Criar um Webservice a partir do WSDL

3 respostas
M

Pessoal,

bom dia,

recebi de um cliente um WSDL onde eu terei que desenvolver o sebservice baseado nele (O Lado Servidor)

nunca trabalhei desta forma, sempre crio as classes java e depois o axis ou o jax-ws se vira para criar o wsdl.

como posso fazer para criar um webservice a partir de um WSDL?

Veja bem , não vou desenvolver o cliente que consome o webservice, quem vai consumir meu webservice é meu cliente que forneceu o wsdl padrão

3 Respostas

J

Cara,

Acho q isto não vai funcionar… se funcionar acho q você vai “penar” até o negócio funcionar.

O negócio é como você falou que ja faz… o “cliente” é que tem que consumir seu WSDL e não fornecer o “modelo” para você criar um WS.

Att.

Jean

M

jean, deve ter como… por exemplo a ANS fornece os WSDL as seguradoras tem que implementar o webservice segundo o wsdl que a ans fornece.

não é o caso da ANS, a situação é a mesma.

tenho o wsdl que meu cliente forneceu e não posso mudar… tenho que gerar meu webservice a partir dele.

G

Olá,

A maioria dos frameworks para webservice permitem fazer isso.

Com o Axis, basta usar a ferramenta wsdl2java. Por padrão ela gera as classes do client, mas com a opção -s gera também as classes do lado servidor. Depois basta colocar o servlet do axis no web.xml, para que ele atenda as requisicoes à URL do webservice.

Tem um exemplo aqui:
http://www.guj.com.br/articles/180
Repare que nesse caso ele cria a classe do serviço, roda o java2wsdl para transformar o WSDL e a partir desse wsdl faz todo o resto… basta pular essa primeira parte que terá exatamente o que vc quer.

Criado 28 de setembro de 2011
Ultima resposta 28 de set. de 2011
Respostas 3
Participantes 3