Criando um Chat

55 respostas
A

Assunto: Neste detalhado tutorial, você verá passo a passo como implementar um chat profissional utilizando servlets, e terá acesso a essa implementação.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.20.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

55 Respostas

R

Olá

Por favor, como executo este programa? Não sei executar jar

L

Roberval, você executa um jar com o comando abaixo:

java -jar seuarquivo.jar

:smiley:

P

Oi Roberval

Esse arquivo aí não é para ser executado, é para você usar como um aplicativo web, ta ligado? Qualquer coisa, le o tutorial de servlets e tomcat que tem no GUJ.

L

Olá pessoal,

Li o tutorial sobre Tomcat e Servlets (muito bom!) e consegui fazer o primeiro exemplo tranquilamente (Helloworld!)

Estou tentando agora implementar o Chat…
Onde devo descompactar os arquivos? Em qual pasta devo colocá-los?Deve estar dentro do diretório webapps do Tomcat?
O que chamar no browser para rodar o Chat?

Agradeço desde já as respostas!!

Luiz

R

:o Hello pessoal !!!

É o seguinte : Consegui fazer rodar o chat colocando o diretório br dentro do diretório examples no tomcat o endereço ficou assim :
http://127.0.0.1:8080/examples/servlet/br.guj.chat.servlet.Login

não ficou muito bonito mas funcionou !!!

Só tem um problema : Não consigo rodar o chat em varios navegadores ao mesmo tempo !!! Quando um usuario entra ele derruba o outro !!!
Será que é porque eles tem o mesmo IP (127.0.0.1:8080) ? Ou porque estou rodando em um K6 400Mhz e é muito lento ?

Alguem já teve este problema ?

Um abraço a todos !!!

Renato

W

Baixei o tutorial e os arquivos de exemplo do chat. Coloquei o codigo abaixo em um arquivo html, mas acho que ele nao esta correto:

<html><form action=LoginServlet>
<input name=login><input type=submit value=Login>
</form></html>

no action=LoginServlet acho que devo colocar somento Login que é o nome da classe não é isso ou devo colocar /servlet/Login para executar no tomcat ?
Coloquei o arquivo .jar que baixei no meu classpath é isso mesmo que tenho que fazer ?
Onde devo colocar os arquivos pra que funcionem direitinho noTomcat ?
O chat aceita multiusuarios ? Estive lendo uma das mensagens e parece que um usuario desconecta o outro isso acontece mesmo ou aceita varios usuarios ao mesmo tempo ?

Fico aguardando resposta, pois estou precisando urgente de um chat …obrigado…

R

so posso te responder se chat aceita outros usuarios !!!

O fato de um usuario derrubar o outroé porque voce esta rodando o chat na sua máquina como localhost com IP 127.0.0.1 !!!
Faça o seguinte teste: conecte-se a Internet e acesse o chat que esta no teu computador através de outro computador vc verá que vai funcionar direitinho !!

Um abraço !!!
Renato

W

Antes de mais nada gostaria de saber se posso utilizar o chat aqui disponibilizado em uma página desenvolvida por mim, uma vez que o código foi disponivilizado para que todos pudessem baixar. Posso utilizar ?

Baixei os arquivos do chat…implementei coisas a mais e consegui fazê-lo rodar normalmente debaixo do Resin, onde estou apenas fazendo teste. Quando fui disponibilizá-lo debaixo de meu servidor de aplicações que possui containers java a área(frame) reservado a mostrar as mensagens, no caso o Room, não exibe as mensagens. O frame inferior(Form) aparece e é atualizado normalmente, embora também esteja guardando um certo cache, ou seja, usuários que já saíram continuam figurando no combo de usuários. O maior problema está justamente no exibir as mensagens. Algumas vezes, não é sempre, quando clico no botão sair… as mensagens que fui digitando e que antes não apareceram…aparecem reapidamente e a página e redirecionada.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo ? Por que as mensagens não são exibidas no momento da digitação e envio quando disponibilizei no meu servidor de aplicações ?

Obrigado e aguardo resposta…

C

Caros preciso de controlar as salas no chat do guj que estou utuilizando e controlar o numero de participantes por sala.
Sou novo em java e estou muito dificil para fazer quem puder me ajudar agradeço.

H

Comigo tbm ocorreu o mesmo problema, se vc conseguiu resolver me avise pelo meu email [email removido]

T

Srs,
precisa de ajua com relação ao erro abaixo na execução de um programa:

BASE DE DADOS ORACLE 10G

EXCEPTION : java.sql.SQLException: Unsupported feature: sqlType=-10

at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(java.lang.String,j

ava.lang.String,int) (DatabaseError.java:111) (pc 7)

at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(int,java.lang.Obje

ct) (DatabaseError.java:145) (pc 25)

at oracle.jdbc.driver.OraclePreparedStatement.setNullCritical (OraclePre

paredStatement.java:4344) (pc 442)

at oracle.jdbc.driver.OraclePreparedStatement.setNullInternal(int,int) (

OraclePreparedStatement.java:4106) (pc 3)

at oracle.jdbc.driver.OracleCallableStatement.setNull(int,int) (OracleCa

llableStatement.java:4436) (pc 8)
M

Mas onde estão os arquivos?

E

olá boa tarde a todos
em especial a Guilherme Silveira

gostaria de saber onde esta os arquivos do chat pois no final do tutorial exite a seguinte mensagem,

[size=18]"Sem a necessidade de incluir mais código java relativo ao chat - somente faltando implementar as servlets em si - você já pode criar seu próprio sistema. Pegue os arquivos que acompanham este tutorial, onde tudo isto já está codificado! "[/size]

mas não exite nenhum link de acesso aos aquivos.

sei que vcs estam reformulando o site. gostaria de resposta de quando irão colocar no ar.

me despeço agradecendo pela atenção.

R

Como faço para criar um Chat? Quero 1 urgente… para colocar no meu site…

Gostaria um daqueles que eu Poço banir… ou Kikar

e que possa escolher membros do Blog e membros Comuns !

Qualquer coisa me adionem no MSN : [email removido]

Agradeço desde já a voces :slight_smile:

Gostaria de um Quase igual a este abaixo

R

Caso nao estejem vendo a imagem do chat… ai o link

http://img197.imageshack.us/i/crewg.jpg/

L

Gostaria de ter acesso ao codigo fonte… Alguem poderia me passar?

Falow

A

Em breve vou criar um super site de chat. O sistema é único. Nunca visto antes.

E

Alguém poderia me enviar os códigos deste tutorial? não estou conseguindo baixar…
[email removido]

J

Arcanet Ramos
"Em breve vou criar um super site de chat. O sistema é único. Nunca visto antes. "

Tipo aquele sistema para matar dragões?hahahahha

G

Opa…eu também tenho meu Chat…mas ainda preciso aperfeiçoar o sistema…

Provavelmente até o fim do ano ele esteja bem melhor…segue link por enquanto…

http://www.giullianomorroni.com/Portal/pages/articles/WebChat.html

o login é ‘representante’ senha ‘123’ ou ‘supervisor’ senha ‘123’

obs.: não reparem na página…ta meio tosqueira ainda…

J

alguém sabe dos codigos fontes??

grato!

B

Administrador beot]Assunto: Neste detalhado tutorial, você verá passo a passo como implementar um chat profissional utilizando servlets, e terá acesso a essa implementação.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.20.1.guj

Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários![/quote][color=blue] [/color][list][code] :thumbup: :mrgreen: :thumbdown: :thumbup: :twisted: :evil: 8) :-P [/list]

B
beot:
Administrador beot]Assunto: Neste detalhado tutorial, você verá passo a passo como implementar um chat profissional utilizando servlets, e terá acesso a essa implementação.

Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

[color=blue] [/color][list][code] :thumbup: :mrgreen: :thumbdown: :thumbup: :twisted: :evil: 8) :-P [/list][/quote]

A

!!

U

Código fonte esta disponivel para download ??? eu nao vi
quem tiver por favor posta ai
email e: [email removido]
vlw
abs

L

Também quero o código fonte desse chat pra dar uma olhada.

Se alguem tiver por favor envie pro meu email: [email removido]

Obrigado.

B

pode me mandar também.
estou precizando de um codigo fonte de chat para utilizar em helpdesk
alguem pode me ajudar?

[email removido]

M

Galera desculpe desenterrar um tópico, mas alguém poderia me dar um auxilio, ja programo em java se, agora estou cursando java ee, alguém poderia me dizer onde encontro os arquivos codificados que constam neste tópico, ou me dizer como monto este chat, pra poder estudar ele mais profundamente?

D

alguem poderia me dar uma ajuda gostaria de saber como consigo um sitesma de chat em java tipo este

M

Não estou conseguindo vizualizar os arquivos do tópico
Alguem pode me mandar?
[email removido]

obrigado

G

Opa!
Esta é a minha contribuição: Como integrar o plugin webchat com aplicação Web usando Openfire
http://guevara2012.wordpress.com/2010/08/19/integrando-aplicacao-vraptor-3-com-openfire-e-plugin-webchat/
Abraço!

A

sou novo aqui no forum
gostaria que se possivel alguem me mandasse os codigos fontes do chat, pq n to conseguindo acha-los
email: [email removido]

M

Administrador:
Assunto: Neste detalhado tutorial, você verá passo a passo como implementar um chat profissional utilizando servlets, e terá acesso a essa implementação.

M

caraca meu que loko

A

Bem, continuo sem conseguir ter acesso aos codigos fontes, alguem poderia por favor me enviar isso
email : [email removido]

F

Eu também gostaria dos arquivos, alguem poderia disponibilizar?

desde já, obrigado!!!

J

Muito bom o tutorial!

Z

TuTorial excelente…Bem explicado…

Mas não achei o Link para download…

Se alguem tiver e quiser mandar…Por favor…

[email removido]

C

onde está o link para o download

D

Muito obrigado, nesse tutorial tirei algumas duvidas q ainda estava me matando aqui.

Vlw!

http://www.originalgratis.com.br

C

[b]O tutorial é muito bom mas ficou faltando implementar o método showMessage da classe ChatUser.

Eu refiz o código e o que aconteceu é que as mensagens não aparecem.
pelo menos aqui em casa o método res.getWriter().print(); para de funcionar sempre que existe um loop. o jeito foi colocar o botão atualizar no ChatServlet.

o código corrigido por mim pode ser encontrado no meu site http://sites.google.com/site/claudiogcc/
e também é possível testá-lo, se o meu computador estiver ligado.

Já mandei um email para [email removido] informando do problema , mas até agora não recebi respostas.[/b]

C

Travei nessa parte também de mostrar a mensagem.
Vi que você usou uma static String pra guardar as mensagens antigas, mas ficar clicando em atualizar toda hora pra ver se tem mensagem nova é chato >.<

C

Deixa o email ai Calel e os demais que estiverem insteressados , quando eu resolver eu vou postar a solução.

F

Olá, gostaria do código fonte disponível também

[email removido]

[]'s

V

Galera, tentei baixar o fonte desse artigo e nao consigo, pois nao encontro link algum para o download.

Alguem pode me ajudar?

abrs

R

Ola… estou criando um sistema web para o meu tcc, e vai usar coisas que esse chat aborda, gostaria de ter o codigo fonte dele, para controle de usuarios e atualizar a lista.

[email removido]

A

ola, queria se possivel os arquivos que acopanham o tuto para ter o tutorial completo!
[email removido]

L

Aonde tem os fonts desse tutorial ?
Parecem ter sido removidos da pagina … Alguem poderia recolocar o link la ?

Vlw…

A

Olá,

Estou precisando da mesma coisa, dos codigo fontes que não estão na pagina…
Se alguem ainda tiver, por favor envie para min: [email removido]

Agradeço desde já!

:slight_smile:

S

Alan Delgado:
Olá,

Estou precisando da mesma coisa, dos codigo fontes que não estão na pagina…
Se alguem ainda tiver, por favor envie para min: [email removido]

Agradeço desde já!

:slight_smile:

Se ninguem tiver esse material guardado vai ser dificil encontra-lo.

Esse tópico é muito antigo, foi criado em 2002 ! O_o

mas se tiverem e reconstruirem o link ajuda muita gente !

abraço.

R

que sacanagem!!!

F

Pessoal alguem tem o fonte desse artigo?

S

claudiogcc:
[b]O tutorial é muito bom mas ficou faltando implementar o método showMessage da classe ChatUser.

Eu refiz o código e o que aconteceu é que as mensagens não aparecem.
pelo menos aqui em casa o método res.getWriter().print(); para de funcionar sempre que existe um loop. o jeito foi colocar o botão atualizar no ChatServlet.

o código corrigido por mim pode ser encontrado no meu site http://sites.google.com/site/claudiogcc/
e também é possível testá-lo, se o meu computador estiver ligado.

Já mandei um email para [email removido] informando do problema , mas até agora não recebi respostas.[/b]

voce conseguiu mostrar as massagens em tempo real?

M

eu tenho no trampo…amanha coloco no ftp e deixo 24 horas pra galera baixar

A

galera aonde faço o download deste exemplo não encontro no link valeww

Criado 8 de outubro de 2002
Ultima resposta 30 de mar. de 2013
Respostas 55
Participantes 47