Sò pra elucidar um pouco, da experiência que tive com LDAP.
Ele é sim uma forma de banco de daos, só não é relacional e sim hierárquico.
Não, você pode criar sim entidades e registros, elesserão somente mais uma entrada na sua árvore. Se você diz criar um entidade com seus tipos customizados, então basta estender o schema da sua implementação LDAP e definir os atributos que precisa.
Eu recomendaria dar uma olhada também, e principalmente no OpenLDAP além do Active Directory
E respondendo as perguntas:
-
Preciso saber como criar um banco de dados LDAP para cadastrar usuários, senhas e vincula-los a uma Role;
R: Você vai ter de criar uma ‘base’ dentro do seu servidor de LDAP, por exemplo no Active Directory
-
Depois do banco de dados criado, como eu faria para implantar ou instalar esse banco de dados no meu cliente;
R: Ele tem de ter instalado também o mesmo servidor de LDAP no servidor dele para você replicar os dados e a estrutura
-
Quais a ferramentas necessárias para dar manutenção neste banco;
R: O que seria a manutenção? A própria ferramenta/servidor é quem gerencia a sua base LDAP(Active Directory, OpenLDAP, etc). E para acessar da sua aplicação, você usa JNDI. É bem tranquilo e simples, é só conhecer um pouco como funciona cada implementação de LDAP.
É possível fazer o que você quer sim, criar usuários e vinculá-los as roles. Fiz um projeto desses em que unificamos todas as bases de login de uma empresa, em uma aplicação que fazia interface para o LDAP, com usuários, roles, etc.