Conexão com o servidor cai quando faço build do NetBeans
4 respostas
servidormysqljava
T
ThiagoPasquini
Bom dia!!
Criei um projeto utilizando NetBeans e MySQL, o projeto do NetBeans utilizava uma conexão Local do MySQL, como finalizei o projeto eu e meu amigo montamos um servidor em Linux, e e alteramos a conexão do NetBeans que estava com o apontamento Local p/ o novo apontamento no caso p/ o banco dentro do servidor.
Ao realizar testes no NetBeans percebo que a conexão funcionou perfeitamente, no entanto quando utilizo o comando “Limpar e Construir o Projeto” - parece que a conexão fica falha -
me retornando o erro “No suitable driver found for jdbc: mysql//192.168.0.100:3306/projeto”
Observei que, tem um espaço entre o jdbc: e o mysql, também falta o “:” (dois pontos) entre a palavra mysql e as duas barras na sua linha de declaração do host.
Outra coisa, verifica se o arquivo do jdbc do mysql está na pasta dist/lib onde o Netbeans salva o projeto construído. Caso não esteja, verifica se o .jar do jdbc do bd foi adicionado na biblioteca do projeto, corrija e reconstrua o projeto novamente.
Verifique aí e depois avisa.
T
ThiagoPasquini
Boa Tarde Trapezus! Observei que, tem um espaço entre o jdbc: e o mysql, também falta o “:” (dois pontos) entre a palavra mysql e as duas barras na sua linha de declaração do host.
Acabei de ver o código e está da forma que você mensionou acredito que na hr de eu copiar pra cá esqueci dos dois pontos e aumentei este espaço.
quanto á Outra coisa, verifica se o arquivo do jdbc do mysql está na pasta dist/lib onde o Netbeans salva o projeto construído. Caso não esteja, verifica se o .jar do jdbc do bd foi adicionado na biblioteca do projeto, corrija e reconstrua o projeto novamente.
o projeto está funcionando perfeitamente antes de eu usar limpar e construir
pode me auxiliar a verificar este .jar do jdbc ?
T
ThiagoPasquini
na pasta dist dentro de netbeans project existe apenas o icone do java que foi construido
T
Trapezus
Quando você utiliza a opção “Limpar e Construir” do Netbeans os arquivos compilados do seu projeto vão para o arquivo .jar que é salvo na pasta dist do seu projeto, conforme imagem abaixo.
Adicionalmente as libs utilizadas em seu projeto são salvas na pasta dist/lib, desta forma abaixo, que no meu caso tem o postgresql-jdbc.jar para acesso ao BD.
Por algum motivo a libs do jdbc do mysql não está na pasta dist/lib, o qual é necessário para acesso ao BD.
A aplicação executar normalmente pelo Netbeans?
Verifica no Netbeans se as libs utilizadas foram corretamente adicionadas ao projeto e refaz a construção do projeto pelo Limpar e Construir.