Gostaria de saber se alguém pode me ajudar e fazer uma comunicação entre processos distintos em FIFO. Basicamente um processo fica continuamente escrevendo e o outro lendo. Estou começando a programar em Java agora, não tem um mês. Se puderem indicar links,livros ou vídeos ajudaria bastante.
Comunicação FIFO
9 Respostas
Esse problema é conhecido como Produtor/Consumidor, é um clássico problema de concorrência.
Existem algumas maneiras diferentes de fazer comunicação entre duas JVMs. As duas maneiras mais fáceis:
- Socket
- RMI
Independente da maneira que você escolher para executar a comunicação, vai ter que montar um esquema de sincronia. Algumas ideias:
- Um “servidor” central mediador, aonde os produtores escrevem e os consumidores consomem (produtores e consumidores não se comunicam entre si). Dessa forma você pode escalar para quantos produtores/consumidores quiser.
- Fazer o produtor se comunicar diretamente com o consumidor. Dessa forma você pode ter vários produtores/consumidores também, porem cada consumidor vai ter sua própria fila de consumo.
Boa sorte!
EDIT: Não vi a parte que você falou que era iniciante. Essa atividade não é tão simples de se fazer, pois requer alguns conhecimentos de nível intermediário/avançado. Mas é totalmente fazível! Garanto que se você estudar o suficiente e concluí-la, vai saber mais do que muita gente que diz por aí que sabe! kkkkkkk
Não sei se você sabe inglês, mas ajudaria bastante, pois a gigantesca maioria do material de qualidade está nessa língua.
Um resuminho sobre RMI (tem uma trilha no site da oracle só sobre rmi, aqui):
RMI significa Remote Method Invocation. Funciona mais ou menos assim: Você tem uma interface, digamos assim:
public interface Calculator() {
double calculate();
}
Certo?
Você vai ter uma cópia dessa interface tanto no servidor quanto no cliente.