Preciso de ajuda, quero começar um projeto de fazer um messenger em Java, mas sozinho isto se torna impossivel, quem estiver interessado me contactar, meu E-MAIL [email removido] meu ICQ 166211305 meu MSN [email removido] meu AIM jackmadson
O Projeto 'e muito serio e necessito de ajuda, este projeto nao 'e para escolas ou trabalho 'e apenas para colocarmos o fonte aqui no GUJ.
Criar um Messenger 100% Java
26 Respostas
Eu estou interessado…peguei o seu icq para a gente conversar melhor…
eu estou interessado tambem!!
mandei uma mensagem no msn messenger…
Bom, não sei o que vcs acham, até gostaria de uma segunda opinião, mas acredito que o projeto aberto Jabber (http://www.jabber.org/) é promissor. Usamos um cliente Jabber aqui na empresa com sucesso até hoje e já está previsto o desenvolvimento de um módulo de administração do servidor para 2004 em Java.
Há um servidor Jabber escrito em Java :http://www.open-im.net/en/ , sob licença BSD, mas nunca o testei.
Então, vale a pena estudar a possibilidade de uso do protocolo Jabber e construir o aplicativo sobre ele? Alguém tem alguma experiência com ele?
Voce vai querer dar uma olhada nisso aqui:http://jymsg9.sourceforge.net/
;)
mas esse usa a rede do yahoo, não?
no livro do deitel (Advanced How to Programmer) tem um exemplo usando RMI.
Sabado vai ter uma reuniaozinha no msn p/ discutirmos isso…
Apesar que só uns 5 tao interessados, mas nao manjam mto de sockets, se tiver alguem q saiba me comunique
Pq eu tou com a impressao de que este vai ser mais um projeto q nao vai pra frente?! 
Gente, se vcs querem fazer um instant messenger compativel com protocolos ja existentes, o MINIMO necessario eh manjar pacas de sockets e protocolos de comunicacao. Ta cheio de guias com a engenharia reversa de protocolos como o ICQ, Y!M ou MSN, pelo menos… 
Ah, Heero… em projetos assim, 95% do codigo quem escreve eh quem deu a ideia… entao pq nao fazer primeiro e reunir interessados depois? 
Caso queria começar por algo simples, veja o protocolo do msn
http://www.hypothetic.org/docs/msn/index.php
É um protocolo plaintext, sem criptografia, etc.
Eu mesmo já fiz uns testes e fazer o seu programa conectar e logar no server é trivial
Caso queria começar por algo simples, veja o protocolo do msnhttp://www.hypothetic.org/docs/msn/index.php
É um protocolo plaintext, sem criptografia, etc.
Eu mesmo já fiz uns testes e fazer o seu programa conectar e logar no server é trivial
Por um acaso você conhece algum site com os protocolos de outros messengers (ICQ, Yahoo, AIM, …)
Esse site pareceu legal… vou dar uma pesquisada melhor…
Valeu!
Deixa eu corrigir o que eu disse sobre o Jabber, eu não entendi bem a proposta do projeto e falei bobagem.
A idéia é criar um IM 100% Java nos moldes do Trillian (http://www.ceruleanstudios.com/), capaz de se comunicar usando os protocolos do ICQ, MSN, Y!, etc, certo? Então o caminho é estudar os protocolos e sockets e entender muuuuito disso - para mim, seria uma oportunidade de estudar, já que não entendo nada deles.
Já o grupo Jabber estabeleceu um protocolo baseado em XML e a implementação do servidor. Toda a comunicação entre clientes Jabber é feita no seu protocolo. A capacidade de se comunicar com outros IMs é um recurso que vc pode ou não instalar no seu servidor - é ele quem cuida de “traduzir” para os demais protocolos instalados.
São duas coisas bem diferentes.
Humm, não tenho. Eu sempre procuro no google mesmo. Mas, por exemplo, o protocolo do ICQ eu sei que não é nada simples de ser implementado. O do AIM, eu acredito que, é bem semelhante ao do ICQ, senão igual.
Eu ja to começando é q eu quero ideias, sockets, eu nao manjo mto mas tem o paulo silveira e o prof marcao q podem me ajudar entaum nao há problemas é q eu tava sem tempo p/ digitar o codigo por isso a ajuda, mas sabado eu digito… blz???
Dai eu mando p/ vcs e vcs dao uma olhada, mesmo q eu me mate este projeto sai…
Protocolo ICQ: http://www.student.nada.kth.se/~d95-mih/icq/
um bom q o Paulo disse p/ mim é Planet Messenger(planetmessenger.org) disse q vem uns fontes prontos dai fika mais facil…
Heero na verdade é planetamessenger.org
por sinal muito bom tem um monte de plugins não só do messenger mas também do icq, AYM etc.
Heero na verdade é planetamessenger.org
por sinal muito bom tem um monte de plugins não só do messenger mas também do icq, AYM etc.
hahahahah vlw
E aí pessoal lz?
Bom estou aqui para ajudar nesse projeto do Messenger 100 % JAVA.
Bom sou Formado Técnico em Informática. Atualmente estou Fazendo um Curso de Verao na USP (Java Básico, Java Distribuído, Java Gráfica).
É isso aí pessoal podem contar comigo quando precisarem, qualquer dúvida!!! É só postarem pra mim se eu puder ajudar!!!
Ahh atualmente sou um dos Fundadores de uma nova Comunidade JAVA o CUJ , ainda está no começo mais o intuito é mostrar tanto paraos programadores velhos, quanto para os novos a Tecnologia JAVA!
Se escrevam mande um E-mail para: [email removido]
Site: www.cuj.ubbi.com.br (Ainda está em reformas).
Há precisamos de colunistas e da ajuda de todos…
Muito obrigado valeu!!
FUI minha aula já vai começar!
E aí pessoal lz?
Bom estou aqui para ajudar nesse projeto do Messenger 100 % JAVA.
Bom sou Formado Técnico em Informática. Atualmente estou Fazendo um Curso de Verao na USP (Java Básico, Java Distribuído, Java Gráfica).
É isso aí pessoal podem contar comigo quando precisarem, qualquer dúvida!!! É só postarem pra mim se eu puder ajudar!!!
Ahh atualmente sou um dos Fundadores de uma nova Comunidade JAVA o CUJ , ainda está no começo mais o intuito é mostrar tanto paraos programadores velhos, quanto para os novos a Tecnologia JAVA!
Se escrevam mande um E-mail para: [email removido]
Site: www.cuj.ubbi.com.br (Ainda está em reformas).
Há precisamos de colunistas e da ajuda de todos…
Muito obrigado valeu!!
FUI minha aula já vai começar!
AEWWWWW Sedu nós todos somos do CUJ (Comunidade de Usuaraios Java), eu tbm sou formado em todos estes cursos q vc citou hehehehe, nos vemos na aula do Paulo…
achei a ideia legal!
Mas o projeto vingo? funfo?
Pessoal estou interessado em participar do projeto de voces… o que eu preciso fazer!!! eu estou programando com java a pouco tempo, mas ja tenho uma boa experiencia com o delphi for win32.
Pessoal tive uma idéia parecida a pouco tempo
quando fui olhar no Guj vi o projeto de vocês
e gostaria de saber como se saíram.
Precisando de ajuda estou aki, talvez seja mais proveitoso
desenvolvermos juntos do que recomeçar um mesmo projeto
Posta aeh o que vcs conseguiram?
Eu tava pensando em partir do amsn(já que seu fonte é aberto)
Só uma dica, em termos de modelo de negócio, poderiam fazer algo como o Meebo, mas com plugin para Air.
Conheço um pouco de negócios, mais do que TI, protocolos e afins e acredito que reinventar a roda sem nenhum valor agregado, não vai fazer o projeto decolar :-).
Tópico antigo. Alguém startou o projeto?
eu ri lendo o cara no primeiro post passando numero de ICQ…
depois que eu percebi que o topico era de 2003 :lol:
Nada po, tem gente que ainda usa ICQ… rs
Mas então, alguma novidade? Foi para frente ou nao?
Talvez não seria bom fazer um novo IM, talvez poderíamos fazer um novo estilo de IM em java… E aproveitar as vantagens que java traz para dar apoio ao projeto…