Conexão Remota de Pipeline do Azure ao BD Firebird

2 respostas
R

Oi pessoal, bom dia!

Recebi uma demanda para extração de dados de um BD Firebird. Como não tenho muito conhecimento nesse BD, venho pedir uma ajuda pra resolver esse problema.

O BD faz parte de um Software de Gestão que está instalado no desktop do cliente. Esse desktop possui IP fixo e o BD Firebird está em uma pasta no diretório de instalação do software.

O objetivo é fazer a conexão (pipeline) nesse BD e extrair alguns dados que serão levados para um DW em nuvem Azure para alimentar um BI Gerencial.

Minha dúvida está em saber como fazer essa conexão e o que preciso configurar no cliente para conseguir essa conexão ao BD Firebird.

Qualquer ajuda será bem vinda!

Obrigado!
Rafael

2 Respostas

T

Não manjo muito de Azure, mas bancos Firebird normalmente não são muito protegidos, tanto que a maioria pode ser acessado com usuários e senha padrão (usuário SYSDBA, senha masterkey), em aplicações de gerenciamento como o FlameRobin. Sabendo o IP, você pode fazer uma conexão remota (na mesma rede) na porta 3050, se estiver liberada no firewall da máquina que hospeda o banco.

Via internet pode ser mais complicado, mas se o IP de internet é fixo, deve ser possível. Já isso ser feito com no-ip, embora seja bem lento.

Sugestão simplificada: criar uma aplicação ou similar que fique rodando no cliente, na mesma pasta da aplicação, com a função de ficar enviando esses dados para um endpoint no Azure.

Abraço.

R

Obrigado Amigo!

Bem isso que havia pensado como solução.

A partir do Azure vou instalar na máquina do cliente um Integration Runtime que será utilizado para conexão, facilitando também a atualização de dados programada para ser 8 vezes ao dia.

Embora ainda novo no FB acho que não terei muitas dificuldades.

Abraço!

Criado 22 de junho de 2023
Ultima resposta 25 de jun. de 2023
Respostas 2
Participantes 2