Comparar plataformas Java SE e JavaFX em aplicações Desktop

4 respostas
graduaçãojavafxjava
A

Boa tarde a todos,
Estou no ultimo ano do curso de Ciência da Computação e estou com algumas dúvidas em relação a escolha do meu tema de TCC.
Trabalho com JavaFX a mais de um ano e gostaria muito de fazer sobre ele. A minha ideia inicial seria comparar as plataformas JavaFX e Java SE com Swing em aplicações Desktop seguindo algumas métricas da ISO, como desempenho, usabilidade, etc. Se fosse preciso, faria uma aplicação desktop em JavaFX, e outra bem parecida em Java com Swing e fazer as comparações. Mas, estou com duvidas se seria uma comparação justa entre eles, ou mudar de plataforma para comparar. Gostaria da opinião de pessoas mais experientes na área.

4 Respostas

J

Qual seria o motivo real desta comparação, já que Swing será descontinuado pela Oracle?

Já conversou com seu orientador sobre o que ele acha em relação ao tema escolhido?

Mostrar só tecnologia sem uma aplicabilidade pode não interessar muito a banca. Tem que ver o que de significante e de preferência real pode ser feito em JavaFx, defender pq fez essa escolha ao invés outras tecnologias bem usadas para desktop como C# e C++. Vai ter que defender também pq a aplicação teve que ser desktop e não web ou mobile. Desktop geralmente é para ferramentas ou módulos bem específicos, então se atente realmente em fazer algo que precise ser desktop caso escolha isso.

A

Primeiramente boa noite e obrigada pela sua resposta.
O motivo seria porque eu gostaria de avaliar as diferenças e correlações entre eles e com isso valorizar as aplicações desktop, mostrar o que o JavaFX trouxe de novo, ver os prós e os contras de desenvolver em um e no outro.
Infelizmente meu orientador não conhece muito o JavaFX, então estou buscando a opinião de pessoas que conhecem mais a área. Eu estava pensando em fazer um simples controle de estoque com eles como exemplo.

W

Eu concordo com que o @javaflex e gostaria de deixar uma mensagem que encontrei no linkedin somente para refletir.

As vezes acho um absurdo o aluno ter que converse um professor de certas coisas de tecnologia quando você percebe que você está muito mais atualizado que o professor.

A

É verdade. Complicado isso.

Criado 15 de fevereiro de 2017
Ultima resposta 16 de fev. de 2017
Respostas 4
Participantes 3