Conexao jdbc com firebird

2 respostas
R

Olá pessoal…
Alguem sabe como criar uma classe de conexao com o db firebird 2.0? ae mesmo instando o firebird jprovider 1.5 o eclipse nao traz bibliotecas para conexao com firebird como fbsqlconection, fbsqldataset, fbsqlbuilder…
porem estou prescisando conectar ao um db firebird que fica em servidor… alguem teria um exemplo de codigo para eu ver e tentar criar uma classe de conexao?

Espero respotas…

Att,
Ronaldo.

2 Respostas

L
Você está com sorte irmão Tá aí um exemplo, veja se funciona. Qualquer coisa poste aqui! ^^
public class ConexaoFireBird{
private String driver;
private String url;
private String usuario;
private String senha;
private Connection conn;
private Statement st;

public boolean conecta(){
boolean result = true;
try{
Class.forName(driver);
conn = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);
}

catch(ClassNotFoundException erroClass){
System.out.Println(erroClass);
result = false;
}
return result;
}

import java.sql.*;
}

O básico que você queria acho que está aí, os detalhes agora você deve implementar. Algumas explicações:
Os atributos privados são variáveis de instância requeridas pela classe pra vc fazer seu trabalho.
A variavel driver é utilizada para indicar um driver de conexão, no nosso caso, um jdbc. A url indica exatamente o banco de dados que será alvo da conexão. As variáveis de usuário e senha existem para conter a identificação e a senha do usuário que deseja conectar com o banco de dados.
Ainda há as variáveis conn e st, objetos das classes Connection e Statement (ambas são interfaces). Com estes objetos e a participação da classe DriverManager, conseguimos efetuar as conexões.

Você deve setar o valor das três primeiras variáveis em um arquivo separado para haver maior segurança das informações de usuário e senha principalmente. Os valores para driver e url são basicamente assim:
driver = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";
url="jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\\Livros\\Eclipse\\Driver\\Contas.fdb";
Acho que agora você tem tudo o que precisa! Na url vc deve colocar o nome do servidor em "localhost" e o número da porta de conexão que no exemplo foi "3050" e setar o local onde se encontra o seu banco de dados. Espero que consiga usar irmãozinho. Qualquer coisa posta aki ou manda um email: [email removido] Fonte: Eclipse 3.1 Programando com Visual Editor 2ª Edição
L

só retaforando,
na ultima linha de código de exemplo está
rl = …
o correto é url = …

Criado 17 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 17 de fev. de 2008
Respostas 2
Participantes 2