Consumo elevado de CPU e memória

16 respostas
D

Temos 5 aplicações J2EE rodando num JBoss 4.0.3-SP1, com Java 5.

Estas aplicações estão consumindo cerca de 70% de CPU. O consumo vai aumentando gradativamente até os 70%, até chegar ao limite de memória e o JBoss pára de responder, tendo de ser reiniciado. Isso também foi percebido antes, quando as aplicações rodavam em Java 1.4 e JBoss 3.2.3.

Anteriormente as aplicações estavam normais. Esse aumento de consumo foi percebido e, coincidentemente, perto desse período houve uma atualização nos sistemas.

O administrador de infra-estrutura ACHA que seja por causa de algum lock. Eu acho difícil, mesmo porque não usamos threads diretamente. Enfim.

Minha dúvida é: Qual a melhor forma de eu investigar esse alto consumo de CPU? Existe alguma ferramenta que me auxilie nisso? Ou o velho debug será o jeito?

16 Respostas

O

Use um profiler:
http://java-source.net/open-source/profilers
http://www.javaworld.com/javaworld/jw-08-2003/jw-0822-profiler.html

L

Olá

1. Se a aplicação usa Oracle pode ser que tenha sessões demais. Precisaria monitorar as VSessions pois elas podem estar acabando com sua memória. Já passei por este problema mas com o tomcat (e o Oracle estava em outra máquina).

2. Além de profilers que são ótimos mas que dão enorme trabalho para entender os resultados quando a gente não está acostumado com eles, eu gosto muito do glassbox. É uma ferramenta muito útil e acho até indispensável em um ambiente de desenvolvimento web. Não é um profiler mas monitora em tempo real através de AOP sem que você precise alterar uma linha na sua aplicação. E ainda dá dicas em alguns casos de demora na resposta. É a aplicação de AOP mais legal que conheço.

[]s
Luca

L

Pode ser devido a um maior consumo de memória. Se tua aplicação passou a usar mais memória e o heap em produção não foi ajustado, pode ocorrer coisas como, por exemplo, ciclos contínuos de full gc devido ao mature space estar muito carregado.

D

Difícil, viu Louds, pois eles configuraram para iniciar com 1 giga de memória.

P

Você sabe ao menos que tipo de “atualização” os sistemas sofreram?

A

Tem certeza de que todos seus sessions beans (stateless) estão sendo liberados? Isso é bem fácil de verificar: a camada cliente de ejb DEVE sempre chamar explicitamente o método remove (sem isso os objetos ficam presos no server até que role o timeout - e isso pode demorar, dependendo da configuração do seu server app).

Woody

A

Qto a profilers, hmmm, concordo com o Luca: são bem difíceis de entender e nem sempre vc consegue boms resultados com esses caras.

Recentemente tentei o jprofiler, jprobe e uma penca de outros que naum lembro o nome e acabei por fazendo a verificação na unha. Estava com memory leak na minha aplicação e precisei desesperadamente desses caras pra tentar uma solução rápida mas não deu! Só pra aprender a usar esses profilers vc perde um tempão …

Será que seu caso não é esse não? Memory Leak?

Woody

L

1 giga é muita memória ou pouca? Sem conhecer a aplicação ambas respostas estão certas. Tenho em mãos aplicações que 1 giga de memória não dá pra começar.

D

Louds, o admin disse que as aplicações, antes, não chegavam a 500 megas.

plentz, a atualização suspeita foi feita por mim. Antes, o JBoss precisava ser restartado cerca de 3 ou 4 vezes por semana, por estouro de conexões presas. Investiguei no framework (in-house) que usamos e descobri falhas nele. Acabei atualizando esses pontos e adicionei um HttpSessionListener para matar uma conexão que ficava presa na sessão, por um motivo de mau desenho do framework. Enfim, foi como consegui resolver. Atualizamos 25 aplicações e apenas 5 delas que estão numa mesma instância é que deram problemas.

agodinhost, realmente não chamamos remove() para os ESSB. Mas acho que isso não é o problema, pois antes não tinha esse alto consumo. Aliás, o remove não é um metodo de callback do container? Creio que não deveria ser invocado por que usa o ESSB.

Bom, para adiantar alguma coisa. Descobri que um maldito empacotou o j2ee.jar e o classes12.jar (do Oracle) dentro de um dos EARs. Vou tirar e colocar em produção e ver o que rola.

D

Bom, olhando o status do JBoss Web-Console:

Stage Time B Sent B Recv Client VHost Request S 115880205 16384 79 200.25.220.166 www.xxx.com.br POST/cge/SEControl?resource=/respostaPagtosData.jspHTTP/1.0 S 115634097 0 0 200.25.220.166 www.xxx.com.br GET/cge/SEControl?resource=/consultaQtdeRecebidaPubl.jspHTTP/1.0 S 112856065 131072 101 200.142.81.222 www.xxx.com.br POST/cge/SEControl?resource=/respostaPagtosData.jspHTTP/1.0 S 105647934 0 0 200.142.81.222 www.xxx.com.br GET/cge/SEControl?resource=/detalheVirtual.jsp&nroSolicitacao=110073&valor=0&juros=0&codProduto=13723001&edicao=12&rnd=98456HTTP/1.0 S 92560284 0 0 200.142.81.222 www.xxx.com.br GET/cge/SEControl?resource=/index.jspHTTP/1.0

Dá pra ver que uma das aplicações é que tem muitas requisições com tempos longos demais.

P

Bom, primeira coisa, você consegue verificar se seu HttpSessionListener está realmente matando a conexão? Depois disso, chegou a ver se ele não está “empacando” ao tentar fechar alguma conexão? O problema não deve estar justamente no seu HttpSessionListener?

D

Então, vou tentar verificar ai também. Existe zilhões de possibilidades.
O listener funcionou bem nos testes e na implantação, pois não tínhamos mais que reiniciar o Jboss por causa das conexões presas. Isso passou a ocorrer a cada 7 ou 10 dias.

A atualização pode ser mera coincidência também.

Avaliar isso será bem difícil. Creio que terei que atacar uns pontos e usar teste de stress na máquina de testes para ver se simulo a utilização da produção.

Que saco!

L

Olá

Vou repetir um dos meus conselhos: se a base de dados for Oracle, não deixe de incluir o DBA na monitoração dos parâmetros dele. Pode ajudar muito a descobrir porque há necessidade de reiniciar o JBoss tão freqüentemente.

[]s
Luca

D

O caso de conexões presas é antigo e apanhamos muito com isso já. Todos foram envolvidos e o problema era mesmo da aplicação. Tanto é que eu resolvi 99%. Apesar de que ainda existe alguma conexão presa, mas isso não incomoda tanto eles.

Mas este problema não parece relacionado com o nosso problema atual.

M

Boa noite a todos,

Estou com um problema parecido na minha aplicação e não consigo identificar a causa. Tenho uma aplicação web que acessa intensivamente o banco de dados, localizado remotamente (MS SQL Server).

Acontece que, passado algum tempo, a aplicação simplesmente pára de responder e tenho que reiniciar o servidor, acontece tanto no JBoss quanto no Glassfish.

Isso já estava acontecendo antes, mas acontecia com menos tempo e era porque eu não havia fechado todas as conexões. Agora todas as conexões estão fechadas, pelo menos isso que mostra a tela de administração do Glassfish, e o problema continua acontecendo, apesar de demorar mais um pouco para ocorrer.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Atenciosamente,

Marco

M

Alguém tem pelo menos uma idéia do que pode estar acontecendo? Obrigado.

Criado 25 de outubro de 2006
Ultima resposta 21 de fev. de 2007
Respostas 16
Participantes 7