Conexão JDBC com MySQL [RESOLVIDO]

12 respostas
java
P

Estou aprendendo a desenvolver java e estou tentando avançar em meus estudos para entender como fazer uma conexão com banco de dados, porém está havendo algum problema que não estou conseguindo identificar.

Abaixo o erro escrito no log:

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.CommunicationsException: Communications link failure

The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server.

Eu criei um pacote br.com.ConexaoBanco que dentro existe um arquivo ConexaoMySQL, o pacote eu descrevo a classe que efetua a conexão. Logo abaixo o exemplo dela.

/*
 * To change this license header, choose License Headers in Project Properties.
 * To change this template file, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */
package br.com.ConexaoBanco;

/**
 *
 * @author hotsystems
 */
import java.sql.Connection;

import java.sql.DriverManager;

import java.sql.SQLException;

public class ConexaoMySQL {

public static String status = "Não conectou...";

public ConexaoMySQL() {

}

public static java.sql.Connection getConexaoMySQL() {

Connection connection = null;          //atributo do tipo Connection

try {

String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

Class.forName(driverName);

String serverName = "";    

String mydatabase ="";       

String url = "jdbc:mysql://" + serverName + "/" + mydatabase;

String username = "";          

String password = "";      

connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);

//Testa sua conexão//  
            if (connection != null) {

status = ("STATUS--->Conectado com sucesso!");

} else {

status = ("STATUS--->Não foi possivel realizar conexão");

}

return connection;

} catch (ClassNotFoundException e) {  

System.out.println("O driver do banco de dados nao foi encontrado.");

return null;

} catch (SQLException e) {

System.out.println(e);
            System.out.println("Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados.");

return null;

}

}

public static String statusConection() {

return status;

}

public static boolean FecharConexao() {

try {

ConexaoMySQL.getConexaoMySQL().close();

return true;

return false;

}

}

public static java.sql.Connection ReiniciarConexao() {

FecharConexao();

return ConexaoMySQL.getConexaoMySQL();

}

}

Na classe main, tenho um pacote controlesincronismo que descrevo o main do programa, a seguir o exemplo dele.

/*
 * To change this license header, choose License Headers in Project Properties.
 * To change this template file, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */
package controlesincronismo;

import br.com.ConexaoBanco.ConexaoMySQL;

/**
 *
 * @author hotsystems
 */
public class ControleSincronismo {

/**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String[] args) {
        ConexaoMySQL con = new ConexaoMySQL();
        con.getConexaoMySQL();
        con.statusConection();
    }

}

Qual tem sido meu erro ? E gostaria de saber também se estás sãos as melhores praticar que me proporciona segurança.

Agradeço a colaboração.

12 Respostas

R

O mais importante você não postou, que são os parâmetros da conexão (url da conexão, ip, etc.). Mas pela mensagem de erro parece que a sua máquina não está conseguindo se conectar ao servidor onde está o banco. Já fez esse teste ? tente se conectar via linha de comando ou pelo MySQL Workbench. Certifique-se de que a rede está ok.

P

Está sim, tenho outras aplicações em PHP e está conectando normalmente, não coloquei os dados porque tenho certeza que está correto, baseado nos meus scripts de PHP

R

Bom, pelo seu código, não dá pra saber onde está o erro. Uma prática que está te atrapalhando é capturar as exceções e retornando códigos de status, isso é terrível porque você perde os stacktraces e esconde os erros. A minha 1a sugestão é você retirar esses catchs e simplesmente declarar as exceções lançadas. Deixe para capturar as exceções somente no seu método main.

P

Teria como me auxiliar a fazer tal ideia ? Pois sou novo na programação JAVA, no caso ficaria como ?

R

Ao invés de:

public static java.sql.Connection getConexaoMySQL() {
Connection connection = null; //atributo do tipo Connection

try {
        String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";
        Class.forName(driverName);
        String serverName = "";    
        String mydatabase ="";       
        String url = "jdbc:mysql://" + serverName + "/" + mydatabase;
        String username = "";          
        String password = "";      
        connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);

//Testa sua conexão//  
        if (connection != null) {
            status = ("STATUS--->Conectado com sucesso!");
        } else {
            status = ("STATUS--->Não foi possivel realizar conexão");
        }

return connection;
    } catch (ClassNotFoundException e) {  
        System.out.println("O driver do banco de dados nao foi encontrado.");
        return null;
        System.out.println(e);
        System.out.println("Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados.");
        return null;
    }
}

você troca por:

public Connection getConexaoMySQL() throws SQLException, ClassNotFoundException{
    Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");

return DriverManager.getConnection(
            String.format("jdbc:mysql://%s/%s", "server", "database"),
            "username", 
            "1234"
    );        
}

e você vai deixando a exceção ser lançada até o seu método main. Somente nele você faz:

public static void main(String args[]){
    try{
        runApplication();
    }catch(Exception e){
        e.printStackTrace();
    }
}
P

Nuss deu um tanto de erro. Olhe so:

The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server. at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance0(Native Method) at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance(NativeConstructorAccessorImpl.java:57) at sun.reflect.DelegatingConstructorAccessorImpl.newInstance(DelegatingConstructorAccessorImpl.java:45) at java.lang.reflect.Constructor.newInstance(Constructor.java:526) at com.mysql.jdbc.Util.handleNewInstance(Util.java:404) at com.mysql.jdbc.SQLError.createCommunicationsException(SQLError.java:981) at com.mysql.jdbc.MysqlIO.<init>(MysqlIO.java:339) at com.mysql.jdbc.ConnectionImpl.coreConnect(ConnectionImpl.java:2253) at com.mysql.jdbc.ConnectionImpl.connectOneTryOnly(ConnectionImpl.java:2286) at com.mysql.jdbc.ConnectionImpl.createNewIO(ConnectionImpl.java:2085) at com.mysql.jdbc.ConnectionImpl.<init>(ConnectionImpl.java:795) at com.mysql.jdbc.JDBC4Connection.<init>(JDBC4Connection.java:44) at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance0(Native Method) at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance(NativeConstructorAccessorImpl.java:57) at sun.reflect.DelegatingConstructorAccessorImpl.newInstance(DelegatingConstructorAccessorImpl.java:45) at java.lang.reflect.Constructor.newInstance(Constructor.java:526) at com.mysql.jdbc.Util.handleNewInstance(Util.java:404) at com.mysql.jdbc.ConnectionImpl.getInstance(ConnectionImpl.java:400) at com.mysql.jdbc.NonRegisteringDriver.connect(NonRegisteringDriver.java:327) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:571) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:215) at br.com.ConexaoBanco.ConexaoMySQL.getConexaoMySQL(ConexaoMySQL.java:81) at controlesincronismo.ControleSincronismo.main(ControleSincronismo.java:27) Caused by: java.net.ConnectException: Connection refused: connect at java.net.DualStackPlainSocketImpl.connect0(Native Method) at java.net.DualStackPlainSocketImpl.socketConnect(DualStackPlainSocketImpl.java:79) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.doConnect(AbstractPlainSocketImpl.java:339) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connectToAddress(AbstractPlainSocketImpl.java:200) at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connect(AbstractPlainSocketImpl.java:182) at java.net.PlainSocketImpl.connect(PlainSocketImpl.java:172) at java.net.SocksSocketImpl.connect(SocksSocketImpl.java:392) at java.net.Socket.connect(Socket.java:579) at com.mysql.jdbc.StandardSocketFactory.connect(StandardSocketFactory.java:211) at com.mysql.jdbc.MysqlIO.<init>(MysqlIO.java:298) ... 16 more

P

O meu MAIN deixei assim

`    public static void main(String args[]) {
        try {
            ConexaoMySQL con = new ConexaoMySQL();
            con.getConexaoMySQL();
            con.statusConection();
        } catch (Exception e) {
            e.printStackTrace();
        }
    }

`E minha classe ficou assim:

public Connection getConexaoMySQL() throws SQLException, ClassNotFoundException {
    Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");

return DriverManager.getConnection(
            String.format("jdbc:mysql://%s/%s", "127.0.0.1", "meuDB"),
            "meulogin",
            "minhasenha"
    );
}
R

Como eu havia dito, o seu problema é de rede, veja só:

Caused by: java.net.ConnectException: Connection refused: connect

o seu BD está na mesma máquina mesmo (127.0.0.1 é o IP do localhost) ? Já tentou informar o número da porta na qual o BD está escutando ? tem algum firewall no meio do caminho ?

P

Porque no PHP eu so coloco isto e ele conecta normalmente ? Na verdade a rede não está em meu computador, está em um computador diferente. Normalmente qual é a porta do mysql ?

R

Eu acho que é a 13306, mas se quem configurou essa instância do MySQL trocou o número, não vai funcionar.

P

Tem alguma forma para saber qual é ?

P

Amigo obrigado pela ajuda, consegui identificar o erro, o PHP funcionava pois o arquivo PHP estava no servidor, ja o JAVA estou em outra maquina, após adicionar o endereço correto tudo funcionou perfeitamente.

Criado 28 de janeiro de 2016
Ultima resposta 28 de jan. de 2016
Respostas 12
Participantes 2