Comunicacao via socket[Resolvido/Solved]

5 respostas
V

Olá, estou tentando estabelecer uma comunicação do meu computador com o PLC via Ethernet (Panasonic FPX C30R através da AFPX COM 5 (Ethernet)).
Mas quando tento comunicar é gerada uma exessão:

java.net.SocketException: Network is unreachable: connect at java.net.DualStackPlainSocketImpl.connect0(Native Method) at java.net.DualStackPlainSocketImpl.socketConnect(Unknown Source) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.doConnect(Unknown Source) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connectToAddress(Unknown Source) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connect(Unknown Source) at java.net.PlainSocketImpl.connect(Unknown Source) at java.net.SocksSocketImpl.connect(Unknown Source) at java.net.Socket.connect(Unknown Source) at java.net.Socket.connect(Unknown Source) at java.net.Socket.<init>(Unknown Source) at java.net.Socket.<init>(Unknown Source) at com.net.EthernetComm.connect(EthernetComm.java:45) at com.view.Test.main(Test.java:12)

public void connect(String ip, int port) { try { socket = new Socket(InetAddress.getByName(ip), port);// erro nesta linha in = socket.getInputStream(); out = socket.getOutputStream(); isConnected = true; } catch (IOException e) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Time-out.", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); e.printStackTrace(); } }

5 Respostas

E

A mensagem de erro já diz tudo.

“getByName” lhe retornou um endereço a que ele não está conseguindo se conectar.

Cheque (usando ping, talvez) se o endereço que você está tentando usar está correto.

Talvez não exista uma rota adequada para o endereço desejado (e nesse caso você talvez precise de usar algum comando do tipo “route add”), e você precisará verificar suas conexões de rede também.

R

Colega, dando uma rápida olhada no site desse PLC me parece que ele não implementa TCP/IP, apesar de suportar Ethernet. Nesse caso, comunicação com sockets não vai funcionar.

Bom, eu não conheço nenhuma biblioteca Java para trabalhar diretamente com Ethernet, mas provavelmente existe alguma coisa em C ou Delphi que você possa utilizar.

V

rmendes, obrigado pelos esclarecimentos, funciona sim pelo socket do java. :wink:

R

Bom, pesquisando melhor eu vi que o AFPX-COM5 suporta comunicação por TCP. De qualquer maneira, o site diz que você deve baixar o software de configuração, o ConfigWD para configurar o endereço IP do controlador, o tipo de protocolo, e se o dispositivo funcionará como cliente ou servidor. Você já procedeu com essa configuração ?

V

Sim já fiz essas etapas, só tinha vindo aqui por que já estava meio sem saídas, mais muito obrigado pelo apoio viu, dificel gente aqui q até corre atras pra tentar ajudar.

Já esta tudo funcionando corretamente aqui, consegui comunicar.

Criado 19 de junho de 2012
Ultima resposta 19 de jun. de 2012
Respostas 5
Participantes 3