Compensa fazer o curso de formação Java Na Caelum?

11 respostas
R

Sei que o curso é bastante conhecido pela comunidade
e também já li as apostilas.

Minha dúvida é para quem já tem experiência no mercado, compensa fazer o curso
de formação Java.

Ou seria melhor partir para o formação avançada?

Se estivesse começando não teria dúvida , mas já tenho experiência.(Em programação web usando Hibernate,JSF,Spring,Jasper Report e programação desktop)
Li alguns livros e apostilas, fiz vários testes enquanto lia a f21,f16 e CS 14.

Lí o livro use a cabeça JAVA.

Mas tudo que sei foi correndo atrás e enfiando a fuça nos livros.

To empolgado com fato de nunca ter feito curso e já ter atuado na área.
Ter conhecido as tecnlogias atuais do mercado.

O pensamento que tenho é : Que deveria ter uma base mais solida em java.
E por isso talvez fosse melhor fazer o curso de formação.

Outro pensamento que tenho é que o curso básico vai falar sobre coisas que eu já sei, como declaração,inicialização de variáveis.
Falar sobre laços. O que é JDK , O que é JRE, denfinição de classe, como configurar variáveis de ambiente e classpath.

Onde vivem os objetos , onde vivem as várias,sobrecarga,sobreescrita,encapsulamento,herança,polimorfismo, interfaces e exception e inner Class
Sem falar que irá falar de thread, algo que não tenho experiência.

E algumas dessas coisas vc tendo programado em qualquer liguagem algumas vezes na vida já deve ter noção.
(O que é uma variável e o que são metodos , recursividade e laços de repetição).
No meu caso a primeira linguage que aprendi foi C. (Bom e velho C).
Na minha opnião talvez seja a melhor linguagem para se começar a aprender a programar e ter noções de metodos,controle de laço e escopo de variável.

Enfim de completamente novo, eu teria o módulo de Teste.

Por fim teria a segurança e certeza de estar programando da forma correta e sem o tal do XGH e afirmaça
dos conhecimentos que já tenho.

11 Respostas

E

Pelo que eu vi você já conhece bem a linguagem java e tem alguma experiencia, porem pelo que eu vi você trabalha com JSF, assim a base de Servlet e jsp não foi desenvolvida, pois o JSF encapsula esta parte, assim seria interessante fazer o fj21

R

Como assim a base de ‘Servlet e jsp não foi desenvolvida’?

É absurdo imaginar um desenvolvedor web que não tenha essa base,mesmo usando algum framework que abstraia isso.

E

raf4ever,

é o que acontece, principalmente quem está começando

Começa a desenvolver projetos “off” para aprendizado,

Usa JSF e Hibernate, mesmo nunca tendo feito um sistema com Servlet e JSP, pois JSF na versão 2 e muito simples de utilizar.

Pois este não precisa saber Servlet e jsp para desenvolver em JSF, pois JSF abstrai esta parte , como com certeza você deve saber

J

Trabalho com Java a 4 anos e se estivesse em São Paulo, ou outro lugar que tenha Caelum, faria o curso.
As apostilas são excelentes e muta gente fala bem do curso .

Fiz um curso de Struts e Hibernate na

aqui em Curita e foi muiiiiiiiito meio boca .

EI CAELUM QUANDO QUE VCS VÃO ABRIR UMA FILIAL AQUI EM CURITIBA ?

R

Eu trabalhei desenvolvendo nos seguintes ambientes Web: Hibernate(Persistência),JBoss Seam(Injeção de dependência) e JSF(Como camada de visualização).(RichFaces e alguns componentes ).

No ambiente desktop
utilizei Hibernate ,Spring e um framework Swing proprietário.
(Que funciona através de reflexão).

Em um dos projetos que eu trabalhei minha função era justamente passar Páginas em JSP (feitas em scriptlet,javascript e css ) em
Java e realizar a comunicação com o mainframe.

Na verdade essa comunicação era feita com framework proprietário.
E tudo que eu tinha que fazer era passar os argumentos necessários para o framework,através de
método com uma anotação personalizada e abstrair a logicas da página JSP para código JAVA puro.
(Novamente trabalhei com reflexão e dessa vez com serialização de objetos).

Porque o cliente definiu que cada método(Transação) tinha escopo do tipo request.
E muitas vezes um determinada tela continha tres ou quatro trasanções diferente.
(Ou seja era necessário serializar o objeto e passar através de mapa um chave e objeto serializado em sí).

No final eu recebia a resposta através de arquivo Json e passava o mesmo pra frente ou exibindo o resultado na tela.

Tive bastante experiência , cheguei a trabalhar com Entry e tive a chance de usar inner Class por várias vezes
para implementar a interface comparable e usar Jasper Report para criar relatorios em pdf.

R

O problema disso tudo foi que eu era trainne, mas foi na base do se virá.

Então muita coisa eu apenas analisei entendi como funcionava.

E fiz.(O fato era que havia muita coisa pronta)

D

Boa tarde.
Para o conhecimento que diz ter, aconselharia investir seu R$ em outra coisa.
Já tem uma base em java, agora é so correr atrás e continuar aprendendo por si só.

J

Rocklee6544:
O problema disso tudo foi que eu era trainne, mas foi na base do se virá.

Então muita coisa eu apenas analisei entendi como funcionava.

E fiz.(O fato era que havia muita coisa pronta)

Desculpe a curiosidade, mas onde vc trabalha ?

M

bom… aprender, aprender mesmo acho que as apostilas são boas o suficiente para você aprender só com elas e de repente tirando umas dúvidas no forum… a grande utilidade do curso pago é que você não só aprende como aprende bem mais rápido do que se tivesse estudando por conta, então a grande vantagem na minha opinião é o tempo… a desvantagem é o preço, logo compensar é uma pura questão de “ter muita grana e pouco tempo”.

se você ja conhece o suficiente de JSE mas queria melhorar, considere também a possibilidade de fazer o FJ21, é bem proveitoso.

R

Uma empresa chamada Pandata.

Como disse foi ótimo para saber o que há no mercado.

Então eu acho que fazer esse curso vai afirmar meu conhecimento e vou saber se estou fazendo as coisas
da forma correta.

Também posso questionar sobre teoria versus pratica e quais são as melhores práticas.
Muitas coisas que eu fiz, eu fiz achando que aquilo era o correto.

E outras coisas eu ví que podia ter feito melhor ou que não eram daquele jeito.

De qualquer forma eu passava uma boa parte do tempo analisando código de outras pessoas, o que foi bom porque me obrigou
a entender a lógica e jeito de programar de outras pessoas.

Houve ocasiões onde eu perdi mais de duas horas para modificar duas linhas.
Alterações pontuais para fazer o caso de uso funcionar.

Até diagrama de sequência e teste eu cheguei a fazer.
Especificação de caso de uso.
Descompilar código com uma ferramenta chamada jad, pena que usaram ofuscador.
huahuahuahuahuahua.

D

Ja trabalhei lá também… shushush
Sai em Março de 2010.

Criado 14 de março de 2012
Ultima resposta 14 de mar. de 2012
Respostas 11
Participantes 6