Como você começou a programar?

89 respostas
G

Caiu de gaiato ou era o que você queria? Realmente gosta de programar?

Eu comecei aos 14 anos, depois que fiz um curso de Delphi na cidade em que morava.
Alguns anos depois, comecei a trabalhar na empresa de meu pai com Delphi e Java, programando um pouco em PL/SQL no Oracle.
Vim pra São Paulo e hoje trabalho com .NET já faz 2 anos e meio, e estou estudando Ruby pra ver se logo mais não consigo um trabalho com Rails pra variar um pouco.

E vocês? Como se tornaram desenvolvedores?

89 Respostas

J

Eu sou iniciante, mais o destino me levou para a programação, o que me ensentivou na real foi ver um
amigo a programar, e vendo que essa area, posibilita
trabahar autonomo, basta ter um pc e vontade.

valeu!!!

P

Comecei a programar já “velho”, com 20 anos. Foi quando comecei a trabalhar (com manutenção de computadores) e comprei meu primeiro computador.

Nessa época, eu colecionava a PC Expert (a antiga, já falecida) e instalava todos os programas que vinham na revista pra fuçar. Um desses programas era uma versão capada do VB 5, que só permitia compilar controles ActiveX, embora eu pudesse escrever qualquer tipo de programa. Foi então que comecei a estudar programação e descobri que era isso que eu queria fazer pra ganhar a vida.

M

Comecei em 1997, época em que ainda estava na faculdade de Desenho Industrial / Programação Visual (Design Gráfico). Durante a Aula de desgin de interfaces, preguntei ao professor se iriamos colocar a “tela” para funcionar, a resposta foi: “quem irá botar a tela para funcionar é o programador”. A partir deste dia comecei a estudar HTML, JavaScript e CSS. Com o tempo passei para ASP, PHP, ColdFusion, .Net e Java. :wink:

W

Comecei a programar no TK90 em Basic, mas so por diversao, nao lembro a idade mas provavelmente 9 ou 10 anos.
Depois perdi o interesse e fiquei muitos anos sem pensar em programacao, ai nao sei o que dei na minha cabeca que eu resolvi fazer um curso de Clipper (por volta dos meus 17 anos), ai eu peguei gosto e resolvi fazer faculdade de computacao.

To ai ate hoje, passei por visual Basic, Delphi, C, C++, Perl, PHP, Java e atualmente trabalho com .NET/C# :smiley:

//Daniel

F

Primeiro contato foi algo em torno de 1992…1994
Tinha uns 13, 14 anos.
Num 386, preto e branco, DOS… que meu pai trouxe do escritório.

Achei uns códigos de alguns joguitos, qbasic, e ficava editando o código pra ver o que acontecia.

F

Começei digamos sem saber muito bem o que tava fazendo.
Criei diversoso bots de para IRC, aqueles estilo jogo que tinham, e na faculdade, descobri que eu já programava, por que fazia muita coisa com aqueles treco la, isso por volta dos 13 anos., também brincava com o M.U.G.E.N. parecia uma linguagem de script os comandos dos lutadores hehehe. Fiquei só nisso até começar a faculdade.
Quando conheci pascal, depois Java, estudei Delphi, C# por conta.
Peguei gosto pela coisa. Hoje trabalho com Java, e trabalhei 1 mês com .NET em uma empresa, que sai pq o chefe era um porre.

[]'s

M

Começei a programar direto em Java aos 14 anos quando um tio me deu anotado em um papel “www.caelum.com.br” e disse: “entra ai… baixa a apostila FJ-11… estuda… e vem trabalhar comigo”. E é isso que eu faço a 4 anos.

J

16- 17 anos comecei o técnico em informatica com a intenção de “montar e desmontar computador” e ai fui apresentado as demais areas da informatica
-“redes” detestei de cara.
-“programação” logo quando vi primeros código na tela ja sabia que era isso que queria…

B

Eu aqui imaginando o marmanjo chegando pro pessoal Caelum com um “Oi tios”, e eles não sabendo onde enfiar a cara com um “Pô nem sou velho”

Eu fui igual ao Felagund, comecei com mIRCscript, criando add-ons e bots pro mIRC, isso lá em 2000, sei lá. 2003 entrei na facul de CC, adorei aprender a programar, primeiro com Pascal, depois encontrei a liberdade com C.

E

Eu tive meu primeiro contato aos 15 ou 16 anos, quando jogava M.U.G.E.N e editava os codigos pra personalizar o joguinho.
Nao era nada d+, mas foi ai que comecou a despertar a minha curiosidade!

Aos 18 eu comecei a estudar C e aos 19, entrei na faculdade e comecei a estudar Java…

Agora completei 1 ano e meio trabalhando com .net!

M

Eu aqui imaginando o marmanjo chegando pro pessoal Caelum com um “Oi tios”, e eles não sabendo onde enfiar a cara com um “Pô nem sou velho”

Hehe… true.

Eu já vi o povo da Caelum, no primeiro semestre desse ano no evento sobre TDD que eles deram. Eles são novos, mas eu, mais novo ainda. XD

C

Mark_Ameba:
Começei a programar direto em Java aos 14 anos quando um tio me deu anotado em um papel “www.caelum.com.br” e disse: “entra ai… baixa a apostila FJ-11… estuda… e vem trabalhar comigo”. E é isso que eu faço a 4 anos.
Ahahah q barbada hein

R

Eu comecei pq me falaram que isso dava dinheiro, doce ilusão :lol:

Mas hoje em dia, eu gosto.

F

Graças a Deus minha adolescencia foi com garotas e muito cinema e video-game.

Eu comecei aos 20 anos com Java como primeira linguagem, e a ideia de código modelando o mundo real me chamou a atencao.

Hoje eu realmente gostaria de estar num trabalho onde viajasse frequentemente, conhecendo outros lugares, etc…

A

Bom, eu estava Bebado no dia de escolha de carreira, então acabei indo pra essa vida… :lol:

Bom na verdade não tive motivo nenhum, comecei fazendo um curso, gostei e fui indo, até hoje.

J

quando comecei pensei em desistir mais continuei e hoje programo java
minha nossa se tivesse desistindo taria por ai sem uma profissão como todos que não sabe o que fazer acho que taria fazendo ADM ou em vez de estar cursando Ciência da Computação

C

O legal da programação é o desafio, o fato de tu trabalhar quebrando a cabeça, botar os neurônios pra trabalhar em vez de fazer coisas bitolantes do tipo que faço agora (caixa de banco). Cheguei a programar há uns anos… mas não trabalhar com isso, apenas estudei um pouco. Na época, como além de ser bunda-mole, pé-rapado e não saber o que eu queria da vida, acabei assumindo essa minha vaga de bancário concursado. Grande erro. Mas voltei a estudar e estou arquitetando um “retorno às origens”, a tempo de evitar que o meu cérebro vire uma azeitona e eu me transforme no protagonista de Tempos Modernos.

E

Trabalhando com suporte técnico e me alcoolisando diariamente dos 13 aos 27 um belo dia decidi que tinha que tomar vergonha na cara e tentar ganhar umpouco mais de grana pra comprar mais leite pro meu filho e cerveja pra mim, fiz uns cursos, gostei e hj tamos ai.

L

Eu fui igual ao Felagund, comecei com mIRCscript, criando add-ons e bots pro mIRC, isso lá em 2000, sei lá. 2003 entrei na facul de CC, adorei aprender a programar, primeiro com Pascal, depois encontrei a liberdade com C.

Oi,

Mesma coisa em relação ao IRC.
Programação em Java comecei na Faculdade.

Tchauzin!

M

haha… velhos…

Eu perdi a época do IRC… peguei só o final do ICQ já com o povo indo pro MSN.

A

Comecei programando em Assembly do Z80 no meu MSX. O resto é história.

D

nerd de nascença…como poderia fazer outra coisa? :lol:

F

Mark_Ameba:
haha… velhos…

Eu perdi a época do IRC… peguei só o final do ICQ já com o povo indo pro MSN.

Na minha epoca, MSN era uma bosta, todo mundo usava ICQ, num tinha imagem, e pra compartilhar imagens era um parto. o IRC era bem mais rapido :slight_smile:
Saudas desse tempo.

Ainda lembro de uns sites que tinham opções de Netscape ou I.E. (e.g. Guerra dos browsers), alguns sites que faziam javascript para alertar sua resolução, e atualizar sites via HTML ahuahhuahua.

Gente do ceu, que tempo mais antigo hein, não consigo acreditar que eu pegava uma pagina e pra atualizar colocava mais tags HTML.

ahuuahuhahuauh.

No final das contas, entrei na faculdade por acaso, meu objeto era fazer engenharia quimica, mas como não passei na UFSC nem na UFPR fiz particular mesmo aqui na minha região, e acabei pegando gosto por desenvolvimento de softwares. Principalemente para desenvolver jogos, coisa que nunca fiz, a não ser coisas simples e jogos web based, até um tutorial eu já fiz sobre isso em outro forum :).

As vezes com meus 21 anos (22 até final do ano) me acho velho :frowning:

N

Bem,
Comigo o início foi um pouco difícil…

Ganhei eu primeiro computador aos 10 anos e 1 mês depois minha mãe se separou
e o ex-marido dela ficou com o meu computador para ele.
Desde lá nunca mais tive a oportunidade de ter outro,
Morava de aluguel e tinhamos muitas dívidas.
Embarquei num curso técnico pela FAETEC onde eu já sabia
que era isso que eu queria (acho que meio por revolta do ocorrido).
Sempre gostei de jogos, sonhava em montar um HEXEN da vida.
Ai vim estudando via papel e caneta (o único contato com o pc
que tinha era na escola) até hoje mais ou menos.
Vi Delphi , VB e C#, nunca tive oportunidade de trabalhar com eles,
até que no meu primeiro (e único) estágio eu disse que sabia JAVA (rsrsrs),
bem, conhecia pelo menos a sintaxe. Desde lá me apaixonei por JAVA.
Estagiei 7 meses, e nesses 7 meses nunca pus a mão numa linha de código,
fazia testes, mas mesmo assim me ensinaram muito. Fui demitido e 3 meses depois
consegui meu primeiro emprego como Junior em Analista J2EE e estou no meu primeiro
projeto aqui na Petrobrás (estou com 3 meses de casa) .
Casei (estou comemorando meus 3 meses de casamento),
e por conta disso ganhei o computador da minha esposa
que a configuração não dá pra nada, e estou no meu 6º período.

Bem escrevi meu testamento (rsrsrsrsrs), mais para incentivar,
para mim, começar nessa área foi muito difícil, minha mãe sempre
acho que o computador não tinha tanta importancia assim, me dizia que eu podia
estudar com o caderno. Então não desanimem nunca, trabalhar com JAVA hoje
é uma conquista muito grande para mim. É o que alimenta minha família, então
se vocês tiverem algum objetivo insistam e tentem de tudo para conquistá-lo.

Só para constar eutou com 20 anos e luto para trabalhar e estudoar isso desde os 12 anos.

Abraços

T

Comecei em 91 com Clipper, em 96 delphi em 2000 java até hoje. Trabalho com java e também delphi

L

java es a lei:
minha nossa se tivesse desistindo taria por ai sem uma profissão como todos que não sabe o que fazer acho que taria fazendo ADM ou em vez de estar cursando Ciência da Computação

Meu se tivesse desistido estaria feliz… ja pensou? vc desistia de CC e iria cursar ADM e se formando em ADM vc poderia ate virar um consultor SAP e ta ai ganhando 200 conto a hora… hj me arrependo muito de não ter desistido de CC… deveria ter ido pro campo de ADM que la sim eu encontraria $$… mas fiz merda… fui fazer oq eu gostava… segui meu coração em fazer o que gosto e nao o que da grana… com isto me Fu*** como muitos aqui,
agora ja e tarde pra voltar atraz… mas qdo eu tiver um filho falarei pra ele fazer oq da $$ e não o que gosta…
pq o que adianta vc fazer oq gosta e não ganhar $$?

Porem eu comecei com Basic qdo tinha 13 anos…

R

luistiagos:
java es a lei:

Meu se tivesse desistido estaria feliz… ja pensou? vc desistia de CC e iria cursar ADM e se formando em ADM vc poderia ate virar um consultor SAP e ta ai ganhando 200 conto a hora… hj me arrependo muito de não ter desistido de CC… deveria ter ido pro campo de ADM que la sim eu encontraria $$… mas fiz merda… fui fazer oq eu gostava… segui meu coração em fazer o que gosto e nao o que da grana… com isto me Fu*** como muitos aqui,
agora ja e tarde pra voltar atraz… mas qdo eu tiver um filho falarei pra ele fazer oq da $$ e não o que gosta…

hahahaha verdade, não faça aquilo que você gosta, e sim, goste daquilo que você faz.

Se fosse pra realmente fazer o que a gente gosta, aposto que mundo seria repleto de cafetão, ator de filme pôrno, gigolô, cyber-atleta, e vagabundos.

C

Nossa, cara… q derrotismo ahahah tb não é assim

M

Esse rato*loco ta enchendo o saco mesmo.
E não é o primeiro post assim.

Moderas e Admins!!

L

rubensdemelo:
luistiagos:
java es a lei:

hahahaha verdade, não faça aquilo que você gosta, e sim, goste daquilo que você faz.

Se fosse pra realmente fazer o que a gente gosta, aposto que mundo seria repleto de cafetão, ator de filme pôrno, gigolô, cyber-atleta, e vagabundos.

oq e cyberatleta?

R

luistiagos:
rubensdemelo:
luistiagos:
java es a lei:

oq e cyberatleta?

Aqueles sortudos que ganham grana apenas para jogar no PC. Tem patrocínio e ainda tem prêmios para todos os campeonatos que participam e vencem e de quebra, viajam o ano todo para América do Norte, Europa e Ásia. Exemplo de CS, Warcraft 3, Starcraft, NFS, FIFA, Unreal Tournament, agora foram incluídos jogos como Guitar Hero e TrackMania.

L

Oi,

Tchauzin!

Comecei a programar gracas a gatinhas como vc que programam em java,que tal nos conhecermos??
Eu sou bem hardcore na cama,Bjos.

Por favor moderadores, realmente me senti ofendida.

G

nussss… que coisa hein!

Bom, comecei na área com 13 anos, fazendo curso de DOS, WORDSTAR, DBase III Plus e Lotus 123… rs :shock:

Contato com programação mesmo foi com Pascal com 15 anos, depois Clipper, depois C, depois COBOL… rs

L

rubensdemelo:
Aqueles sortudos que ganham grana apenas para jogar no PC. Tem patrocínio e ainda tem prêmios para todos os campeonatos que participam e vencem e de quebra, viajam o ano todo para América do Norte, Europa e Ásia. Exemplo de CS, Warcraft 3, Starcraft, NFS, FIFA, Unreal Tournament, agora foram incluídos jogos como Guitar Hero e TrackMania.

Eu já fui jogador de CS assim :stuck_out_tongue:

o meu time tinha patrocinio da lan, viajávamos direto, mas não íamos pra fora do Brasil, mas ir pra joinville, blumenau, floripa, criciuma, balneário etc era muito legal e divertido

e claro, pra jogar CS :stuck_out_tongue: que é muito massa de jogar, não tanto pelo jogo em sí, mas pelo jogo em equipe, estratégias etc

bons tempos aquele… :frowning: meados de 2003 a 2005

P

Eu sei que é chato pra caramba, Lina, mas liga não. Moleque de 13 anos (ou com a mentalidade de um) cheio de espinha na cara é assim mesmo…

C

hueheuaheuaeh

R

além de tudo, o cara matou aula de português.

L

Eu sei que é chato pra caramba, Lina, mas liga não. Moleque de 13 anos (ou com a mentalidade de um) cheio de espinha na cara é assim mesmo…

Oi,

Poisé galera… não vamos mudar a ideia inicial do tópico!

OBS.: Alguem falou em CS aqui em Criciúma… Participei de varios e meu nick na net/engeplus era Lina

=)

Tchauzin!

C

luistiagos:

Cara, sem ofensas, mas se vc prefere tanto outra área, por favor, seja homem e mude de carreira.
Ahhhh, favor, isso é bem mania de brasileiro… sempre reclama do emprego que tem…

comecei a programar aos 17, graças a um (con)curso que a prefeitura de Bnu ofereceu… Tive um mês de Delphi, quase trabalhei numa empresa com Delphi, mas pra minha sorte, não me aceitaram… dai tive mais um mês de Java, e durante o curso mesmo já fui chamado para trabalhar com Java \o/
isso lá em 2004, qndo a minha única preocupação na vida era o meu trabalho de meio período na prefeitura e o 3º ano do segundo grau =)

G

Comecei a programar pq vi que a hora de um consultor java era 40 pilas…isso há alguns anos atrás na Info…hoje se me oferecem 40 eu mando ir passear…hahahah…

capitalista nato.

P

Oi,

Tchauzin!

Olá,

eu também comecei a programar com mIRC Scripting. Ótima linguagem por sinal. Depois fui para o Delphi e já faz uns dois anos que estou com Java que aprendi no meu primeiro estágio.

L

clone_zealot:
luistiagos:

Cara, sem ofensas, mas se vc prefere tanto outra área, por favor, seja homem e mude de carreira.
Ahhhh, favor, isso é bem mania de brasileiro… sempre reclama do emprego que tem…

comecei a programar aos 17, graças a um (con)curso que a prefeitura de Bnu ofereceu… Tive um mês de Delphi, quase trabalhei numa empresa com Delphi, mas pra minha sorte, não me aceitaram… dai tive mais um mês de Java, e durante o curso mesmo já fui chamado para trabalhar com Java \o/
isso lá em 2004, qndo a minha única preocupação na vida era o meu trabalho de meio período na prefeitura e o 3º ano do segundo grau =)

Agora não da mais… ja me viciei na area…
mas oq desanima e qdo vc ve o salario de um consultor SAP… é nestas horas que me da vontade de mudar de area…

P

Qual o problema do salario, exatamente? Eu acho que ganho justamente pelo que faço. E se um dia eu achar que devo ganhar mais, eu posso tentar me especializar mais e -ou ir para outro lugar que me pague mais- ou receber um aumento. Quem define o salário é myself. não a tecnologia (que sempre há tempo para se mudar)

R

Talvez no começo seja assim, mas depois de alguns anos não.

Na teoria é fácil assim mesmo. No mercado, a coisa é bem diferente.

T

++

vale ainda lembrar os salários pagos (salário médio) em outras várias áreas… assim como o peerless, estou contente com meu salário e ‘beneficios’ hoje, quando nao estiver, procuro algo que me agrade, nem que isso custe me especializar em algo. So para constar, tenho amigos que trabalham com SAP e dizem que esses salarios astronomicos sao de poucos e servem para esse tipo de propaganda mesmo.

L

outro com a mesma ladainha… vcs não vivem a realidade do mercado… são exeções da maioria… por isto não tem a visão do verdadeiro marcado… é um absurdo dizer que quem faz seu salario e vc mesmo… então se eu quisese ganhar 50 milhões por mes iria ter uma empresa que iria me pagar isto? fala serio… isto não existe… como ja foi dito neste forum o que faz seu salario é sua realidade… quanto mais raro vc for maior sera seu salario… houve um tempo que tinha pouquissemos desenvolvedores java e o salario era alto… hj em dia o salario é muito baixo pelo fato de haver milhoes de desenvolvedores dai o salario e uma merreca…

C

outro com a mesma ladainha… vcs não vivem a realidade do mercado… são exeções da maioria… por isto não tem a visão do verdadeiro marcado… é um absurdo dizer que quem faz seu salario e vc mesmo… então se eu quisese ganhar 50 milhões por mes iria ter uma empresa que iria me pagar isto? fala serio… isto não existe… como ja foi dito neste forum o que faz seu salario é sua realidade… quanto mais raro vc for maior sera seu salario… houve um tempo que tinha pouquissemos desenvolvedores java e o salario era alto… hj em dia o salario é muito baixo pelo fato de haver milhoes de desenvolvedores dai o salario e uma merreca… A mesma lógica se aplica a todos, inclusive ao grande consultor SAP.

L

Eu acho que quem não vive a realidade do mercado é tu.

Quantos desenvolvedores em Java/.NET/SAP/Rails tem aí?! Compara com SP.

Melhor tu dizer “vocês não vivem no mercado que eu vivo, no de vocês é assim”, acho que fica mais claro.

L

Eu acho que quem não vive a realidade do mercado é tu.

Quantos desenvolvedores em Java/.NET/SAP/Rails tem aí?! Compara com SP.

Melhor tu dizer “vocês não vivem no mercado que eu vivo, no de vocês é assim”, acho que fica mais claro.

SP a coisa é diferente… se vc um simples calculo: desenvolvedores/empresas em sp vera que e bem menor do mesmo calculo: desenvolvedores/empresas de outras cidades…
porem pra morar em sp tenque ganhar muito mesmo… pq ai a coisa é tensa…

posso te dizer que aqui em ctba a grande maioria dos desenvolvedores java que eu conheço estam desempregados… eu tenho sorte de tar empregado… pois aqui o mercado ta feio…

R

Oportunidades existem, demandas existem, profissionais capacitados nem tanto. Pela lógica, tirar certificações, fazer uma pós/doutorado/mestrado/MBA e qualquer coisa do gênero para se especializar te valorizam no mercado, mas infelizmente não é simples assim. Hoje eu também estou satisfeito com o que ganho e com os benefícios, mas tenho apenas 2 anos de experiência com desenvolvimento.

Quantas pessoas vocês conhecem que tem qualificação e estão satisfeitas com o que ganham? É uma questão de necessidade. Se você está satisfeito com o que ganha, ótimo. Quando tiver uma necessidade, seja ela profissional ou financeira, você vai atrás de outra oportunidade, não vai ser sempre que encontraremos oportunidades que nos deixaram satisfeitos.

Quero ver daqui uns anos, quando nós aqui tivermos que manter uma família e/ou ser independente financeiramente, qual serão as opiniões.

C

Cara, vc já morou em SP? Concordo que qndo eu morei lá, as coisas eram um pouco mais caras, mas nada tão absurdo qnto a ideia da sua declaração passa…

Obs.: cara, só uma coisa… o correto é ‘tem que’ e não ‘tenque’… Toda santa vez que vejo alguém escrever ‘tenque’, invariavelmente me lembro do peixe arenque… muito hilário isso

L

clone_zealot:
luistiagos:

SP a coisa é diferente… se vc um simples calculo: desenvolvedores/empresas em sp vera que e bem menor do mesmo calculo: desenvolvedores/empresas de outras cidades…
porem pra morar em sp tenque ganhar muito mesmo… pq ai a coisa é tensa…

Cara, vc já morou em SP? Concordo que qndo eu morei lá, as coisas eram um pouco mais caras, mas nada tão absurdo qnto a ideia da sua declaração passa…

Obs.: cara, só uma coisa… o correto é ‘tem que’ e não ‘tenque’… Toda santa vez que vejo alguém escrever ‘tenque’, invariavelmente me lembro do peixe arenque… muito hilário isso

foi mal pelo “tenque”… na velocidade a gente acaba não percebendo certas coisas…

o que é peixe aranque?

e estou me referindo ao transito de sp e não aos preços… aqui em ctba não suporto ficar 15 min preso no engarrafamento… imagine em sp… perder 2hras no transito… ta louco…

F

Alguém precisa mudar o titulo desse tópico.

Ultimamente os topicos estão sendo muito desvirtuados. Isso não é ospicioso (HAUAUAAUUA)

R

Arebaba!

M

Shit… noveleiros -.-

C

e quem reconhece que os outros são noveleiros, tb não é um não!?
=P

N

Tenho 14 anos, comecei a programar com os 12, pois estava testando o Linux Kurumin por curiosidade e descobri o Python, depois procurei saber como programar, então lí alguns tutoriais de Delphi, VB entre outros e agora com os meus 14 anos já fiz curso de Java e agora aprendo tuto de Java usando os livros que eu compro e os fóruns.

F

Bom dia.

Comecei como muitos outros ai…
Fiz um curso de Hardware onde durante o curso queimei muita peça de meu proprio computador de tanto fuçar.
Pensando que sabia muito, dei inicio ao Bacharelado em ciencia da computação, onde tive muito problemas com calculos e matemática mais Adorava lógica.
Foi quando no ultimo ano virei estágiário de uma empresa em desenvolvimento de sistemas.
Começei la com php no desenvolvimento de sites, e meu gerente um dia entregou em mãos ou projeto iniciado em java para concluir.
Ai começou a brincadeira e o aprendizado em java… to aqui até hoje no Java.

Falow…

C

flaviorgiron:
Bom dia.

Comecei como muitos outros ai…
Fiz um curso de Hardware onde durante o curso queimei muita peça de meu proprio computador de tanto fuçar.
Pensando que sabia muito, dei inicio ao Bacharelado em ciencia da computação, onde tive muito problemas com calculos e matemática mais Adorava lógica.
Foi quando no ultimo ano virei estágiário de uma empresa em desenvolvimento de sistemas.
Começei la com php no desenvolvimento de sites, e meu gerente um dia entregou em mãos ou projeto iniciado em java para concluir.
Ai começou a brincadeira e o aprendizado em java… to aqui até hoje no Java.

Falow…

Se um dia eu cursar CC, pode crer que vou contar uma história idêntica a essa tua.

M

e quem reconhece que os outros são noveleiros, tb não é um não!?
=P

Então se a policia olha pra alguem e sabe que ta usando drogas significa que os policiais usam também?

Mesma lógica… mesma resposta.

Sou contra novelas… eu não era, até assistia, a ultima que vi foi em 2005, depois vi o modo como a mídia é e não assisto mais.

Mas esse não é o assunto do fórum e se não me engano não podemos discutir sobre idealismo aqui.

N

Concordo com o nosso amigo Mark_Ameba, mesma lógica, mesma resposta.

L

Olá

12 anos e palestrando sobre JQuery: http://www.youtube.com/watch?v=8mwKq7_JlS8

[]s
Luca

J

Lembro-me bem das primeiras aulas de programação no ensino médio em Angola - Luanda em 2003.
No princípio um pouco confuso, mas depois interessante. O que me encantou erá e é, o poder
que existe ao se desenvolver softwares. “A criatividade é o limite”.

Obs:

Muito bom Luca…

M

g4j:
nussss… que coisa hein!

Bom, comecei na área com 13 anos, fazendo curso de DOS, WORDSTAR, DBase III Plus e Lotus 123… rs :shock:

Contato com programação mesmo foi com Pascal com 15 anos, depois Clipper, depois C, depois COBOL… rs

Eu sou formado em C.Computação e sempre achei a programação a parte mais importante da computação comercial, comecei com Cobol tem 2 meses sempre tive contato foi com Java e ultimamente dou uma olhada em C#.Net.

Tenho achado Cobol um tanto quanto complicado, tem uns paragrafos que saem executando sem parar tipo:

when "faz isso"
    perform paragrafo1 thru paragrafo2

e o fato de trabalhar com arquivos, esse lance de

read arquivo 
read arquivo next with ignore lock

tem me deixado bem estressado, tipo, num lugar as variáveis são x depois de um read next ela pode ser x+2, lógico que isso é programação sou bem inexperiente, mas acho muito estranho a maneira de controlar esses arquivos e eu ainda comecei com Cobol para dar manutenção além de eu ter de adaptar o meu código ao código já existente tenho antes que entende-lo.

Você também teve alguma dificuldade com o Cobol?

P

aprendi com basic no CP400 do papai.
eh, faz tempo.

J

Paulo Silveira:
eh, faz tempo.

Por vontade própria ou com cascudos? kkk

N

UHAHAUAUHAUHUAHUAHUAHUAHUA, muito boa essa!

P

jidlafe:
Paulo Silveira:
eh, faz tempo.

Hahaha! Meu pai ensinou CLS pra gente, que mudava a cor da tela e limpava tudo. Eu e meu irmao ficamos impressionados com aquilo, e entao pegamos o manual (computador vinha com manual na epoca, e ensinava BASIC) e comecamos a brincar. Mal sabia meu pai que essa seria a carreira que seguiriamos. Talvez se ele ja soubesse que isso era um investimento a longo prazo para os filhos, nao teria levado uns cascudos da minha MAE, que queria come-lo vivo por ter gasto aquele dinheiro todo.

Pois é, ja programei pra computador de 64kb de ram, logo logo estarei programando pra um de 64 giga de ram.

N

Concordo com você Paulo, daqui a algum tempo nós vamos estar programando para máquinas iguais a esta!

S

Paulo Silveira:
jidlafe:
Paulo Silveira:
eh, faz tempo.

Hahaha! Meu pai ensinou CLS pra gente, que mudava a cor da tela e limpava tudo. Eu e meu irmao ficamos impressionados com aquilo, e entao pegamos o manual (computador vinha com manual na epoca, e ensinava BASIC) e comecamos a brincar. Mal sabia meu pai que essa seria a carreira que seguiriamos. Talvez se ele ja soubesse que isso era um investimento a longo prazo para os filhos, nao teria levado uns cascudos da minha MAE, que queria come-lo vivo por ter gasto aquele dinheiro todo.

Pois é, ja programei pra computador de 64kb de ram, logo logo estarei programando pra um de 64 giga de ram.

Comigo foi a mesma coisa, mas o computador era um MSX.
Horas e horas digitando centenas de linhas para ouvir uma musiquinha ou ver um desenho na tela. Frustração era quando trocava um O por zero, um B por 8, etc.

Claro que eu não tinha muita noção do que se passava.

R

Olá:

Minha primeira experiência foi em 1994 no 2o. semestre da faculdade (Bacharelado em Física na USP). Foi em C, usando o Turbo C (Borland) e às vezes o Quick C (Microsoft). A matéria chamava-se Introdução à Computação (MAC 115). O professor chamava-se Teng (ou coisa parecida) que tinha uma péssima didádica (“faça assim que dá certo”). No semestre seguinte tive Calculo Numérico, onde novamente usei C. Depois deixei de lado.
Somente no final do 2008, quando estava levando o curso “na inércia”, apareceu a internet na sala dos alunos (antes apenas os laboratórios tinham acesso) é que decidi enveredar por essa área. Reaprendi C e comecei a estudar Java, que na época era bem comentada. Usei uma apostila de um professor da Unicamp de nome aacesta. Mas é claro que na época eu boiei completamente. Somente bem depois é que fui entender melhor os conceitos de Orientação a Objetos.

Grato,

L

Aprendi a utilizar um PC em 2004. Ganhei minha primeira partida de CS em 2005 (foi qdo tbm montei meu primeiro PC). Fiz meu primeiro “main” Java em 2006 só com JOptionPane na faculdade. Fiz meu primeiro curso na Caleum em janeiro deste ano (2009). E estou trabalhando com Java desde abril deste ano, ajudando a desenvolver uma rede social acadêmica.

J

Acho que foi quando tinha uns 14 anos, baixei uma apostila de lógica no apostilando.com.br, depois tentei python, mas por algum motivo não continuei, aí comecei a estudar aquele famoso “Curso de C da UFMG” (google it), mas quando terminei, parei (também não lembro porque), e só voltei com 18 anos e acho que agora é pra valer. :smiley:

M

Eu aprendi a lógica de programação por volta com uns 13 anos fazendo joguinhos no RPG Maker 2000. Eu gostava de criar scripts complicados para adicionar novas funções ao jogo e ficava o meu dia inteiro ajudando a galera do fórum Maker Universe a fazer alguns scripts que para mim eram bem faceis.

Meu primeiro contato com programação mesmo foi em 2004, quando estava no segundo ano do colegio, e resolvi fazer um curso de “Web Design Avançado” onde aprendi ASP e javascript.

W

Oi,

Tchauzin!

Comecei a programar gracas a gatinhas como vc que programam em java,que tal nos conhecermos??
Eu sou bem hardcore na cama,Bjos.

Por favor moderadores, realmente me senti ofendida.

Nossa esse forum ta cada vez pior, pelo amor de deus!

D

Eu comecei a programa em 2003 com 19 anos quando comecei o curso de CC.

Até então só trabalhava com hardware e gostava muito.

Na faculdade comecei a aprender Pascal, mais a principio nao gostei pq a professora era argentina e tinha uma pessima didatica rsrsr

Cursei 1 ano da facul e tive que trancar devido a problemas financeiros.

Ai 1 ano depois comecei a estudar por conta e gostei muito do Delphi, porem como estava com os dias contados, passei pro vb 06, depois vb.net até que a empresa que trabalhava precisou migrar seu sistema para JAVA e pagou um curso na globalcode.

Agora to ai na saga do JAVA não sei até quando rsrsrsr

H

Comecei com 11 anos, mexendo com RPG Maker. Na verdade não era bem programação, mas envolvia criação de variáveis e eventos. Com 14 comecei meu técnico de informática e comecei a programar em pascal, delphi, asp, php.

Porém só fui perceber que era isso mesmo que eu queria quando entrei na faculdade e conheci Java. Desde então tenho estudado e agora faz 2 semanas que consegui meu estágio :slight_smile:

L

henriquemb:
Comecei com 11 anos, mexendo com RPG Maker. Na verdade não era bem programação, mas envolvia criação de variáveis e eventos. Com 14 comecei meu técnico de informática e comecei a programar em pascal, delphi, asp, php.

Porém só fui perceber que era isso mesmo que eu queria quando entrei na faculdade e conheci Java. Desde então tenho estudado e agora faz 2 semanas que consegui meu estágio :)

O velho e bom RPG Maker… antigamente era viciado nisto…

M

luistiagos:
henriquemb:

Porém só fui perceber que era isso mesmo que eu queria quando entrei na faculdade e conheci Java. Desde então tenho estudado e agora faz 2 semanas que consegui meu estágio :)

O velho e bom RPG Maker… antigamente era viciado nisto…

RPG Maker Rulando alto!

J

Esse RPG Maker é malígno, transforma pessoas de bom coração em programadores. :frowning:

F

Tbm mechi com o RPG Maker,
mas como descobri so recentemente que pode-se criar scripts em ruby ( tava dando uma olhada em uns codigos ruby)

Quando mechia com RPG Maker, só cria as histórias com o que tinha, não criava scripts heheh.

[]'s

L

uma vez saiu uma reportagem de um cara evangélico, não lembro onde, que o RPG maker era coisa do capeta, se descompilasse o código etc

Ps.: é “mexer”, não “mecher” :stuck_out_tongue:

M

Ahh… já vi reportagem evangélica dizendo que MMORPGs e Mangas são do capeta.

Mas fazer o que, cada um fala o que quer, acredite quem quiser.

B

Mark_Ameba:
Ahh… já vi reportagem evangélica dizendo que MMORPGs e Mangas são do capeta.

Mas fazer o que, cada um fala o que quer, acredite quem quiser.

Mwahahah. Vou precisar de um exorcismo muito bruto então kkkk :lol:

RPG Maker… já brinquei disso lá em 1998. Vixe, faz tempo… Daqui a pouco aparece um que jogava e fazia unidades pro Total Annihilation nessa época também.

A

Com 11 anos em um MSX usando BASIC. :slight_smile:

L

x2

E o monitor era monocromatico verde!!!

L

rubensdemelo:
luistiagos:
java es a lei:

Assim o mundo ia feder não acha kkkkkkk

poh começei msm na facul,foi escolha de sorte e acabei gostando.

C

Comecei com 16 anos, no Técnico em Informática… Aprendi Delphi, PHP, Clarion, ASP.NET e um cursinho extra de WinDev.
Na facul, comecei com Java e to fazendo um treinamento(com tarefas+remuneração) em C#…
por enquanto eh isso XD
qndo desenvolver meu SO eu aviso vcs XD
ahuahuahuahuahuahuahua :twisted:

J

Eu comecei pq entrei na faculdade por sorte. Passei em último. Nem tinha computador, nem sabia atalhos do teclado e catava milho! Fui tão zoado :frowning: Até sabia Assembly para PIC e até C, mas não muito a fundo…

O fato é que eu era eletrônico, apaixonado por hardware (tinha minha própria eletrônica. Passei na faculdade por sorte (fiz o vestibular por fazer) e me decepcionei por não ter hardware. Até no final do primeiro semestre começarem as aulas de programação. Daí conheci e me bitolei, abandonando eletrônica bruscamente…

Desde então, minha trajetória foi C, Delphi, Flash, Python, Java. Muito Java. Na verdade Java a lot e JavaFX. Meu Deus, como fui viciado em programação! Quantas baladas perdi por isso! Há, dane-se!

Hoje trabalho com ABAP e também sou um faz tudo em um um sistema de BI que mantemos…

(mas meu coração é do Java -)

Criado 12 de agosto de 2009
Ultima resposta 18 de jan. de 2011
Respostas 89
Participantes 47