Pessoal,
estou fazendo um estudo intenso para comparar qual das frameworks de persistência acima seria a melhor, mais estável e com um futuro próspero para um ambiente corporativo. Como de costume, eu utilizo IBM Websphere Application Server, que nativamente, possui o OpenJPA que é a implementação da Apache.
Qual o motivo do meu post? Há rumores que o OpenJPA é um projeto que está sendo enfraquecido e muitos projetos corporativos não estão mais utilizando-a, inclusive, alguns estão começando a utilizar bastante o Eclipse Link (Top Link foi doado para a Eclipse Foundation e a mesma que é bancada pela IBM). O Hibernate, é incontestávelmente, uma das mais maduras e estáveis frameworks de persistência. O ObjectDB aparece por trás de todas, pois não é tão divulgado como as outras, porém em testes comparativos, tem se saído melhor.
Com tudo isso, é muito comum surgir uma dúvida no momento de uma definição de arquitetura para projetos corporativos, pois sempre pesa para o futuro, a estabilidade e manutenção da framework, assim como é sempre importante em pensar na curva de aprendizado das equipes envolvidas nos projetos.
Alguém tem alguma documentação que faça uma boa abordagem destes assuntos? Gostaria de insumos para poder gerar uma discurssão sobre o assunto.
Muito obrigado a todos pela atenção.