Como realmente aprender a usar o linux?

28 respostas
F

Pessoal boa tarde.

Eu estou utilizando o ubuntu 12 lts… (odeio ficar reinstalando sistema).
Mas me sinto às vezes como um cego no meio do tiroteio quando estou usando o sistema.

As vezes pra instalar algum programa… eu vejo tutoriais na internt…
jogo os comandos la funcionam e tal… mas nao faco a menor ideia do que eu fiz.

Odeio me sentir dessa forma… Queria saber como ter conhecimento avancado no sistema… Qual o caminho seguir?

Por exemplo… instalei um programa que tinha que digitar o comando…

./configure
depois
make
e depois make install…

mas pq? ngm diz rs…

É mais ou menos isso pessoal… forte abraco.

28 Respostas

B

Esta ae um bom tópico, eu me sinto da mesma forma.

Comecei faz 1 semana mexer com linux, por ser mais leve. Porem no momento ele esta mais lento até que o Windows 7 que eu tinha.

Ta provavelmente é porque eu estou “noobando”, mas é como você disse eu quero fazer algo procuro na net encontro rodo os comandos e funciona, mas mesmo assim é estranho.

D

faeldix, existem diferenças muito grandes entre Windows e Linux. A primeira que se descobre é que o Linux não é baseado em executáveis. Ou seja, ao invés de sair executando tudo de qualquer jeito, ele precisa interpretar o código binário do mesmo. Isso garante performance e, principalmente, segurança (quantos vírus para o pinguim você já ouviu falar?).
Esta sequência de passos é fundamental para que seja possível instalar e disponibilizar um “executável” do programa em questão.

Vale lembrar que tecnologias como o Java que roda sobre uma VM dispensam estes passos (a maioria, ao menos).

C

Basicamente o linux não é difícil, mas por ser de um paradigma diferente, exige um reaprendizado. O grande problema é que acostumados com o windows onde se está acostumado a limitação do ambiente, acaba-se tendo uma dificuldade ao se deparar com a liberdade oferecida pelo ambiente linux, e para que esta liberdade se faça efetiva é de fundamental importancia que ao utilizar-se de how-to’s, busque-se aprender e entender cada comando utilizado e sua significancia na ação, e tambem buscar alternativas, e para tal utilizando-se de fontes como google, man e -h(–help, /help). Assim a cada novo problema resolvido são vários novos conhecimentos adquiridos, permitindo que no proximo problema seja possível que talvez voce consiga resolver sem auxilio externo.

M

Tem algum livro ou material que vcs indicam?
Qual a melhor versão p/ começar?

D

mateus.cordeiro:
Tem algum livro ou material que vcs indicam?
Qual a melhor versão p/ começar?

Depende o quanto você está interessado em começar mesmo.
Eu sugiro que os debian based (debian, ubuntu, kubuntu) sejam os primeiros, embora os Mandriva sejam ótimos também.
Fedora é mais complicadinho, na minha opinião.
Quando chegar a um slackware, aí estará tranquilo.

C

Material existem muitos, como por exemplo o http://www.vivaolinux.com.br/ e o http://www.guiafoca.org/ .

L

Oi,

Você só vai entender o linux lendo, estudando e entendendo a sua organização.

Tchauzin!

D

lina:
Oi,

Você só vai entender o linux lendo, estudando e entendendo a sua organização.

Tchauzin!

E usando.
Não adianta nada você comprar a bíblia/alcorão/torá do linux, se não deixar de usar o windows por algum tempo e se dedicar.

E

Hum??? Acho que você está confundindo com o modelo padrão de segurança do Android :frowning:

H

Como sugeriram ali em cima, tem o vivaolinux.com.br , o guifoca.org , o brlinux.org entre outros.

Talvez um item interessante pra estudar seja a hierarquia de diretórios no Linux (onde ficam os documentos? E os arquivos de configuração dos programas?)

Um link introdutório é esse: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-arquivos-e-diretorios/?pagina=3

Se eu não me engano (já faz tempo que estudei isso) no guiafoca tem mais informações.

Depois, comece criando pequenos scripts, dá pra entender legal o que certos comandos fazem.

J

Também estou começando a brincar com o linux, mas por enquanto apenas no VirtualBox.

Essa apostila http://www.apostilando.com/download.php?cod=3284&categoria=Linux me esclareceu bastante, talvez possa ajudar a galera com dificuldades aqui.

M

drsmachado:
faeldix, existem diferenças muito grandes entre Windows e Linux. A primeira que se descobre é que o Linux não é baseado em executáveis. Ou seja, ao invés de sair executando tudo de qualquer jeito, ele precisa interpretar o código binário do mesmo. Isso garante performance e, principalmente, segurança (quantos vírus para o pinguim você já ouviu falar?).
Vale lembrar que tecnologias como o Java que roda sobre uma VM dispensam estes passos (a maioria, ao menos).

De onde foi que você tirou isso? A diferença entre um arquivo executável e um arquivo binário é mínima. Em um arquivo executável, os primeiros 512 bytes fazem parte de um cabeçalho, que contém algumas informações sobre o executável que são usadas pelo Windows para executar o programa. Se você remover os primeiros 512 bytes de um arquivo executável, você terá um arquivo binário.

A

Arranja um 486 e vai instalar o Linux nele, inclusive os drives, e faz dele um servidor SAMBA / Squid / DNS. Você vai aprender bem assim.

Outra coisa, vê um guia chamado Guia Foca Linux .

E

matheuslmota:
drsmachado:

De onde foi que você tirou isso? A diferença entre um arquivo executável e um arquivo binário é mínima. Em um arquivo executável, os primeiros 512 bytes fazem parte de um cabeçalho, que contém algumas informações sobre o executável que são usadas pelo Windows para executar o programa. Se você remover os primeiros 512 bytes de um arquivo executável, você terá um arquivo binário.

O formato dos executáveis no Linux é o “ELF” (“Executable and Linkable Format”) e o formato no Windows é uma variação de um formato antigo que se usava antigamente no Unix, que é o COFF (“Common Object File Format”). Essa variação é o tal do PE (“Portable Executable” - http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/gg463119.aspx ) . Ambos os formatos são em sua essência muito semelhantes.

A definição de um formato para os executáveis não torna o sistema mais ou menos seguro contra vírus.

A

Quer aprender, use só o console faça tudo por comando esqueça o modo grafico… :wink:

J

Meus 2 centavos:

1. O grande problema que vejo que as pessoas dizem não entender como o Linux funciona, mas não é um problema de conhecimento de Linux, mas sim falta de noção basica de como um computador e um sistema operacional funciona… isso é pq no windows tudo é tão simples que isso é desnecessário para usar um computador! e por incrivel que pareça se for usar algo como Ubuntu e utilizar SOMENTE O REPOSITÓRIO OFICIAL para instalação de programas… acredito que é MAIS FACIL AINDA… agora se for para entender a fundo… entender o windows a fundo também não é simples. Eu comecei a ver linux em 1996… nessa época todos estavam acostumados com DOS e todo usuário médio sabia o basico do funcionamento… meu primeiro linux que instalei foi o Slackware (acho que versão 3)… e digo… não tive dificildade pois o processo de instalação é parecido com o que se fazia na época para instalar o SO… chamava fdisk… montava partições… formatava… instalava o basico do sistema… depois instalava interface grafica (no dos também se instalava o win separadamente)… o bootloader… vejo que as vezes o problema não é o linux… mas a falta dessa noção basica logo na instalação.

2. É importante conhecer o basico sobre scripts, executaveis, dependências… entender o por que disso e por que no windows é diferente! Entender o basico de filesystem… se for usar repositório para instalação não precisa saber nada disso… a diferença é que no windows é bem dificil o “incomum”…

3. Conhecer como a distribuição funciona também é importante, pois muita coisa de configuração é pertinente a uma determinada distribuição. Acontece que para isso tem de ter noção do que é um arquivo de configuração… o por que é daquele jeito…

Você citou ./configure & make & make install

quando esta fazendo ./ significa que esta pegando algo do diretório corrente (ponto significa diretório corrente também no windows) e esta executando um programa configure. Geralmente é um script que vai varrer seu sistema para verificar se as dependências estão instaladas e como a compilação irá ocorrer… make irá procurar o Makefile para compilar o programa… e install rodar o target para instalação… Compilar programas em outros sistemas como windows também não é algo tão simples (e muitas vezes bem complicado)… compilar programas em Java pela linha de comando pode ser complicado… é uma questão de entender o que esta sendo feito!
Achei este link aqui que fala um pouco mais a fundo sobre isso:
http://tldp.org/LDP/LG/current/smith.html

Em relação ao que foi citado sobre virus para linux… esse é um assunto a parte… mas os motivos para o tal são varios! Apenas alguns:
1 - Sistema de permissão do linux, os aplicativos são desenvolvidos para rodar com baixos privilégios… isso no windows não existia e muitas apis precisavam de privilégio de ADM… todo mundo acabava sendo Administrador e escancarava o sistema… com o UAC isso começou a mudar, mas entra o segundo ponto;
2 - Cultural… da mesma forma que linux costuma ter usuários mais avançados, estes não saem clicando em qualquer lugar, diferente dos usuários leigos que saem clicando em todo lugar e acham que ser Administrador da máquina é ser um cara poderoso… Já vi nego que instala windows 7 e a primeira coisa que faz é colocar no grupo de administrador e liberar o UAC geral… e fica todo contente… sou Administrador… igual aquele cara que é gerente de buteco… mas é gerente!!! Isso também ajuda a liberar brechas!
3 - Código aberto (isso sim é ponto para o linux)… Muitas falhas descobertas em sistemas fechados demoram para ser consertadas! Já em sistemas abertos as correções saem rapido! Mas de nada adianta se você não aplica-las… ta cheio de server linux hackeado pq esta desatualizado!
4 - Muitas variações… o fato de existirem diversas bibliotecas, distribuições, sistemas diferentes, faz com que o sistema se torne uma coisa como um todo e não separado (SO de um lado, app do outro)… linux no final é só um kernel e a distribuição é o kernel com um monte de programa junto. cada um fazendo um pedacinho das coisas! Isso dificulta a criação de virus pois dependedo dos recursos para o virus ser bastante funcional teria de distribuir milhares de dependências junto! Sem dizer a questão dos repositórios oficiais que geralmente são utilizados para fazer download de programas! E por ultimo também um pouco do lado cultural dos usuários!
5 - Popularidade: Por que vou desenvolver um virus para linux para infectar no máximo mil usuários se posso escrever um para windows e infectar um milhão!

opniões pessoais!

F

Como tudo na vida: fazendo e errando.

O que posso recomendar é, para nao ter que perder muito tempo reinstalando distros, você pode instalar uma VM e subir a distro que você quiser aprender. Para aprender eu comecei com Ubuntu, que é o mais “Windows-like”, se é que podemos dizer assim. Depois do Ubuntu, parti pra alguma um pouco mais complicada e voltada ao mercado, como um SuSE, Red-Hat (CentOS).

Agora a questão é praticar e errar. Se você fizer uma besteira absurda, você aprenderá muito tentando consertar essa besteira, mas caso não consiga, só restaurar um snapshot da VM.

B

Pra que usar um SO que ninguem usa?

R

Olá, boa tarde.

Uma sugestão é que dê uma olhada neste livro do Morimoto, ele é um pouco antigo, mas ainda é bastante útil:

E outra, “bote a mão na massa”, instale, fusse, estrague, instale novamente, fusse novamente, estrague novamente… etc. etc. etc… tem que ler, mas só mechendo mesmo pra aprender.

Abraço,

L

Oi,

PS: Não alimente baderneiros. (Acho que vocês sabem do que estou falando).

Tchauzin!

C

Botocudo:
Pra que usar um SO que ninguem usa?

De qual SO voce está falando? De linux não deve ser, considerando que a grande maioria dos servidores do mundo usam linux, e pra desktop, ai sim o windows tem mais usuario, mas quando estreitamos esse grupo pra usuarios mais avançados que tem poder de formatar a própria máquina pra experimentar outros SO diferentes do que vem instalado por default ou do que as assistnecias instalam, ai sim vemos que linux tem uma porcentagem relevante como pode ser visto na página 8 destes slides http://www.slideshare.net/IanSkerrett/eclipse-survey-2012-report-final publicados pela fundação eclipse, então acho que 32% dos usuários não é ninguem, certo?

Além do que o Windows perdeu 8% enquando Linux cresceu 4.5% e MacOSX cresceu 3.5%.

Então pense um pouco antes de criticar algo que não conhece, seja por ignorancia ou por simples falta de conhecimento mesmo.

R

USANDO, que irá aprender com o tempo, vai adquirir experiencia.
se não quiser desta forma faça um curso.
desculpe se fui grosseiro, mas é a dura realidade.

“É errando que se aprende!”

F

Só criei conta aqui pra responder. Nem sei se alguém vai ler, mas vamos lá.

http://www.inf.ufpr.br/nicolui/Docs/Livros/LinuxBasico/LinuxBasico-node1.html

J

Pra quem quiser fazer na mão - criar o seu próprio linux

http://www.linuxfromscratch.org/

J

Aprender linux é fácil. Pense no linux como um sistema todo baseado em arquivos.

Se você precisa ter informações da temperatura de um processador, tudo o que precisa é abrir esse arquivo e ler a informação dele.
No linux tudo é arquivo, desde drivers, acesso a disco, etc…

A partir desse conhecimento você vai perceber que para acessar um desses arquivos você precisará de “permissões para isso”.

Aprende os programas de linha de comando primeiro. É essencial saber o básico de busca, criação e exclusão de arquivos e diretórios, etc…
E por aí vai…

W

A primeira distro que eu usei foi o Slackware 10. Eu tinha um computador horrível e tava sempre buscando melhorar o desempenho… aí resolvi instalar o slackware e pegar a interface gráfica mais simples que existia (por ser leve). Acho que era o blackbox. Tudo que eu precisava fazer, tinha que ser por meio da edição de arquivos (não tinha wizards pra ajudar na configuração, já que eu não usava kde, nem gnome, nem nada do gênero). Demorou pra eu conseguir instalar todo meu hardware adequadamente. Conforme eu fui aprendendo, fui testando o que havia de diferente: outros gerenciadores de janela, como funcionava a instalação de programas, editores de texto (vi, nano, emacs), etc.

O meu pc era realmente horrível, então eu passei a buscar maneiras de deixar o sistema mais rápido: como funciona o sistema de inicialização (pra tirar tudo que eu podia :D), como recompilar programas, kernel, etc. Quando eu comecei a programar, estudei um pouco de shell script mais a fundo.

Pra entender bem sobre Linux, tem muita coisa que você tem que estudar/praticar. Vá aos poucos estudando cada assunto. Pode se basear no guia foca como foi mencionado. Eu gostava também do guia do hardware, viva o linux e slacklife.

V

Vou responder com outra pergunta: pra que você quer usar o Linux?

Se for para uso doméstico, não há muito o que aprender. Pegue uma distro como o Ubuntu ou o Fedora e comece a usar. A curva de aprendizado é menor do que a do OSX por exemplo.

Se você é um desenvolvedor, e vez por outra precisa acessar o linux para alterar alguma coisa em um application server ou em um banco de dados, sugiro que aprenda sobre sistema de arquivos, navegação entre pastas, processos, serviços, entenda os executáveis do linux e permissionamento. Tudo no modo texto.

Agora se você é um hard user, e quer destroçar o pinguim, fazendo alterações no kernel e remasterizando-o, sugiro que visite o Linux From Scratch que o jaboot indicou.

Boa sorte.

R

Amigo, respondendo a sua pergunta, de como realmente aprender a usar o linux:

Baixe a biblia do linux:

www.guiafoca.org

Criado 13 de junho de 2012
Ultima resposta 8 de fev. de 2013
Respostas 28
Participantes 23