Criando aplicações desktop cliente / servidor, sem programação no cliente

10 respostas
P

Olá.

Tenho a seguinte situação.

Desejo fazer uma aplicação desktop cliente / servidor, porém toda a programação, ficaria no servidor. Explicando melhor.

No servidor, são criadas as telas em Swing, a programação e os eventos.

No cliente, haverá apenas uma API genérica para tratar as solicitações recebidas, de forma, que a aplicação cliente não precise ser atualizada se alguma tela for adicionada na aplicação servidor, ou qualquer outro componente e afins.

Comecei a fazer alguns testes utilizando conexão via Socket. Quanto a conexão, sem problemas, porém o complicado é fazer todos estes tratamentos.

A minha dúvida seria se existe alguma API para ajudar neste processo, algo que implementasse algo similar a isto?
Ou se existe algum framework que implemente ou auxilie esta situação?
Devo utilizar J2EE para fazer uma aplicação assim? Por onde começar?

Desde já, agradeco qualquer ajuda.

Valew!

10 Respostas

L

Porque vc não faz uma aplicação J2EE??? bem mais em conta…

R

Você quer fazer uma aplicação desktop, porém com tudo no servidor apenas executá-la no cliente?

Caso seja isso, Java Web Start seria uma boa opção.

B

Ola,

Bom, vamos lá, vc quer criar uma aplicação total só server-side, e o cliente, toda vez que executar irá ter que fazer o download dela, isto é, telas, eventos… e tudo o mais…

Meu, seguinte, isto será muito custoso, em relação a tráfego de rede, trabalhoso em relação a serialização de objetos, e usar socket??? recomendo fortemente usar RMI, mais rápido e parudo pra isto, e outra, pq vc não junta a idéia do colega e faz tudo como manda o figurino em uma aplicação cliente/servidor, crie sua camada de negocio e afins, persistencia no servidor e no cliente os caras para cuidar da view, e crie uma camada de comunicação entre os dois… e para gerenciar atualizações e afins coloque ele em JWS, é tranquilo de fazer…

P

leopoldof, esta era exatamente uma das minhas dúvidas, se eu deveria usar J2EE para fazer uma aplicação assim. Creio que seja a melhor solução realmente.

RicardoLuis, o JWS não seria apenas para eu controlar a versão utilizada pelo cliente? No caso, toda vez que ele rodar, ele irá verificar se há uma nova versão e baixar esta nova versão, correto? Porém, a implementação ainda estaria no lado cliente… Se o JWS for realmente somente para isto, já está implementado.

BrunoCarlo, para eu utilizar o RMI, eu precisaria ter no caso a classe criada no lado cliente, com os stubs e skeletons, correto? No caso, eu não teria esta classe criada no cliente, apenas uma classe genérica para processar as telas enviadas pelo servidor…

No caso, o que dizes fazer tudo como o figurino manda, seria utilizar o J2EE para fazer isto?

Agradeço as respostas de todos! Valew!

B

Sim, vc teria as classes trafegando pela rede, mas isto não é ruim, em termos de segurança, se for a sua preocupação.

Bom, para fazer “tudo como manda o figurino” vc pode usar diversas coisas… ou só o JSE, não é tão necessário usar JEE, sabendo que:
RMI, Swing, JDBC, e afins faz parte do JSE.

P

A escolha do RMI ao invés de Socket, seria por ele ser mais rápido, mais eficiente ou por trabalhar em mais alto nível?

Posso usar o RMI tanto para internet quanto para redes internas?

Estava testando via socket porque esta aplicação iria ficaria disponível para uso na internet também.

Att,

Puri

B

Puri:
A escolha do RMI ao invés de Socket, seria por ele ser mais rápido, mais eficiente ou por trabalhar em mais alto nível?
Estava testando via socket porque esta aplicação iria ficaria disponível para uso na internet também.

Pois é, o RMI trabalha mais em alto nível, de forma a facilitar MUITO o trabalho do desenvolvedor, a manutenção, arquitetura do projeto, e ele trabalha tranquilamente em redes internas e internet…

P

BrunoCarlo:
Puri:

Pois é, o RMI trabalha mais em alto nível, de forma a facilitar MUITO o trabalho do desenvolvedor, a manutenção, arquitetura do projeto, e ele trabalha tranquilamente em redes internas e internet…

Entendi.
Muito obrigado a todos, vou testar mais sobre o RMI e as sugestões dadas.

Valew!

O

A sua proposta original é mais ou menos como funciona a arquitetura do Oracle Forms via Web:
http://www.oracle.com/technology/products/forms/pdf/275632.pdf

Ele instala um applet que é um runtime que se comunica com o servidor para obter o código e os dados.

Usando a idéia de Java Web Start, existe uma API (JNLP API) que pode auxiliar na parte de sincronização de código com o servidor. Eu nunca usei isto e não entendi bem como funciona.

S

O JWS é uma forma de vc mandar a aplicação cliente para o lado do cliente quando necessário mas ele está no servidor.
Se vc precisa alterar vc altera e coloca no servidor, o JSW irá atualizar de forma que o cliente sempre usa a versão mais recente.
Esta é a solução correta para aquilo que vc quer. Outra opção é usar Applets que dá no mesmo mas a apliação fica dentro do browser embutida em uma página html.

Não. Com o JWS todas as classes estão no servidor. Todas elas são enviadas ao cliente. Portanto fazer RMI instá incluso porque o escopo das classes é único. O ponto é que RMI não é bom para fazer comunicação swing. Use (webservices) REST que é mais fácil.
Vc simplesmente manda xml (ou outro formato) com os dados e interpreta no cliente ( que vc ppr fez)

Em JEE vc faria o cliente em Swing, usaria o JWS para o deploy e EJB Session Stateless para a comunicação ( que usam RMI por baixo dos panos sem nenhum trabalho para si). Isso é a forma JEE , mas existem problemas usando EJB remotos, por isso o REST é melhor. ( o serviço REST pode usar os Session Beans localmente se necessário)

Criado 9 de setembro de 2008
Ultima resposta 9 de set. de 2008
Respostas 10
Participantes 6