Contexto em Java

7 respostas
H

Como eu desenvolvo um contexto, em uma aplicação Java.

Existe algum padrão de projeto, que ajude a solucionar este problema ?

qualquer ajuda será bem vinda.

7 Respostas

S

Desculpe minha ignorância, mas o que seria esse “Contexto”?

P

Hugo,

Pelo que entendo por contexto que você quer, é um singleton simples, que perdura em um escopo pequeno ou grande. Ai depende da sua necessidade. Se você dizer qual sua necessidade, ou o motivo de se ter um contexto, pode ficar mais fácil.

flw

M

aplicação desktop??

use o swing app framework.

H

Obrigado pelas respostas.

O principal objetivo do meu contexto seria, na minha aplicação preciso executar um determinado processo, que fique disponivel para qualquer outra classe que eu chame, dentro da minha aplicação .

Esta aplicação é Swing.

A idéia do Singleton, é o primeiro passo, mas como disponibilizar isso para qualquer classe da minha aplicação. Essa é a parte que eu não estou conseguindo desenvolver.

Continuarei estudando.

Obrigado pela ajuda.

P

Então Hugo,

O singleton “pode” ser acessado em qualquer lugar, pois é uma classe que possui um “atributo de classe” (static). Você vai fazer algo parecido com ClasseSingleton.getInstance(), e ela retorna a unica instância da classe.

Leia sobre o singleton. Algumas dicas: ele tem o construtor privado, e em alguns casos pode funcionar como uma espécie de pool de objetos.

flw

M

pensei que vc queria compartilhar propriedades…

use o Singleton msm

public class Application {

public static final INSTANCE = null;

private Application(){

}

public getINSTANCE(){
    if(INSTANCE == null)
        INSTANCE = new Application();
    return INSTANCE;
}

}

Ai sempre que vc precisar de um objeto Application vc faz:

Application app = Application.getINSTANCE();
H

O que você quiz dizer com isto ?

Talvez seja o que eu preciso. Eu preciso compartilhar conexões do banco, e os serviços disponibilizados pela minha aplicação, coisas que são muito honerosas para a aplicação que não podem ser executadas a toda hora.

Embora com o exemplo que você me passou pareceu, que também pode resolver o meu problema, de uma maneira elegante e eficiente também.

Agora andei dando uma lida sobre Swing Application Framework, me pareceu bem interessante, mas o que ele pode fazer além de desenvolvimento, mais rápido.

Obrigado pela ajuda.

Criado 4 de abril de 2008
Ultima resposta 4 de abr. de 2008
Respostas 7
Participantes 4