Há um mês troquei de empresa. Saí de uma empresa pequena que tem uma preocupação grande com a qualidade (tanto de codificação quanto de “produto final” – o que o cliente vê) e fui para uma empresa maior, mas menos preocupada com a qualidade do código.
Essa empresa onde estou agora não se importa, por exemplo, se o CSS que está sendo usado na página tem 100 ou 1000 linhas. Não se importa se o projeto está utilizando versionamento ou se foi feito backup. Dá até pra cometer o gravíssimo erro de colocar informações de sessão expostas no cookie que ninguém percebe, pois ninguém valida e revisa o código.
E típica empresa onde os gerentes chegam e cobram resultados que invariavelmente são urgentes. O famoso “faz funcionar”. Como estou começando, me dão manutenção pra fazer (em projetos já entregues) e essa manutenção é em cima de um código feio, não documentado (e não comentado)… um código que mistura a view com a regra do negócio, que possui métodos com centenas de linhas… enfim, quase sempre são códigos horríveis de dar manutenção – e devido a essas características, atrasos são muito frequentes. No entanto as pessoas hierarquicamente acima de mim não estão nem um pouco preocupadas com a qualidade interna do projeto. Querem apenas o resultado e querem que fique bom para o cliente. E no prazo estipulado.
Eu constantemente fico receoso de o meu futuro nessa empresa estar comprometido (leia-se: tenho receio de ser demitido) por conta dessa herança maldita, de metodologias inexistentes, de uma programação às vezes gambiarrenta e outras vezes complicada demais quando deveria ser simples (para terem uma ideia, hoje eu passei o dia todo tentando submeter um conjunto de checkboxes para o controller (tarefa trivial e simples!), porque a forma como a query estava montada… dava vontade de apagar tudo e começar do zero ao invés de implementar em código bagunçado).