Construção de um programa

32 respostas
javamysql
P

Olá, queria saber de quem já fez um programa completo, o que é preciso saber (assuntos de java) para conseguir fazer um? (tenho q fazer um para o RH)

32 Respostas

D

Primeiro, você precisa saber o que quer fazer. Um sistema de RH. Ok, mas quais são as funcionalidades desejadas? Quais são os requisitos funcionais? Quais os não funcionais? Quais são as regras de negócio a serem aplicadas? Quem serão os usuários? Quem pode acessar o sistema e como será feito o controle de acesso?

P

Valeu!
As funcionalidades dele vai ser só o cadastro dos servidores e a geração de relatórios. somente a responsável pelo rh poderá acessar tds as informações e cada servidor poderá ter acesso a somente os seus dados.

D

Eu não sei qual abordagem você pretende seguir, se cascata ou modelo ágil.
Independente disto, você vai precisar detalhar tudo, cada funcionalidade, a fim de identificar o que vai precisar desenvolver.
Eu confesso que esta é a parte mais chata e a parte da qual eu tento fugir sempre.
Paralelo a isso, veja qual será a tecnologia a ser utilizada, se desktop, se web, se mobile.

J

Eu trabalho com RH, e sei que é uma area um pouco ampla, seu sistema tera que fazer afastamentos de funcionarios, geração de ferias, controle de periodo aquisitivo de ferias, 13 salario, folha de pg, e a lista só aumenta, kkkkk.

P

Ai meu Deus, é isso mesmo kkkk

P

Mas a pessoa delimitou o que ela queria…

J

Serviço publico??
Pretende para desktop?

P

Este programa é destinado para a disciplina de linguagem de programação, mas também como estágio. Tenho que criar um sistema para armazenar informações dos servidores da escola (professores, professores substitutos, técnicos e estagiários) e gerar esses relatórios:

Servidores por categoria
Servidores por coordenação
Servidores por qualificação
Servidores Desligados
Aniversariantes do mês
Programação de férias anual
Programação de férias mensal

P

e sim, é para desktops

R

Tem que ser java ? não pode ser .net ?

P

Tem que ser Java

J

Assim… java desktop eu entendo. hehe

P

Que bom! Já pode ajudar uma amiguinha aqui hehe

J

Olha… primeiro um cadastro de pessoas;
Uma tabela de cargos existentes
Categorias para vincular os cargos a categoria
Agora por qualificação, é nivel e classe?

P

A qualificação é para dizer se fez mestrado, doutorado, graduação, etc

P

Não entendi…

J

Vc vai precisar de uma tabela categoria, que sera vinculada aos cargos
cada cargo tera uma categoria.
Eu não sou um programador com experiencia sabe, eu já fiz uns 2 sisteminhas, eu sempre começo pelo banco de dados.
Mas levando em conta as funcionalidades que o programa deverá conter.
Vou destrinchando ele aos poucos, hehe

P

Vc vai precisar de uma tabela categoria, que sera vinculada aos cargos

Ah sim, entendi. Já tinha feito as duas tabelas, mas n me toquei que uma estava ligada a outra

P

O professor disse que era o mais recomendado mesmo

J

Provavelmente vc tera as seguintes tabelas ligadas:
1 - Pessoa ligada a Cargos
2 - Cargos ligado a Categoria
3 - Cargos ligada a Qualificação

J

Aqui é uma situação que vc pode prevê, ex:
Sou servidor ocupante do cargo de Professor, admitido em 02/05/2017 e exonerado em 02/08/2017, porém admitido em outro cargo de Tecnico administrativo em 03/08/2017. Então na sua base vc tera que manter informaçoes da admissão anteriores e atuais.
Geralmente controlamos por MATRICULA FUNCIONAL.
Para cada cargo ocupado ele ira gerar uma MATRICULA nova.
Acho que uma tabela FUNCIONARIOS irá resolver essa questão, nela vc mantem o ID da pessoa, ID do cargo, e a matricula gerada para cada cargo admitido. Não podendo nenhuma matricular ser repetida, ou vinculada a mais de uma cargo/pessoa

P

O que entendi foi: ele já está cadastrado como professor e seus dados de quando entrou e saiu estão lá guardados. No momento em que ele é exonerado é possível se cadastrar novamente em outro cargo. Certo?

P

A matrícula é um relatório também?

J

Não… a matricula é uma coluna da tabela FUNCIONARIOS, gerada automaticamente em ordem sequencial e única.

J

Isso ai… novos dados como FUNCIONARIO serão inseridos

F

Opa amiga, passei por isso no meu curso técnico, posso falar por experiencia própria de iniciante na época, você vai ter que conversar com a pessoa que quer o sistema e depois fazer um mini documento, uma anotação, de tudo oque o sistema vai precisar, todos os cadastros, relatórios, categorias, se vai ter download de relatório essas coisas deixar tudo bem claro, entendendo como funciona vai ficar fácil.

1 - primeiro comece so fazendo as tabelas do banco de dados, depois de pronta vai pensando como elas se relacionam(as chaves primarias e as chaves estrangeiras).
2 - depois comece modelar suas classes java de acordo com o banco de dados, apenas modele.
3 - depois aprenda como fazer a interface gráfica, sugiro começar com uma ferramenta/framework chamado swing na IDE netbeans.
4 - depois aprenda conectar no banco de dados e inserir e recuperar os dados, estude JDBC.
5 - Com o aprendizado e a pratica de tudo, se sobrar tempo melhore toda sua modelagem afim de se aprofundar mais nos conceitos de orientação a objetos e programação em geral.

eu fiz um sisteminha pra escola na época e sair como uma boa bagagem de java fazendo isso ai.

F

So uma dica na época eu aprendi java com um livro chamado Java como programar edição de número 8 acho, um livro azul bem grande que tem uma formiga na capa.

Esse livro salvou minha vida na época.kkk

P

Ah velho, vocês não sabem como estão me ajudando a ter uma visão maior do programa e a não me desmotivar lkkkk.
Obrigada por relatar sua experiência!
Uma curiosidade, sua escola era o IF?

P

Peguei um na biblioteca chamado Desenvolva Aplicativos com Java 6

F

Não, fiz o técnico na ETEC.

P

entendi…

P

Olá novamente :slight_smile:, fui tentar fazer o DER e estou com uma dúvida, qual a diferença entre cargo e categoria?

Criado 13 de abril de 2018
Ultima resposta 13 de abr. de 2018
Respostas 32
Participantes 5