Criar e instalar Banco de Dados em LDAP

9 respostas
L

Bom dia pessoal,

Trabalho com Netbeans 6.5 e Glassfish como servidor. 
   Eu li um material sobre LDAP e achei muito interessante, além do autor do material indicar o LDAP para Autorização de acesso de usuários a aplicação Web.

Este assunto me parece muito complexo e preciso da ajuda dos colegas:

1) Preciso saber como criar um banco de dados LDAP para cadastrar usuários, senhas e vincula-los a uma Role;
   2) Depois do banco de dados criado, como eu faria para implantar ou instalar esse banco de dados no meu cliente;
   3) Quais a ferramentas necessárias para dar manutenção neste banco;

Ficarei grato se algum colega puder me ajudar

Abraços

9 Respostas

F

Na verdade, vc esta se confundindo, o LDAP não é um banco de dados.

no LDAP normalmente vc não pode criar entidades, elas já vem definidas. vc pode alimentar e utilizar.

O servidor LDAP mais conhecido é o Active Directory da M$. Mas existem soluções como o Apache Directory Server, que é escrito em Java e roda em linux.

O LDAP normalmente serve para empresas que ja tem um controle com o LDAP. Para empresas que não possuem acredito que nem seja viavel vc querer implantar um LDAP na empresa.

[]'s

L

Puxa vida, que pena, achei que seria viável trabalhar com LDAP.

Sou iniciante em java e estou tentanto implantar uma esquema de Autorização e Autenticação de usuário. Mas eu queria uma coisa mais segura sabe, pelo material que eu li, os autores dizem que é melhor trabalhar com LDAP.

Então pelo jeito vou ter que arrumar outra solução.

F

Depende, o LDAP é realmente mais seguro, ele armzena as informações criptografadas, e não é qualquer programinha com acesso ao banco que pode acessar um servidor LDAP, e a forma de consulta também é diferente, da Mais trabalho, hhehehe.

Se for um sistema web de uma olhada no Spring Security (antigo Acegi). Desktop ai tem que ser no braço.

L

Ok Felagund,

Vou ver sobre esse Spring Security. Como eu lhe disse eu uso o Netbeans 6.5 e Glassfish, por isso eu necessitava soluções de segurança para o meu aplicativo web.

De qualquer forma, te agradeço muito pelas informações; eu já estava me animando com o LDAP ...RSRSRS

Abraços

R

Sò pra elucidar um pouco, da experiência que tive com LDAP.
Ele é sim uma forma de banco de daos, só não é relacional e sim hierárquico.

Não, você pode criar sim entidades e registros, elesserão somente mais uma entrada na sua árvore. Se você diz criar um entidade com seus tipos customizados, então basta estender o schema da sua implementação LDAP e definir os atributos que precisa.

Eu recomendaria dar uma olhada também, e principalmente no OpenLDAP além do Active Directory

E respondendo as perguntas:

1. Preciso saber como criar um banco de dados LDAP para cadastrar usuários, senhas e vincula-los a uma Role;
    R: Você vai ter de criar uma ‘base’ dentro do seu servidor de LDAP, por exemplo no Active Directory

2. Depois do banco de dados criado, como eu faria para implantar ou instalar esse banco de dados no meu cliente;
    R: Ele tem de ter instalado também o mesmo servidor de LDAP no servidor dele para você replicar os dados e a estrutura

3. Quais a ferramentas necessárias para dar manutenção neste banco;
    R: O que seria a manutenção? A própria ferramenta/servidor é quem gerencia a sua base LDAP(Active Directory, OpenLDAP, etc). E para acessar da sua aplicação, você usa JNDI. É bem tranquilo e simples, é só conhecer um pouco como funciona cada implementação de LDAP.

É possível fazer o que você quer sim, criar usuários e vinculá-los as roles. Fiz um projeto desses em que unificamos todas as bases de login de uma empresa, em uma aplicação que fazia interface para o LDAP, com usuários, roles, etc.

L

Bom dia Rafael,

Estou muito feliz por você me dar um "luz no fim do túnel", embora as informações do nosso colega Felagund também tenha sido de grande proveito.

Não quero abusar, mas você poderia me ajudar nessa empreitada ???   Estou no "aperto" danado e preciso criar essa solução para meu aplicativo web.

Baseado no que voces me passaram, eu baixei agora um programinha denominado de <blockquote>openldap-2.2.29-db-4.3.29-openssl-0.9.8a-win32_Setup.exe </blockquote> para Windows,  até instale e executei, aparece uma tela do DOS.

Rafael, por gentileza, se voce puder me ajudar com um tutorial simples eu agradeceria muito. O meu email é [email removido]

Abraços

R

http://www.cris.com/~adhawan/tutorial/

Tudo que eu precisei encontrei nos fóruns da Sun.
Procura lá no fórum da Sun por um cara chamado ‘adler_steven’, tem post dele pra fazer tudo que você quiser com LDAP/Active Directory.

L

Obrigado Rafael, embora a minha plataforma seja Windows, vou tentar acompanhar a matéria nos links que vc me passou.

Abraço

R

Se sua plataforma é Windows talvez seja mais fácil pra você começar a estudar pelo Active Directory.

Criado 12 de maio de 2009
Ultima resposta 12 de mai. de 2009
Respostas 9
Participantes 3