Como pular de um emprego para outro sem se queimar no antigo?

26 respostas
M

Estou num dilema caros colegas Gujeiros…
Vou falar um breve resumo da minha angústia:
Atualmente trabalho numa pequena empresa em MG programando com Cobol e ganho menos de 2 salários, sou programador Jr.
Só que nessa empresa o meu chefe não delega as tarefas para os programadores, simplesmente sobrecarrega alguns funcionários e outros (como eu) ele deixa meio que “de lado”, tenho aguentado essa situação mas não sei até quando. Fico dias e dias olhando pra tela e lendo códigos cobol sem ter o que programar, de vez em quando é que aparece algo pra fazer, sendo assim, fico sem ter como pedir um aumento de salário. Eu ganho o mesmo valor desde que entrei na empresa até hoje.
Alguns colegas meus que formaram comigo estão em bh ganhando em média R$2000,00, com isso me sinto esperdiçando tempo porque enquanto eu estou aqui, mexendo com cobol meus colegas estão se aperfeiçoando em tecnologias mais novas, enquanto eu to meio amarrado no cobol e na empresa.

Fico com medo de mandar currículos e ser chamado para uma entrevista em bh sendo que estou no sul de minas? Não posso simplesmente dizer a meu patrão “to indo ali em bh volto depois de amanhã…”. Não sei o que fazer para mudar de emprego, só sei que com cobol, não gostaria de trabalhar não…
Sem brincadeira, tem dias que acordo triste com isso…

O que me dizem? Tem alguma dica de como eu posso pular de um trampo para outro sem me queimar no antigo?
Desde já agradeço as respostas…

26 Respostas

A

Tem uma grana, mesmo que pequena pra mudar de cidade? Seria uma boa opção.

M

Até tenho, mas será que mudando pra bh tenho mais chances de arrumar algo só pelo fato de estar lá?

A

Cara, não sei lá, mas aqui(DF) investir em uma certificação já ia te ajudar em muita coisa. Investir em uma certificação, juntar uma grana pra mudar de cidade e aguentar uns 4 meses sem salário. E se está à procura de grana mesmo, RJ, SP e DF são bons lugares.

[]'s

R

Não tem muito jeito não, se o seu chefe for um bom chefe ele vai entender que esse tipo de coisa é extramente normal e não vai ligar tanto assim. Não esquenta a cabeça nem fica com medo de ficar queimado aí, oportunidade no mercado de TI não falta. Nunca ouvi falar de algum desenvolvedor que ficou desempregado por muito tempo :slight_smile:

Eu sempre digo que vou precisar faltar pra resolver um problema pessoal :slight_smile: É claro que quase todo mundo saca na hora sobre o que se trata, mas não tem jeito… Quando eu estava no interior de SP e vim pra capital, fiz algumas entrevistas e não teve jeito, o pessoal fez até piadinha no dia seguinte :stuck_out_tongue:

Vale a pena tentar marcar a entrevista para um sábado ou depois do expediente , explique a sua situação para o entrevistador, ele provavelmente vai entender, eu cheguei a fazer isso mais de uma vez.

EDIT: E boa sorte, espero que você consiga resolver a sua situação e encontre um lugar legal onde você possa aprender bastante :slight_smile:

M

quanto tempo demora pra vc ir até bh e voltar?

M

nao precisa ter medo de falar pro chefe d q vai pra bh pra uma entrevista!!!
vc nao esta com contrato vitalício com ele entao vc tem total liberdade de procurar o seu lugar ao sol
e isso nao eh queimacao, é muito pelo contrário!!
isso é a evidência de que vc busca o melhor pra vc

M

Basta repetir o que você acabou de falar aqui. Sinceridade sempre.

A

Bom, vou te falar uma coisa básica:

Eu acho muito mais lucro não trabalhar 1 mes e conseguir arranjar um trabalho do que trabalhar 6 meses ganhando menos de 2 salários.

[]'s

M

3 e meia horas ida, 3 e meia horas volta, sem contar com nenhum imprevistos.

P

.

J

Cara, uberlândia é opção pra vc?

Aqui onde trabalho, contratam muito Coboleiro. E eu tô curtindo muito trabalhar aqui. Salário CLT, benefícios, plano de carreira bem definido, bons desafios e um ambiente muito legal.

Tem interesse? Manda teu currículo aí!

josenaldo at gmail dot com

M

josenaldo:
Cara, uberlândia é opção pra vc?

Aqui onde trabalho, contratam muito Coboleiro. E eu tô curtindo muito trabalhar aqui. Salário CLT, benefícios, plano de carreira bem definido, bons desafios e um ambiente muito legal.

Tem interesse? Manda teu currículo aí!

josenaldo at gmail dot com

Opa, obrigado pela oportunidade, mas o que gostaria mesmo era de uma oportunidade com Java ou C#, mas te agradeço muito pela iniciativa de passar seu email.

A

Cara… tem gente que tá pagando bem por Coboleiros… hehehehhehee pensa bem…

M

O que não é o meu caso… :cry:

R

Cara, na pior das hipóteses tira 2 semanas de ferias e vai pra bh fazer entrevista

G

Principalmente quando o caboclo aparece de terno e gravata depois de chegar mais tarde por causa desse tal problema pessoal.

B

Coboleiro de mainframe, o que não parece ser o seu caso. (Pela descrição, você tem de escrever programas de Cobol para micros, o que costuma ser mal-pago).

(Aqui em São Paulo normalmente Cobol = Mainframe = Programador de Consultoria que presta serviços para bancos e grandes empresas comerciais).

A

Se vc leva 3hs e meia pra BH e é do Sul de Minas vc levaria quase o mesmo tempo aqui pra SP ne? (vou sempre pra Varginha)…

Aqui tem mais mercado e maior retorno financeiro… dai vai de vc querer ir pro Norte ou Sul hehehe

:wink:

C

moacirjava:
Estou num dilema caros colegas Gujeiros…
Vou falar um breve resumo da minha angústia:
Atualmente trabalho numa pequena empresa em MG programando com Cobol e ganho menos de 2 salários, sou programador Jr.
Só que nessa empresa o meu chefe não delega as tarefas para os programadores, simplesmente sobrecarrega alguns funcionários e outros (como eu) ele deixa meio que “de lado”, tenho aguentado essa situação mas não sei até quando. Fico dias e dias olhando pra tela e lendo códigos cobol sem ter o que programar, de vez em quando é que aparece algo pra fazer, sendo assim, fico sem ter como pedir um aumento de salário. Eu ganho o mesmo valor desde que entrei na empresa até hoje.
Alguns colegas meus que formaram comigo estão em bh ganhando em média R$2000,00, com isso me sinto esperdiçando tempo porque enquanto eu estou aqui, mexendo com cobol meus colegas estão se aperfeiçoando em tecnologias mais novas, enquanto eu to meio amarrado no cobol e na empresa.

Fico com medo de mandar currículos e ser chamado para uma entrevista em bh sendo que estou no sul de minas? Não posso simplesmente dizer a meu patrão “to indo ali em bh volto depois de amanhã…”. Não sei o que fazer para mudar de emprego, só sei que com cobol, não gostaria de trabalhar não…
Sem brincadeira, tem dias que acordo triste com isso…

O que me dizem? Tem alguma dica de como eu posso pular de um trampo para outro sem me queimar no antigo?
Desde já agradeço as respostas…

Em primeiro lugar, é muito legal ver que ainda existem pessoas com princípios e ética profissional, como é o teu caso. Porque, mesmo você ganhando muito pouco, fazendo o que não gosta e trabalhando em um lugar pequeno e sem oportunidades de crescimento, você respeita o seu trabalho e se preocupa em sair “pela porta da frente”. Isso é muito legal, parabéns!

Acho que você precisará de ser franco com o seu chefe, dizendo que gosta do seu trabalho, etc… mas que pretende trabalhar com outra tecnologia em um lugar de maiores oportunidades. É provável que você precisará de 2 ou 3 dias de folga, que não sejam em sequência, para entrevistas e testes em BH. Portanto, não tem como inventar por 3 vezes em 2 ou 3 semanas que você precisará viajar para resolver “problemas pessoais”. Mentir é pior. Se o seu chefe for um cara prudente, vai entender, respeitar, contudo vai começar a olhar alguém para o seu lugar, lógico, e se achar logo antes de você sair, melhor ainda, porque já aproveita e repassa as suas funções e sistemas. Assim, você vai sair da melhor maneira possível.

no mais, boa sorte.

J

Chegar para o seu chefe e falar que você quer uns dias de folga pra procurar outro emprego, eu diria que é no mínimo, audacioso…hehehe
Você corre o risco de ser demitido na mesma hora.
E se você se importa com o seu emprego e não pode ficar sem ele, acho que não deveria fazer isso.

No seu caso eu daria um jeito de faltar 1 dia a cada 2 semanas, pra não ficar tão chato. Nesse dia você marca o máximo de entrevistas que puder.
Qual desculpa usar? Você não tá precisando ir no médico? Será que não precisa fazer algum tratamento que só tenha na capital?
hehehe

Ou se possível, aguarde até as suas próximas férias. Uns 15 dias antes de entrar de férias, comece a mandar CV.

Se você não está contente com o seu emprego e quer algo melhor, você tem é que sair dai mesmo.
Vai atrás do que você quer!

Boa sorte!

M

Principalmente quando o caboclo aparece de terno e gravata depois de chegar mais tarde por causa desse tal problema pessoal.

Rsrsrsrsr

CarlosEduardoDantas:
Em primeiro lugar, é muito legal ver que ainda existem pessoas com princípios e ética profissional, como é o teu caso. Porque, mesmo você ganhando muito pouco, fazendo o que não gosta e trabalhando em um lugar pequeno e sem oportunidades de crescimento, você respeita o seu trabalho e se preocupa em sair “pela porta da frente”. Isso é muito legal, parabéns!

Acho que você precisará de ser franco com o seu chefe, dizendo que gosta do seu trabalho, etc… mas que pretende trabalhar com outra tecnologia em um lugar de maiores oportunidades. É provável que você precisará de 2 ou 3 dias de folga, que não sejam em sequência, para entrevistas e testes em BH. Portanto, não tem como inventar por 3 vezes em 2 ou 3 semanas que você precisará viajar para resolver “problemas pessoais”. Mentir é pior. Se o seu chefe for um cara prudente, vai entender, respeitar, contudo vai começar a olhar alguém para o seu lugar, lógico, e se achar logo antes de você sair, melhor ainda, porque já aproveita e repassa as suas funções e sistemas. Assim, você vai sair da melhor maneira possível.

no mais, boa sorte.

Obrigado pelo elogio e consideração. :thumbup:

M

É… não teve outro jeito mesmo… Tive que “dar o cano” na empresa e ir a outra, mas acabou que foi melhor, consegui o novo emprego, estou muito esperançoso em relação a ele e espero que 2010 seja um ano melhor pra mim e para todos as outras pessoas que estão numa situação parecida. Obrigado a todos que opinaram aqui. Feliz 2010 galera! :lol:

T

Parabéns cara!!
Fiquei muito contente por você e acredito que a galera aqui também tenha!!
Espero que eu tenha a mesma sorte que ti!

Abraços e ótimo 2010 cara!

G

Meus parabéns não apenas pelo novo emprego, mas por ter tido a coragem de mudar algo que não estava bom para você. Nesses casos você trabalhar dessa forma não é bom para você e nem para a empresa.

Minha esposa estava com problema parecido. Ela achava que estava ganhando pouco, se incomodando d+ e queria trabalhar em algo que agregasse mais valor a ela. Sugeri que ela conversasse com o chefe dela e pedir melhoras, caso contrário ela iria procurar outro emprego. Enfim, o chefe disse que não tinha como melhorar salário nem dar outro cargo a ela. Então ela pediu demissão e agora está com várias entrevistas encaixadas.

E penso que tem que ser assim. Você deve tentar sempre negociar, e quando realmente a coisa não está mais boa deve procurar um emprego que possa te satisfazer. Afinal, é bem pior ficar enrolando com a barriga.

Abraços

J

Afinal, conseguiu sair do emprego sem se queimar?

M

Afinal, conseguiu sair do emprego sem se queimar?

Sim, consegui! Expliquei a situação, meu chefe não me deu um aumento, ai pedi pra sair. Ele aceitou e pronto!

Criado 10 de dezembro de 2009
Ultima resposta 23 de dez. de 2009
Respostas 26
Participantes 17