Ola pessoal, sou iniciante em java, estou desenvolvendo em JSP com o eclipse.
Preciso criar uma pagina com um layout padrão, e sempre que chamar outra pagina seja carregado apenas o conteúdo em um local especifico, preservando o layout padrão.
Alguem tem um exemplo basico disso? apartir dai posso implemtar da forma que preciso.
Grato!
Não obtive muito sucesso, vou colocar o que tenho aqui pra ficar mais fácil de entender.
Esse é o código de minha pagina padrão:
<!DOCTYPEhtmlPUBLIC"-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN""http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"><%@pageimport="util.ConexaoBD"%><%@pageimport="java.sql.*"%><%@pageimport="java.util.*"%><%@pageimport="java.util.Date"%><%@pageimport="java.text.SimpleDateFormat"%><htmlxmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"><head><metaname="keywords"content=""/><metaname="description"content=""/><metahttp-equiv="content-type"content="text/html; charset=utf-8"/><title>title</title><linkhref="style.css"rel="stylesheet"type="text/css"media="screen"/></head><body><divid="wrapper"><divid="header"><divid="logo"><h1><ahref="#"></a></h1><p>Acesseosite<ahref=""></a></p></div></div><!--end#header--><divid="menu"><ul><liclass="current_page_item"><a href="Index.jsp">Inicio</a></li> <li><a href="ListaMateriais.jsp">Consulta por livros</a></li> <li><a href="#">livre</a></li> <li><a href="#">livre</a></li> <li><a href="#">livre</a></li> <li><a href="#">livre</a></li> </ul> </div> <!-- end #menu --> <div id="page"> <div id="page-bgtop"> <div id="page-bgbtm"> <div id="content"> <div class="post"> //AQUI É O LOCAL QUE QUERO MOSTRAR A OUTRA PAGINA QUANDO CLICAR NO LINK <li><a href="ListaMateriais.jsp">Consulta por livros</a></li> QUE ESTÁ LOCALIZADO NO MENU.//QUANDO CARREGO A PÁGINA ELE TRAZ OS DADOS ABAIXO, DA PAGINA INICIAL. <h2 class="title"><a >Livros recentes </a></h2> <div style="clear:both;"> </div> <div class="entry"> <% util.ConexaoBD cox = new util.ConexaoBD(); Connection conn = cox.getConexaoBD(); SimpleDateFormat formatador = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); Date minhaDate = new Date(); String dataAtual = formatador.format(minhaDate); //efetua consulta com base nos parametros informados PreparedStatement stmt = conn.prepareStatement("SELECTTop10*FROMTABELAOrderbyDataDESC"); ResultSet rs = stmt.executeQuery(); out.println("<tablewidth=620>"); out.println("<tr>"); out.println("<tdclass=meta><spanclass=date>Nome</span></td>"); out.println("<tdclass=meta><spanclass=date>Titulo</span></td>"); out.println("<tdclass=meta><spanclass=posted>Mais</span></td>"); out.println("<tdclass=meta><spanclass=posted>Opcoes</span></td>"); out.println("</tr>"); while (rs.next()){ out.println("<tr>"); out.println("<td>"+rs.getString("Nome")+"</td>"); out.println("<td>"+rs.getString("Titulo")+"</td>"); out.println("</tr>"); } out.println("</table>"); %> </div> </div> <div style="clear:both;"> </div> </div> <!-- end #content --> <div id="sidebar"> <ul> <li> </li> <li> <h2>Outras Informacoes</h2> <p>Aki as informacoes</p> </li> </ul> </div> <!-- end #sidebar --> <div style="clear:both;"> </div> </div> </div> </div> <!-- end #page --></div> <div id="footer"> <p>Todos os direitos......</p> </div> <!-- end #footer --></body></html>
O nome da pagina que quero chamar é ListaLivros.jsp. como devo proceder nesse caso?
Agradeço a ajuda.
M
maxm.ro
.
W
wbdsjunior
você deveria separar o conteúdo do cabeçalho, menu, rodapé, etc em arquivos jsp e “incluí-los” na sua página.
mas para conseguir o efeito que deseja, você pode utilizar AJAX.