Estou tentando criar um banco de dados através da aplicação que irá utilizá-lo. Para melhor exemplificar: o usuário, ao logar, recebe a mensagem de criação do banco e, ao clicar em um botão, o banco deve ser criado. O principal intuito disso é facilitar e evitar erros ao criar o executável do programa. Já encontrei soluções utilizando outros SGBDs, mas não encontrei para MySql. Alguém poderia me ajudar? =D
E qual o problema?
Através do java você consegue executar DDL no MySQL e, sendo assim, consegue criar banco de dados (DATABASE), tabelas (TABLES) e afins.
Deu certo sim, obrigada ^^
Meu código ficou assim:
publicclassTesteBDextendsjavax.swing.JFrame{finalprivateStringdriver="com.mysql.jdbc.Driver";publicConnectionConn;publicStatements;publicTesteBD(){initComponents();}privatevoidjButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEventevt){//código inserido na ação do botãotry{Class.forName(driver);Conn=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost","root","");}catch(SQLExceptionex){Logger.getLogger(TesteBD.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}catch(ClassNotFoundExceptionex){Logger.getLogger(TesteBD.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}try{s=Conn.createStatement();}catch(SQLExceptionex){Logger.getLogger(TesteBD.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}try{s.executeUpdate("CREATE DATABASE databasename");}catch(SQLExceptionex){Logger.getLogger(TesteBD.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}}