (tarde e noite), e arrumar um estagio de umas 4 horas (manhã) em outra, que fosse de TI.

Desconheço sua situação para afimar, faça isso, faça aquele outro, mas acho que EU faria algo nesse estilo.

EM TEMPO: Eu que tenho 22 anos, to de saco cheio de universidade, estudei já meus 4 anos e meio =)

V

Uma faculdade ou pós também é importante para você conhecer gente na área, que conheça seu trabalho e queira te contratar.

Principalmente se você pegar uma pós graduação mais ou menos ligada com o que você já conhece hoje, como de computação gráfica, jogos digitais ou qualquer coisa envolvendo multimídia.

T

Só pra esclarecer algumas coisas, cursos de tecnologia SÃO sim graduação.
Só tome cuidado com as fabriquinhas de diplomas, que tem sido cada vez mais comum e inundam o país como uma epidemia.

Aliás, na grande maioria dessas graduações, seja bacharelado, engenharia ou tecnologia, não vai te acrescentar muita coisa.
Sugiro veementemente uma universidade pública. Ainda assim depende muito de você.
É que lá você pode encontrar com muitas oportunidades a mais.

Enfim, creio que vão me apedrejar pelo que disse.

L

Fosse eu vc NÃO faria mais faculdade pois o q vale mais hj em dia é saber fazer e naum diploma principalmente na área de T.I. só!

V

Todos os meus colegas do técnico que acreditaram nessa bobagem tiveram muito, mas muito, mais dificuldade de contratação do que os que fizeram faculdade. Também demoraram muito mais a conseguir bons salários.

Eles também não podem fazer concursos de nível superior ou serem professores universitários.

A

Apesar de não achar bobagem esse pensamento que faculdade é dispensável (conheço gente sem curso superior, com melhor salário que eu E que consegue emprego até para vagas que exigem curso superior), acho inocência pensar que basta saber fazer para conseguir algo.

O principal é saber vender seu peixe, com ou sem faculdade.

Eu recomendaria começar uma faculdade principalmente pelo networking.
Vai estudar com gente que já trabalha na área, em empresas com vagas abertas (sempre há vagas abertas).
Daí você por ter vivência na área levará uma certa vantagem em relação a muitos de seus colegas bem mais crus que você.

Um último conselho: esteja disposto a ganhar pouco! No começo será inevitável.

Não acredito que idade terá um impacto tão grande.
Tem empresas que preferem pessoas mais velhas por (geralmente) serem mais responsáveis.

F

Como voce disse que ja possui nivel superior, eu optaria por uma pós na area de TI, juntamente com cursos, tipo Caelum.

E afirmando o que o Tchelo ja disse acima, tambem nao entendo essa separação de tecnologo como não sendo graduação, são tres os tipos de graduações: tecnologia(ou tecnologo), bacharel(bacharelado) e licenciatura.

Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13146:um-curso-tecnologico-e-uma-graduacao&catid=353:educacao-tecnologica&Itemid=230

L

shark22h:
Olá Amigos!!

Tenho 30 anos, tenho formação superior mas NÃO na área de informática. Foi um grande erro.
Hoje estou certo de que quero trabalhar na área de informática (programação, web, java, TV Digital,
conteúdos multimídia).

Possuo técnico em rede e em processamento de dados, e trabalho com manutenção básica de
micros (bico) e num estudio com produção audio visual.

Quero ingressar de vez na área de TI, por paixão mesmo, pois afinal dizem que tá pagando bem e tal,
mas a tendência é isso mudar visto que inúmeras pessoas ingressam nesta área e deve saturar
permanecendo apenas os que gostam mesmo.

Minha dúvida, vamos lá me ajudem:

O que devo fazer?

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

c) um MBA?

d) ou um curso de extensão? Onde?

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo
para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor…

galera o que vocês me sugerem???

Se tiverem cursos (EAD) ou presencial mesmo, para sugerir (algum que já tenham feito)
por favor informem…

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO???

Me ajudem por favor, só quero uma direção…

Vlw galera…
Mto obrigado a todos que opinaram

se vc quer ganhar dinheiro fuja da informatica…

o mercado é horrivel… não é regulamentado… os salarios decaem todos os dias… a concorrencia é gigante, em qualquer esquina vc acha alguem que trampa em TI…
no meu caso eu estou na area pq gosto de programa e muito antes de virar desenvolvedor, programava por hoobie então trabalhar em algo que gosto para mim foi maior do que trampar com algo q não gosto minha vida inteira para ganhar $$$…

mas dai depende… se vc quer ganhar $$$ fuja da area… agora se vc gosta de desenvolver e quer trampar naquilo que gosta e não naquilo que te da $$$… dai é uma boa…

G

Acho que a sua idade não é um impecílio. Eu me formei na graduação com 27 anos, e isso não fez muita diferença. Agora antes disso eu já havia ingressado no mercado ganhando menos e absorvendo experiência e é isso o que vai acontecer com você eu imagino.

Agora seria interessante vc atacar uma área que esteja com carência de profissionais. Programação é uma dessas áreas, mas tb existe analistas de rede, de suporte e afins.

Se vc acredita vai em frente, e como ja disseram só não espere enriquecer. Como dizem os jornais por aí.

F

Cara eu começei a faculdade com 29 anos e formei com 33, a maioria das vagas pede superior completo na área, mas sem querer te desanimar foi foda, pagar , ir na aula todo dia mesmo cansado do trabalho, sem contar que na época de faculdade vc consegue só estágio que é uma bosta ainda mais pra pessoas da nossa idade eu pagava aluguel , mas graças a Deus tudo passou e agora sou formado e isso ninguém te tira cara, e vou poder utilizar isso por muito tempo.
Acho que vc deve se conhecer primeiro, áreas como programação além do mais java exige muito estudo e dedicação, vc é assim ?
Mas meu grande conselho é procurar em sites de empregos e ver se tem vagas na sua cidade, e pesquisar bem a área, vc que morar em outras cidade? Como em tudo na vida vc tem que ter paixão pelo que faz, porque nao existe dedicação sem paixão (filosofia nervosa).
Abração

L

Muitas empresas, hoje, pedem que o profissional seja graduado (seja bacharel ou tecnologo).
Se for iniciante na área então, pior ainda, pois, no mínimo têm que estar frequentando a graduação!

Uma boa graduação não deve ensiná-lo uma teconologia mas conhecimentos que se apliquem à tecnologia.
Exemplos: Algorítmos, Geometria Analítica (sim, isso é importante dependendo da área de desenvolvimento), noções de gestão de projetos, etc.

Certas coisas os cursos não fornecem, apenas graduações, pós graduações e assim por diante.

Sem duvidas a falta de regulamentação na area que acaba prostituindo ela… em demais areas vc tem que ter um diploma pra atuar…
dai vem alguem e fala… mas oq vale hj em dia e saber fazer e não diploma… estes são os mesmas pessoas q servem como consumidoras de tecnologia e não produtores…
ir no google e pesquisar sobre tecnologias da modinha qualquer um faz… agora desenvolver uma tecnologia ja e outros 500…

a falta da regulamentação é a maior lastima da TI… além disto ser um grande desrespeito para aqueles que passaram anos estudando a fundo tecnologias… e não frameworkizinhos da modinha…

J

Para desenvolver software não tem idade não. O profissional é que nem vinho. Quanto mais velho melhor. Ti é bastante flexível, e você vai encontrar salários que variam de empresa para empresa. Tudo depende de você mesmo.

V

luistiagos:
Sem duvidas a falta de regulamentação na area que acaba prostituindo ela… em demais areas vc tem que ter um diploma pra atuar…
dai vem alguem e fala… mas oq vale hj em dia e saber fazer e não diploma… estes são os mesmas pessoas q servem como consumidoras de tecnologia e não produtores…
ir no google e pesquisar sobre tecnologias da modinha qualquer um faz… agora desenvolver uma tecnologia ja e outros 500…

a falta da regulamentação é a maior lastima da TI… além disto ser um grande desrespeito para aqueles que passaram anos estudando a fundo tecnologias… e não frameworkizinhos da modinha…

Acho que a regulamentação não tem absolutamente nada a ver com prostituição da área.

Mas como esse não é o tema do tópico, deixo aqui o link para o meu blog, onde discuto esse assunto:

R

Uns cursos práticos, como os da Nuccitec também são bons. Tenho quatro alunos que fizeram o curso de flex e foram contratados como estágiarios, dois deles ainda no primeiro ano de faculdade.

Uma boa forma de atuar tb é fazer um curso e começar a fazer projetos pessoais, talvez até algum opensource. Para mim isso funcionou tão bem com o JColtrane (link na minha assinatura) que já estou fazendo outro. Assim vc pode apresentar um portfolio do seu trabalho.

D

Cara minha experiência é um pouco similar a tua exceto que eu trabalhava numa área que não tinha absolutamente nada a ver com TI. Eu trabalhava com Qualidade pois sou também técnico em mecânica. Comecei minha graduação aos 24 anos e como peguei 3 dependências no primeiro ano fiz meu curso em 6 anos em vez de 5. Terminei ano passado e completei 30 anos agora. A medida que o curso foi avançando mais desanimado eu ficava com a área de TI pois veria que eu não teria chance nenhuma sem experiência mas mesmo assim insisti pois gostava muito da área. Ainda mais que toda a minha experiência era voltada para outra profissão eu não conseguia nem mesmo estágio. Nem se eu trabalhasse de graça davam chance para mim.

Enfim, depois de terminar as coisas mudaram mas não foi por acaso.

Consegui um emprego muito bom na área de suporte. Mesmo não sendo na área que mais me interesso, paga bem e tem muitas oportunidades na empresa. Acreditem se quiser mas é suporte mesmo, e é sim muito bom.

Mas o que mais me ajudou além da faculdade foi falar inglês fluente e um pouco de francês, assim a dica é :

Vai ná fé, faça a sua graduação na área que mais gostar, insista até o fim, mesmo com dificuldades (falta de $$$, tempo, cansaço, materias chatas e professores ruins) mas termine a faculdade e definitivamente APRENDA INGLÊS!!! porque as melhores oportunidades em TI exigem inglês fluente.

Resumindo
Graduado em TI + Inglês = Muito bem empregado
Graduado em TI - Inglês = desempregado/sub-empregado

B

Todos os meus colegas do técnico que acreditaram nessa bobagem tiveram muito, mas muito, mais dificuldade de contratação do que os que fizeram faculdade. Também demoraram muito mais a conseguir bons salários.

Eles também não podem fazer concursos de nível superior ou serem professores universitários.

Na sua opnião Vini, estar no último ano ou semestre ou estar formado faz muita diferença?

V

Para um estagiário, não.

Estar formado tem a diferença do canudo. Bem ou mal, ele abre as portas na área que falei.
No último semestre você pode tentar negociar com alguém que exija, mas há sempre o risco de ainda te dizerem não.

B

Para um estagiário, não.

Estar formado tem a diferença do canudo. Bem ou mal, ele abre as portas na área que falei.
No último semestre você pode tentar negociar com alguém que exija, mas há sempre o risco de ainda te dizerem não.

Bom… então estou procurando estágio…

Valeu Vini.

S

Bem galera, postei ontem e hoje já choveu de dicas e informações e histórias preciosas (inclusive algumas de superação ou bem parecidas com a minha). Sem palavras para agradecer. Muito obrigado mesmo a todos que ponderaram ou deixaram apenas uma pequena mensagem contando sua experiência.

a) Vou buscar uma faculdade para fazer, alguém aconselha EAD? Conhecem alguém que esta fazendo um EAD e ESTEJA GOSTANDO??

b) Que outras instituições aconselhariam?

c) Quanto a ingressar na área muitos falam isso, sobre projetos open source ou freelas, mas onde posso dar o pontapé inicial para isso? Como? Conheço algo de programação já, embora seja pouco para ganhar um bom salário talvez para ingressar ou iniciar alguma coisa (mesmo que seja numa função simples ou secundária), já seja alguma coisa. Já me deram dica também para trabalhar na parte de documentação de softwares ou projetos (função que exige menos e me colocaria em contato com pessoas da área e até com a tecnologia), mas como fazer isso? Onde busco?

Muito grato mais uma vez a todos
Continuem postando, continuarei a ver este tópico por muitos dias ainda!!

W

Muitas empresas, hoje, pedem que o profissional seja graduado (seja bacharel ou tecnologo).
Se for iniciante na área então, pior ainda, pois, no mínimo têm que estar frequentando a graduação!

Uma boa graduação não deve ensiná-lo uma teconologia mas conhecimentos que se apliquem à tecnologia.
Exemplos: Algorítmos, Geometria Analítica (sim, isso é importante dependendo da área de desenvolvimento), noções de gestão de projetos, etc.

Certas coisas os cursos não fornecem, apenas graduações, pós graduações e assim por diante.

Criado 29 de setembro de 2010
Ultima resposta 29 de set. de 2010
Respostas 23
Participantes 17