Curso exército T.I - Java & JSP

30 respostas
L

ae pessoal! Achei importante divulgar esse concurso, de formacao de oficiais do exército, vejam os assuntos para T.I:

Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++ e Java);
Linguagens de programação para a Internet: PHPe JSP.

pow… kd o .net ? rs!!!

LINK

30 Respostas

A

hum… tenho todo o conhecimento =P

quando vai ser?

manda a fonte da noticia…

R

Até a próxima eleição presidencial pode esquecer qualquer referência a Microsoft ou qualquer outra tecnologia paga em órgãos federais.

A

ahh droga… apenas formados em curso superior…
por questão de uns 5/6 meses não posso ¬¬

conteudo da prova para area de Informatica… era molezinha :cry:

ÁREA: INFORMÁTICA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS:

1. Microinformática:

a. Linux: introdução, comandos básicos, interface gráfica, arquivos e diretórios, administração de usuários e grupos, gerenciamento de rede e comunicação, impressão, gerenciamento de processos, instalação e configuração de linux, e-mail, hardware e segurança;

b. Processador de Textos OpenOffice Write: operações básicas, trabalhando com blocos de textos, formatação de caracteres e parágrafos, cabeçalhos, rodapés e notas de rodapé, trabalhando com tabelas;

c. Planilha eletrônica OpenOffice Calc: operações básicas, fórmulas e funções, pastas de trabalho, formatação de planilha;

d. OpenOffice Impress: operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de figuras e desenhos; e

e. OpenOffice Web: O editor html, criação de páginas de um site e visualização do código html;

2. Técnicas de programação:

a. Lógica aplicada: algoritmos, técnicas de construção de algoritmos, resolução de problemas;

b. Estrutura de dados: vetores, matrizes, cadeia de caracteres, listas lineares, pilhas, filas, árvores, grafos, pesquisa de dados, classificação de dados, estruturas e tipos abstratos de dados, recursividade, eficiência e complexidade;

c. Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas em blocos, estruturas de controle de fluxo, programação modular, rotinas, subrotinas, procedimentos e funções (Linguagem C);

d. Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++ e Java); e

e. Linguagens de programação para a Internet: PHPe JSP.

3. Sistemas de computação:

a. Sistemas de numeração: aritmética em diversas bases numéricas, conversão entre bases, representação de dados, caracteres, inteiros (ponto fixo), reais (ponto flutuante), decimal zonado e decimal compactado;

b. Arquitetura de computadores: lógica binária e portas lógicas, álgebra booleana, registradores, memória e lógica programável, operações de computadores e transferência de registradores, projeto de lógica de controle, instruções de computadores e modos de endereçamento, projeto UCP, entrada/saída e comunicação, gerência de memória, microprogramação, linguagem de montagem e arquiteturas avançadas de computadores; e

c. Sistemas operacionais: processos, escalonamento de processos, gerência de memória, sistemas de arquivos, entrada/saída, deadlocks, estudos de casos (Linux, MS-DOS, Windows 2000 e 2003 Server), sistemas operacionais distribuídos, comunicação nos sistemas distribuídos, sincronização entre sistemas distribuídos, processos e processadores em sistemas distribuídos, sistemas de arquivos distribuídos.

4. Teleprocessamento e redes de computadores:

a. Rede de transmissão de dados: definição e objetivos, componentes e topologia;

b. Elementos de interconexão de redes de computadores: gateways, hubs, repetidores, bridges, switches e roteadores;

c. LAN (Local Área Network) e WAN (Wide Área Network): conceitos básicos, aplicações, principais componentes e níveis de serviços (QoS e SLA);

d. Protocolos de comunicação: conceitos, serviços, principais protocolos e Voz sobre IP (TCP/IP, X 25, frame relay, SDLC, HDLC, ATM, MPLS);

e. Modulação: conceitos sobre modulação, modulação em freqüência, amplitude e fase;

f. Modos de transmissão de dados: serial, paralela, síncrona e assíncrona;

g. Padrões: OSI/ISO, de fato TCP/IP e ITU-T; e

h. Segurança de redes: Mecanismos de proteção de rede (FireWall, criptografia com chaves públicas e privadas, Virtual Private Network, certificados digitais, assinaturas digitais e scanner), políticas de segurança, processos de intrusão, mecanismos de detecção e proteção contra invasores.

5. Análise e projeto de sistemas:

a. Sistemas de informação: conceitos e definições básicas, componentes de sistemas de informação, sistemas de informação gerencial, sistema de apoio a decisão, ciclo de vida de sistemas de informação;

b. Levantamento de sistemas: técnicas de levantamento - observação pessoal, questionário, entrevista e JAD;

c. Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da modelagem essencial, atividades essenciais, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), construção e utilização de dicionário de dados, tabelas e árvores de decisão;

d. Projeto estruturado de sistemas: conceitos e definições básicas, ferramentas do projeto estruturado, especificação estruturada, métodos para especificação de módulos, acoplamento, coesão, análise de transformação, análise de transação, packaging, implementação, otimização e administração do projeto estruturado;

e. Análise e projeto orientados a objeto: Linguagem UML (Unified Modeling Language), diagrama de classes, diagrama de caso de uso, diagrama de interação, diagrama de estado, diagrama de componente, diagrama de implantação; e

f. Qualidade de Software: modelos de qualidade (ISO, CMM e CMMI), metodologias e padrões, gerência de projetos de software, teste de software, estimativas e métricas (Análise de Pontos de Função).

6. Arquivos e banco de dados:

a. Organização de arquivos: conceito e definições, estruturas de armazenamento de dados; modelo relacional, modelo hierárquico, modelo de rede, comparação entre os três modelos, modelo orientado a objetos, arquivos com organização seqüencial, seqüencial indexado, relativo, direto, invertido, árvore B e compressão de dados;

b. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): princípios, conceitos e objetivos dos sistemas de banco de dados, usuários de bancos de dados;

c. Modelo de dados: modelagem de dados: modelagem semântica, mapeamento de projetos de banco de dados ER em um projeto relacional, normalização (formas normais), linguagem de definição e manipulação de dados - SQL; e

d. Administração de sistemas de banco de dados: componentes do SGBD, segurança de dados, gerenciamento de transações e controle de concorrência, indexação, recuperação à falhas, otimização de consultas.

L

claro que pode fazer… nao eh necessario estar formado para fazer a prova… apenas para se matricular… observe que a matricula começa em março/2009 qdo vc terá que apresentar a documentacao entao… qdo começar toda parte que perde documentação academica vc ja está formado… ate pq pode perder no teste fisico que esse eh lenha… pior que o logico… 12min correndo eu nao aguento nao…

A

e vai ter teste fisico…

galera do GUJ ia passar mal pra fazer abdominal, flexao, e correr…
kkkkkkk

P
Se nada mudou desde a minha época basicamente o teste físico contém:

12 min de corrida;

4 flexões de braço;

4 barras;

63 abdominais;

sei  quantos polichinelos e mais alguns exercícios básicos.

Para ficar legal também podem incluir alguns testes como a falsa baiana, superar obstáculos, etc.

Boa sorte para quem for tentar.

A

mas no dia da inscrição será q nao precisa estar formado mesmo??
li algo q precisaria levar o diploma de prova de conclusão do ensino superior…
(odeio esses editais… formatação do texto pessima ¬¬)

se puder… garantido q vou tentar…

11 vagas… mas são todos assuntos recentes da faculdade pra mim

faz um tempinho q jah parei a academia… mas esse tipo de exercicio da pra treinar em casa mesmo…
o minimo q é 10 flexoes, 20 abdominais e 12 minutos de corrida (e 1,8km distancia)
dah pra fazer

L

dar uma lida no edital lá… levar diploma no dia? acho que isso é quase impossivel primeiro nao sao eles que aplicam a prova… normalmente eh tercerizado… e quantos candidatos sao? para analisar, eles querem ganhar $$ tb hehe 100,00 a inscrição, sao muitas etapas… passar na prova nao quer dizer que vc está la dentro… um colega meu ano passado perdeu em um desses ai… no teste fisico… hehehe!

A

pode ate ser…

mas vamos supor q eu passe em todos os testes, e seja “chamado”…
eu nao duvido q aconteça de eu perder a vaga (pq tem sempre os indicados lah dentro)
com a desculpa de q eu fiz a primeira prova sem ter concluido o ensino superior…

eu realmente nao duvido q isso possa acontecer…
não acha?

e o salario qto será?? procurei por " R$ " e só achei a taxa de inscrição mesmo…

L

nunca vi isso cara! tanta gente faz concurso sem ta formado ainda! e qdo eh chamado, o cara ja está formado… o importante é o ler o edital e ver se diz algo que vc nao pode fazer a prova se nao está formado. pelo que li… eles pedem a documentacao apos o teste fisico que é la para março… essa onda de alguem dizer que vc fez o teste sem ta formado… nao pega nada…

P

Cara, eu ja me enganei nisso de achar o conteúdo fácil.

Fui fazer uma prova besta de um concurso, salário de 4 paus pra técnico em micro, pra vc ter idéia. E só tinha 1 vaga - 382 candidatos.

A prova putamente mal-elaborada, os caras perguntavam cada coisa absurda como (Qual o nome da unidade que armazena informações no PC = a) Winchester, B)Disco rigido, C)HD, D)HDD. Qual a porta que é sempre usada pelo MySQL? A)21, B)3306, C)1024, D)Porta lógica, E) A porta pode ser personalizada. Acreditem , a resposta da primeira questão era B, e da segunda era B também.E o conteudo era fácil, se vc fosse olhar. Terminei em vigésimo. Toma muito cuidado com isso de achar o conteúdo fácil cara, é igual a prova do STF - se vc fosse olhar só as questões básicas de direito. Mas o buraco era bem, mas bem mais embaixo.

A

oras… mas facil não quer dizer q eu nao vou estudar…

falei no sentido q eh conteudo recente na minha “memoria”…
tenho materia e apostila dos assuntos…
entao nada impossivel de estudar e saber o conteudo =)

J

O salário bruto inicial, já como aluno, é de R$ 3.727,00.

http://www.juspodivm.com.br/noticias/noticias_1050.html

Isso em 2006. Hoje deve ser um pouquinho mais.

A

interessante… se crescer na mesma proporção da taxa de inscrição, q na epoca dizia ser R$90

o salario deverá ser em torno de R$4.141,00
=)

J

interessante… se crescer na mesma proporção da taxa de inscrição, q na epoca dizia ser R$90

o salario deverá ser em torno de R$4.141,00
=)

Deve ser um pouco menos. Lembre-se que no Brasil as cobranças crescem mais rápido que o salário. :roll:

:lol:

L

é tb procurei por remuneração nao achei! “pensei que era de graça” uhauauhuah!

J

Vocês só pensam em dinheiro!!! Por que não servem ao seu país pelo patriotismo, pela honra, pela glória, e pelas mulheres?! :lol:

L

pq tudo isso que vc falou nao enche barriga…

A

pq tudo isso que vc falou nao enche barriga…

ah não ser q a mulher te sustente…
e vc fica o dia inteiro em casa… assistindo reprises da sessão da tarde

J

No exército? O quartel é sua casa, o fuzil é sua tv e o alvo é sua sessão da tarde. :twisted:

L

12 min de corrida?! ta louco…

L
<blockquote><div class="quote-author">luistiagos:</div><blockquote>

Se nada mudou desde a minha época basicamente o teste físico contém:

12 min de corrida;

4 flexões de braço;

4 barras;

63 abdominais;

sei  quantos polichinelos e mais alguns exercícios básicos.

</blockquote>

12 min de corrida?! ta louco…

Você acha isso muito ou pouco?

L

os 12 min de corrida são pra matar…

J

Pede pra sair, seus fracos… :twisted:

S

Não é simplesmente correr por 12 min. É percorrer uma distância X em 12 min.
No serviço militar obrigatório são (ou eram) 2000 metros.

Pra descobrir o salário, é só perguntar a qualquer 1º Ten quanto ele ganha.

A

de acordo com o minimo necessario… são 1800m em 12 minutos…
vamos usar a matematica…

12 minutos são 720 segundos…

1800m/720s = 2,5 m/s (velocidade média)

2,5m/s * 3,6 = 9km/h

vc teria q correr em media 9 km/h durante 12 minutos…
realmente exige um pouco de preparo pra nao morrer no meio do caminho :lol:

mas eu aguento… corridas/futebol na praia ajudam esse tipo de coisa…

e quanto será q ganha?
seria o mesmo valor do salario?

J

No meu tempo de quartel eu corria 8 quilômetros em meia hora tranquilo. Nenhum forista do GUJ pode fazer menos que isso! :evil:

[size=1]Tudo bem que depois eu parei e hoje devo fazer bem menos que isso…[/size]

alucardeck:
vamos usar a matematica…

2,5m/s * 3,6 = 9km/h

Quanta conta… não vá me correr igual um nerd também, hein?! :twisted:

S

alucardeck:

e quanto será q ganha?
seria o mesmo valor do salario?

http://www.militar.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=5

Segundo esse site, era de 3447 a partir de agosto de 2006. Tem que ver o reajuste desde aquela época.

Onde foi isso!? No 45º Batalhão dos Pé-de-Poeira? Tá louco…

A nota 10 no TAF é (ou era…) 3300m em 12min.

A

Jeanioz:
No meu tempo de quartel eu corria 8 quilômetros em meia hora tranquilo. Nenhum forista do GUJ pode fazer menos que isso! :evil:

[size=1]Tudo bem que depois eu parei e hoje devo fazer bem menos que isso…[/size]

alucardeck:
vamos usar a matematica…

2,5m/s * 3,6 = 9km/h

Quanta conta… não vá me correr igual um nerd também, hein?! :twisted:

uahuahua nerd?

2km/20min era meu aquecimento diário na academia…
nada me impede de correr isso com um pouco de preparo (jah q parei academia faz mais de 1 ano)

J

É, eu era da infantaria, sim… :lol:

Companhia de Comando do Quartel General da Quinta Região Militar/ Quinta Divisão de Exército (ufa…).

E na verdade quem tava louco era o sargento que conduziu a corrida. O cara era fachista (competia na Corrida do Facho). Saí da corrida quase morto… :lol:

Comigo não era nota, era “Excelente”, “Muito Bom”, “Bom”, etc…

Criado 16 de julho de 2008
Ultima resposta 16 de jul. de 2008
Respostas 30
Participantes 9