Como vou saber que estou pronto?!?

6 respostas
algortimopythonprogramaçãologica
L

Boa Tarde a todos,

Recentemente comecei a aprender sobre TI e o primeiro nome desconhecido que vi foi algoritmo. Baixei o Visualg 2.0 (programa free que auxilia a desenvolver a lógica de programação desenvolvido por brasileiro) e comecei a ler uns tutoriais na internet, informações e tal.

A questão é: não vejo a hora de aprender a programar. Como saberei que estou pronto? como saberei que li e treinei o suficiente sobre lógica e algoritmos para começar a aprender uma linguagem?

Acho que é difícil medir o momento certo. O ímpeto é pegar Python (li em vários lugares é bom pra iniciar o aprendizado) e começar a aprender, mas e se o que eu absorvi não for suficiente?

Abraço aos amigos que compartilham seus conhecimentos.
Obrigado.

6 Respostas

J

Só quando produzir algo real, de preferencia junto com alguém experiente. A grosso modo faz um curso ou compra um livro pra seguir um direcionamento.

A

Aprender lógica e algoritmo nao é uma coisa binária que um dia estará pronto pra tudo que precisar.

Assim como desenvolvimento em geral, é um processo iterativo. A cada novo problema que tente resolver, você pode aprender algo novo para solucioná-lo.

Se está com tanta vontade de começar a programar, comece. Se proponha a fazer algo e vá aprendendo conforme a necessidade apareça.

F

Acho que estar pronto é uma coisa muito profunda dependendo do contexto da pergunta.

E na minha opinião, dentro desse nicho, é uma coisa impossível de alcançar. Todo dia você vai aprender algo novo, pois tudo muda e evolui constantemente. E você terá que criar o habito de correr atrás da informação para não ficar para trás.
Não existe um marco, aonde você aprende tudo e fica tranquilo.

Se você se refere no sentido, estou pronto para começar a programar algum código … e trazer algo ou alguma solução para algum problema.

Você precisará testar a si mesmo.

Algoritmos no começo é cansativo , chato, mas pra tudo que você for fazer você vai usar. saber controlar um loop, e condições, é essencial para progredir.

O que posso dizer, é tenha paciência , tenha foco e escolha no começo a tecnologia que você achar mais fácil, depois você muda se quiser, aprenda devagar, cada um tem seu ritmo, não tem nem como querer ter pressa com isso.

Leia apostilas , faça exercícios , se programa pega umas 2 semanas pra fazer isso. Hoje você tem o apoio do Youtube, tem gente que ensina muito bem por vídeos,

Acho que hoje tem muito conteúdo de qualidade na net , é so você focar e absorver. (no seu tempo)

E saiba desde o começo , que o caminho é longo ,e não tem fim.
não dá para saber tudo, mas dá para aprender muito e ter muito proveito disso , e você naturalmente vai se virar nos 30 conforme as coisas acontecerem.Conforme problemas surgirem.

Outra coisa não seje apaixonado, defensor de tecnologia, aprenda a ter um senso critico, do que é bom para tal situação e o melhor para você.

Todo dia tem Framework novo. O que parece ser maravilhoso hoje , daqui um tempo , está defasado.

G

Lucas. Recomendo fortemente que você assista os videos deste canal
Curso em Video - https://www.youtube.com/cursosemvideo
É um ótimo meio para quem esta começando, e em breve terá curso de Python.
Também recomendo posteriormente que você procure diversas fontes de estudo. O caminho de desenvolvimento é longo mas pode ser muito prazeroso.

N

Acho que o melhor é você começar a desenvolver um programa pequeno. Vai aprender enquanto faz, ou seja, quando precisar daquela informação. É bem melhor do que ler um livro ou uma apostila e depois tentar aplicar (pelo menos pra mim)

E mesmo que o programa não fique bom, o que você perde com isso? Nada, só vai ganhar conhecimento.

Não acho que tenha uma “linha” do quanto de lógica você precisa pra começar uma linguagem… Conforme você for desenvolvendo, vai voltando na apostila pra rever o que ainda não entendeu.

É muito diferente você conhecer a teoria e conhecer na prática… e só consegue a prática desenvolvendo. Você vai aprendendo com os milhares de erros que aparecem no caminho… rs

Se já sabe lógica, nem tem necessidade de fazer o curso do Guanabara (que é muito bom, mas bem básico)

Acho que deveria fazer alguma coisa como um formulário, tela de login, agenda na linguagem que quer aprender

E quanto antes você começar, melhor, porque é MUITA coisa que você precisa saber… Banco de dados frameworks, metodologias, etc…

E como disseram, aprender a programar também é um processo ITERATIVO, que nem a programação em si

Enfim, acho que devia começar logo. Não tem nada a perder. Só vai perder tempo se ficar paradão no básico

L

Opa obrigado a todos!

Desculpem não lhes agradecer antes, mas estive off da internet nesse final de
Decidi me aventurar em Python!

Obrigado a todos pelas dicas.

Criado 20 de janeiro de 2017
Ultima resposta 23 de jan. de 2017
Respostas 6
Participantes 6