Como vai o mercado de jogos digitais no Brasil?

31 respostas
M

Tenho interesse em estudar a área de jogos digitais (provavelmente através de um curso), mas não vejo a viabilidade de se trabalhar com jogos no Brasill. Pelo menos, não apenas com jogos.

Pesquisei no Google sobre a carreira de jogos digitais, vi casos de desenvolvedores brasileiros de sucesso, mas grande parte deles tem alguma formação em algum curso correlato, como Análise de Sistemas (yay), Arte/Design etc. Eles se uniram com amigos/colegas que tinham o mesmo interesse, fizeram algo decente e trabalham independentemente.

Enfim, eu não vi casos de pessoas que fazem uma faculdade de Jogos Digitais / Game Design / seja lá qual for o nome específico utilizado pela faculdade, e que então arranjam um emprego na área.

Não valeria a pena, então, fazer um curso de Jogos Digitais, sendo que o mercado de jogos parece inexistente aqui? Eu nem vejo sentido em existir um curso para o qual não hajam empregos.

31 Respostas

H

Vai mal, se você for um desenvolvedor, terá que ser independente e empreendedor, mercado há, mas poucos exploram.

H

Desenvolver games é algo que requerer tempo, criatividade e domínio das ferramentas necessárias.

H

Compensa fazer uma engenharia de software/Sistemas de informação e estudar por conta própria na udemy/contratar cursos/youtube

M

É meio o que eu pretendo fazer mesmo. Não entendi bem a vantagem de se fazer um curso tecnólogo ou de graduação em Jogos Digitais ou Desenvolvimento de Jogos ao invés de fazer um curso sobre o mesmo assunto na Udemy ou afins…

H

Compensa você: fazer Sistemas de informação (terá todo o conhecimento de banco de dados, c++ c#, c++ necessário - depois só aprender Unity/Blender na udemy/youtube pronto.

H

Emprego, difícil, não é como uma padaria, que em cada esquina tem uma, é um mercado bem seletivo, acho que até estágio é impossível, pelo menos onde eu moro (VITÓRIA-ES)

F

Fiz um curso técnico em Desenvolvimento de Jogos, tudo isso para entender que jogos no brasil é precário.

Inexistente? Discordo. Mas precário.

H

É um arte desenvolver, pena que isso ocorra.

M

Você achou o curso produtivo para você em questão de conteúdo/experiência/networking ou de qualquer outra maneira? Foi melhor que uma experiência prévia com algum curso da Udemy, caso tenha tido uma?

H

Eu fiz curso de Design de games 3D por 2 anos, usei UDK e 3DS 2014, aprendi bastante, sério!
Mas cara, acabei o curso e não tinha um computador descente para desenvolver, não tinha tempo e nem sabia me atualizar no assunto ou seja, um total despreparo (tinha 17 anos). Hoje faço faculdade, lembro bem de como se desenvolve, mas meu objetivo é outro (dev web).

H

Pesquisa na udemy.

vê se gosta, se não parceiro é complicado.

F

Na época, foi ótimo pois aprendi muito sobre Engines e programação em si. Mas nunca pense em aprender apenas para um ramo. De fato, graduação e curso é um papo bem sério por envolver algo muito precioso e único: tempo.

Eu aconselho que você aprenda fora de cursos. Tem tanto fórum, site e guia para desenvolver seu próprio jogo que você até se perde. É só manter o foco que dá.

Jogos envolve desde saber uma boa programação até conceitos de física e geometria computacional. É algo lindo, de fato, mas dificil.

IMO, vai aprender C++ e boa.

@Hundea, justo quando eu achei que você tinha desistido do fórum, ProgramadorBR/Engenheiro. Interessante.

H

Eu ficava frustrado quando criava meus modelos 3D pq eles ficavam ridículos pq eu não sabia técnicas de picturização. Bom é criar em low poly (pesquisa que tu vai entender) e usar cores pastel

image
image
vai por mim aprende a técnica low poly tem vários tutoriais e usa blender pq é leve e grátis

M

Caramba, que vontade que isso dá de fazer um Harvest Moon/Rune Factory da vida em low poly. Digo, vai além de minhas habilidades atuais, mas…

H

Que nada, low poly é o mais fácil, você usar altos polígonos fica super pesado e nem você mesmo vai ter pc para continuar a desenvolver.
Pensa sempre na jogabilidade e não só em “ser bonito”.
Free fire era uma bosta, agora melhoraram, roda até na geladeira por isso é muito jogado tem jogabilidade.

F

É por isso que estudar é necessário. Ninguém, no começo, sabia de tudo. Mas indo atrás você consegue.

H

dica: sai fora de construct que é furada
Foca: unity 3D e blender

M

Esse é o problema: Ter muito conteúdo não é o mesmo que ter muito conteúdo bom. É muito fácil se perder em conteúdos medíocres/ruins e acabar fazendo besteira. Ter muito conteúdo acaba por criar uma cortina de fumaça.

Mas eu vou procurar tutoriais pro Unity e tentar algo sim. Talvez eu fale com algum representante ou coordenador de um curso de Jogos Digitais de onde eu moro. A grade pelo menos me pareceu interessante, por ter desde conceitos de game design até modelagem e o básico de programação (onde eu pelo menos já ingressaria com alguma vantagem). Para referência: http://iesb.br/graduacao/curso/jogos-digitais

H

DICAAAA
Se for fazer um curso tecnólogo em Jogos Digitais, preferência EAD pq cara, em sala de aula é um tal de ficar as coisas pela metade, é um tal não ter computador pra todo mundo …
https://www.fiap.com.br/online/graduacao/tecnologo/jogos-digitais/.

M

EAD é tenso pra mim. Sou muito mal organizado, gosto de ter alguém falando comigo presencialmente e me ajudando com alguma coisa. Aprendo melhor vendo, ouvindo e perguntando.

H

Tenso, esse cara estudou comigo:
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/04/jovem-do-es-e-contratado-para-criar-game-em-empresa-canadense.html

isso que é tenso.

M

Eu não consigo imaginar alguém sendo talentoso e tendo sorte desse jeito. O cara tinha que ter um portfólio muito bom e ter tido uma sorte imensa pra ter chamado a atenção de algum diretor do Canadá e ser contratado.

H

O cara só desenvolveu um jogo sozinho, só isso.

V

Como todo mercado de nicho, é bastante restrito. Esse, em especial, não é muito desenvolvido.

Aqui no Brasil temos bastantes empresas de jogos educacionais, como a BeeTools. Há empresas há bastante tempo no mercado, como a Hoplon e a Aquiris, que recentemente se destacou pelo game Horizon Chase.

E muitas empresas Indie, algumas com games de sucesso, como a Behold Studios que se destacou pelo Knights of Pen and Paper e do Studio Miniboss, que se destacou pelo Towerfall.

Fora isso, também temos empresas que não são de jogos, mas que usam tecnologia de jogos, é o caso da EBTS e vários núcleos de pesquisa, onde você poderia atuar como professor e pesquisador em áreas como Computação Gráfica, Inteligência Artificial, etc. O último caso é o meu, onde hoje atuo como professor de computação gráfica, consultor na área de visão computacional para Drones, medicina e escritor de livros sobre OpenCV, etc…

Agora, lógico, é um mercado restrito. Por isso, eu recomendo que você venha para área numa pós, e deixe sua graduação mais genérica, seja cursando Ciência da Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação - ou cursos similares. Assim você mantém um leque amplo, pode se movimentar pelo mercado de trabalho. Em 21 anos de TI, já atuei com sistemas comerciais, industriais, mobile, games, gerência e agora docência… então posso dizer por experiência própria o quão importante é ser um profissional flexível.

Por fim, lembre-se que ser um desenvolvedor de jogos é fazer os games que o estúdio precisa. Não necessariamente os que você gostaria de jogar. Quando trabalhei como desenvolvedor de jogos, fiz games de maquiagem, jogos pra crianças entre outras coisas muito diferentes das quais eu jogaria. Obviamente, você pode gostar do processo e do resultado, mas é um trabalho como outro qualquer. Também vai exigir horas de debug, análise de logs, etc. E, lógico, há alguns trabalhos que talvez você se orgulhe, como esse game que ajudei a desenvolver e foi exposto na Cebit e que foi um dos primeiros a usar Realidade Aumentada para algo mais útil do que só fazer propaganda.

T

Complementando o colocado pelo (mestre :wink:) @ViniGodoy acima, quem pretende trabalhar exclusivamente com jogos e ainda permanecer no Brasil vai ter que fazer o que muitos estão fazendo, inclusive as empresas citadas: ajudar o mercado nacional a crescer. Isso envolve conhecer as empresas, conversar com desenvolvedores, compartilhar conhecimento e contatos, ir a eventos, e, especialmente, criar muitos jogos, de diferentes níveis e estilos.

Se você está em São Paulo (capital) ou pode vir pra cá por alguns dias, recomendo visitar o BIG Festival, que esse ano ocorre no final de junho (22 a 30). Lá, dá pra ter uma ideia do que é esse envolvimento. Boa parte dos expositores lá são indies, dá pra conversar numa boa com a galera, jogar jogos nacionais e internacionais de diversos estilo, e assistir palestras sobre diferentes tópicos (game design, programação, mercado, marketing, áudio, etc). Há alguns vídeos sobre o evento no Youtube, inclusive algumas palestras.

Abraço.

V

Eu já participei do BIG uma vez, representando um Studio Indie que comecei, chamado BlackMuppet Game Studio. Estávamos desenvolvendo um game chamado Pigs at War.

Infelizmente o projeto não foi para a frente. Fechamos o estúdio.

M

Bom, eu nunca disse que quero permanecer no Brasil, mas sair daqui é tão difícil quanto arranjar algum trabalho com jogos…

V

É pq na sua pergunta você disse “no Brasil”.

De qualquer forma, o mercado internacional é bastante vasto. É uma das maiores indústrias do mundo e nosso país perde muito ao não explorar esse potencial.

Já para o mercado internacional, conhecer C++ é bastante importante, já que os devkits de consoles e o mercado hardcore é muito mais próximo do hardware. Consoles também são a maioria do mercado. Há muitos cargos a mais, como por exemplo, aqueles para se trabalhar em engines, redes, servidores, etc.

A Unity tem gradualmente ganhado espaço nesse mercado. Basta ver exemplos recentes como o Hearthstone da Blizzard.

C

@ViniGodoy,

Como está o mercado de games Xbox no Brasil?

V

Boa pergunta. E bastante específica. :sweat_smile:

H

Esse nem deus sabe responder kk

Criado 8 de abril de 2019
Ultima resposta 10 de abr. de 2019
Respostas 31
Participantes 6