Bom, estou estudando a possibilidade da criação de um Odontograma usando Java 2D, vou explicar meu problema e minha solução.
Importante: O Sistema foi desenvolvido em Web utilizando: JSF, Primefaces, Hibernate/JPA, Spring e Maven.
1 - Problema: Criar um odontograma de forma que o dentista possa clicar em qualquer região (face ou dente) e escolha um procedimento para ser aplicado naquela região, após a seleção do procedimento (este já tem uma cor pré-cadastrada no sistema), a região selecionada é pintada na cor do procedimento e o mesmo é adicionado ao orçamento. O odontograma deve ter o visual abaixo:

2 - Minha Solução: Criar um Applet (que será integrado a uma página XHTML no JSF), utilizando recursos do Java 2D (1 Poligono para cada região), e monitorar o clique de cada um desses poligonos. Algo assim:
if (dente23FaceDistal.contains(e.getX(),e.getY()){
//Mostra procedimentos para DENTE 23 na Face Distal
}
Então minha ideia é realizar toda a seleção de procedimentos no Applet e depois passar por parâmetro uma lista com tudo pronto para o JSF (managedBean), então no jSF eu faço a persistência no banco de dados através do JPA. E caso o Dentista queira abrir o odontograma novamente, o Applet irá montar tudo com base nos procedimentos do orçamento.
Minha ideia é que o “Odontograma” seja algo apenas ilustrativo, pois na verdade o que teremos é uma Classe Orcamento e uma classe ItemOrcamento, e quando abrir o Odontograma são passados parametros para que o Applet consiga construí-lo com base no orçamento.
Vocês tem alguma outra sugestão para esse problema ? Críticas são bem vindas.