Pessoal, boa noite
Gostaria de saber como faço pra comprovar se uma pessoa é realmente uma certificada pela Sun.
Att.
Rafael
Pessoal, boa noite
Gostaria de saber como faço pra comprovar se uma pessoa é realmente uma certificada pela Sun.
Att.
Rafael
Peça o certificado para ele. Não existe, pelo menos que eu conheça um site onde você possa consultar.
Obrigado pela resposta Furutani
Não possui no site da Sun uma forma de se consultar ??? assim como da oracle ?? que seu resultado aparece la ??
Att.
Rafael
Quando recebi meu certificado lembro que entrei em um site.
Este site tinha listado todas as certificações Sun e às que eu possuia, no caso a SCJP que eu tinha acabado de tirar.
Não sei se este site é acessível sem o login, e também não lembro o endereço do site agora.
Uma Googlada deve resolver o problema.
Ah sim, mas por esse site eu consigo ver as minhas certificação.
Eu imagino que o rchgonzaga gostaria de consultar certificações de terceiros.
oitem sim aqui
abs
Olá André, boa noite e obrigado pela resposta
entrei no site, porem é necessário um login, existe uma lista publica que você conheça ? uma lista em que as empresas possam consultar por nome da pessoa ?
Att.
Rafael Gonzaga
Ah sim, mas por esse site eu consigo ver as minhas certificação.
Eu imagino que o rchgonzaga gostaria de consultar certificações de terceiros.
Perfeito Furutani, isso mesmo … obrigado
Tenta o “forgot your username” preencha com o seu ultimo nome e o email que usou para receber o voucher
abs
Tenta o “forgot your username” preencha com o seu ultimo nome e o email que usou para receber o voucherabs
André, quanto a isso td certo, o que gostaria de saber mesmo é se existe uma lista para que eu consulte por ex. se você é realmente certificado tendeu ?
Att.
Rafae
Pessoal, boa noiteGostaria de saber como faço pra comprovar se uma pessoa é realmente uma certificada pela Sun.
Att.
Rafael
Pessoal, boa noiteGostaria de saber como faço pra comprovar se uma pessoa é realmente uma certificada pela Sun.
Att.
Rafael
Pode esquecer, não tem como saber.
Marcio, boa noite
Entao, uma pessoa pode agir de ma fé, e dizer que possui certificado ?? e a empresa não teria como saber ??
Att.
Rafael
Att.
Rafael
Pode esquecer, não tem como saber.
Marcio, boa noiteEntao, uma pessoa pode agir de ma fé, e dizer que possui certificado ?? e a empresa não teria como saber ??
Att.
Rafael
Marcio, boa noiteEntao, uma pessoa pode agir de ma fé, e dizer que possui certificado ?? e a empresa não teria como saber ??
Att.
Rafael
Mas daí é só tu pedir uma cópia do certificado. Ou para ver o cartão que o cara recebe quando passa na prova.
Fala Fernando, boa noite
É uma saida, o problema é que em um país como o nosso, onde se falsifica até diploma de médico, imagine um certificado, creio que seja mais facil … sei la.
mais ta valendo, acho que minha dúvida foi sanada
… obrigado.
Att.
Rafael
Att.
Rafael
Att.
Rafael
O Certificado da SUN já é uma propria má fé, pois quem se gradua em Ciência da Computação nem precisaria dar vista, pra tal credenciamento.Mas voltando ao assunto sobre certificado Sun Microsystems, é algo tão obvio de se questionar, entretanto você quer a credenciação nos aspectos legais mesmo, não existe parceiria MEC e PROMETRIC.Se o profissinal tem a credeciação justa ou não já não importa só nessa visão, por outro lado claro que é facil usar de má fé, isso é um documento que como outros documentos você pode forjar.
Marcio, boa noite
Só ressaltando que minha dúvida não é sobre questões legais do tipo, MEC x entidade, mas sim sobre uma forma de se confirmar se determinado candidato a uma vaga, realmente possui uma certificação junto a Sun. E sim, é uma documento passível de ser forjado, infelizmente.
Vlwwww
Fala Fernando, boa noiteÉ uma saida, o problema é que em um país como o nosso, onde se falsifica até diploma de médico, imagine um certificado, creio que seja mais facil … sei la.
mais ta valendo, acho que minha dúvida foi sanada … obrigado.
Att.
Rafael
Att…
Fala Fernando, boa noiteÉ uma saida, o problema é que em um país como o nosso, onde se falsifica até diploma de médico, imagine um certificado, creio que seja mais facil … sei la.
mais ta valendo, acho que minha dúvida foi sanada … obrigado.
Att.
Rafael
É, isso acho que não há como evitar. Mas fala sério, o cara teria que ser muito mau carater mesmo pra falsificar um certificado desses. Se fosse algo de mais valor como um diploma universitário, ainda justifica, mas SCJP, ou SCWCD ou certificação da Sun que for, acho que o seu valor não é tão grande assim para alguém ter a cara de pau de falsificar.Att…
Fala Fernandão … cara … pode apostar que tem gente pra tudo, inclusive pra faze isso tbm rsrsrsrs
Att.
Rafael
Marcio, boa noiteSó ressaltando que minha dúvida não é sobre questões legais do tipo, MEC x entidade, mas sim sobre uma forma de se confirmar se determinado candidato a uma vaga, realmente possui uma certificação junto a Sun. E sim, é uma documento passível de ser forjado, infelizmente.
Vlwwww
Marcio, boa noiteSó ressaltando que minha dúvida não é sobre questões legais do tipo, MEC x entidade, mas sim sobre uma forma de se confirmar se determinado candidato a uma vaga, realmente possui uma certificação junto a Sun. E sim, é uma documento passível de ser forjado, infelizmente.
Vlwwww
Esquece isso, certificado que não é expedido pelo MEC já é forjado, se o cara tem o certificado da Sun Microsystems e vem apresentar em uma empresa séria vão rir da cara dele, isso é cultura de outros países que tem um controle disso rigoroso, o Brazil ainda não tem estrutura pra isso,você não encontra corporações de empresas de tecnologias dentro de faculdades, e muito menos ainda você nem tem a área de TI regulamentada.Tecnologia é um compromisso das grandes corporações se elas não se mobilizam em treinar seus tecnicos, não existe ai muito o que esperar a não ser essa politica mediocre de certificados Sun Microsystems qualquer coisa.
ainda acho valido ter um certificação, vc acaba filtrando um pouco mais seus candidatos, apesar de conhecer alguns DBAs Oracle certificados que não sabem nem, com o perdão do palavreado, fazer o ó com a bunda rsrsrsrsssrrr, e alguns SCJP’s tbm :S
Abraços
ainda acho valido ter um certificação, vc acaba filtrando um pouco mais seus candidatos, apesar de conhecer alguns DBAs Oracle certificados que não sabem nem, com o perdão do palavreado, fazer o ó com a bunda rsrsrsrsssrrr, e alguns SCJP’s tbm :S
Abraços
abraçosss
Abraços
Acho válido você falar mais de um idioma, acho válido você ser instrutor de alguma escola ou centro de treinamento, acho válido você se graduado e ter uma formação sólida, acho válido você ler um bom livro, acho válido você frequentar forums fazer blogs, frequentar palestras e feiras e eventos, acho válido você ter participado de projetos Open Source, acho válido você ter escrito alguma obra, artigo em Revista ou publicado algum livro, isso sim é o Certificado que você deve buscar.abraçosss
Boa tem razão … sobre livros, aceitei a dica da sua assinatura Comunidade JavaLivros
flwwww
O brasileiro adora ter diplomas, certificados e etc…, é cultural; não se sabe o porque disto, alguns dizem que é complexo de inferioridade.
A única certeza é que isto rende uma “grana preta” pra muita gente.
flws
Alm do proprio certificado e cartao, através do site que ja foi citado aqui, tem como enviar uma credencial, com validade de 15 dias, e coigo de acesso, desde modo ácho que seria o mais interessante para ambas as partes, empresa e empregado compravarem ou serem comprovados.
Exemplo:
URL: https://i7lp.integral7.com:443/durango/status?key=6fWemXBjFVXBOP70iCdG
Authorization Code: 4otn0Cq8
Alm do proprio certificado e cartao, através do site que ja foi citado aqui, tem como enviar uma credencial, com validade de 15 dias, e coigo de acesso, desde modo ácho que seria o mais interessante para ambas as partes, empresa e empregado compravarem ou serem comprovados.Exemplo:
URL: https://i7lp.integral7.com:443/durango/status?key=6fWemXBjFVXBOP70iCdG
Authorization Code: 4otn0Cq8
Ola Paulo, bom dia
Nesse caso, a pessoa que possui certificação passa este numero que vc colocou ai para a empresa certo ?? seria uma forma ?? este numero é gerado onde ???
Obrigado
Att.
Rafael
Tem como sim. No site que já foi citado, tem uma área onde tu informa o email para quem tu quer enviar o comprovante de certificação e quais as certificações que tu quer comprovar. Fazendo isso, a própria sun, ou uma área dela enviara um email padrão informando em quais certificações o cidadão é certificado. O que não tem como é saber a nota do indivíduo. Isso aénas na folha que sai após a certificação.
Fernando
Muito interessante Paulo.
Valeu a dica
Bom dia,
pelo próprio ssite, lah ele pede um endereço de email para publicação, tanto a empresa pode exigir isso, pedindo que ele enviei pro mail da empresa, como o cara pode fazer como eu fiz agora, publiquei para um email pessoal, ai copia e cola no curriculo por exemplo. Lembrando da validade de 15 dias, ai teria que gerar outro. e ate onde sei é ilimitado.
Hummmmm, perfeito … muito obrigado a todos pela atenção.
Vlwwwww
forjar = Alterar, imitar ardilosa ou fraudulentamente.
O que te leva a afirmar que a Sun “forja” seus próprios documentos?
Forjar documentos é crime previsto na lei do Brasil, você tem algum fonte provando que a SUN forja certificações?
Então os concursos que as certificações valem como prova de titulo estão colocando no EDITAL público que um documento ilegal perante a lei serve como prova de titulo?
Nossa, vou entrar com mandato de segurança então.
:shock:
Nossa Marcio Duran, cada post seu eu me surpreendo mais. Aprendo tanto com você!
Só tive disposição para criticar um dos seus argumentos, mas só nessa mesma resposta tem pelomenos mais um afirmação que você fez que eu poderia mostrar que esta completamente equivocada.
:lol:
As certificações devem ser utilizadas como meio para trazer alguma segurança ao cliente, que nunca teve contato com o profissional antes e não possui know-how para discernir o bom do ruim. Nesse ponto, elas podem reduzir as chances de uma contratação errônea.
Também é válido para o profissional conseguir um melhor posicionamento em ofertas de trabalho, pois alguns editais ou rfps (clientes das consultorias), exigem profissionais certificados.
O que não dá é o profissional ostentar como capacidade ou mérito, já que muitos do que as possuem, não são capazes de desenvolver bem no dia-a-dia e nem possuem experiência sólida.
Em resumo, é válido ter, mas não priorizem como capacitação e sim como diferencial mercadológico.
certificado que não é expedido pelo MEC já é forjado
forjar = Alterar, imitar ardilosa ou fraudulentamente.O que te leva a afirmar que a Sun “forja” seus próprios documentos?
Forjar documentos é crime previsto na lei do Brasil, você tem algum fonte provando que a SUN forja certificações?
Se a OAB já sofreu interpelação judicial por não ter caracter qualificatório para determinar o exercicio da profissão do bacharel em Direito à exercer sua atividades que foram compravadas pela a instituição que titulou como formando, imagina você querer dar merito ou poderes para orgão que não tem vinculos ou norma de diretrizes instituidas no proprio ministério da educação que diploma ou expõe em edital publico com várias normas legais para atribuição de acesso ao cargo e merito.
Nossa Marcio Duran, cada post seu eu me surpreendo mais. Aprendo tanto com você!
Só tive disposição para criticar um dos seus argumentos, mas só nessa mesma resposta tem pelo menos mais um afirmação que você fez que eu poderia mostrar que esta completamente equivocada.
:lol:
Na verdade é bem simples.
Manda ele implementar um código usando Threads, I/O, Collections e OO.
Se ele conseguir, não faz diferença se ele tem ou não a SCJP. Se ele não conseguir, faz menos diferença ainda.
5ª menssagem da segunda página dessa mesma discução, observe o a parte do texto em destaque:
Os certificados da Sun são expedidos pelo MEC?
Logo, indiretamente você afirma que os certificados da sun…
Não achei a fonte dessa notícia, nem nada relacionado a isso, por isso não posso comentar.
A discução mudou agora? estamos falando sobre o que mesmo?
Ja entrei e ja estou terminando, cursando pós, formando em inglês, bom emprego, isso assim bem resumido.
Obrigado pelo interesse. 
Quer mais não dá nem pra Forjar a Certificação da Sun, eu não considero nem como um documento que o outorga de exercicio profissional ou prescreve de titulo ou credenciação, ao menos no territorio Nacional.
“Faz assim me prova você aqui”
Aqui a coisa começou a ficar feia. Não conseguir compreender nada do que foi escrito (acredito que faltou pontuação).
Minha vez de perguntar:
Ja entrou no colegial pelo menos?
Não interessa o que você considera, isso não tem peso, o interessante é o que o mercado considera.
Novamente estamos saindo do escopo do tópico, por isso não vou me alongar.
Eita, agora a coisa ficou feia.
Na sua opnião é ou não possivel forjar o certificado?
Ja que no primeiro post da segunda página você diz que é possível, por se tratar de um documento como outro qualquer, e logo em seguida no terceiro post da terceira página você volta atrás no que disse e já fala que não acredita que possa ser forjado.
Fiquei confuso agora.
Abraços.

Você não provou a legitimidade que tal certificado me habilita a profissão ou não, ou falta de interpretação ou é um jogo do seu interesse.
Seja informado, vá atrás disso.Se delegado de policia pode exercer função publica sem a OAB, isso vira contradição pra quem precisa advogar.
Já entrou na Faculdade ?
A discução mudou agora? estamos falando sobre o que mesmo?
Ja entrei e ja estou terminando, cursando pós, formando em inglês, bom emprego, isso assim bem resumido.
Obrigado pelo interesse.
Opinar anonimo !!!
Quer mais não dá nem pra Forjar a Certificação da Sun, eu não considero nem como um documento que o outorga de exercicio profissional ou prescreve de titulo ou credenciação, ao menos no territorio Nacional.
“Faz assim me prova você aqui”Aqui a coisa começou a ficar feia. Não conseguir compreender nada do que foi escrito (acredito que faltou pontuação).
Minha vez de perguntar:
Ja entrou no colegial pelo menos?
Não interessa o que você considera, isso não tem peso, o interessante é o que o mercado considera.
Novamente estamos saindo do escopo do tópico, por isso não vou me alongar.
Faltou a pontução ? você não quer ser alongar ; )
Se o profissinal tem a credeciação justa ou não já não importa só nessa visão, por outro lado claro que é facil usar de má fé, isso é um documento que como outros documentos você pode forjar.Eita, agora a coisa ficou feia.
Na sua opnião é ou não possivel forjar o certificado?
Ja que no primeiro post da segunda página você diz que é possível, por se tratar de um documento como outro qualquer, e logo em seguida no terceiro post da terceira página você volta atrás no que disse e já fala que não acredita que possa ser forjado.
Fiquei confuso agora.
Abraços.
Verificar se o cara tem a certificação é muito simples.
Chama o cara para frente de um computador, pede para ele entrar no site da sun que mostra as certificações possuídas e veja com os seus próprios olhos o que aparece lá.
Fácil!
Entao, uma pessoa pode agir de ma fé, e dizer que possui certificado ?? e a empresa não teria como saber ??
Att.
Rafael
Prezados, eu sei que me coloco a fazer observações duras e diretas, entretanto é bom saberem que existe uma distancia muito grande entre informação e inteligência, mas o que isso tem haver com certificação sun, “TUDOOOO”, porque você deseja sobreviver com TI, não é isso !!!
Você precisa se mostrar proeficiênte, isso é muito treino é pior se tratando de informatica onde a cada especificação muda muita coisa até o codigo mesmo de um fornecedor de solução para outro.
Eu sugiro uma reflexão, tem uma apostila da ABIN que postei na comunidade JavaLivros, na minha opinião leitura obrigatória.
:arrow: http://javalivros.ning.com/ , leiam e depois vamos voltar aqui sobre o assunto.
Abraçosss
Att.
Rafael
Na boa, se eu for para uma entrevista de emprego e apresentar o meu certificado da sun e mesmo assim duvidarem de mim e pedirem outra forma de comprovar a certificação, simplesmente dou as costas e vou embora pra casa… :? se vc não confia em quem está contratando então por que contratar??
E se por acaso o canditato lhe apresentar o certificado oficial da sun(ou comprovar que é certificado da forma como falaram antes) e possuir um diploma universitário falso?
E se na carteira de trabalho estiver um registro com 5 anos de experiência na empresa XYZ e o registro for falso?
Como todos sabem isto não é dificil de se fazer e é bem pior do que forjar um certificado da sun.
Acho que a única coisa que vc pode fazer é uma entrevista técnica bem feita, pois com certeza aplicando uma prova básica e tendo uma boa conversa com o canditato vc consegue perceber se o cara é um picareta ou não, o resto é questão de confiança, pois se vc não confiar na sua equipe, vai confiar em quem :?:
E ai Oliveira, boa tarde
So para que fique claro, quando abri o tópico para discussão foi somente para esclarecer uma dúvida que eu tive, que é a seguinte …
Existe em algum lugar no site da Sun ou Prometric, onde eu ou uma empresa que receba, por ex. um currículo por email, possa fazer um consulta prévia para confirmar se o candidato é realmente certificado ?
Só isso … não acredito que alguem contrate uma pessoa sem antes fazer um bom teste … seria burrice não ?
Não existe razão para este post se estender, o real motivo para o qual ele foi aberto, já foi esclarecido por alguns colegas nossos blz 
Obrigado mais uma vez a todos que responderam 
Att.
Rafael Gonzaga
Verificar se o cara tem a certificação é muito simples.Chama o cara para frente de um computador, pede para ele entrar no site da sun que mostra as certificações possuídas e veja com os seus próprios olhos o que aparece lá.
Fácil!
Na minha opinião, o jeito mais confiável de saber se uma pessoa é, ou não certificada(como já foi descrito anteriormente), é mandar ele emitir uma comprovação pelo endereço:
https://i7lp.integral7.com/durango/status?key=6fWemXBjFVXBOP70iCdG
Compare o nome dele(RG) com a da comprovação.
Não tem como forjar! O site é https: só se invadirem ou algo parecido!
Todas as universidades deveriam ter algo parecido… pois hoje em dia é muito fácil forjar qualquer coisa… mas a da SUN não tem como não… só se o cara for Hacker e dos bons… rs.
Na verdade é bem simples.
Manda ele implementar um código usando Threads, I/O, Collections e OO.
Se ele conseguir, não faz diferença se ele tem ou não a SCJP. Se ele não conseguir, faz menos diferença ainda.
O problema é que ninguém tem tempo para ficar corrigindo provas, aqui na empresa tem um monte de coisas para fazer e ainda chega aquele pessoal de RH me pedindo para corrigir provas. Já falo de cara, “não tenho tempo de corrigir”.
Não querendo desprezar o cara do RH, mas geralmente o valor hora de um programador é bem maior que de um recrutador.
Logo o único jeito é certificação para filtrar. Assim como diploma de faculdade, mestrado, doutorado e etc. Já imaginou pedir uma correção de prova para um cara que tem doutorado? No Way! O único jeito é pelo diploma mesmo. Ou talvez a empresa contrate um cara com Pós-Doutorado para corrigir os dos doutorados… rs. Na defesa de tese é assim né… rs Como diz aquela piada de programador… nem me lembro mais… mas para matar um ninja, só um samurai, para matar um samurai, só um highlander… para matar um highlander só outro highlander, pois só pode haver um…
Se não me engano tem uma certificação da Microsoft(MVP) que só “pode haver um”… hahaha highlander total!
Att.
Rafael
Na boa, se eu for para uma entrevista de emprego e apresentar o meu certificado da sun e mesmo assim duvidarem de mim e pedirem outra forma de comprovar a certificação, simplesmente dou as costas e vou embora pra casa… :? se vc não confia em quem está contratando então por que contratar??
E se por acaso o canditato lhe apresentar o certificado oficial da sun(ou comprovar que é certificado da forma como falaram antes) e possuir um diploma universitário falso?
E se na carteira de trabalho estiver um registro com 5 anos de experiência na empresa XYZ e o registro for falso?
Como todos sabem isto não é dificil de se fazer e é bem pior do que forjar um certificado da sun.
Acho que a única coisa que vc pode fazer é uma entrevista técnica bem feita, pois com certeza aplicando uma prova básica e tendo uma boa conversa com o canditato vc consegue perceber se o cara é um picareta ou não, o resto é questão de confiança, pois se vc não confiar na sua equipe, vai confiar em quem :?:E ai Oliveira, boa tarde
So para que fique claro, quando abri o tópico para discussão foi somente para esclarecer uma dúvida que eu tive, que é a seguinte …
Existe em algum lugar no site da Sun ou Prometric, onde eu ou uma empresa que receba, por ex. um currículo por email, possa fazer um consulta prévia para confirmar se o candidato é realmente certificado ?
Só isso … não acredito que alguem contrate uma pessoa sem antes fazer um bom teste … seria burrice não ?
Não existe razão para este post se estender, o real motivo para o qual ele foi aberto, já foi esclarecido por alguns colegas nossos blz
Att.
Rafael Gonzaga
Ok me desculpe ,mas é que simplesmente não suporto a idéia de ter a autenticidade de meu certificado questionada. Bom, a sua pergunta ja foi respondida então é isso aí!
Até mais,
Att.
Rafael
Acho que a única coisa que vc pode fazer é uma entrevista técnica bem feita, pois com certeza aplicando uma prova básica e tendo uma boa conversa com o canditato vc consegue perceber se o cara é um picareta ou não, o resto é questão de confiança, pois se vc não confiar na sua equipe, vai confiar em quem :?:E ai Oliveira, boa tarde
Att.
Rafael GonzagaOk me desculpe ,mas é que simplesmente não suporto a idéia de ter a autenticidade de meu certificado questionada. Bom, a sua pergunta ja foi respondida então é isso aí!
Até mais,
A situação é a seguinte, vc Oliveira, é responsável pela contratação de um novo recurso para Java correto ?
Varias pessoas entram em contato com vc, e lhe enviam emails com seus respectivos currículos.
Alguns candidatos apresentam em seus currículos, certificações, no caso SCJP.
Concorda que se houvesse um meio de se pesquisar, não seria ruim?, para, no caso você, responsável pela tal contratação, confirmar o tal candidato certificado ?
Sei la … pra mim facilitaria 
A Oracle faz isso se não me engano. No OTN existe uma maneira de se pesquisar.
Mas como te disse num post anterior, minha dúvida foi sanada, agradeço novamente a vc e as pessoas que responderam.
Ps. Não seria nada educado questionar uma pessoa sobre sua certificação do tipo: “Ahh, não acredito que vc é cerftificado, me mostre no site da sun”. kkkkkkkk, ninguem faria isso hahahahaha.
Att.
Rafael Gonzaga
Att.
Rafael
Att.
Rafael GonzagaOk me desculpe ,mas é que simplesmente não suporto a idéia de ter a autenticidade de meu certificado questionada. Bom, a sua pergunta ja foi respondida então é isso aí!
Até mais,A situação é a seguinte, vc Oliveira, é responsável pela contratação de um novo recurso para Java correto ?
Varias pessoas entram em contato com vc, e lhe enviam emails com seus respectivos currículos.
Alguns candidatos apresentam em seus currículos, certificações, no caso SCJP.
Concorda que se houvesse um meio de se pesquisar, não seria ruim?, para, no caso você, responsável pela tal contratação, confirmar o tal candidato certificado ?
Sei la … pra mim facilitaria
A Oracle faz isso se não me engano. No OTN existe uma maneira de se pesquisar.
Mas como te disse num post anterior, minha dúvida foi sanada, agradeço novamente a vc e as pessoas que responderam.
Ps. Não seria nada educado questionar uma pessoa sobre sua certificação do tipo: “Ahh, não acredito que vc é cerftificado, me mostre no site da sun”. kkkkkkkk, ninguem faria isso hahahahaha.
Att.
Rafael Gonzaga

Na minha experiência de consultor PJ, em só trabalhei em 3 consultorias. Em todas, fui obrigado(depois de assinar o contratato) a levar diploma, certificações e comprovações de experiência. Sendo que todos esses papéis poderiam ser forjados… por isso volto a frisar… “pelo site indicado anteriormente, não tem como forjar! Só se o cara for Mega-Hacker, pois a informação fica no site igual de Banco!” O governo já está fazendo algo semelhante com CPF e RG, quando ficar pronto, vai ser impossível forjar RG e CPF… quem nunca viu aqueles moleques menores cheio de RG indicando que tem mais de 18 anos! Nós vivemos no Brasil, esqueceram? Eu mesmo vou admitir que “já usei o jeitinho brasileiro”, quem nunca fez/viu aquelas carteiras de estudante falsa para pagar meia-entrada?
Por incrível que pareça já vi pessoas que mentem ao falar que tem certificação JAVA… do tipo, “acho que deixei cair meu certificado no ônibus”…
“Ou então, faz tanto tempo que tirei que não me lembro”… Lembrando que na época que o indivíduo falou que tirou, nem existia certificação ainda…
Na minha experiência de consultor PJ, em só trabalhei em 3 consultorias. Em todas, fui obrigado(depois de assinar o contratato) a levar diploma, certificações e comprovações de experiência. Sendo que todos esses papéis poderiam ser forjados… por isso volto a frisar… “pelo site indicado anteriormente, não tem como forjar! Só se o cara for Mega-Hacker, pois a informação fica no site igual de Banco!” O governo já está fazendo algo semelhante com CPF e RG, quando ficar pronto, vai ser impossível forjar RG e CPF… quem nunca viu aqueles moleques menores cheio de RG indicando que tem mais de 18 anos! Nós vivemos no Brasil, esqueceram? Eu mesmo vou admitir que “já usei o jeitinho brasileiro”, quem nunca fez/viu aquelas carteiras de estudante falsa para pagar meia-entrada?Por incrível que pareça já vi pessoas que mentem ao falar que tem certificação JAVA… do tipo, “acho que deixei cair meu certificado no ônibus”…
“Ou então, faz tanto tempo que tirei que não me lembro”… Lembrando que na época que o indivíduo falou que tirou, nem existia certificação ainda…