Custo de vida - Regiões do Brasil

278 respostas
I

Olá Guj,

Tenho pensado em trabalhar fora do RJ mas não tenho a menor noção do custo de vida em outras capitais. Na minha opinião isso influencia muito na hora de negociar o valor/hora.

Como modelo deixo aqui mais ou menos o custo de morar por conta própria no RJ em um padrão classe média.

Bairros: Tijuca/Grajaú/Méier
Características: Bairros de fácil acesso a todos os pontos da cidade com metrô, trem e ônibus. Padrão classe média.

Aluguel de AP com 2 quartos(é difícil achar de 1): R$ 1100 tudo: iptu, aluguel e condomínio.

Preço médio da passagem(ou passe como dizem em outros lugares) de onibus: R$ 2,00
metro: R$ 2,20
Trem: R$ 1,95

Refeição: Varia de lugar para lugar da cidade no centro pode-se almoçar bem por R$ 10,00. Mas na Barra o custo já sobe para R$ 15,00.

Na média: Aluguel + 2 passagens de onibus/dia + 2 refeições/dia: R$ 1800,00

Não levo em conta aqui compra de comida pois coloquei duas refeições fora por dia.

E nas outras regiões? Como é?

[]'s

278 Respostas

P

Classe média Méier? Méier e grajau perto do metro? Facil acesso? meu, ond eficam estes bairros porque coincidentemente tem uns aqui no Rio com esses nomes e características BEM diferentes!

PS. Morei no grajau 1,5 ano

P

Em Porto Alegre/RS vc consegue almoçar razoavelmente bem por 5-8 reais e o aluguel varia de 500 à 750 um apto de 1 quarto ou 2 com condominio em lugares moraveis.

Por 1100 vc aluga uma cobertura, se bobear.

S

aqui em São Paulo eu divido apartamento de 3 quartos com 2 amigos, em Perdizes, bairro classe média-alta
considerando apenas moradia, alimentação e passagem eu gasto aproximadamente 1200 reais
ou seja, com uns 1600-2000 reais, dá viver muito bem

M

Moro em Penápolis interior de SP e trabalho em Birigui, cidade vizinha, percorro 90Km/dia:

circular = 7,00/dia
almoço PF = 4,00
aluguel = 300,00 bairro classe média c/ 2 quartos
água/luz/gás = 70,00
mercado básico = 100,00/mes

Total = 730,00/mês

J

Aluguel de um apto com 2 quartos (sendo uma suíte) e 2 wc, sala, cozinha, área de lavação e churrasqueira na sacada (aqui no Sul é imprescindível), à 10min do centro de carro, R$500,00, fora o condomínio e as outras despesas.

Ônibus circular R$1,80. Se você precisar usar mais de um e no trajeto ele parar nos terminais você paga somente uma vez e vai até o destino. Você pode viajar a cidade o dia inteiro pagando somente uma passagem, indo de terminal a terminal.

Micro-ônibus circular com ar-condicionado, pára em qualquer lugar, porém, tem bem menos linhas, custa R$2,25.

Aqui não existe trem nem metrô. (Nem precisa…)

Estacionamento coberto no centro, na média de R$90,00 mensais.

Almoço no centro de R$5,00 com “bifê” à vontade (a tal da comida caseira) aos de R$17,00, R$20,00 o kilo, mas daí o ambiente é bem melhor e com mais variedade de comida, são outros 500.

Custo de vida menor, salários menores. Proporcionalmente acho que é a mesma coisa.

I

metrô, trem e ônibus
Leia com atenção :!:. Vai dizer agora que não tinha ônibus no Grajaú? Trem e metro integrados.

Classe média média = Bairros Zona Norte
Classe média alta = Barra/Recreio
Ricos = Lagoa/Gávea/Leblon/Orla de Ipanema/Copacabana

F

Rio tá muito caro…

quer uma solucao rapida e barata… niteroi…

aluguel la é MUITO mais barato… o resto ± igual.

P

peczenyj:
Em Porto Alegre/RS vc consegue almoçar razoavelmente bem por 5-8 reais e o aluguel varia de 500 à 750 um apto de 1 quarto ou 2 com condominio em lugares moraveis.

Por 1100 vc aluga uma cobertura, se bobear.

Por isso que gostei de Porto Alegre, e razoavelmente bem é apelido, porque lá eu comi a esse preço e quase explodi hehehe!!

Aqui em Campinas pago 600 reais numa suitezinha de pensão com uma geladeira dentro do quarto. Inclusos: agua, luz, internet, tv a cabo e empregada duas vezes na semana.

Imovel em campinas pra alugar a depender do local sai muito caro, e a maioria de apartamentos que vi pra alugar era de um quarto, as vezes encontrava de dois quartos (ou seja, é dificil dividir com colegas ou montar republicas pequenas ou coisas do tipo a um preço módico, a menos que seja uma casa / apartamento MUITO grande e vc tenha vários colegas com quem dividir apartamento).

Pego fretado para ir pro trabalho, mas conducao dentro da cidade aqui é preço unico: R$ 2,00

Pra comer, pago 5,20 numa lanchonete podreirona do Polis II que posso comer à vontade, mas a média de almoço em campinas é maior que essa, algo em torno de 10 a 12 reais.

Bem, é isso :smiley:

S

Pelotas/RS

circular = R$ 1,55
almoço PF = R$ 4,00
aluguel/condomínio/água = Total R$ 400,00 (apt bairro = centro, 2 quartos)
luz = R$ 30,00
gás = R$ 35,00
adsl/telefone = no mínimo R$ 80,00
tv a cabo = R$ 50,00
outras despesas = R$ 100,00

Despesas fixas mensais por volta de R$ 900,00.

[]´s

A

Salvador - BA

Bairro: Brotas
Características: Bairros de fácil acesso a todos os pontos da cidade com ônibus. Padrão classe média. Pertinho da maior zona comercial de Salvador, a região do Iguatemi.

AP com 2 quartos: aluguel variando de 350 a 500 reais, iptu +/- 60 reais e condominio variando de 50 a 100.

Preço da passagem de onibus: R$ 1,70

Refeição: PF por 4,00, buffet por 9,90 e peso do quilo variando de 17 a 22 reais.

F

Bragança Paulista / SP (~80km da capital e ~60km de campinas)

circular = R$ 1,70, mas não uso, dá pra ir a pé para o trampo
almoço kilo = ~R$ 6,00
aluguel/condomínio/água = Total R$ 570,00 (ap. 2 quartos mobiliado)
luz = R$ 50,00
speedy/telefone = ~R$ 100,00
tv satelite = R$ 130,00
supermercado = ~R$200,00

Despesas fixas mensais por volta de R$ 1200,00., como divido com um amigo fica em R$600 cada.

P

icebox:
metrô, trem e ônibus
Leia com atenção :!:. Vai dizer agora que não tinha ônibus no Grajaú? Trem e metro integrados.

Eu li. Você escreveu ‘e’ metro ‘e’ trem. Trem pro grajau/vila/tijuca nao tem nem trilho.

De qualquer modo ficar da saens pena ate o grajau num onibus por uma hora naquele transito maldito (isso apos passar 20 minutos no metro ou tentando entrar nele e enfrentar a fila do 226A) ou ainda pegar o onibus de integraçao completamente lotado no verdun não me parece nem um pouco atraente. Tem onibus no grajau. Eu levava uma hora pra ir de 434 ate botafogo todo dia, 40 minutos pra chegar na cinelandia.

Apesar disso eu gostava muito de morar lá. Só o transporte que é uma bosta, e é longe de 90% das coisas legais da cidade.

Nao vou discutir classificacao social mas é melhor você rever estes conceitos. Soh espero que o fisco nao leia este post e ache que enriqueci porque agora moro em copacabana!

P

felipecruz:
Rio tá muito caro…

Bom, eu sou niteoiense e morei lá 20 anos. Niterói já foi uma cidade muito boa, hoje é tão cinza quanto São Paulo, excluindo uma ou outra rua onde o PT não brincou de prefeitura.

O problema de niterói é qu é muito longe. Qualquer taxi bandeira 2 sai por pelo menos 60 paus, pra pendotiba onde minha familia mora quase sai a 100. Pra quem fica ate tarde no trabalho ou costuma sair de noite isso é inviável. Fora a ida de manha que demora uma boa uma hora.

Por incrivel que pareça eu gasto menos morando no Rio. Claro que isso depende de como voce vive, hoje quase tudo que faço é no Rio, então sai caro ficar em Niteroi.

I

pchatice:

Nao vou discutir classificacao social mas é melhor você rever estes conceitos. Soh espero que o fisco nao leia este post e ache que enriqueci porque agora moro em copacabana!

O fisco devia confiscar tua chatice. Só você não contribuiu com algo de útil no tópico.

P

O fisco devia confiscar tua chatice. Só você não contribuiu com algo de útil no tópico.

Discordar de você é ser chato? Nossa, tô de mal.

B

Hi!

Eu moro em sampa, vim do inteior e por isso conheço bem essa história do aluguel. Quando se trata de bairro nobre, vc acaba morando em muquifos por grandes quantias. Não tem coisa mais triste q morar num cubículo q sai ferrugem na agua de tão velho q é, cujo o aluguel daria pra financiar uma mansão no interior. hauahau :slight_smile: A vida como ela é!
Pra mim está horrivel essa situação rsrs Mas passei pela experiencia e aprendi: Nada de bairro nobre em grandes centros! Por mais tentadores q pareçam algumas oportunidades, é sempre barato em relação aos q estão naqla região, portanto pegue coisa melhor em lugares mais distantes.
Aqui em sampa qndo falamos distante é um bairro qq outra cidade levaria 15 minutos pra se chegar e aqui leva uma hora e meia… vc se torna um projetista só com as idas ao shopping. :slight_smile:
Contudo, longe dos grandes centros vc pode morar num lugar com casa boa e barata e sofrer com o preconceito local ou mesmo não ter opções para se divertir :wink: Qualidade de vida é bem subjetivo, pra mim ainda fico com os grandes centros.

abraços

C

Taubaté-SP (Vale do Paraíba)

Aluguel apto centro 2 quartos (prédio um pouco antigo mas em boas condições) R$ 450,00
Internet rápida: R$ 100,00
Almoço: R$ 7,00 dá pra comer bem
ônibus circular: R$ 1,90

Moro em Taubaté mas trabalho em São José dos Campos (cidade bem maior qu Taubaté), então gasto um dinheiro bom com transporte todos os dias, cerca de R$ 10,00. Tem a opção de comprar passes mais baratos, ajuda bastante.

Em supermercados, para se deixar alguma tranqueira para comer em casa, acho que os preços devem ter a mesma média do resto do estado pelo menos.

Acho o custo de vida aqui até barato em comparação ao que eu andei lendo neste tópico. Me pergunto até que ponto vale a pena sair do interior, onde no fim do mês até que sobra uma graninha, para ir para um grande centro e sobrar a mesma coisa… ou menos. Acho que para sair daqui só se fosse por um salário bemmmm melhor :stuck_out_tongue:

T

Aluguel = r$302,00
passagen = r$1,65
condominio = r$58,00
almoço = r$4,50
compras do mês = r$150,00
total = r$516,15

Isso fora minha Faculdade r$530,00 sistemas da informação.

Eu ganho r$800,00 de estagio + bicos que pego. Da para pagar. Além de estar casado a pouco tempo 2 semanas!!!

Aqui em Minas Gerais nem tudo é muito caro!!!

N

Tempo em São Paulo, como em qualquer grande centro urbano, é uma coisa sem preço. Moro na zona oeste, próximo da divisa com Cotia, uma região mais afastada. Os aluguéis costumam ser um pouco mais baratos, mas demoro em média 3 horas pra ir e vir todos os dias do trabalho. Só não me mudo pra mais perto do trabalho porque tenho uns amigos no bairro, e como minha família mora no interior de SP, só me restou eles :roll:

F

Ribeirão Preto/SP

Moro de um lado da cidade e trabalho do outro lado do centro ( 7 km ) gasto uns 10 minutos de carro.

Aluguel + Condominio = 800,00 (porém existem opções bem baratas na faixa de 400/500 reais)

Almoço = 5 a 8 reais

Supermercado para 2 pessoas = 250,00/mes

Almoçar em casa e tirar um cochilo depois do almoço = Isso não tem preço.

J

bobmoe:
Hi!

Eu moro em sampa, vim do inteior e por isso conheço bem essa história do aluguel. (…) Nada de bairro nobre em grandes centros! Por mais tentadores q pareçam algumas oportunidades, é sempre barato em relação aos q estão naqla região, portanto pegue coisa melhor em lugares mais distantes.(…) Qualidade de vida é bem subjetivo, pra mim ainda fico com os grandes centros.

Cara, juro que não entendi. Dá pra desenhar? hehehe

Brincadeiras a parte, não entendi mesmo. Estou trabalhando em Santo Amaro, do lado do Campo Limpo.
Não moro aqui perto nem a pau, prefiro continuar pegando fretado em Santos a morar aqui perto… só tem o trem e esse metrô da linha [color=violet]lilás[/color] que liga a casa do chapéu até o lugar algum.
Mas tem um amigo que mora lá, ele paga em um apartamento de 3 quartos o equivalente a o de um quarto na Vila Mariana - Ana Rosa - Paraíso. Só que nesses tem metrô, shopping, ônibus para qualquer lugar e não tem essa Marginal Pinheiros cheia de capivaras.

R

icebox:
Classe média média = Bairros Zona Norte
Classe média alta = Barra/Recreio
Ricos = Lagoa/Gávea/Leblon/Orla de Ipanema/Copacabana

Generalizou legal aí…

Morei em Copa 5 anos e nunca fui rico, hoje moro na Tijuca e não sou mais pobre do que era.

Eu prefiro o custo x benefício da Tijuca do que de Copa. Mas depende de onde vc morar na Tijuca. Estou num ótimo lugar na Tijuca, num prédio muito bom, pagando bem menos que pagava em Copa, perto de tudo. Não saio daqui tão cedo. Só sinto falta da orla…

Eu já morei em três cidades diferentes, não sei te dizer valores exatos, mas se vc sair do eixo RJ - SP, provavelmente seu custo de vida vai ser menor, mas também não espere os mesmos salários, uma coisa compensa a outra, então se for pela grana talvez não vá fazer muita diferença. Vale avaliar as outras coisas, como tranquilidade, acesso a cultura, farras, lazer, desafios profissionais, etc…

[]'s

Rodrigo C. A.

F

pcalcado:
felipecruz:
Rio tá muito caro…

Bom, eu sou niteoiense e morei lá 20 anos. Niterói já foi uma cidade muito boa, hoje é tão cinza quanto São Paulo, excluindo uma ou outra rua onde o PT não brincou de prefeitura.

O problema de niterói é qu é muito longe. Qualquer taxi bandeira 2 sai por pelo menos 60 paus, pra pendotiba onde minha familia mora quase sai a 100. Pra quem fica ate tarde no trabalho ou costuma sair de noite isso é inviável. Fora a ida de manha que demora uma boa uma hora.

Por incrivel que pareça eu gasto menos morando no Rio. Claro que isso depende de como voce vive, hoje quase tudo que faço é no Rio, então sai caro ficar em Niteroi.

depende tambem de onde voce esta morando em Copa, porque tem partes ruins, muito ruins e algumas mais nobres. Eu moro em botafogo e pago num aluguel de 2 quartos mais do que um amigo meu que mora num apartamento mto melhor em icarai de 3 quartos…

é claro que morar em niteroi e viver no rio é mais complicado, mas so trabalhar no rio nao da tanta despesa a mais… tem frescao… é so fugir um pouco do horario de pico…

mas falando de rio… pelo que eu ja pesquisei e talvez o melhor bairro pra se morar sozinho seja o Flamengo.(na zn sul… nao pesquisei nas outras zonas)

tem bastante ap de 1 quarto, e nao sao cubiculos, com um aluguel compativel, tipo 400/600 reais… é claro q se compararmos com outras cidades ainda é caro… mas se tratando de rio… o flamengo é um excelente bairro…

R

Moro em SP - zona sul - Classe media

01)Prestacao do AP R$700 * 0,33 = R$231
02)Condominio R$480 * 0,33 = R$154
03)Luz R$110 * 0.33 = R$36,3
04)Telefone + ADSL R$210 * 0,33 = R$69,3
05)Diarista 1x por semana R$250 * 0,33 = R$ 82,5
06)Faculdade R$810
07)Musculacao + Natacao R$180
08)Refeicao R$13 * 44 = R$572
09)Happy hour R$20 * 4 = R$80
10)Diversao nos fds R$130 * 4 = R$520
11)Geladeira cheia R$ 400 * 0.33 = R$ 132

1. Prefiro pagar prestacao ao inves de aluguel, sai quase o mesmo preco e divido em trez, mora eu meu irmao e meu primo. Zona sul de SP, classe média
  2. Condominio ta alto mesmo, pode se encontrar algo em torno de R$200 a R$300
  3. Sempre foi esse valor mesmo
  4. Telefone mais Speed, sai caro… cortamos, mas vale como referencia
  5. Fachineira vai toda segunda-feira, indispensavel e nao consigo achar mais barato, talvez uma empregada seja melhor, custa em trono de R$400 mas ae teriamos casa limpa todo dia
  6. Engenharia da computacao - indispensavel
  7. Academia de bairro, pequena e barato, qualquer outra pagaria em torno de R$250 a R$350 ! faco natacao 3x por semana e musculacao é livre
  8. Almoco e janto fora de segunda a sexta, da 44 refeicoes
  9. Sair com amigos no trabalho, uma vez por semana
  10. Incluso namorada, cinema, festa e etc.
  11. Comidas para final de semana, cafe da manha e etc

obs 0,33 é porque essas contas eu divido com 2 pessoas
Total R$2867

Conclusao, preferia morar no SUL, Santa Catarina por exemplo

G

Pessoal, alguém de Curitiba ou região p/ me dar uma noção de como é por lá ?
Estou me mudando p/ lá em Janeiro.

Atualmente moro em Cuiabá-MT.
Considero o custo de vida aqui barato.

Moro com colega de faculdade, pago R$ 350,00 de aluguel. Moro encostado na faculdade e é ± tranquilo ir apé pro trampo se for o caso.
O passe aqui é R$ 1,60 mas o transporte (como todo serviço público aqui em Cuiabá) é um lixo.
Almoço na empresa por um preço simbólico. R$ 0,60 mas a comida vcs já podem imaginar como é ! hehe

Tenho a comodidade de poder viajar praticamente todo final de semana para o interior onde meus pais e minha namorada moram. Facilidade essa que não terei tão frequentemente morando em Curitiba.

Ainda pago faculdade R$ 560,00 - Sistemas de Informação.

Entre outros gastos como ADSL R$ 80,00 e essas coisas mais básicas.

Se alguém tiver alguma opinião á respeito do custo de vida por favor, poste ae !! hehe
(Principalmente falando em bairros p/ morar - Meu trampo fica no bairro Alto da Glória)

I

Orla cara…eu enfatizei ORLA! Quem mora na Orla de Copacabana pobre não é. Ou então é um daqueles que moram nos poucos conjugados existentes na Orla e vendem o almoço pra comer a janta…mas é minoria.

S

Bem, me mudei há dois anos para Fortaleza e considero que estou num bom padrão de moradia. Moro a três quarteirões da beira-mar, num local nobre da cidade. Alugo um apto de três quartos (uma suíte) num prédio novíssimo, excelente mesmo (com academia, piscina e sauna).

Aluguel e condomínio: R$ 800,00
Energia: R$ 130,00 (dois comps com monitores de 17 24/dia, chuveiro elétrico e máq. lavar todos os dias)
Combustível: R$2,68/l (aditivada). Total no mês: 260,00 (38km/dia ±)
Ônibus: Não ando, mas, me disseram que é R$ 1,25.
Refeição: Tem o PF, por R$ 3,50 e o “por quilo”, a R$ 19,90 e suco de laranja por R$ 1,50.
E Fortaleza tem muita coisa pra se fazer. Recomendo comprar um 4x4 e sair viajando todo o litoral. Sem falar que todo dia tem um barzinho, forró ou festa para ir. E se quiser frio, tem as serras, a 100km de distância, com clima de montanha mesmo…

G

Eu acho o custo de vida em Salvador alto, além dos baixos salários que a maioria das empresas de TI pagam por aqui.

B

balarini:

Não moro aqui perto nem a pau, prefiro continuar pegando fretado em Santos a morar aqui perto…

Eu quis dizer: Fuja dos bairros nobres! Por mais pechincha q pareça, vc perde para os imóveis do mesmo valor em bairros mais populares! :slight_smile:
Cara vc vem de santos todo dia? quanta força de vontade!!! rsrs. Eu também tive essa opção de continuar vindo trampar da minha cidade por fretado, mas eu não aguentaria todo dia correr para não perder o fretado. Fora quando pinta alguma coisa q tem q ficar até mais tarde.
A parte boa é q vc deve economizar bastante com aluguel. :slight_smile:

M

Caxias do Sul, RS

Sou aqui de caxias e morei por aqui praticamente quase minha vida toda, moro com meus pais hoje, mas em média eu acho que é relativamente caro de se morar por aqui.

Média das principais despesas.

Aluguel de um apto 2 quartos: ~R$ 400
Almoço (restaurantes bons, nao finos, mas bons): ~R$16/Kg
Ônibus (integracao entre algumas linhas): R$ 1,80
Taxi Lotação (para em qq lugar exceto no centro): R$ 2,20
Gasolina: ~R$2,90/L
Faculdade na área de comp.: ~R$1000,00 por cadeira
ADSL 600k: ~R$110
TV a Cabo: ~R$80
Festas em casas noturnas: ~R$30 por pessoa
Bares com show ao vivo: ~R$8

Enfim, eu considero relativamente caro viver em caxias do sul, mas é uma cidade muito boa, é a segunda maior do RS (~500k hab.), mas ainda mantém muitas características de cidades muito menores. Um dos fatores que faz com que esta cidade seja relativamente cara de se morar, deve se ao fato de ela ficar na serra gaucha. Também devemos levar em consideração que aqui, o inverno e verão são muito distintos, enquanto no inverno facilmente faz 0º, no verão temos dias com até 35º, ou seja isto exige que tenhamos um guarda-roupa mais variado, o que para alguém que vem de regioes mais quentes com certeza se tornará um custo a mais no incio. A cidade fica a 120Km de Porto Alegre, se tornando rápido ir até a capital.

Bom, basicamente é isso. Estas são as impressoes que tenho daqui.
[]'s

G

gustavo_marcon:
Pessoal, alguém de Curitiba ou região p/ me dar uma noção de como é por lá ?
Estou me mudando p/ lá em Janeiro.

Atualmente moro em Cuiabá-MT.
Considero o custo de vida aqui barato.

Moro com colega de faculdade, pago R$ 350,00 de aluguel. Moro encostado na faculdade e é ± tranquilo ir apé pro trampo se for o caso.
O passe aqui é R$ 1,60 mas o transporte (como todo serviço público aqui em Cuiabá) é um lixo.
Almoço na empresa por um preço simbólico. R$ 0,60 mas a comida vcs já podem imaginar como é ! hehe

Tenho a comodidade de poder viajar praticamente todo final de semana para o interior onde meus pais e minha namorada moram. Facilidade essa que não terei tão frequentemente morando em Curitiba.

Ainda pago faculdade R$ 560,00 - Sistemas de Informação.

Entre outros gastos como ADSL R$ 80,00 e essas coisas mais básicas.

Se alguém tiver alguma opinião á respeito do custo de vida por favor, poste ae !! hehe
(Principalmente falando em bairros p/ morar - Meu trampo fica no bairro Alto da Glória)

Alguém de Curitiba p/ me ajudar :?:

R

Ninguem ainda falou do local com maior custa de vida do Brasil? (Brasilia)

Aluguel - 700,00 (uma casa pequena num bairro mediano)
Comida - menos de 10,00 reais/kg não se come em lugar algum
busão - 3,50 (tá na média)
Supermercado - com menos de 300~400,00 por mes não tem jeito
Cinema - 16,00 reais a inteira

e por aí vai…aqui com menos de 1600 reais/mês nem tente viver…

Obs: vale lembrar que o que citei acima são situações para viver com um pouco de dignidade ok? Vc não sai da sua cidade natal por pouca coisa né? :wink:

ate mais…

A

Não esqueça que em Brasília sem carro não dá…

I

Essas variações loucas de preços acontece em todos
os lugares…
Em Santa Rosa(bairro de Niterói), vc encontra aluguéis de 300 reais(Beltrão, casa com 2 quartos, com direito a som ambiente de baile funk , pastores evangélicos enlouquecidos e uma encenação bem real de Doom no confronto entre a PM e os traficantes) a apartamentos cujo o condomínio é 2 vezes isso, e o aluguel 3…
Retrato do disparate:
Um imóvel,de 2quartos que custa 190000 reais e outro, do outro lado da rua de praticamente mesma metragem que custa 100000.A diferença?Um está no “Jardim Icaraí”, o que seria um bairro mais nobre, e o outro, em Santa Rosa, bairro intermediário.

C

adorei o tópico

em Uberlândia

Aluguel - em média 400 reais por mês com condomínio e iptu - 2 a 3 quartos, classe média

Onibus - 1,90 a passagem… mas como a cidade tem vários terminais, paga-se uma passagem apenas para chegar ao destino, independente dom número de coletivos que precisa pegar

Comida - 5 a 7 reais por dia se almoça muito bem por aqui

particularmente meu custo de vida aqui mensalmente nao passa de 500 reais, já que divido meu ap com outro cara … acho muito barato o custo de vida aqui…

R

Muito bem lembrado André…

ate mais…

I

Oi Marcon,
eu morei 21 anos em Curitiba, o custo de vida na cidade não é tão alto qnto parece ser em Sao Paulo ou RJ.
Vc vai trabalhar no Alto da Glória né, é um bom bairro, se puder morar nele mesmo eu recomendaria. Outros muito bons bairros e próximos ao seu trabalho é o Centro Cívico e o Alto da XV. De qq maneira o transporte público é bem razoável…
a média do aluguel de um apto de 2 quartos nesses bairros é de uns R$600,00. Se vc quiser veja nesse site opções de imoveis: www.imoveiscuritiba.com.br
Se precisar de mais sugestões de bairro é só me avisar, se quiser mandar MP td bem tb…
acredito q vc vá gostar da cidade, eu sinto saudades de lá apesar de gostar de onde estou atualmente tb (hj moro no interior de SP)

um abraço

P

São Leopoldo, RS

Aluguel de apt 2 quartos, com condomínio,luz, etc em bairro bom = R$400
Almoço = R$8 da pra comer bem no shopping
Taxi = pra andar na cidade nao gasta mais que R$20
Busao = R$1,80
Trem (tem trem que sai daqui e vai direto pro centro de poa) = R$1,40
Mercado = bom, ai depende muito né?
Cinema = R$8-R$10.
Balada BOA = ~R$20

Morar na terra das gaúchas = não tem preço :mrgreen:

C

Sei que o topico eh sobre regioes do Brasil, mas so pra dar uma ideia:

West London:

Aluguel, ap 2 quartos: £1200 a £2400
Almoco: £4 a £10
Taxi: £6 a £80
Metro, trem, onibus: £80/mes, mesmo ticket valido em qualquer um deles
Mercado: depende, mas eu gasto entre £200 e £500
Cinema: £8 a £10
Balada: £0 a £30
Banda larga (24mbps): £20/mes

D

Interior paulista (Araraquara/Sao Carlos/Ribeirao Preto):

Aluguel de apt 2 quartos, com condomínio,luz, etc em bairro bom = &gt$700
Almoço = $12 da pra comer bem no shopping
Taxi = no clue…
Busao = $1,90 - $2,10 (embora, dependendo de onde você more, você consegue fazer maioria das coisas a pé, seja em Araraquara, Sao Carlos ou Rib. Preto).
Mercado = depende muito, mas certamente deve variar entre 250-450 reais
Cinema = $10-16
Balada BOA = $0 - $60
Cabo = $55-$130
Broadband = $70 - $230

L

felipecruz:
Rio tá muito caro…

Segundo conhecidos tá todo mundo indo morar em niterói…
O problema é passar a ponte.

L

bobmoe:
balarini:

Não moro aqui perto nem a pau, prefiro continuar pegando fretado em Santos a morar aqui perto…

Eu quis dizer: Fuja dos bairros nobres! Por mais pechincha q pareça, vc perde para os imóveis do mesmo valor em bairros mais populares! :slight_smile:
Cara vc vem de santos todo dia? quanta força de vontade!!! rsrs. Eu também tive essa opção de continuar vindo trampar da minha cidade por fretado, mas eu não aguentaria todo dia correr para não perder o fretado. Fora quando pinta alguma coisa q tem q ficar até mais tarde.
A parte boa é q vc deve economizar bastante com aluguel. :slight_smile:

Muitas vezes não, eu morava em jundiaí e trabalhava na av paulista (± 60 Km) e demorava 1 hora para chegar no trabalho.
E qualidade de vida era exponencial em relação a são paulo…

F

Daniel Quirino Oliveira:
Interior paulista (Araraquara/Sao Carlos/Ribeirao Preto):

Aluguel de apt 2 quartos, com condomínio,luz, etc em bairro bom = &gt$700
Almoço = $12 da pra comer bem no shopping
Taxi = no clue…
Busao = $1,90 - $2,10 (embora, dependendo de onde você more, você consegue fazer maioria das coisas a pé, seja em Araraquara, Sao Carlos ou Rib. Preto).
Mercado = depende muito, mas certamente deve variar entre 250-450 reais
Cinema = $10-16
Balada BOA = $0 - $60
Cabo = $55-$130
Broadband = $70 - $230

Aqui por Ribeirão é por ai mesmo…
Só o mercado que acho que gastasse de 300-400 para duas pessoas, isso almoçando em casa todos os dias. Apesar que morando sozinho esse valor não seria a metade por que alguns gastos independe do numero de pessoas.

R

Nossa…o custo de vida de araraquara/Ribeirão/São Carlos tá alto…sou original da região de Bauru e achei bem caro o custo de vida…sendo que de Jaú a Araraquara são 100KM só…e de Jaú a Bauru uns 40…realmente assustei. O custo de vida ali da região de Bauru é baixissimo.
Acho que devido a região de araraquara estar crescendo em vários aspectos o custo de vida tende a subir.

ate mais…

L

richardpeder:
Nossa…o custo de vida de araraquara/Ribeirão/São Carlos tá alto…sou original da região de Bauru e achei bem caro o custo de vida…sendo que de Jaú a Araraquara são 100KM só…e de Jaú a Bauru uns 40…realmente assustei. O custo de vida ali da região de Bauru é baixissimo.
Acho que devido a região de araraquara estar crescendo em vários aspectos o custo de vida tende a subir.

ate mais…

Estou começando a entender porque o pessoal ganha a metade aí que em são paulo e está satisfeito.
Como dizem que ser paulistano é achar que ganha muito mas não sobrar nada no final do mês. :oops: :oops:
É mais ou menos isso.
[]'s

L

richardpeder:
Ninguem ainda falou do local com maior custa de vida do Brasil? (Brasilia)

Aluguel - 700,00 (uma casa pequena num bairro mediano)
Comida - menos de 10,00 reais/kg não se come em lugar algum
busão - 3,50 (tá na média)
Supermercado - com menos de 300~400,00 por mes não tem jeito
Cinema - 16,00 reais a inteira

e por aí vai…aqui com menos de 1600 reais/mês nem tente viver…

Obs: vale lembrar que o que citei acima são situações para viver com um pouco de dignidade ok? Vc não sai da sua cidade natal por pouca coisa né? :wink:

ate mais…

Pergunta a todos, estou vendo que o custo de vida por aqui está saindo entre 1500 e 3000 reais, dependendo a cidade…
Minha pergunta é: Em razão desses custos como alguém pode dizer que salários abaixo de R$ 2500,00 são bons salários?

F

richardpeder:

ate mais…

Os valores de aluguel, são de bairros bons, próximos ao Ribeirão Shopping, existem outras opções em torno de ~400,00 para outras regiões.

Almoço a 12,00 é o preço na Amaretto no Ribeirão Shopping, existem opções boas e mais baratas.

Mercado uns 250 para uma pessoa acho que seria o máximo.

R

luidhi,

Depende do tipo de vida que vc quer/vai levar…

Eu por exemplo hoje não posso reclamar…tenho diversos confortos graças a Deus (internet ADSL, NET TV com um pacote legal (inclui Telecine), carro zero KM (pagando parcela alta), moro numa casa boa numa cidade satélite boa (isso aqui em BSB é quase um luxo…morar em casa), alugo vários DVD’s por semana regularmente, 2 linhas de celular pos pago, VoIP), etc…eu vejo que poderia ter muitas coisas a menos do que tenho hoje…ou seja, coisas que são luxo mesmo…conforto…as vezes podemos achar que algumas coisas que eu citei não são luxo/conforto, mas são sim…pois hoje tem muitas pessoas que vivem de salário minimo…claro que em grandes centros tem que se ganhar um pouco mais…mas os confortos estão embutidos.

ate mais…

L

richardpeder:
luidhi,

Depende do tipo de vida que vc quer/vai levar…

Eu por exemplo hoje não posso reclamar…tenho diversos confortos graças a Deus (internet ADSL, NET TV com um pacote legal (inclui Telecine), carro zero KM (pagando parcela alta), moro numa casa boa numa cidade satélite boa (isso aqui em BSB é quase um luxo…morar em casa), alugo vários DVD’s por semana regularmente, 2 linhas de celular pos pago, VoIP), etc…eu vejo que poderia ter muitas coisas a menos do que tenho hoje…ou seja, coisas que são luxo mesmo…conforto…as vezes podemos achar que algumas coisas que eu citei não são luxo/conforto, mas são sim…pois hoje tem muitas pessoas que vivem de salário minimo…claro que em grandes centros tem que se ganhar um pouco mais…mas os confortos estão embutidos.

ate mais…

Paga-se hoje a mesma coisa ou mais que em são paulo?

F

Aluguel de apt 2 quartos, com condomínio,luz, etc em bairro bom = &gt 1700
Almoço = $20 ( shopping ) - $70-120 ( aqueles restaurantes show )
Taxi = sampa 'e o mais caro do brazil, mas eu sou preguicoso e uso sempre.
Busao = eu nao tenho a minima ideia de quanto ta o busao e o metro em sampa
Mercado = quem me conhece sabe meu tamanho … logo … mercado 'e um dos meus gastos mais elevados
Cinema = $18 cinemark
Balada BOA = 15 ( omalleys ), 40 numas baladinhas da Vila olimpia, 120 seco na Lotus :stuck_out_tongue:
Cabo + virtua = 165

I

West London:

Na moral cv, a balada grátis vc consegue pegando a promoter, a sua net eu já estou invejando, mas no geral é caaaro pacas!!!Quanto sobra no fim do mês???

NÂO venham para nikiti!!!O IPTU é um dos mais altos do país(um apto de 1quarto chega a mais de R$1100, e a prefeitura resolveu(para ter mais arrecadação claro) aumentar o gabarito dos prédios, e a cidade tá ficando intransitável!!!Icaraí tem 2KM² e 80000 moradores, é um inferno, ás 6 da tarde.Fora o fato que o pessoal tá liberando a construção de prédios adoidado, sem saberem se haverá água para todo mundo.O sistema que abastece Niterói-São Gonçalo e adjacências(Imunana-Laranjal), está perto do pico, e é bem menor que o Guando(que abastece o Grande Rio).Tô logo vendo, não demora muito e vai ter multa para quem der descarga em horário de pico de consumo! :roll:

C

Tem um monte de balada que nao cobra pra entrar por aqui. Eh soh ler os blogs certos e pegar flyer de vez em quando :wink:

Broadband: http://www.bebroadband-uk.com :smiley:

No fim do mes, hum… sobra… ah, uns £800. Com aquela barrinha horizontal na frente.

S

cv:

West London:

Nossa, como é caro alugar apt. em Londres (se bem que eu não tenho a mínima idéia de como é a base salário de um programador/analista/engenheiro/ou o que você quiser aí em Londres; se tiver como informar, :oops: ). Será que não seria uma boa morar em uma cidade aí perto? Como se fosse mesmo um distrito de Londres.

C

Pq a coisa funciona mais ou menos assim no Reino Unido: existe Londres, e o resto dos lugares. Do resto, existem os povoados e os nao-povoados. Os povoados têm todo tipo de criatura mitologica, e os nao-povoados ainda tem dinossauros cocando o saco e tentando roubar o sinal de Sky+ do vizinho.

O que se faz aqui eh alugar um apartamento e dividir com alguem. Eu moro num ape de 3 quartos, com 2 outros doidos (e assim cada um paga £700 de aluguel).

T

Campo Grande / MS

Terra fora do cenário de TI mas ainda tem algumas oportunidades.

Acho o custo baixo aqui e tem uma boa qualidade de vida, o único problema que aqui é capital com jeito de inteiror.

Aluguel: Pra quem mora sozinho, tem muitas kitnets aqui de dois cômodos que sai por volta de $ 300 a $ 400, geralmente ficam perto das universidades, no centro é mais complicado achar.

Transporte: $ 1,90 (ônibus), $ 2,74 (gasosa); se morar num bairro não tao afastado demora em média uns 25 min. a 30 pra chegar no centro de ônibus (somente percurso), de carro em 8 a 10 min. Eu moro a 10km do serviço e gasto uns 250 de comb. por mês, e 10km é praticamente cruzar a cidade inteira (o problema é a quantidade de semáforos no caminho)

Almoço: de $ 6 a $ 9, e bom.

Banda larga: $ 90

Balada: $ 40

aqui vive-se muito bem por um baixo custo, mas aqui ainda é “interior”

S

Pq a coisa funciona mais ou menos assim no Reino Unido: existe Londres, e o resto dos lugares. Do resto, existem os povoados e os nao-povoados. Os povoados têm todo tipo de criatura mitologica, e os nao-povoados ainda tem dinossauros cocando o saco e tentando roubar o sinal de Sky+ do vizinho.

O que se faz aqui eh alugar um apartamento e dividir com alguem. Eu moro num ape de 3 quartos, com 2 outros doidos (e assim cada um paga £700 de aluguel).

Puxa vida, você falando assim dá pra pensar altas coisas quanto as redondezas de Londres (é, só indo aí mesmo de turismo pra ver como que é e aí sim planejar e tal).

E as mulheres daí? :twisted:

S

Puxa, como fui tolo em não pensar… Google Earth!!! Tô admirando Londres agora.

C

Dois olhos, boca, nariz, dois bracos, cabelo, duas pernas, dois peitos e bunda (normalmente dividida em dois lados, tambem). Nada muito diferente do que tem no Brasil, nao.

A

Belo Horizonte - MG

Moro no Santo Antonio na região sul da cidade onde a renda da moçada é maior

circular = 4,5/dia
almoço PF = 4,50
aluguel = 450,00 bairro classe média c/ 3 quartos
condominio = 180,00
mercado básico = 125,00/mes

valeu!!

M

Dois olhos, boca, nariz, dois bracos, cabelo, duas pernas, dois peitos e bunda (normalmente dividida em dois lados, tambem). Nada muito diferente do que tem no Brasil, nao.

AEaeoiAEHOIUHAEOUHeihAOUHAOEHEAOUHaeiuhaeae :lol:

o custo de vida em fortaleza - ce, ta mais ou menos no nivel que o tmoretto falou de campo grande.

I

Cv, falta coisa aí! As mulheres daí não têm a, a… deixa para lá… :lol:

Os não povoados vc se refere aquelas “colônias” de brasileiros/indianos que vão para aí, na semi-ilegalidade?

L

KKKKKKKKKKKKKKKKK

bom, minha contribuição:

Bauru (interior de SP):

Aluguel Kitnet (Sala/quarto, cozinha e banheiro, local de fácil acesso perto de mercados, farmácias e uma avenida principal): 250,00

almoço (Comida boa, à vontade, fora a carne e bebida): 2,50

Energia: ~ 15

Transporte: particularmente nunca usei, vou a pé para o trampo, mas deve estar na faixa de 1,80

Mercado: ~150,00

R

Bauru é a melhor cidade do mundo pra se morar!! :smiley:

Cidade de interior com muito “luxo” de cidade grande e custo de vida super baixo. :slight_smile:

Morei em Pederneiras a vida toda e vivia em Bauru…amo esta cidade. :slight_smile:

ate mais…

L

richardpeder:
Bauru é a melhor cidade do mundo pra se morar!! :smiley:

Cidade de interior com muito “luxo” de cidade grande e custo de vida super baixo. :slight_smile:

Morei em Pederneiras a vida toda e vivia em Bauru…amo esta cidade. :slight_smile:

ate mais…

Hehehehe… realmente estou gostando de Bauru… estou aqui há quase 2 meses.

R

Vocês tomam banho frio aí? :smiley:

I

Me explica esse milagre!!!15 reais aqui significa aproximadamente 7,5 KWh na minha conta.Em bom português, isso é o que eu gasto em 5 a 7 dias apenas tomando banho.O detalhe é que eu tenho boiler, que gasta menos que chuveiro elétrico…
Isso não paga o consumo do meu micro, que é antigo! :shock:

R

Tá certo que o custo de vida aí é baixo, mas 15 reais de luz é impossível…vc não tá fazendo gato na energia aí não né? :smiley:

ate mais…

L

kkkkkkkkk
nem tô fazendo gato…
mas é verdade… e pra ser mais sincero ainda, esse mês a conta não chegou a 15, foi 13 e uns quebrados…
é que eu nem fico em ksa (literalmente só vou em ksa pra dormir) … não assisto tv (prefiro o violão, livros) … enfim… não tenho muito com que gastar.

S

Luiz_Gustavo:
kkkkkkkkk
nem tô fazendo gato…
mas é verdade… e pra ser mais sincero ainda, esse mês a conta não chegou a 15, foi 13 e uns quebrados…
é que eu nem fico em ksa (literalmente só vou em ksa pra dormir) … não assisto tv (prefiro o violão, livros) … enfim… não tenho muito com que gastar.

Legal! É a melhor coisa pra fazer mesmo: Throw away your television!

Hehe, é… exagero (de vez enquando vale a pena locar um filminho ou assistir uma série pra dar boas risadas).

Mas nós já ficamos jogados numa empresa o dia inteiro na frente do pc. Acho que tv depois do trampo é a morte (pelo menos pra mim, claro)!

R

Poxa…eu não vivo mais sem a NET! ahahahahaha
:slight_smile:

ate mais…

C

minha conta de energia esse mes veio R$ 40,00 … moro sozinho

qto a televisao, só F1 e jornal nacional… o resto, esquece… ta no youtube

:lol: :lol: :lol: :lol:

C

luiz… bao? o custo de vida em bauru é muito baixo mesmo… mas e o salario… pagam bem pra programador java ai?:

F

Olinda - PE

Recife está crescendo exponencialmente em TI e tem muita empresa aqui precisando de gente.

quem quiser dar uma olhada, www.portodigital.org.br

Quem não quiser morar no rush de Recife, pode morar em Olinda (minha LINDA OLINDA!), que fica a 15 minutos de carro do centro do Recife.

Custos:

Ap 3 quartos - R$ 450,00 co condomínio + água
Luz - R$60,00
Telefone + banda larga - R$ 120,00
Mercado - R$200,00
Almoço no Recife: média de R$15,00 o quilo. Se for no PF sai a R$4,00 por refeição já com o suco:)
ônibus - média de R$2,60
Combustível: Gasolina R$ 2,60 - Álcool R$ 1,50 -Diesel R$1,80

RESUMINDO… R$1000,00 por mês aqui dá e ainda sobra pra farra no fim de semana.

C

o unico problema dessa regiao de recife é que nao rola mtu rock … eu que to em minas preciso viajar 600 km pra sampa pra pegar um show massa… se morasse em recife eu tava perdido… hehe :lol:

G

Minha conta de energia veio 46 reais, fiquei feliz da vida, pois antes quando a internet tava ativa e tomava banho quente sempre, vinha em média 90 reais, e já chegou a 110 reais.

Em questão de rock, veja SSA, é péssimo, aqui não vem nada.

C

é vei… diversao conta tb… eu nao me imagino morando em uma cidade q nao tenha bons shows de rock n roll … ou ao menos uns barzinhos massa

F

Olha, posso dizer que não tenho do que reclamar daqui de Recife. Sempre há shows por aqui, shows bons e bem diversificados. É uma cidade cativante, BARATA e que tem emprego sobrando em TI.

F

Alguem ai mora em Hortolandia SP? Que trabalhe para a ATTPS na IBM

estou sendo convocado para uma vaga ai, gostaria de saber como são as coisas por ai galera.

abraços

E

Eu te aconselho morar em Campinas, é perto e vc vai ter melhor qualidade de vida.
Acho q quase todo mundo q trabalha em hortolandia … mora fora.

frajolex:
Alguem ai mora em Hortolandia SP? Que trabalhe para a ATTPS na IBM

estou sendo convocado para uma vaga ai, gostaria de saber como são as coisas por ai galera.

abraços

M

Qualidade de vida é melhor? Talvez. O custo? Muito maior. Colegas meus que estão em campinas estão reclamando demais do custo de vida lá.

Até!

E

Com certeza o custo de vida aqui em Campinas é alto, mas hortolandia é um lugar meio sinistro… acho q vale apena … não morar em hortolandia

Qualidade de vida é melhor? Talvez. O custo? Muito maior. Colegas meus que estão em campinas estão reclamando demais do custo de vida lá.

Até!

F

okay, então digamos, R$5.000 liquido dá pra viver bem ai?

Quanto se gasta em geral por mes ai sem muita extravagância?

R

5000 liquido?

rapaz…com isso vc mora folgado em muiiiitas capitais brasileiras…só não querer ter vida de playboy que vive-se numa boa.

ate mais…

M

frajolex:
okay, então digamos, R$5.000 liquido dá pra viver bem ai?

Quanto se gasta em geral por mes ai sem muita extravagância?

Ainda estou para conhecer onde no Brasil não consiga se viver bem, sozinho, com esse dinheiro. Não dá para ser playboy de gastar R$500,00 numa balada, mas dá para viver confortavelmente em muitos lugares.

Até!

M

Também não estou no Brasil, mas aí vai minha colaboração.

Auckland:
Aluguel, ap 2 quartos: NZ$1000 a NZ$1500
Almoco: NZ$6 a NZ$10
Taxi: no idea
Ônibus: NZ$170/mês
Mercado: NZ$600 em média (tenho esposa e filha de 1 ano). Inclua aí fraldas descartáveis.
Cinema: NZ$9 a NZ$15
Balada: também não tenho idéia, mas compro uma cerveja long neck num pub por NZ$6
Banda Larga: NZ$40/mês

G

5k? Que realiade é essa? A onde pagam isso que eu vou!

G

MarcusGonçalves:
Também não estou no Brasil, mas aí vai minha colaboração.

Auckland:
Aluguel, ap 2 quartos: NZ$1000 a NZ$1500
Almoco: NZ$6 a NZ$10
Taxi: no idea
Ônibus: NZ$170/mês
Mercado: NZ$600 em média (tenho esposa e filha de 1 ano). Inclua aí fraldas descartáveis.
Cinema: NZ$9 a NZ$15
Balada: também não tenho idéia, mas compro uma cerveja long neck num pub por NZ$6
Banda Larga: NZ$40/mês

Sim… quanto vale isso em dólar ou real?

M

Segundo o site http://www.xe.com/
1.00 NZD (New Zealand Dollars) = 1.42767 BRL (Brazil Reais)

L

po acho q meu custo de vida eh menor por aqu, moro no interior da bahia e meus gastos mensais:

Kit - Net com 1 banheiro e quarto e cozinha
*aluguel 250,00 -(agua e condomio)

• faculdade (nemsei quanto vai ser esse semestre)
  • secretaria(para nao falar empregada) 80,00
    *luz - 40,00
  • fora alimentacao que dar uma media de 150,00
    o gas pago 33,00 porem ele leva 3 meses o ultimo comprei no final de outubro e terminou a quase 15 dias, e olhe que a menina aqui cozinha ate demais para uma pessoa…

nao chega nem a 1.500,00 , ganhando uns 2 mil vc vive bem tranquilo e rindo a toa em 2 ano dar pra comprar um bom terreno para construir uma casa bem legal. hehe

nao pago transporte vou andando para o trabalho e faculdade que as vezes vou de carona que eh uma media de 30 mintuos andando e de carro uns 5 a 10 minutos hehe mais ainda acho meus custo alto… to procurando fazer redução de custo… compro uma cesta basica(sem carne,frango, somente arroz,feijao essas coisas) que vende em uma rede de supermercado que custa 70,00 para 2 pessoas leva media 1 mes depender se nao desperdiça muito…
acho que isso ai… se hj eu ganhasse uns 2.500,00 aqui nao pensaria em sair bom media de uns 2 anos… eheh mais to pretendo ir para outro local menos SP.
otimo topico esse…

C

http://google.com/search?q=1+nzd+in+brl

Pra ver uma lista dos codigos ISO 4217:

http://www.xe.com/iso4217.htm

1

Ouch.

O custo de Pernambuco é legal, mas eu não agüento o calor. :frowning:

S

Alguém tem noção de Curitiba? É uma cidade muito linda e duas vezes q visitei.

L

Pô Cadu, desculpa a demora da resposta… fiquei uma cara sem olhar as mensagens.

Então… no geral, pelo que pude perceber até agora, paga-se pouco por aqui para programadores. A região não é muito boa sabe… além dos baixos salários não há muitas opções de especialização (pós-graduação especificamente falando).
Há cursos de especialização em Banco de Dados pelo Senac e tals, mas fora a pós graduação da UFSCAR (que é durante semana :P) não encontrei nenhuma interessante.
No meu caso o salário está até razoável, acima da média daqui… não posso reclamar.
E em Udia, como é o salário?

[]'s

C

Caro sma, depende o bairro que queres morar.

Eu moro perto de minha faculdade e pago uns:
Ap 3 quartos, sala, cozinha e banheiro.

• R$ 290,00 de aluguel;
  • R$ 85,00 de condomínio;

Como sou casado e tenho uma filha tenho outras despesas!

Então, varia do bairro aonde você vai morar aqui. Com R$ 1.500,00 vc vive tranquilo aqui!

S

Complementando sobre Curitiba:
-Ônibus entre R$ 1.00 e R$ 1.80
-Almoço à vontade R$ 9.00, no shopping entre R$ 9.00 e R$ 15.00

L

Só para complementar, alguem sabe sobre Floripa ?
E como anda a área por lá ?

L

Sami Koivu:

hum… entao o custo de vida ai eh baixo? ta melhor q aqui na bahia almoço aki ta entre 12,00 a 15,00 sem ser shopping e se for marisco 17,00 a 18,00 depender do local… buzu aqui 2,00 na capital interior 1,50…
me falaram que o custo de vida ai eh alto… ehhe tinha ja ate pensando em um dia ir para curitiba… pelo visto nem eh…

S

Bom, comparado com a Finlândia, aqui em Curitiba é baixo mesmo :slight_smile: Mas falando sério, acho que eu não sou a pessoa mais indicada para dizer isto, já que sei muito pouco sobre os custos em outros lugares do Brasil. Eu até consigo gastar 18 reais no shopping comendo bife e trocando as fritas (detesto batata de qualquer tipo) para legumes, mas… para uma pessoa normal acho difícil gastar mais do que 15. Os taxis aqui parecem ser mais caros do que os de Porto Alegre. Além desses detalhes sei dizer muita pouca coisa.

C

Ainda em Curitiba…

Quando eu ainda fazia técnico de dia e pré-vestibular a noite, eu almoçava num lugar que era 3,50 o almoço que por sinal muito bom!!!

Têm lugares aqui que dá para economizar bastante, como eu já disse depende do espírito consumidor que há em cada um!!!

O Mercado aqui é bom para informática, pois o HSBC Global Technology se instalou aqui, temos o Pq do Software, se quiser prestar concurso público a Celepar é excelente para se trabalhar, onde eu trabalho a informática tb é muito forte e fora as micro empresas que trabalham com Java e .Net.

Gosto de morar aqui, tem que ralar bastante mas eu gosto disso!!!

F

Alguem de Goiania-GO? Poderia falar do mercado por ai?

P

/*
* Foz do Iguaçu/PR
* Aluguel, no mínimo: 200 (ruimzinho), bom: 400+
* Almoço: Da pra comer bem, serve-serve por R$ 6,50 (com direito à suco livre), mas tem os mais humildes por até R$ 3,00 com um copo d’agua
* Telefone+Adsl tu vai pular com no mínimo: R$ 170,00
* Transporte: R$ 2,00
* Outros gastos mensais: R$ 130,00
* Média: R$ 800,00 mensais
*/

S

Sami Koivu:

Atualizando: :wink: o preço de ônibus acabou de subir ontém. Agora é R$ 1.90

S

lucao:

A área de desenvolvimento em Floripa é muito boa. O problema é que a cidade tá na moda e tem crescido MUITO nos últimos anos, e isso tende a continuar. Hoje em dia ela está com os mesmos problemas de grandes cidades (transito, segurança, custo de vida alto), coisa que há 5 anos era muito menor.

Ou seja, embora seja um lugar muito bom pra se morar, a tendência é que só piore daqui uns anos…

S

peerless:
/*
* Foz do Iguaçu/PR
* Aluguel, no mínimo: 200 (ruimzinho), bom: 400+
* Almoço: Da pra comer bem, serve-serve por R$ 6,50 (com direito à suco livre), mas tem os mais humildes por até R$ 3,00 com um copo d’agua
* Telefone+Adsl tu vai pular com no mínimo: R$ 170,00
* Transporte: R$ 2,00
* Outros gastos mensais: R$ 130,00
* Média: R$ 800,00 mensais
*/

Estou morando em Foz de Iguaçu agora e realmente o custo de vida aqui é muito baixo. Dá pra fazer compras no Paraguai e na Argentina que tem produtos mais baratos, e o aluguel aqui é bem mais barato que Floripa, por exemplo.

O problema é que tirando o Parque Tecnológico Itaipu, me parece que não existe muito mercado para desenvolvimento de software (eu mesmo trabalho em home office) e o calor que faz aqui é insuportável (se comparado a São Paulo e Santa Catarina, pelo menos).

Ou seja, nesses R$800,00 pode incluir os custos de um ar condicionado também, que aqui não é artigo de luxo. É necessidade mesmo.

M

Mercado de ciencias da computação? Nao sei exatamente, mas acho que nao ultrapassa 3.000 os salários…

M

Cara, existem muitas empresas de software em Goiânia. Os salários variam muito. Já na área do Java, eu não conheço empresas comerciais que trabalham com a Tecnologia, com exceção da Politec. Nós aqui na Santri ainda estamos começando na linguagem comercialmente falando.

Acho que pro mercado Java, Brasília é bem melhor. E é aqui do lado, hehehe. O problema lá é o custo de vida… Quando eu fazia faculdade lá (isso tem 8 anos) o aluguel de um apartamento minúsculo era 500 reais. Andava cerca de 30km do serviço para a faculdade. Mas dependendo do salário compensa.

PS: Bons programadores, analistas, gerentes de projetos não tem problemas de emprego. É só olhar a quantidade de anúncios.

F

Cara, existem muitas empresas de software em Goiânia. Os salários variam muito. Já na área do Java, eu não conheço empresas comerciais que trabalham com a Tecnologia, com exceção da Politec. Nós aqui na Santri ainda estamos começando na linguagem comercialmente falando.

Acho que pro mercado Java, Brasília é bem melhor. E é aqui do lado, hehehe. O problema lá é o custo de vida… Quando eu fazia faculdade lá (isso tem 8 anos) o aluguel de um apartamento minúsculo era 500 reais. Andava cerca de 30km do serviço para a faculdade. Mas dependendo do salário compensa.

PS: Bons programadores, analistas, gerentes de projetos não tem problemas de emprego. É só olhar a quantidade de anúncios.

Marcio,

Qual a faixa salarial média ai?

L

s4nchez:
lucao:

A área de desenvolvimento em Floripa é muito boa. O problema é que a cidade tá na moda e tem crescido MUITO nos últimos anos, e isso tende a continuar. Hoje em dia ela está com os mesmos problemas de grandes cidades (transito, segurança, custo de vida alto), coisa que há 5 anos era muito menor.

Ou seja, embora seja um lugar muito bom pra se morar, a tendência é que só piore daqui uns anos…

Eu discordo. A área de desenvolvimento em floripa é boa só pra quem é catarinense mesmo e “cresceu” em floripa principalmente, que está acostumado a ter custo de vida baixo. Em floripa, o custo de vida é altíssimo e IMHO paga-se super mal um desenvolvedor Java, quase que nem Curitiba. Ontem eu ví uma empresa que tava pagando até que “nos conformes” (3.4k pra pleno e 4.8k pra senior, ambos CLT) mas foi a excessão, tem empresa em floripa que quer cara certificado + 3 anos de exp + superior completo por 1.5K/mes. Isso é bem preocupante

EDIT:

em compensação, floripa é um dos lugares mais lindos do mundo, onde praticamente só tem deusa :slight_smile: e claro, queria que balneário camboriú fosse forte na área de TI, o que “equilibra” é isso, ou você ganha pouco e mora no paraíso ou tu ganha bem e mora no stress total (A.K.A. São Paulo, mas tem ótimos lugares aqui rs)

R

cv:

West London:

Cara, comentou isso numa hora boa.
Talvez eu vá praí mês que vem, queria saber quanto custa o plano de saúde aí e despesas com lavanderia.

valeu.

M

Uberlandia - MG, estou falando por mim:

-Aluguel: 430/2 = 215.
-Alimentacao: ± 300
-Agua, luz, condominio, internet: 40,00
-Conducao: 1,90

Ou seja , o basico em torno de 600,00. Eu divido ap, moro perto do trabalho, e aqui o custo de vida é medio eu diria. Mas eu to vendo ai nos foruns o pessoal se preocupando em sobreviver. Teve um ai que falou que com 1600-2000 em SP vive bem , tendo um gasto de 1200 … q isso velho , vc é estagiario e mora com sua avó ???

Eu sou profissional java, tenho 3 anos de formado, 3 anos de experiencia em empresa, certificado, eu nunca iria pra SP por menos de 5000 nem fudendo…

Vc tem q pensar q nossa profissao, na maioria PJ como somos tratados, recursos, vc precisa poupar, investir em uma previdencia privada e outras coisas… principalmente em adquirir novos conhecimentos !!!

Mas pense em qualidade de vida ! As vezes uma cidade como uberlandia com um salario metade de SP vale o dobro em qualidade, e em termos de custo de vida mesmo.

Abraco !

M

fala pra onde q manda o cv. :slight_smile:

flw.

S

Me expressei mal. Quando disse que é boa é porque oportunidades não faltam. Quanto a pagar mal isso é verdade, só que cabe ao profissional se valorizar, justamente porque as empresas estão sofrendo para conseguir bons profissionais por aí.

L

s4nchez:

Me expressei mal. Quando disse que é boa é porque oportunidades não faltam. Quanto a pagar mal isso é verdade, só que cabe ao profissional se valorizar, justamente porque as empresas estão sofrendo para conseguir bons profissionais por aí.

Tudo que eu queria era voltar pra SC ganhando o que eu ganho aqui em sampa =~

R

E o melhor mercado de TI do Brasil é mesmo a cidade de SP ou tem lugares melhores?

ate mais…

M

Marcio,

Qual a faixa salarial média ai?

Cara, esta é uma pergunta muito (mas muito mesmo) complicada se tratando de Goiânia. Já vi salários variando entre 500 e 5000 dentro da mesma empresa (para programadores - programalistas). O que pega aqui em Goiânia, pelo menos o que eu vejo, é o acumulo de funções. Dificilmente vc acha uma cara “só” programador ou “só” analista, como tem em Brasília. Tem exceções de grandes empresas, mas a maioria não tem bem um limite entre suporte-programador-analista. Já trabalhei numa empresa onde era os 3! E é normal. :shock:
A cultura ainda está mudando.

Em outras palavras, depende de onde vc está disputando a vaga. Mais até do que “média” salarial. :smiley:

E

Alguem sabe o custo de vida em Blumenau? Lah eh bom para nossa area?

R

Como que ta a vida em Porto Alegre? digo, com um salario liquido de aproximadamente 2500 - 3000 da pra viver bem sozinho? digo, aluguel, luz, agua, internet, faculdade.

Abraços

R

Salvador:

Aluguel de um apt quarto e sala, cozinha e varanda, apt grande com garagem coberta, 2 elevadores, bem localizado, 3km da orla: R$ 450,00
Aluguel R$ 200,00
Feira na faixa de R$ 150,00 (eu e a patroa)
Luz R$ 80,00 (pc ligado 24hrs praticamente)

abraço

L

RodrigoValentim vc mora aonde ai assim? uhuha ta otimo nesse custo ai… ta melhor do que aqui no interior nem dar para acreditar…agora me diz 200,00 é o condominio? uhauh… se eu fosse morar ai em ssa… ia para o lado da sao rafael no maximo ali em colinas de pituacu é um barrio bem legal… class media que o aluguel eh bom e tem otimos apartamento… e dar para ir ate patamares andando…alais eu ia sempre qdo morava… porem era 50 minutos na canela… mais acordar de manha cedo e dar essa caminhada tudo de bom… :smiley: eu acho ap ali em colinas de pituaçu… de 250,00 no maior conforto… so nao tem elevador nos predios… pq nao passa de 5 andares… mas dar bem legal… 2 quartos, banheiro, sala, cozinha e uma area no predio… hehe praticamente e predio com segurança eletronica normalmente.

M

poderiam colocar como ta o mercado e media salarial, junto com o custo de vida… =)

C

da uma olhadinha aqui ó:

http://www.apinfo3.com/pesquisa.htm

:wink:

Ricardo Cabral

V

Manaus -AM

ALUGUEL DE 2 QUARTOS:
ALUGUEL R$350-500 - PERIFERIA
ALUGUEL R$700,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - CENTRO
ALUGUEL R$1.200,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - ÁREAS NOBRE
SUPERMERCADO R$500,00
BUSÃO R$2,00 (NÃO TEM METRÔ, TEM MOTOTÁXI E ÔNIBUS ALTERNATIVOS MAS SÃO R$2,5)
FACULDADE: ADM R$300,00 E OUTROS CURSOS ACIMA R$400,00
FACULDADE BOA: R$ ACIMA DE R$ 500,00(2 ANOS) R$700,00 NORMAL
INTERNET A CABO R$ 100,00
CINEMA R$15,00 (DIAS COMERCIAIS) E R$ 20,00 (FDS)
FESTAS: R$ 5-10 FORRÓS E R$15-25,00 CASAS NOTURNAS
PF: R$5,00, QUILO R$17,90-35,00

CONCLUSÃO É UM DOS CUSTOS MAIS ALTO DO PAÍS. :!:

:cry:

R

vavita:
Manaus -AM

ALUGUEL DE 2 QUARTOS:
ALUGUEL R$350-500 - PERIFERIA
ALUGUEL R$700,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - CENTRO
ALUGUEL R$1.200,00 (S/ CONDOMÍNIO E S/ IPTU) - ÁREAS NOBRE
SUPERMERCADO R$500,00
BUSÃO R$2,00 (NÃO TEM METRÔ, TEM MOTOTÁXI E ÔNIBUS ALTERNATIVOS MAS SÃO R$2,5)
FACULDADE: ADM R$300,00 E OUTROS CURSOS ACIMA R$400,00
FACULDADE BOA: R$ ACIMA DE R$ 500,00(2 ANOS) R$700,00 NORMAL
INTERNET A CABO R$ 100,00
CINEMA R$15,00 (DIAS COMERCIAIS) E R$ 20,00 (FDS)
FESTAS: R$ 5-10 FORRÓS E R$15-25,00 CASAS NOTURNAS
PF: R$5,00, QUILO R$17,90-35,00

CONCLUSÃO É UM DOS CUSTOS MAIS ALTO DO PAÍS. :!:

:cry:

você esqueceu de citar o isolamenteo geográfico e a falta de opções gerais da cidade.

G

RodrigoValentim:
Salvador:

Aluguel de um apt quarto e sala, cozinha e varanda, apt grande com garagem coberta, 2 elevadores, bem localizado, 3km da orla: R$ 450,00
Aluguel R$ 200,00
Feira na faixa de R$ 150,00 (eu e a patroa)
Luz R$ 80,00 (pc ligado 24hrs praticamente)

abraço

Alegal aqui é 450 reais quando for “barato”, na orla de SSA chega a custar até mais de 700 um dois quarto, ta um absurdo.

E

Florianópolis-SC

Aluguel: R$ 750,00 (/2) Apto 2 quartos com suíte no bairro Trindade (Classe média e Estudantes)
Condomínio: R$ 160,00 (/2)
Luz: R$ 160,00 (/2)
ADSL: R$ 99,00 (/2)
TV Cabo: R$ 180,00 (/2) (com o brasileirão) 8)
Telefone: R$ 42,00 (/2) (taxa mínima)
Celular: R$ 80,00
Prestação do Carro: R$ 400,00
Seguro do Carro mês: R$ 142,00
Fulia Fim de semana: R$ 100,00 * 4
Almoço: R$ 7,50 * 30 (restaurante com convênio com a empresa)
Janta: R$ 5,00 * 30
Lanches: R$ 5,00 * 30
Academia: R$ 65,00
Passe de ônibus: R$ 1,90 * 2 * 25

Custo descrito acima: R$ 2.410.50
Sem contar a gasolina, mercado, estacionamento, ração da cachorra…

K

Pooo o cara descreveu as despesas mensais dele !!! rsssssssss.
Aqui em Salvador, eu pago …

Casa 2 quartos = 350,00 na boca do rio . Que é um bairro mediano e muito perto perto da orla.

Almoco = em média 14.00 Kg +/- … apesar de variar muito.
Mercado = 200.00
Buzu = 2.00
Facul = 700,00 - 800,00
Net - 100.00

Fora a praia e os corpos semi-nus que não tem preço !!!

O problema é que o mercado de TI em salvador é pequeno, sendo monopolizado por empresas como a Unitech, Netra, DBA entre outras …

Os salários variam muito. Mas já vi analistas formados na Unitech ganhando 1400 reais. Ganhar 3000 como programador aqui é luxo acreditem … a maioria dos salários varia de 1000 - 2700 em média.

Beijos.

Mas … to querendo ir pra Porto Alegre … Alguém daí poderia informar a faixa salarial ???

S

Campinas - SP

aluguel centro kit net 300 reais
buzu - 2,25 alternativo 2,50
gasolina - 2,40 alcool 1,24
faculdade - 374(desconto de 20 conto que pago em dia)
cinema - 20
balada: dia de semana eh facil achar na faixa final de semana varia de 20 a 100
cerva nos bares 4,90 skol garrafa

quem tiver duvida sobre cps so falar , o custo aki pode ser alto ou baixo depende da frescura do homem, minha facul eh a mais barata pois so penso no diploma , tenho amigos que paga quase 2 k por mes e nao aprende oq eu aprendo na minha …

mercado de TI é bem grande, porem injusto
ja vi colega sem nunca ter contato com informatica cata vaga na ibm de DBA 5 barão por mes, e outros que manjam ganhar 800

aki quem manda é a ibm tendo ingles se passa bem

L

PQP 5 CONTO A CERVA !!! que ROBO… AAAAAAAAA

Aqui em Bh é 3,00 a BOHEMIA

M

Goiânia - GO

Aluguel: entre 300 e 400 uma casa legal. Em setores melhores localizados este preço pode ir até 700. A minha tem 3 quartos, 2 salas, cozinha, um quintal legal, 2 banheiros e sai por 380 (enquanto a minha não fica pronta, hehehe).
Supermercado: sou casado e não gasto mais que 300.
Ônibus: 1,80 (linhas normais) e 0,50 eixo anhanguera (corta a cidade). Não tem metrô e nem acho q a cidade comporte um rasgo por baixo. Mas tem muito mototaxi.
Álcool: R$ 1.35
Gasolina: R$ 2.59
Faculdade: Na Objetivo, tem um curso de Sistema de Informação por 200 reais (tem um colega de trabalho que vai cursar lá). Aqui em Goiânia tem trocentas faculdades… Mas no geral cursos de informática variam de 350 até 500.
MBA: Em torno de 800 reais. Se fosse mais barato eu tava fazendo este ano.
ADSL: 60 reais 250K. Pra mim tá bom…
Cinema: Varia de 8 até 20 (no Flamboyant, o maior shopping do centro-oeste, blagh! Estão até cobrando o estacionamento, tem meses que nem passo perto).
Festas: Sou casado e desatualizado…
Almoço: PF = 3,50 no morte lenta. entre 10 e 12 num restaurante médio.

Goiânia é uma cidade onde tudo tem fácil acesso, as coisas não são tão caras quanto em SP e DF. Em contra-partida, achar os salários de SP e DF aqui em GO é muito difícil.

L

Valença - interior da Bahia

• kit net - 150,00
  • condominio - 55,00 ~ 60,00(conta de agua ja incluido)
  • luz - 30,00 ~ 40,00 - 0.59 kw/h
  • alimentação - 150,00
  • padaria 30,00
  • internet 44,00 - 155 kb ou 64,00 - 180kb
  • faculdade - 480,00
  • transporte(p/ facul) - 20,00
  • gas - 30,00
  • um relaxamento na praia - 15,00(c/ transporte)

R$ 1.500,00 dar para viver tranquilo sem stress e sobre uma boa grana para comprar aquele livro que vc tanto quer… e fazer uma poupança para comprar um voucher (promocao) hehe, um curso de ingles.

M

Hola, soy español y estoy pensando en irme a vivir a Brasil.
Pero el problema es a qué ciudad o población.
He estado leyendo todos vuestros post sobre los costos de vida en las diferentes regiones y hay muchas cosas que no me cuadran con todo lo que he leído en internet sobre Brasil.
El 80 % del país está con el sueldo mínimo. Por tanto deduzco que vosotros sois de los medio/altos o élite del país. No obstante, tenéis todos internet.
Otra cosa que me resulta curiosa es que en los gastos del mes no incluís seguro del coche, averías del coche, desamortización del coche, tabaco, ropa, zapatos, peluquería, regalos de cumpleaños, gastos extra de bodas, seguro médico, desamortización de ordenador, reposición de muebles, etc, etc, etc.

Qusiera que me informáseis sobre cuanto dinero necesito al mes o al año para vivir allí y qué zona/población me recomendáis.

Os pongo unos datos generales para que tengáis en cuenta.

1.- Tengo muy claro que no quiero una ciudad grande. Máximo 150.000 habitantes y mejor que sea de 20.000. No quiero el problema del tráfico ni de las distancias.
2.- No busco trabajo en Brasil. Tengo mi pensión y mis ingresos aparte. Así que no necesito trabajar para vivir.
3.- De momento, viviría de alquiler, pero posteriormente me compraría una casa o la construiría. Con lo cual los gastos de casa me los evito, incluido el condominio. Veo que en vuestros números la casa supone el 50 % o más del costo de la vida.
4.- Quiero vivir a la orilla de la playa o como máximo separado 500 metros.
5.- Quiero siempre buena temperatura. Ni demasiado calor ni demasiado frío. Actualmente vivo en un microclima de entre 18 a 31 grados todo el año.
6.- Soy soltero y sin hijos ni complicaciones, lo cual facilita mucho el traslado.
7.- Quiero una población que tenga servicio médico, al menos 3 supermercados para poder elegir la compra y algunos restaurantes para poder salir y elegir. Si tiene discoteca o sala de fiestas, mejor que mejor.
8.- Busco una población pequeña y tranquila, pero que esté a máximo 30 kilómetros de una ciudad grande o media, para que pueda ir en un momento a una urgencia de hospital, a una gran superficie a comprar, al abogado, al banco, al cine, etc.
9.- Quiero vivir en una casa propia, con terreno propio, con un coche en la puerta (utilitario me vale), haciendo dos o tres viajes a la gran ciudad para comprar o divertimento, con teléfono e internet en casa ( no me importa velocidad ), salir un par de veces por semana a cenar o de fiesta el fin de semana.
10.- Vivir tranquilo.

¿ Cuantos reales necesito al mes y donde me recomendáis y porqué ?
Gracias. Un saludo.

Datos de España :
Aluguel = Alquiler = 950 euros (2.470 reais) en zona media (no existe zona pobre) y unos 2.500 a 10.000 en zona muy buena.
Comida en restaurante de menú/obrero/trabajador mínimo 9 euros (23,4 reais) y buscando mucho mucho.
Comida en restaurante normal 25 euros (65 reales).
Comida en buen restaurante 60 euros (156 reales).

Electricidad (incluye vitrocerámica para cocinar).- 26 euros/mes (67.6 reales). Pero mi hermana viviendo en un chalet con piscina, paga 400 euros (1.040 reales).
Teléfono y adsl 1 mega=61,33 euros (159,45 reales).
Comunidad=Condominio= 112 euros (291,2 reales).
Salir de fiesta.- Un refresco 4 euros (10,4 reales), una consumición con alcochol 9 euros (23,4 reales). Sala de fiestas o discoteca 50 euros (130 reales).
Club de señoritas.- 70 euros (182 reales). Puedes optar entre 180 señoritas de 18 a 25 años de casi todas las nacionalidades del mundo, incluida habitación, preservativo, limpieza y con garantía de control médico y sanitario diario.
Móvil .- 30 euros (78 reales).
Seguro anual del coche.- 550 euros (1.430 reales).
Seguro anual de la casa.- 500 euros (1.300 reales).
Gasoil.- 1 euro (2,6 reales). Gasolina un poco más. (El alcohol lo usamos en España para la bebida. je je=rsrs).
Autobus o metro.- 1,3 euros (3,38 reales).
Taxi.- Por las nubes.
Barra de pan.- de 0,70 a 1,30 euros dependiendo de la calidad del pan.
2 kg. de patatas.- Los he visto hoy a 5 euros.
1 lechuga.- 1 euro.
1 Kg. naranjas.- 1,8 euros.
1 Kg. platanos.- 1,2 euros.
1 Kg. sal.- 0,20 euros.
1 Kg. azúcar.- 0,95 euros.
1 Kg. harina.- 0,80 euros.
1 lata Coca Cola en supermercado.- 0,50 euros.

Ver jugar a Ronaldinho en el Barcelona … no tiene precio.

M

Creio q a mensagem anterior à sua se encaixa nos seus requesitos.

M

¿ No queda nadie vivo por aquí ?.

R

manucher:
Hola, soy español y estoy pensando en irme a vivir a Brasil.
Pero el problema es a qué ciudad o población.
He estado leyendo todos vuestros post sobre los costos de vida en las diferentes regiones y hay muchas cosas que no me cuadran con todo lo que he leído en internet sobre Brasil.
El 80 % del país está con el sueldo mínimo. Por tanto deduzco que vosotros sois de los medio/altos o élite del país. No obstante, tenéis todos internet.
Otra cosa que me resulta curiosa es que en los gastos del mes no incluís seguro del coche, averías del coche, desamortización del coche, tabaco, ropa, zapatos, peluquería, regalos de cumpleaños, gastos extra de bodas, seguro médico, desamortización de ordenador, reposición de muebles, etc, etc, etc.

Qusiera que me informáseis sobre cuanto dinero necesito al mes o al año para vivir allí y qué zona/población me recomendáis.

Os pongo unos datos generales para que tengáis en cuenta.

1.- Tengo muy claro que no quiero una ciudad grande. Máximo 150.000 habitantes y mejor que sea de 20.000. No quiero el problema del tráfico ni de las distancias.
2.- No busco trabajo en Brasil. Tengo mi pensión y mis ingresos aparte. Así que no necesito trabajar para vivir.
3.- De momento, viviría de alquiler, pero posteriormente me compraría una casa o la construiría. Con lo cual los gastos de casa me los evito, incluido el condominio. Veo que en vuestros números la casa supone el 50 % o más del costo de la vida.
4.- Quiero vivir a la orilla de la playa o como máximo separado 500 metros.
5.- Quiero siempre buena temperatura. Ni demasiado calor ni demasiado frío. Actualmente vivo en un microclima de entre 18 a 31 grados todo el año.
6.- Soy soltero y sin hijos ni complicaciones, lo cual facilita mucho el traslado.
7.- Quiero una población que tenga servicio médico, al menos 3 supermercados para poder elegir la compra y algunos restaurantes para poder salir y elegir. Si tiene discoteca o sala de fiestas, mejor que mejor.
8.- Busco una población pequeña y tranquila, pero que esté a máximo 30 kilómetros de una ciudad grande o media, para que pueda ir en un momento a una urgencia de hospital, a una gran superficie a comprar, al abogado, al banco, al cine, etc.
9.- Quiero vivir en una casa propia, con terreno propio, con un coche en la puerta (utilitario me vale), haciendo dos o tres viajes a la gran ciudad para comprar o divertimento, con teléfono e internet en casa ( no me importa velocidad ), salir un par de veces por semana a cenar o de fiesta el fin de semana.
10.- Vivir tranquilo.

¿ Cuantos reales necesito al mes y donde me recomendáis y porqué ?
Gracias. Un saludo.

Datos de España :
Aluguel = Alquiler = 950 euros (2.470 reais) en zona media (no existe zona pobre) y unos 2.500 a 10.000 en zona muy buena.
Comida en restaurante de menú/obrero/trabajador mínimo 9 euros (23,4 reais) y buscando mucho mucho.
Comida en restaurante normal 25 euros (65 reales).
Comida en buen restaurante 60 euros (156 reales).

Electricidad (incluye vitrocerámica para cocinar).- 26 euros/mes (67.6 reales). Pero mi hermana viviendo en un chalet con piscina, paga 400 euros (1.040 reales).
Teléfono y adsl 1 mega=61,33 euros (159,45 reales).
Comunidad=Condominio= 112 euros (291,2 reales).
Salir de fiesta.- Un refresco 4 euros (10,4 reales), una consumición con alcochol 9 euros (23,4 reales). Sala de fiestas o discoteca 50 euros (130 reales).
Club de señoritas.- 70 euros (182 reales). Puedes optar entre 180 señoritas de 18 a 25 años de casi todas las nacionalidades del mundo, incluida habitación, preservativo, limpieza y con garantía de control médico y sanitario diario.
Móvil .- 30 euros (78 reales).
Seguro anual del coche.- 550 euros (1.430 reales).
Seguro anual de la casa.- 500 euros (1.300 reales).
Gasoil.- 1 euro (2,6 reales). Gasolina un poco más. (El alcohol lo usamos en España para la bebida. je je=rsrs).
Autobus o metro.- 1,3 euros (3,38 reales).
Taxi.- Por las nubes.
Barra de pan.- de 0,70 a 1,30 euros dependiendo de la calidad del pan.
2 kg. de patatas.- Los he visto hoy a 5 euros.
1 lechuga.- 1 euro.
1 Kg. naranjas.- 1,8 euros.
1 Kg. platanos.- 1,2 euros.
1 Kg. sal.- 0,20 euros.
1 Kg. azúcar.- 0,95 euros.
1 Kg. harina.- 0,80 euros.
1 lata Coca Cola en supermercado.- 0,50 euros.

Ver jugar a Ronaldinho en el Barcelona … no tiene precio.

Já que você está tão interessado em vir ao Brasil seria bom tentar escrever em português, para ir praticando. Muita gente talvez não tenha entendido suas dúvidas, por isso não foram respondidas :wink:

Por exemplo, o que é um clube de señoritas?

Seria o que eu estou pensando? :twisted: Tem muita brasileira (guapa) que faz justamente o caminho contrário, sai do Brasil pra ir pra Europa.

Se quer viver tranqüilo aconselho a não ir para os grandes centros, como São Paulo, onde o trânsito é infernal, sem falar no transporte metroviário, que está cada dia mais entuchado de gente.

J

almoço = 1 real restaurante popular, mais um pf 2,50 ou 3,50 pode comer todo restaurante = 300

AP= eu pago 150, com banda larga velox agua energia.
Onibus = 1,80, eu vo andando e 5 minutos

serveja= 50

ração dos meus Kurumin(cadelo) e da Suse(cadela) = 50

total= 550

FORTALEZA - CEARÁ, o problema e que aqui toca forro em todo lugar isso me mata.
M

Gostaria que vocês me dessem uma noção do custo de vida na Zona Sul do Rio de Janeiro, bairros como:
-Copacabana, Leme, Botafogo e Flamengo.

Moro na zona sul de belo horizonte, mais especificamente no bairro santo antonio;

• Aluguel para apartamentos de 2qtos. Variam de 600,00 à 850,00 reais;
  • condomínio fica na média de 200,00 à 500,00 reais, depende do que o predio oferece;
  • iptu é na faxa de 70,00 reais/ mês;
  • luz é uns 150,00 reais;
  • almoço em restalrante varia de 6,00 à 15,00 reais;
  • supermercado com alimentação diária 400,00 reais;
  • internet é +/- 80,00 reais;
  • tv plano básico tbm uns 80,00 reais;
  • bar:
    * skol é 3,20 + 10%
    * fritas 9,00 + 10%
    * caipvodicka 9,00 + 10%
  • boate:
    * boate boa:
    entrada 15,00 + 20,00 cons( masc ) entrada 10,00 + 15,00 cons (femin)
    * boate meia boca:
    entrada 5,00 + 10,00 cons + disposição ( masc ) offoff ( femin )
  • cinema é 14,00 inteira fds, dia de semana é de 9,00 à 12,00
  • ônibus é 2,00 reais
  • se vc pretende viver no básico ak é +/- 900,00 reais por pessoa, agora se vc pretende sair fds, adiciona mais pelo menos 200,00 reais/ mês, porque ak a conta de balada sempre acaba cara, o povo bebe pacas e no final ninguem quer pagar. rsrsrs
  • obs: ( a zona sul é a região mais cara de belo horizonte, regiões leste e central, são de facil acesso e bem mais barata, mas tudo que acontece na cidade está basicamente na zona sul, então calcule direto porque as vezes não compensa oque irá gastar com ônibus. )
M

O custo de vida varia de uma região para outra, em estados com maior desenvolvimento este custo é bem mais elevado. O que pode inibir investimentos e o crescimento sustentável.

J

Em SP/SP

Aluguel por r$200,00 com 2 quartos:

Zona Sul - Capão Redondo / Grajau,
Zona Leste - Cidade Tiradentes,
Zona Norte - Capela / Capelinha,
Zona Oeste - Itapecerica da Cerra.

Seguro de carro = preço de SP + 22% nesses bairros.
PF - 4,00
Luz / Agua - Pode ser de graça

www.primeiramao.com.br

J

duplicidade, apagado

F

kellyene:

O problema é que o mercado de TI em salvador é pequeno, sendo monopolizado por empresas como a Unitech, Netra, DBA entre outras …

Vc quis dizer “oligopolizado”, né?

C

morro em Dourados - MS , a cidade não é pequena mas não é grande tbm. Um lugar agradável pra morrar apesar q pra Informática o compo de trabalho não é bom.
Em média eu gasto R$320 em um bairro de classe média
Luz R$ 400
Agua R$ 70
Telefone com ADSL de 2GB R$140
Almoço sai uns R$ 5,50 e na universidade R$3,50
Supermercado pra qum quiser fazer ta entorno de R$150 por pessoa
Aluguel eu pago R$560 com 4 quartos duas salas cozinha area de serviço e um comodo q serve de deposito e area na frente da casa e um gramado grande enfrente tbm mas divido com cinco pessoa junto com agua, luz e ADSL q sai barrato
mas aluguel eu acho caro aki procurei muito pra achar essa casa em media uma casa assim ta uns 700 a 800
Transporte R$1,80 passe
Acho o custo de vida barrato em relação a outros lugares

C

Tava pensando em ir pro sul ou minas mas não sei o custo de vida nesses estados, queria ir pro interior. Se alguem tiver uma dica me manda tbm.

VLW

C

Boa tarde!
Atualmente moro em Porto Alegre e tenho uma proposta de emprego para trabalhar e Campinas ( na zona norte da cidade), gostaria de saber se é possível pagar aluguel de um apartamento( 01 dormitótio), condomínio, luz, gás, internet com uma renda média de R$ 3.000.00.
Levando-se em consideração que terei que comprar um apartamento de 01 dormitório caso fixe resididência em Campinas.
Como a empresa contratante fica situada bem ao norte da cidade, tb seria possível morar numa cidade nas proximidades de Campinas próximo ao shopping D. Pedro. Vcs teriam alguma sugestão de cidade aí com um custo de vida mais acessível e com boas condições de moradia?

Agradeço à colaboração!

R

Fala Cesar…beleza?

Cara, eu trampo em SP mas moro em Campinas…proximo a qual bairro vc vai trabalhar? Vou lher dar referencia de algumas coisas que eu sei:

• Aluguel de apt de 1 quarto no Centro (lugar com preço mediano, pode se basear por ele) - de 400 a 600 com condominio (agua inclusa;
  • Gas - se for gas natural (comgas) uns 7 reais…se for gas normal deve dar uns 15 reais;
  • Luz (depende se ficará alguem em casa ou não) - em média 40 reais;
  • TV+internet+telefone - aqui vc consegue aquele combo da NET, que na minha opinião é o melhor custo beneficio hj…fica nuns 100 reais o básico
  • Alimentação: vai variar demais…se vc almoçar num shopping é uma coisa, num PF é outra…coloca aí de 5 reais (minimo) até onde seu $$ puder pagar :slight_smile:
  • Supermercado: depende tb se é só vc, mais alguém…eu e a patroa gastamos em média 300 por mes sendo que nao almoço em casa;
  • transporte: não há metro em Campinas…passagem de busão está 2,30;

Acho que é mais ou menos isso né? Acredito que com 3 mil reais por mes vc vive sussegado em Campinas sim.

Sobre cidades nas proximidades há algumas…próximo ali do shopping D. Pedro há Barão Geraldo, que é um distrito de Campinas e onde fica a UNICAMP (que não recomendo pois o custo de vida é um pouco maior)…pra quele lado é mais complicado…tem Paulinia, mas é caro o custo de vida tb…recomendo que more em Campinas mesmo a principio…pelo menos até conhecer a região…as cidades perto de Campinas não costumam ter custo de vida muito em conta ou mais em conta que Campinas não…

Qualquer coisa me mande mensagem PVT que trocamos mais idéias.

abraços,

ate mais…

L

olha, depois das humilhações que o teu povo fez com os brasileiros que foram deportados da espanha, nem sugiro que você venha pra cá, sério. Você pode até dizer “poxa mas eu não tenho nada a ver com isso” e eu até entendo o teu ponto de vista, mas pro teu próprio bem, eu não viria

C

Fala Cesar…beleza?

Cara, eu trampo em SP mas moro em Campinas…proximo a qual bairro vc vai trabalhar? Vou lher dar referencia de algumas coisas que eu sei:

• Aluguel de apt de 1 quarto no Centro (lugar com preço mediano, pode se basear por ele) - de 400 a 600 com condominio (agua inclusa;
  • Gas - se for gas natural (comgas) uns 7 reais…se for gas normal deve dar uns 15 reais;
  • Luz (depende se ficará alguem em casa ou não) - em média 40 reais;
  • TV+internet+telefone - aqui vc consegue aquele combo da NET, que na minha opinião é o melhor custo beneficio hj…fica nuns 100 reais o básico
  • Alimentação: vai variar demais…se vc almoçar num shopping é uma coisa, num PF é outra…coloca aí de 5 reais (minimo) até onde seu $$ puder pagar
  • Supermercado: depende tb se é só vc, mais alguém…eu e a patroa gastamos em média 300 por mes sendo que nao almoço em casa;
  • transporte: não há metro em Campinas…passagem de busão está 2,30;

Acho que é mais ou menos isso né? Acredito que com 3 mil reais por mes vc vive sussegado em Campinas sim.

Sobre cidades nas proximidades há algumas…próximo ali do shopping D. Pedro há Barão Geraldo, que é um distrito de Campinas e onde fica a UNICAMP (que não recomendo pois o custo de vida é um pouco maior)…pra quele lado é mais complicado…tem Paulinia, mas é caro o custo de vida tb…recomendo que more em Campinas mesmo a principio…pelo menos até conhecer a região…as cidades perto de Campinas não costumam ter custo de vida muito em conta ou mais em conta que Campinas não…

Qualquer coisa me mande mensagem PVT que trocamos mais idéias.

Bom dia amigo!!
Pois é o valor que vc me passou é bem animador, pois aqui em Porto Alegre gasto bem mais do que isso!
Irei eu e minha esposa caso a negociação siga adiante, mas o bairro é Mansões de Santo Antônio, fica bem ao norte da cidade próximo ao shopping D. Pedro.
Gostaria de agradecer pelas informações, foram de grande valia!

Qualquer coisa me escreve aí.

Um abraço!

R

Cesar,

Mansões Santo Antonio o nível é um pouco mais alto…pelo que sei é um bairro/condominio só de mansões…dai vc deve precisar ter carro e o custo seu deve elevar consideravelmente e os 3 mil reais pode não ser o ideal. Verifique bairros mais em conta para morar, acho que vale a pena.

abraços,

ate mais…

L
Olá, galera, moro na Bahia, e estou querendo ir estudar medicina fora daqui,  que meu orçamento deverá ser muito apertado (deverei dispor de no máximo 500 reais para me manter fora), por isso, gostaria de obter de vocês informações sobre as três cidades que pretendo escolher para ir estudar, que são: Curituba - PR(PUCPR), Uberaba - MG (UNIUBE), Porto Alegre - RS (PUCRS).

E , será que com apenas 500 reais eu consigo sobreviver em uma dessas três cidades?

É importante saber que:

Não bebo cachaça, kkkk, nem pretendo ir pra baladastambém porque não terei tempo;

Tenho moto (econômica);

Estou disposto a dividir apartamento com estudante que esteja na mesma situação que eu.

Valeu, pessoal, obrigado pela atenção, e parabéns pelo fórum

abraço a todos
R

Para fazer um curso caro como o de Medicina??? Como vai comprar livros, material… Acho difícil sobreviver com esse valor, eu fiz faculdade em Alagoinhas - BA e gastava uns 350,00 por mês, mas estou falando de uma cidade do interior e as baladas que eu frequentava eram em republicas e regadas a 51…meu curso de informática não precisava de muito investimento, pois utilizei muito os torrents da vida para baixar material de estudo ( sei que não é legal, mas quando se é liso passa a ser ) acho que único investimento meu foi o tempo mesmo e a dedicação. Definitivamente acho difícil, mas se você for Feira de Santana mesmo vai conseguir se virar.

BOA SORTE E SUCESSO.

L

Valeu, Rafael, obrigado…
Sou de Feira mesmo…
Pois é, velhão, eu também sei que é difícil, mas preciso enfrentar…vou ter que fazer um bocado de “bico” pra conseguir comprar os livros. Tô até já comprando uns pra me preparar…hahahahaha, mas são todo caros…
Mas acredito que com dificuldades seja mais gratificante, tenho certeza que quem passou por isso sabe do que estou falando.
Valeu por responder a minha mensagem, tudo de bom pra você!
Continuarei aguardando informações acerca das cidades supracitadas.
Até…

J

leoriosfsa, esqueça Curitiba.

Como se não bastasse o custo de vida de Curitiba ser muito alto, a PUCPR é simplesmente a faculdade mais cara da cidade e o curso de Medicina só de mensalidade custa 5 vezes mais do que você pretende investir. :twisted:

http://www.pucpr.br/ensino/siga/graduacao_cwb.php

P

Agora estou em porto alegre:

almoço diário, come-se legal em alguns lugares simples (com direito a bebida) por R$ 180 por mes
apartamento (JK = $300), 1 quarto arrumadinho e tal, R$ 500
faculdade , na faixa de R$ 500 (a mais em conta ;D ) tb
mercado = $200 por pessoa no mes,
baladinhas normais = 50 * 4
academia = 60
net = 60

[]s

E

Bem o tópico é sobre o Brasil, mas em Lisboa(Portugal):

Autocarro(Busão) = 1,20 EUR
Metro = 0,75 EUR
Há o passe q todo cidadão tem, q da para andar a vontade nos tranportes públicos em lisboa e arredores dependendo do passe, e dependendo do passe também inclui metro, autocarros e barcos.
Eu moro no Montijo 20km de Lisboa, então o meu passe é intermunicipal:
72 EUR (inclui metro, autocarros de Lisboa, e o autocarro para o Montijo, muito mais barato que andar de carro)

Almoço restaurantes dia-a-dia: 7 EUR / dia
Mas eu almoço no refeitório do banco, então fica de 2,10 EUR a 4 EUR, também depdendo do q comer pode ir até 10? tem de tudo :P.

Aluguel em Lisboa é bem caro, mas nos arredores da num T2, 2 quartos + sala + cozinha: 400 EUR / mês

Cinema: 5,50 EUR

Big Mac (menu normal): 4,20 EUR

Combustível (Gasolina sem chumbo 95): 1,35 EUR

Internet(12MB/s) + TV Cabo + Telefone: 60 EUR / mês

Com 750 EUR se sobrevive. Mas eu gasto em média 1.000 EUR em dispesas, contas, comida, passe, combustivel.

1.200 EUR é o mínimo dos mínimos na área de programação, o máximo é 3.500 EUR.

E

eduveks:
Bem o tópico é sobre o Brasil, mas em Lisboa(Portugal):

Autocarro(Busão) = 1,20 EUR
Metro = 0,75 EUR
Há o passe q todo cidadão tem, q da para andar a vontade nos tranportes públicos em lisboa e arredores dependendo do passe, e dependendo do passe também inclui metro, autocarros e barcos.
Eu moro no Montijo 20km de Lisboa, então o meu passe é intermunicipal:
72 EUR / mês (inclui metro, autocarros de Lisboa, e o autocarro para o Montijo, muito mais barato que andar de carro)
Só de Lisboa Metro + Autocarros fica uns 20 EUR / mês se não me engano.

Almoço restaurantes dia-a-dia: 7 EUR / dia
Mas eu almoço no refeitório do banco, então fica de 2,10 EUR a 4 EUR, também depdendo do q comer pode ir até 10? tem de tudo :P.

Aluguel em Lisboa é bem caro, mas nos arredores da num T2, 2 quartos + sala + cozinha: 400 EUR / mês

Cinema: 5,50 EUR

Big Mac (menu normal): 4,20 EUR

Combustível (Gasolina sem chumbo 95): 1,35 EUR

Internet(12MB/s) + TV Cabo + Telefone: 60 EUR / mês

Com 750 EUR se sobrevive. Mas eu gasto em média 1.000 EUR em dispesas, contas, comida, passe, combustivel.

1.200 EUR é o mínimo dos mínimos na área de programação, o máximo é 3.500 EUR.

L

Não, Jean, vou estudar com bolsa do Prouni…e o governo ainda 300 reais como incentivo…
Rapaz, Curitiba gasta muito assim é?
Valeu pela informação…vou continuar estudando as possibilidades…

C

TERESINA-PI

Aluguel: zona leste (área nobre)
kit-net: entre R$180 e 300.
Apt pequeno de 2 quartos: em média R$ 600.

Supermercado: R$ 300 a 400 p/ 2 pessoas.
Almoço fora em PF (bons, inclusive) sai no máximo 4 reais, mas em self service ai pense em 15 a 30 reais o quilo.

Água e luz p/ 2 pessoas s/ ar condicionado ficam por volta de uns R$ 100,00.
Gás: 39,00.

Passagem de ônibus: 1,60.
Transporte alternativo: moto taxi, taxi, carro (popular 0km + barato: ford ka uns 25 mil).
Gasolina: R$ 2,49 a 2,58 (e variando).
Alcool: R$ 1,89.

Faculdade: de R$ 300 a 600 reais, dependendo do curso. Exceção medicina que ai pense em 2100 por mês!!
Melhores faculdades: CEUT, ICF NOVAFAPI, FACID e FSA.

Internet: geralmente velox R$ 72,90 (a mais barata e de menor velocidade).
Temos à rádio e discada como alternativas. Mas não tenho idéia de como andam.
Telefone: R$39,07 (taxa mínima).
Celular: R$ 35 a 60 (taxa minima) variando pela operadora (claro, oi, tim).
Acho que vale mais a pena fazer pacote da velox de celular, internet e fixo, sai por R$ 179,00.

Festas (ingresso): alternativas entre 5 e 10 reais.
Forrós e boites entre 10 e 50 reais.
Cinema: varia o dia e o mês, mas o mais barato tá 3 a meia e o mais caro 7 a meia.
Cerveja: R$2,50 (geralmente).

E… enfim, acho que são essas as despesas básicas.
Teresina não tem praia, é bem pacata, e a diversão da noite além das boites é comer. Tem inúmeros restaurantes.

C

Ah e somos 770 mil habitantes (até um dia desses… hehehe)…
Praia aqui só a uns 350 km de distância (4 hs de carro e 6 de ônibus).
Somos referência em medicina do nordeste e temos os melhores alunos (acho que exatamente por não ter tanta oferta de lazer).

P

Olá,

Quando eu tava querendo fazer engenharia aeronáutica, tava pensando em entrar em algum ap estudantil. É dificil, mas vale a pena tentar. Mesmo sendo ilegal, tem gente que aluga o ap estudantil que ganhou em universidade X pra outras pessoas, ai voce pode morar junto.

Vê se voce consegue rachar moradia com alguém, ja vi gente que morou em um ap com 1 quarto junto com 10 pessoas. É o preço que se paga… Ou então tenta em alguma facul mais do interior.

Tenta isso, conheci um cara que vivia com R$50 por mes e fazia faculdade. Ele só ganhou dinheiro mesmo quando foi pro mestrado, que a bolsa era de R$900. Ai, pra ele, foi uma maravilha.

Brasilia por exemplo seria impossivel viver com R$500, so se vc morasse em aguas lindas e demorasse 1h30min pra vir e 1h30min pra voltar, até que dava.

[]'s

L

curso de CC = 1044,00 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

muito carrrrrrrroooooooooooooooooooo…

e se vc for ver a grade curricular de CC na puc… tem muita materia realmente insana…
e os profs mais insanos ainda…

realmente é uma excelente faculdade pena que os preços são surreais…

L

qualquer faculdade decente aqui em SP é 1K também, com exceção da FIAP (que não é tão cara e é uma facul boa)

mack é uns 1.2k
puc também
FIAP acho que é 600-700

L

que absurdo esses preços… sendo um curso dificilimo e com uma remuneração não tao alta…

a minha pago 860,00 e ja acho um absurdo…

C

Alguém pode me informar o custo de vida em Maceió-AL?

T

Gostaria de ressucitar estes tópico, ele é interessante e ajuda muita gente.

Sou de SP, gostaria muito de morar no Sul, mas nem tenho idéia de quanto seja o custo de vida por lá. Algumas pessoas dizem que é tudo a mesma coisa, mas isso é mais banal do que a mediocridade dela ao falar isso.

Como disse, queria saber se alguém pode me informar, da mesma forma como foi postado acima pelos nossos amigos e colaboradores do Forum, quando é o custo de Vida de Blumenau, Camburiú, Floripa, também gostaria de saber sobre PR e RS,

Ficaria muito grato, pois essa dúvida não é somente minha, eu procurei no forum pra ver se tinha algo, pois amigos e eu discutimos sempre esses assuntos, pois quem é consultor de T.I. e viaja sempre, sabe do que estou falando, ou cidadão do mundo como nosso amigo Grego/Italiano Proteu Alcebidiano que pode ser chato nesse tópico mas sempre colaborou com o Forum de forma muito produtiva e útil.

Também foi uma ótima idéia do criador do tópico.

Bom se alguém puder me ajudar … grato. T+

L

terra.jr:
Gostaria de ressucitar estes tópico, ele é interessante e ajuda muita gente.

Sou de SP, gostaria muito de morar no Sul, mas nem tenho idéia de quanto seja o custo de vida por lá. Algumas pessoas dizem que é tudo a mesma coisa, mas isso é mais banal do que a mediocridade dela ao falar isso.

Como disse, queria saber se alguém pode me informar, da mesma forma como foi postado acima pelos nossos amigos e colaboradores do Forum, quando é o custo de Vida de Blumenau, Camburiú, Floripa, também gostaria de saber sobre PR e RS

E eu sou do Sul e moro em SP. E acho que a mediocridade é tua, porque estás aparentando ser o dono da verdade, sendo que você nunca viveu no sul pra poder ter tanta certeza da “banalidade” que estão falando :stuck_out_tongue:

Eu moro no Jardins em SP e sou de uma cidade do interior de Santa Catarina. Teoricamente, lugar mais barato não há! Concorda? Lá não é “grande centro” (se é que podemos dizer que Blumenau ou Joinville são) mas uma coisa eu posso afirmar: As coisas não são TÃO mais baratas assim quanto você imagina, e olha que alí no jardins as coisas não são as mais baratas de SP.

No final das contas você vai sair perdendo, mas depende muito do tipo de pessoa que você é, ou seja, se você quer ir pra “viver” ou “crescer prossionalmente”. Por exemplo, no sul, você ganha 1/3 (ou menos) do que se ganha em SP, mas o teu gasto é no máximo 20% menos do que você gastaria em SP. Tá, algumas coisas são realmente mais baratas (como lanches haha) mas por exemplo, imóveis não são tão diferentes não. Um aluguel em qualquer lugar “mais ou menos” de floripa é o mesmo preço de um aluguel em Moema. Joinville não é diferente disso também.

Mas lá você vai ter um pouco mais de qualidade de vida. Lá, ao contrário de SP, não existe fila pra qualquer coisa, não existe tanto trânsito, essas coisas. Mas lá também não há a diversidade cultural/gastronomica/musical que há em SP e, muito menos experiência em grandes empresas como tem em SP (se você for desenvolvedor no caso). E também o emprego é escasso, então se você ver uma oferta pra sênior por 2.5k não se assuste.

Agora se você tem família e quer estabilidade, acho que lá é um lugar bom. É bom pra criar os filhos, você vai ter mais tempo pra fazer as coisas (porque geralmente não vai pegar trânsito), além de ser um pouco mais seguro e assim por diante. Se você gosta de praia também, mas não quer morar numa cidade tão cara e tão grande quanto o Rio de Janeiro, também é uma ótima opção.

O pessoal daqui de SP tem uma visão muito distorcida do sul. Uns acham que lá é o paraíso, outros ainda dizem que lá não existe mendigo (…) e que tudo é quase de graça. Não é bem assim não, os poucos pé-no-chão sabem que são poucas vantagens que existem no sul comparadas a SP, mas as vantagens que SP tem, na minha opinião, são maiores ainda. Todas as cidades que você citou de Santa Catarina são mais cidades turísticas do que pólos tecnológicos, ainda por cima Balneário Camboriú. Por mais linda que seja a cidade, se tu quiser trabalhar com TI lá, você pode abrir uma lan house, acho que é o que chega mais perto disso :frowning: Tem até um usuário daqui do fórum que é de lá, ele pode te dizer mais sobre o mercado da cidade.

Se você quer realmente morar lá, vai com calma hehe passe uns 2 dias na cidade que tu pretende ir, tente ver as vagas de emprego que lá existem, conheça a cidade em sí e assim por diante.

P

Vamos lá:

Mendigos: São poucos, mas tem.
Trânsito: Há um pouco nas horas do “rush”, mas vejo que já estão sendo tomadas medidas para diminuir isso (leia-se: obras). No mais não há trânsito. Há também o transporte público, que é um dos melhores do país. Você praticamente vai de um ponto a outro do município com apenas uma passagem…
Imóveis: São caros (Ou iguais a SP, mas eu não sei a média de SP).

Blumenau acho que só é cidade turística na época da Oktoberfest. :smiley:

Violência: fora alguns lugares (dos quais eu me envergonho como morador da cidade), é tranqüilo. Mas é óbvio que estamos no Brasil, então também não dar para dar mole. Mas você poderá passear tranqüilamente com seu “hiper mega fodastique” celular sem medo de um arrastão. O crime mais comum é o furto de casas, principalmente no verão. Nada do que não pode ser solucionado (Não estou falando em colocar grades e mais grades, apenas alarmes já está bom). A minha casa por exemplo, nem tem isso. Para nós, SP é terrivelmente violento. Rio é zona de guerra.

Eu diria que uma das poucas vantagens daqui em relação a SP por exemplo, é a qualidade de vida. Muito superior.

Trabalho: Há emprego te esperando no “Quarteto Fantástico”: Benner, Fácil, Senior, WK. Não pagam muito bem. (Em relação a SP), mas dá para se virar tranqüilo. Tem também a T-Systems instalada recentemente, que está abocanhando vários profissionais e aumentando o salário médio da região. Se você não se importar em trabalhar numa empresa pequena, há chances de você ganhar um salário de uns 2,5k a 3k (programador pleno ou senior).

Falando sério, o que mais tem nas cidades do litoral é lan houses… kakakakaka Bombinhas, por exemplo, deve ter mais, na média por habitantes, do que Blumenau!

M

¿ En brasil no son gratis las universidades ?.

E

Minha namorada é do sul, Herval d´oeste…vagas em ti lah ? no chance, você pode ganha a vida lah sendo apadrinhado de vereador, ou conseguindo um cargo publico.
Conheci Balneario Camboriu, Bombinhas e Mariscal e realmente achei as cidades lindas, mas, vagas para ti, é como disseram acima, é mais facil abrir uma lan house…

Se quer qualidade de vida e ganhar um pouco menos, vá para o sul…

K

Natal/RN

Aluguel: Casa R$350 / Apto: R$ 500,00
Onibus: R$ 1,85
Almoço: Depende do lugar, mais pra almoçar no shopping a media eh entre R$ 15-25 (carrissimo)
Segurança: Acho que não precisa nem falar, umas das menos violentas do Brasil. Cidade linda. Mais enfrenta problemas como qualquer outra cidade brasileira.
Transito (Tem congestionamentos nos horarios de pico)
Empregos JAVA:
Quase inexiste, salvo algumas excessões. Mais o cenario ta mudando.
Pra quem se interessar: http://www.hirix.com.br/hirix-engenharia-de-software-ltda-oferece-oportunidade-de-contratacao-de-profissionais-para-fabrica-de-software-em-natal/
No mais, temos otimas faculdades/universidades (leia-se UFRN), carnatal, otimas baladas. (…) e qualidade de vida.

W

Olá…to precisando de informações do Rio, principalmente e outras cidades tb. Então decidi contribuir tb pra ajuda outros como eu.

Já vivi em Cuiabá, Porto Alegre e agora to em João Pessoa…nasci do Rio de JAneiro.

Bom aqui em João Pessoa:

aluguel: RS 400 a 550 (3 qts - apto de 70 a 80 mts2)

mercado: igual a Cuiabá e POA…e Rio tb…depende de o q vai comer e sua dieta (fica em torno de R$ 700,00) LEMBRANDO!!! isto é o mês todo…se for só a aquela compra do inicio do mes…fica em torno de R$300,00…pra uma familia de 4 pessoas…700,00 inclui tudo mesmo…do limpeza a cervejinha pra ver o jogos na TV.

Bus: 1,95 - tem integração

escola criança: 150 a 250 depedendo da escola - são muito boas

almoço fora: Kg 13 a 19 reais no shopping…mas no centro…PF por 4,00 reais com suco

internet de 200 kbps = 60 reais

energia = 120 a 150 reais (com maq de lavar, 7 horas/dia de ar cond., 3 tvs e chuveiro)

Custo total de uma familia de 4 pessoas/mes (telefone, alimentação, lazer basico, aluguel, energia) = R$ 1800,00

abç

L

Ressucitando o tópico… :slight_smile:

Vi que algumas pessoas postaram o custo de vida em Campinas aqui.
Na opinião de quem mora lá, ou em regiões próximas, compensa mais morar em Campinas do que nas cidades vizinhas (Hortolandia, Paulinia, Valinhas, etc)?
Pelo que vi, nessas cidades menores o valor de aluguel é bem mais em conta, qualidade de vida é melhor, mas muitas pessoas quando têm que fazer alguma coisa vão para Campinas (mesmo trabalhando nessas cidades menores).
Algumas cidades até têm ônibus circular para Campinas.
Mas… compensa?

E a média salarial para recém formado nessa região, alguém tem alguma idéia?

Obrigada

R

Loiane,

Como já disse em outros posts deste tópico, eu moro em Campinas e trabalho em SP. Antes que você fique assustada, isso é algo normal e tem N fretados que fazem este trajeto.

Até onde sei, Campinas e região é um pólo de tecnologia, tendo grandes empresas de TI, tais como IBM, BRQ, CNPQ, CIT, entre outras. O problema, ao meu ver, é salario, se comparado com SP. Não adianta, se vc quer ganhar $$ tem de ser em SP. Para quem está começando vejo a região de Campinas como a ideal, pois algumas grandes empresas tem programas interessantes para os iniciantes na area e em geral empresas grandes investem em formação de profissionais iniciantes.

Média salarial eu não sei lhe precisar, mas como disse, mercado tem. Dica: Como está começando pense em entrar numa grande empresa e pegar “curriculo”. Deixe pra ganhar dinheiro quando estiver com mais experiência e tiver bons argumentos e conhecimentos pra brigar por melhores remunerações. :wink:

ate mais…

T

richardpeder:
Loiane,
Como já disse em outros posts deste tópico, eu moro em Campinas e trabalho em SP. Antes que você fique assustada, isso é algo normal e tem N fretados que fazem este trajeto.

Havia um tempo em que você trabalhava em BSB (se não me engano). Como era o esquema por lá?

L

richardpeder:
Loiane,

Até onde sei, Campinas e região é um pólo de tecnologia, tendo grandes empresas de TI, tais como IBM, BRQ, CNPQ, CIT, entre outras. O problema, ao meu ver, é salario, se comparado com SP. Não adianta, se vc quer ganhar $$ tem de ser em SP. Para quem está começando vejo a região de Campinas como a ideal, pois algumas grandes empresas tem programas interessantes para os iniciantes na area e em geral empresas grandes investem em formação de profissionais iniciantes.

Média salarial eu não sei lhe precisar, mas como disse, mercado tem. Dica: Como está começando pense em entrar numa grande empresa e pegar “curriculo”. Deixe pra ganhar dinheiro quando estiver com mais experiência e tiver bons argumentos e conhecimentos pra brigar por melhores remunerações. :wink:

ate mais…

A minha idéia é justamente essa, melhorar meu currículo. Ganhar bem agora sei que não dá, pois tenho pouca experiência (apenas 3 anos, contando com estágio) e meus skills ainda não são avançados, portanto, tenho muito o que aprender ainda.

Eu estava pensando em talvez mudar para essa região, trabalhar por lá mesmo.
Vejo que várias pessoas moram nas cidades menores, justamente pelo custo de vida ser um pouco menor que em Campinas, e a distância entre as cidades é bem pequena, cerca de 15 a 20 min. Isso não seria problema para mim, já que aqui em Vitória gasto em média 40min até 1hora (de ônibus) para fazer um percurso de 15Km (trânsito é fogo).

Aproveitando que você mencionou que trabalha em sampa…
É tranquilo morar em Campinas e trabalhar na capital?
Meu noivo trabalha na área aeroviária, e apesar de Campinas ter aeroporto internacional, em SP as oportunidades para ele são bem melhores (e tem bastante diferença no salário, em SP chega a ser o triplo do que ele ganharia em Campinas) e não se restringe apenas ao aeroporto, ele teria mais opções lá.

R

thingol:
richardpeder:
Loiane,

Havia um tempo em que você trabalhava em BSB (se não me engano). Como era o esquema por lá?

Sim, trabalhei em BSB. O mercado lá é muito ligado a projetos do governo. Trabalhei lá 3 anos e só trampei em projetos de governo (Ministérios, CAIXA, BB, etc). Acredito que hoje em dia Brasília deve estar se desligando um pouco desta dependência de governo, pois depender só de projetos dele não dá. Tem várias pessoas de BSB aqui e pode dizer melhor sobre isso. É claro que, a essencia, ao meu ver, sempre será projetos do governo, mas vejo que as empresas devem variar um pouco porque depender só de governo acaba que as empresas ficam dependentes demais de projetos deles. Um exemplo disto é a Politec, que tinha gigantescos contratos com CAIXA e BB. Houve a licitação e outras empresas ganharam…isso é ruim pois gera demissões e uma grande perda de $$, então, variar é a melhor solução.

ate mais…

R

Loiane,

Vamos primeiro ao seu caso. Cuidado ao escolher a cidade que irá morar nos arredores de Campinas. Algumas tem fama de ser violentas demais, como é o caso de Hortolandia…eu não moraria lá por nada. Realmente existe muito acesso das cidades menores para Campinas e vice-versa. Existem os onibus EMTU que circulam pela região. Cidades como Valinhos, Vinhedo, que são pequenas, vejo que são inviáveis de morar, pois o custo de vida é até maior do que Campinas. Se eu fosse você, escolheria um bairro legal em Campinas e ficaria por lá mesmo, pois ao morar numa cidade da região você terá o tempo de deslocamento e também dificil acesso a muitas coisas, pois as cidades não tem quase nada. Exemplos: Monte Mor, Capivari, Rafard…são cidades pequenas demais…Hortolandia, como lhe disse, aconselho a não morar lá. Campinas tem muitos bairros legais e o custo de vida não é alto em toda a cidade não…existem bairros mais caros, mais baratos…faça uma pesquisa, verifique, acho mais viável ficar em Campinas mesmo. Eu não conheço tannnto assim os bairros…me viro bem lá, mas como fico muito tempo em SP não conheço tão bem quanto poderia, mas compensa você ficar na cidade mesmo.

Quanto a ‘vida de fretado’, depende muito dos hábitos da pessoa. Vejo como desvantagens:

• Tempo perdido dentro do fretado (em média 4 horas/dia)
  • Horário que é necessário acordar. Dificilmente será muito depois das 5 da manha. Eu acordo as 04:30hs
  • Escravo do relógio. O horário é aquele, não pode passar, senão perde o fretado, daí só enfrentando rodoviária, ou pegando outro fretado, e daí precisará pagar a parte
  • O risco diário de pegar estrada. Lembre-se que você fará uma viagem todo dia de pelo menos 200km.

Não vou listar vantagens porque isso é de cada um. Eu moro em Campinas porque a cidade tem um “ar” de interior e eu gosto disso. Não curto a correria e a cidade de SP, no entanto, como já foi dito, o salário aqui é muito bom. A rotina desta vida, do dia a dia, você acaba acostumando. Eu acostumei…faço isso a 2 anos. Tem pessoas que desistem, pois é dificil todo dia acordar super cedo. A vantagem, como eu disse, vai de cada um. eu prefiro fazer esta vida que faço e morar em Campinas…é um gosto pessoal e acho que vale a pena, pelo menos por enquanto.

ate mais…

L

Obrigada por responder!

Vou dar uma pesquisada em Campinas!

Valeu pelas dicas!

:slight_smile:

J

Olá, gostaria de informações sobre o custo e a qualidade de vida em Vitória/ES. Sou de Salvador e devo ir sozinha para lá. Agradeço des :wink:de já.

B

Moro em Natal, região nordeste, Rio Grande do Norte:

Cidade muito boa para morar, lindas praias, natureza, amor a primeira vista, segundo melhor ar do mundo, quase nenhuma violência. Contudo, o padrão de vida é muito caro! O mercado de trabalho é pequeno, existem vagas de trabalho para pessoas que falam fluentemente inglês pois é uma cidade que tem sua economia girando em torno de 90% em cima da turismo, mas, trabalhar em hoteis é um regime praticamente escravo e nem pagam muito bem, alias todo mundo paga mal em Natal. Um ramo bom e em pleno crescimento, onde consegue se ganhar bem, é o imobiliário, como a cidade está crescendo tem muitos prédios e condomínios sendo construídos. Uma alternativa é o funcionalismo público, sempre abre muitas vagas e são poucas candidatos, mas, como já se sabe funcionário público em em Natal ganha muito mal, eu como professor por exemplo, ganho 868 para 30hs de trabalho sem direito a passagem! Vamos aos meus custos:

Aluguel - 500 reais no centro da cidade, ótima localização, apartamente bem velho, caindo aos pedaços, mas, são três quartos e da para dividir com colegas. Um apartamento mais novo no mesmo lugar pode ser alugado por cerca de 800 a 1500 reais!

Condomínio (água e luz do prédio) - 50 reais. Em apartamentos mais novos o valor varia de 300 a 1500 reais.

Energia - eu gasto muito porque tenho ar condicionado, aqui faz muito calor e tem dias que fica impossível dormir sem o ar esta ligado, eu gasto em média 100 reais de energia, tenho também dois computadores ligados o dia todos e duas televisões. Aqui não tem necessidade de chuveiro elétrico, faz muito calor! Se você for econômico pode gastar de 50 a 80 reais de energia.

Internet a cabo - para quem gosta de internet vale apena utilizar a da TV a cabo, eu pago 59 reais por mês e tenho internet com boa velocidade.

Telefone - eu só pago 14 reais e posso ligar apenas para telefones locais, mas, recebo de todo mundo, é um plano especial da operadora de telefones locais daqui a OI.

Alimentação - ai está o itém mais caro, supermercado é caro aqui, o tomate é 4 reais o kg, o feijão chega a 5, e por ai vai, se você for comer fora poderá gastar individualmente de 07 (tem um lugar aqui que você paga isso e come a vontade de ótima qualidade) até uns 20 dependendo do lugar.

Passagem - gasolina é 2,69 o litro, e, passagem é 1,90 para qualquer lugar, a cidade é pequena o transito é infernal nos horários de pico, melhor comprar um moto que com no máximo 15 minutos chega em qualquer lugar da cidade e gasta até menos que ônibus.

Total em média para sobreviver minimamente em Natal - 1100 reais! Isto para se ter um padrão baixo, não chega a ser probre miseravel, mas, não da para ter regalias de classe média. Digamos que um solteiro ganhando 1200 em Natal vive minimamente ou sobrevive em padrão de classe média baixa. Para viver bem aqui como solteiro, padrão de classe média A e B, o ideal é ganhar uns 5000 mil! Fazer o que, é um cidade turística para extrangeiros.

Ainda bem que tenho dois empregos públicos como professor, se fosse só o Estado eu estaria passando fome, pois eu sustento mais uma pessoa! Com os dois cargos públicos que ocupo eu consegui sobreviver, além do estado sou professor do IFRN!

FLW.

W

Leozin:

O pessoal daqui de SP tem uma visão muito distorcida do sul. Uns acham que lá é o paraíso, outros ainda dizem que lá não existe mendigo (…) e que tudo é quase de graça. Não é bem assim não, os poucos pé-no-chão sabem que são poucas vantagens que existem no sul comparadas a SP, mas as vantagens que SP tem, na minha opinião, são maiores ainda. Todas as cidades que você citou de Santa Catarina são mais cidades turísticas do que pólos tecnológicos, ainda por cima Balneário Camboriú. Por mais linda que seja a cidade, se tu quiser trabalhar com TI lá, você pode abrir uma lan house, acho que é o que chega mais perto disso :frowning: Tem até um usuário daqui do fórum que é de lá, ele pode te dizer mais sobre o mercado da cidade.

Se você quer realmente morar lá, vai com calma hehe passe uns 2 dias na cidade que tu pretende ir, tente ver as vagas de emprego que lá existem, conheça a cidade em sí e assim por diante.

Eh verdade eu ja ouvi gente falando isso, que no sul nao tem criminalidade e nem mendigo, falam de la como se fosse outro pais (de primeiro mundo), mas se esquecem que o sul infelizmente ta dentro do nosso brasilzao zuado.
Ate aqui na Suecia tem criminalidade e gente morando nas ruas, pendindo dinheiro no metro etc. :slight_smile:

Sou paulista e vivi, estudei e trabalhei em sampa e vida toda e tive amigos trabalhando e vivendo no Sul na area de TI o que eles me dizem eh exatamente o que vc falou, qualidade de vida melhor, menos estressante, vc tem mais tempo pra fazer suas coisas e nao perde tanto tempo em transito etc. Porem os salarios e as oportunidade de emprego sao menores. Nao que isso seja uma coisa ruim, pelo menos pra mim, pode ser interessante, porque eu prefiro ganhar menos e viver de boa do que ganhar bastante e nao ter tempo pra fazer nada fora o trabalho ou ficar preso no transito ou ter que ficar em fila pra assistir um filme no cinema.
Fora que em no Sul tem uma mulherada mais bonita e em SP cada dia que passa fica pior (ou eu estou mudando os meus conceitos heheh).

Vale bastante das prioridades tb, talvez seja uma boa mudar mas nao definitivamente de inicio, ir la somente pela experiencia de viver num outro lugar (eu garanto que eh uma experiencia otima) e se vc gostar mudar definitivamente, eu nao acho que eh taoooo problematico mudar de estado ainda mais SP e alguma cidade no Sul.

//Daniel

E

Fora que em no Sul tem uma mulherada mais bonita e em SP cada dia que passa fica pior (ou eu estou mudando os meus conceitos heheh).

Mudou nada cara, tanto que a minha namorada é de SC :lol:

Florianópolis é uma cidade magnifica, linda mesmo, já pensei muito em quando eu juntar minhas trouxas com a da minha mina, morarmos lá. O problema são as oportunidades…o emprego que hoje tenho aqui, dificilmente eu conseguiria em FLP. São Paulo, pelo menos no campo profissional (tanto pra mim, quanto para ela, que é da área de educação fisica) é bem mais vantajoso.

P

Ola,
Alguém poderia me informar o custo de vida de Aracaju/SE…
sou do RJ e estou pretendendo ir para o nordeste.

B

alguem atualiza os dados de curitiba por favor

Y

hola soy panameño y quiero hacer estudios en la Universidad de sau paulo brasil necesito saber de cuanto es el coste de mi universidad anualmente teniendo en cuenta los gastos de alojamiento movilizacion de universidad entre otros.

necesito su ayuda urgente, gracias

L

yavier

Melhor tu tentar falar em português para que possamos lhe ajudar com maior facilidade.

a faculdade é grauita, mas sobre os custos, vai depender muito da onde tu vai morar :slight_smile:

se for perto da universidade, acredito que não seja maior que 800 reais/mês o aluguel

F

Oi pessoal… não tenho nada haver com a área de TI (trabalho na área de comunicação e marketing)…
Mas conheço muita gente dessa área em Porto Alegre… Então vou dar minha contribuição…

Salários em TI: de 1500 até 6 mil (junior a senior)… Mas quem sabe Java por aqui é muito valorizado (conheço quem ganha 10 mil)… um bom lugar pra procurarem empregos é no www.baguete.com.br

Aluguel com condominio: minimo 450 em um bairro razoável de 1 quarto

Alimentação: buffet livre por 7 reais é mto facil de achar (em shopping aumenta pra 12)

Noite: depende do quanto quer beber, pq tem lugares ótimos por 5 e 10 reais pra entrar (cidade baixa), mas geralmente se gasta uns 25/noite

Onibus: 2,30

Cinema: 12 reais é o máximo

Enfim… com 1500 reais se consegue viver tranquilamente aqui…

Li que diziam que aqui era coisa de primeiro mundo e não tem mendigo… bullshit… tem mendigo, transito caótico em horario de pico, a violência tem crescido muito, além de muita gente prepotente e individualista… massss… é uma cidade limpa, com pessoas educadas também, com variedade cultural interessante, custos baixos de vida…

Bom… Já eu queria me mudar pra cima!
Que cidades do Nordeste conseguiria viver legal com R$ 1500???

Y

hola quiero darte muchas gracias por tu contribución dieras mail que me quisiera hacer algunas otras consultas, por favor y gracias nuevamente!!!

T

yavier123:
hola soy panameño y quiero hacer estudios en la Universidad de sau paulo brasil necesito saber de cuanto es el coste de mi universidad anualmente teniendo en cuenta los gastos de alojamiento movilizacion de universidad entre otros.

necesito su ayuda urgente, gracias

Hum… Se você não conseguir hospedagem no CRUSP* (que é um alojamento mantido pela própria USP), você pode tentar se alojar juntamente com alguns de seus colegas latino-americanos próximo à USP. Os custos não são baixos aqui no Brasil; mas não sei lhe dar uma ordem de grandeza adequada. Seria interessante você contactar algum colega seu panamenho que já esteja fazendo algum curso na USP, até para ele lhe dar algumas dicas. (É claro que se seu colega for filho do Ricardo Martinelli ou de algum outro político ou milionário você não vai ter uma boa base de cálculo :frowning: )

R

Parece que Brasília fica em outro país, pois aqui o custo de vida é MUITO caro.

Cinema - R$30 (meia-entrada + pipoca + refri)
Aluguel - Um absurdo, na área central (vulgo, plano piloto). Os mais baratos estão por volta de R$1100 à R$1300 + condomínio.
Noite - Para homem, no mínimo uns R$50 (geralmente isso paga só a entrada de uma boa boate, ou então a entrada + 2/3 cervejas em uma meia boca).
Alimentação - Em média de 17 à 22 o kg

O negócio aqui é ser funcionário público e mamar nas tetas do governo.

F

rubensdemelo:

Aluguel - Um absurdo, na área central (vulgo, plano piloto). Os mais baratos estão por volta de R$1100 à R$1300 + condomínio.
Noite - Para homem, no mínimo uns R$50 (geralmente isso paga só a entrada de uma boa boate, ou então a entrada + 2/3 cervejas em uma meia boca).

PQP, 30 conta meia entrada aff
aqui pago 6 a entrada, 5 picpoca grande, 2 o refri e ainda acho caro, minha nossa senhora.

Aqui onde moro, Meio-Oeste Catarinense.
O Custo de vida não é alto. Mas também não existem muitas oportunidades, nem muita coisa a se ver por ai.
Normalmente: Aluguel em um centro, um apartamento mediano (2 quartos, cozinha, sala), entor de R$500,00
Alimentação: Bem variavel, em alguns lugares chega a ser um assalto mas a media é ± R$ 10,00/dia

Infelizmente aqui é uma area bem rural, então pra area de informática pode se tornar meio complicado, mas aos poucos chegamos lá hehehe

[]'s

P

Oi pessoal! Estou entrando neste forum agora e vai aí uma contribuição.
Goiânia

Aluguel: nas regiões mais centrais; apartamentos - (R$ 500,00 + condomínio) kitinetes - aproximadamente R$ 500 já com condomínio
nas regiões mais periféricas ( até 12km do centro ) são comuns os barracões, aluguel entre 200 e 350, não há condomínio.

Compras do mês: bem, eu sou casado e gasto mais ou menos 250,00 no máximo 300,00, contando feiras semanais.

Energia, água e telefone com internet: somando os três dá aproximadamente 150 ( 60 de energia, 25 de água, 60 de telefone com net)

Transporte público: aqui tem o eixo anhanguera que passa por estações de integração ( pode-se ir a qualquer lugar da cidade por elas) 1,15. Outras linhas diretas 2,25. estudante paga meia passagen.

gasolina: 2,57. o preço é o mesmo em todo lugar (cartel descarado)
álcool: 1,50

diversão: hehe como disse sou casado, estou fora dos circuitos de boates e baladas, mas alimentação não acho tão caro. Pizza por exemplo, pode-se ir a um ótimo rodízio por 15,00 cada ou churrascaria por 30,00 o casal. Cinema varia muito, nos shoppings mais nobres de 12 a 15 a inteira dependendo do dia da semana. Em outros cinemas, com boa estrutura mas poucas opções de filmes, 6 a inteira.

Particularmente eu vivo bem aqui em Goiânia e somente eu trabalho (minha esposa está estudando para concursos). Todos os meus gastos, somados com minha pós-gruaduação e a da dignissima giram em torno de 1700,00.

Na área de informática, nível superior e especialidades, não é difícil encontrar salários acima de 2400,00. Não sei se é o que andam pagando em outras capitais.

Até mais :slight_smile:

K

Alguém poderia falar sobre São José do Rio Preto/SP? Estou indo para lá, gostaria de saber. Obrigado.

L

Aluguel de 600 a 1k, gasolina uns 2,8 a 3 conto, alcool: 1,90 a 2,50, boates: no minimo 50 conto, cinema com pipoca e refri uns 25 conto, alimentação por dia: não menos de 50 conto… afinal com menos de 3k e quase impossivel de se viver aqui… e o mais engraçado o salario varia entre 1k a 2k no maximo pra senior…

M

caramba, 50 conto é grana d+. vc pode dar uma definição melhor? tipo, por refeição?

A

Aluguel de 600 a 1k, gasolina uns 2,8 a 3 conto, alcool: 1,90 a 2,50, boates: no minimo 50 conto, cinema com pipoca e refri uns 25 conto, alimentação por dia: não menos de 50 conto… afinal com menos de 3k e quase impossivel de se viver aqui… e o mais engraçado o salario varia entre 1k a 2k no maximo pra senior…

Oloco… alimentação… 50 pila?

L

R$50 na refeição X 20 dias de refeição = 1k de comida :!:

Interior do Paraná: Refeição a vontade + suco Tang + Dor de Barriga = R$ 4, 50;
Refieção Boa + Bebida + Consciencia leve = R$ 10,00;

M

cara nem aqui na paulista que é uma facada chega a isso. gasto uns 18 + - (rango, refri, e dependendo do lugar um sorvete :D). se for colocar X 2, (almoço e janta) da 36, mais uns 5 conto do pingado e pão na chapa, da 41.

A

acho que o luis quer espantar o povo de curitiba, rsrs
afinal, o mercado la nao ta aquelas coisas

R

Curitiba anda malz hein!!!

luistiagos wrote:
mais engraçado o salario varia entre 1k a 2k no maximo pra senior…

Em Brasilia o custo de vida é alto pra caramba, tudo caro!!!mas pelo menos os salários são melhores...!

rubensdemelo wrote:

A vida aqui é BSB é tensa mesmo, e ainda existem uma porção de pessoas sem educação, que acham que tem o Rei na Barriga, por morar (no entorno de BSB)…Nas áreas nobres Brasilia o custo de vida é muito alto, e no entorno(onde é mais barato), não tem segurança, transporte público é uma m…, hospitais lotados…e outra infinidade de problemas. Em BSB têm muitas opções e oportunidades, porém tem seu preço.!!

Y

Oloco… alimentação… 50 pila?

O cara ta comendo bem, hein? Churrascaria todo dia.

Com 15,00 reais voce faz uma boa refeicao aqui. Os salarios estao entre 2 e 3k para pleno, e entre 3 e 3,5k pra senior. Mas voce acha valores maiores e menores, ate absurdos como os que o Luis citou.

De resto é isso mesmo que o Luis falou.

J

Lucas Emanuel:

Vc tá em Foz e almoça no PTI né não?

Alguém poderia atualizar os dados de Curitiba? To interessado

L

jcneto:
Lucas Emanuel:

veja umas paginas atrás… não mudou nada não de la pra cá…

A

rubensdemelo:

Po, concordo com tudo. Menos aluguel. Moro no plano, ap de 53m com a minha namorada e pagamos 750. E o AP é até ajeitadinho. Concordo se vc quer um em algum desses blocos fodas daqui é realmente nesse preço. Mas de resto, não.

[]'s

R

AUser:
rubensdemelo:

Po, concordo com tudo. Menos aluguel. Moro no plano, ap de 53m com a minha namorada e pagamos 750. E o AP é até ajeitadinho. Concordo se vc quer um em algum desses blocos fodas daqui é realmente nesse preço. Mas de resto, não.

[]'s

Tomei como referência blocos das quadras 400, com 2 qts, que normalmente são mais baratos.

A

Po, eu vi já uns bons nas 700 (sem ser virado pra w3) de 2 quartos por 900 reais. Grandinho até.

[]'s

J

luistiagos:
jcneto:
Lucas Emanuel:

Caraca, 50 pila de Almoço!?

isso é meio exagero não é não?

Y

É exagero sim, jcneto.

Veja meu post anterior que tem os dados atualizados de Curitiba.

L

jcneto:
luistiagos:
jcneto:
Lucas Emanuel:

disse alimentação diaria em geral… não me referi so ao almoço… de almoço é uns 20 pila…
a menos que vc almoce la no china dai vai pra 5 pila… mas provavelmente terá que gastar uma grana com remedios para dor de barriga… :lol:

A

luistiagos:
jcneto:
luistiagos:
jcneto:
Lucas Emanuel:

disse alimentação diaria em geral… não me referi so ao almoço… de almoço é uns 20 pila…
a menos que vc almoce la no china dai vai pra 5 pila… mas provavelmente terá que gastar uma grana com remedios para dor de barriga… :lol:

Bom, eu duvido. Nem em SP chega à isso.
[]'s

B

fabischroeder:
Oi pessoal… não tenho nada haver com a área de TI (trabalho na área de comunicação e marketing)…
Mas conheço muita gente dessa área em Porto Alegre… Então vou dar minha contribuição…

Salários em TI: de 1500 até 6 mil (junior a senior)… Mas quem sabe Java por aqui é muito valorizado (conheço quem ganha 10 mil)… um bom lugar pra procurarem empregos é no www.baguete.com.br

Aluguel com condominio: minimo 450 em um bairro razoável de 1 quarto

Alimentação: buffet livre por 7 reais é mto facil de achar (em shopping aumenta pra 12)

Noite: depende do quanto quer beber, pq tem lugares ótimos por 5 e 10 reais pra entrar (cidade baixa), mas geralmente se gasta uns 25/noite

Onibus: 2,30

Cinema: 12 reais é o máximo

Enfim… com 1500 reais se consegue viver tranquilamente aqui…

Li que diziam que aqui era coisa de primeiro mundo e não tem mendigo… bullshit… tem mendigo, transito caótico em horario de pico, a violência tem crescido muito, além de muita gente prepotente e individualista… massss… é uma cidade limpa, com pessoas educadas também, com variedade cultural interessante, custos baixos de vida…

Bom… Já eu queria me mudar pra cima!
Que cidades do Nordeste conseguiria viver legal com R$ 1500???

Campina Grande, Aracaju, João Pessoa, Natal… pela ordem!
1200 dá pra pintar e bordar… O sul é caro a lot!

F

No centro de São Paulo consegue até por uns R$12 ou R$13.
Perto do Morumbi (não em Shoppings), da pra almoçar com R$15,00 refeição da boa.

M

cara …
aqui em belém não tem metrô! rsrsrs
mas tem transporte alternativo

a passagem de ônibus custa 1,70 (e eu ainda pago meia 0,85 )
do transporte alternativo 1,50 (em alguns sai por 1 real)

o aluguel varia bastante dependendo do local
no centro são caros e isso é óbvio!!!
mas existem lugares onde se aluga uma casa com garagem 2 quartos sala e cozinha por 500 reais só não alugue na época pois ainda não tinha condições!

e vc consegue almoçar bem no valor de 4 à 6 reais!

A

Marlon Meneses:
cara …

mas existem lugares onde se aluga uma casa com garagem 2 quartos sala e cozinha por 500 reais só não alugue na época pois ainda não tinha condições!

Aqui em Brasília esses alternativos eram uma porcaria. Sempre existia mais uma vaga aonde não caberia mais nem um cachorro, parecia um caminhão de funerária em época de guerra ou epidemia. Aí em Belém é assim tb?

[]'s!

A

Para SOBREVIVER BEM

Juazeiro do Norte/CE

circular = R$ 1,30
almoço PF = R$ 8,00
luz = R$ 30,00
água = R$ 30,00
tv a cabo = R$ 80,00
mais algumas despesas… sei lá: uns 300 reais

Despesas fixas mensais por volta de R$ 1300,00.

(Sem falar que você não pode comprar nenhuma roupa, nenhum carro, nada mais…)

M

AUser:
Marlon Meneses:
cara …

Aqui em Brasília esses alternativos eram uma porcaria. Sempre existia mais uma vaga aonde não caberia mais nem um cachorro, parecia um caminhão de funerária em época de guerra ou epidemia. Aí em Belém é assim tb?

[]'s!

dependendo da linha as vezes sim!

M

Eu moro em Curitiba desde 2007…
Bom moro em um ap em um bairro bem proximo ao centro, 10 minutos de carro…pagamos 850 reais de aluguel com condominio, ap na minha opnião legal, 3 quartos e dois banheiros com uns 80 metros quadrado…
onibus 2,2
balada, em bares legais custa uns 10 reais a 15 reais(nos que vou) para entrar e uns 4 reais a cerva la dentro, mas logico se vc quiser achar lugares caros vc vai encontrar por muito smais ou barzinhos que nao pagam nda para entrar tbem…
almoço acha lugares bons por 10 reais ou menos, como em um lugar por 7,5 comida e lugar muito bom, mas se vc quiser encontrar por 100 reais a refeição tbem vc vai encontrar…
gasolina varia muito a ultima vez que abasteci estava 2,4 mas a pouco tempo atras eu abateci a 2,17, mas gira em torno de 2,4, para mim que morava no MS e gasolina lá custa 3 conto ta bom demais…
Supermercado para uma pessoa só almoçando e cozinhando nao gasto mais de 130 reais…
internet e telefone com 300 minutos de ligacao e net de 10 mega pagamos 110 reais.
luz para tres pessoas pagamos uns 50 reais, e lá no estado do MS uma pessoa so pagava 100 reais
agora emprego em TI, onde estudo tem caras recem formados que entraram em empresas grandes e ganham 3,5 por mes…
so que logico…tem emprego tbem de 1k,2k,3k…varia muito…mas tbem tem os de 5k,6k…

F

Fala galera blz?

Qual a situação atual de BH em relação ao custo de vida e a qualidade de vida (transito, stress, etc)??

Sou de São Paulo/SP

Não sou de ir pra balada, sou muito caseiro (no maximo cinema)

Se td der certo trabalharei no Centro de BH e gostaria de alugar algo por ali pra nao ter q gastar com onibus…

abraço!

A

Não sei em outras capitais, mas o custo de vida aqui no Rio de Janeiro está bem alto, principalmente no setor imobiliário… depois da divulgação da cidade como sede das olimpíadas, o valor dos imóveis está só crescendo.

A

Alexandre Gazola:
Não sei em outras capitais, mais o custo de vida aqui no Rio de Janeiro está bem alto, principalmente no setor imobiliário… depois da divulgação da cidade como sede das olimpíadas, o valor dos imóveis está só crescendo.

Quando fui aí achei realmente as coisas caras. Fiquei no Botafogo, não sei se é por isso. A única coisa que achei extremamente barata foi o táxi. Sem contar que chove táxi aí. Isso é uma maravilha. Nem precisa ter carro, aqui em Brasília… Táxi é uma porcaria. Sinônimo de esperar 20 minutos até achar um. Sem contar que é caro pra c*****.

N

Alguém sabe como fica Ribeirão Preto na área de informática?

E o custo de vida?

abraço

B

AGAraujo:
Para SOBREVIVER BEM

Juazeiro do Norte/CE

circular = R$ 1,30
almoço PF = R$ 8,00
luz = R$ 30,00
água = R$ 30,00
tv a cabo = R$ 80,00
mais algumas despesas… sei lá: uns 300 reais

Despesas fixas mensais por volta de R$ 1300,00.

(Sem falar que você não pode comprar nenhuma roupa, nenhum carro, nada mais…)

Po cara, em Campina Grande - PB tinha um restaurante (acho que o nome era Malibu) no centro da cidade que você fazia o prato (self-service) e pagava um preço fixo (em Novembro/2009 tava R$ 5,99). A comida na minha opinião é muito melhor que alguns restaurantes de Aracaju-SE que cobram R$18,00 a R$21,00 por quilo.

R$8,00 por prato feito eu acho um pouco caro.

F

E em Belo Horizonte? hehehe

D

:roll:Gente, não sou da área de TI, mas preciso da ajuda de vcs, já q o tópico é custo de vida… rs… Atualmente, resido em Campo Grande/MS, porém, recebi uma proposta de emprego para São Paulo. Receberei 2 mil a mais q aqui em CG. Vcs acham q valeria a pena sair daqui de CG e ir para São Paulo? Somos em três - eu, meu marido e um filho adolescente. Meu marido teria q arrumar um emprego aí. O problema daqui de MS é q o estado, apesar do custo de vida ser menor q São Paulo, não oferece variedade de lazer nos feriados e férias, exceto Bonito e Pantanal (caríssimos por sinal, vale mais a pena ir pro nordeste), educação deixa muito a desejar se comparada a São Paulo e aqui parece q a gente fica longe de tudo! O q eu aprecio em CG é a tranquilidade - não tem absolutamente nada de trânsito, e o valor da moradia - tanto aluguel qto compra de imóvel é bem mais em conta q em São Paulo.

A

depende do quanto vc ja ganhava (nao estou perguntando seu salario fica tranquila hehehe)

Se aqui a moradia for muito mais cara, transporte, escolas, transito, etc… esses 2 mil a mais e sem ajuda do seu marido (ate ele arrumar emprego) nao vai ser muito nao…

A

Nao sei o custo de vida, mas BH é uma cidade show de bola… fui la uma vez e curti bastante…

L

Depende. Vc iria comprar uma casa aqui em SP ou iria pagar aluguel? Se vc tem um imovel aí em CG, vc conseguiria aluga-lo para ter uma fonte a mais de renda?
Se vc optar por morar mais perto do trabalho, dependendo da região, o aluguel ficaria numa media de mil reais (tem até mais caro, dependo do esitlo do imóvel). Já se preferir morar na periferia, o preço do aluguel diminui porém terá que enfrentar o tão temível congestionamento de sampa.

Entretenimento tem bastante e são muito bons. Só que a violência caminha junto nesta proporção.
Continue pesquisando sobre a cidade e pese a realidade da cidade com teus conceitos.

D

Andrerios,
O q vai ser mais caro em São Paulo será escola e moradia com certeza…

Leandronsp,
Nós temos um imóvel aqui em CG, daí iríamos vendê-lo e com o dinheiro dá pra pagar só metade do imóvel q atendenderia nossas necessidades em SP, ou seja, daríamos 50% de entrada do valor do imóvel … :cry: Eu acho q é melhor q pagar aluguel (já q em SP é muito caro).
O trabalho fica na região da Barra Funda, com opção p/ a Grande SP tb, como Barueri. Qual seria melhor e com menos gastos?

Valeu gente!

L

Marciotw25:
Bom moro em um ap em um bairro bem proximo ao centro, 10 minutos de carro…pagamos 850 reais de aluguel com condominio, ap na minha opnião legal, 3 quartos e dois banheiros com uns 80 metros quadrado…
onibus 2,2
balada, em bares legais custa uns 10 reais a 15 reais(nos que vou) para entrar e uns 4 reais a cerva la dentro, mas logico se vc quiser achar lugares caros vc vai encontrar por muito smais ou barzinhos que nao pagam nda para entrar tbem…
almoço acha lugares bons por 10 reais ou menos, como em um lugar por 7,5 comida e lugar muito bom, mas se vc quiser encontrar por 100 reais a refeição tbem vc vai encontrar…
gasolina varia muito a ultima vez que abasteci estava 2,4 mas a pouco tempo atras eu abateci a 2,17, mas gira em torno de 2,4, para mim que morava no MS e gasolina lá custa 3 conto ta bom demais…
Supermercado para uma pessoa só almoçando e cozinhando nao gasto mais de 130 reais…
internet e telefone com 300 minutos de ligacao e net de 10 mega pagamos 110 reais.
luz para tres pessoas pagamos uns 50 reais, e lá no estado do MS uma pessoa so pagava 100 reais
agora emprego em TI, onde estudo tem caras recem formados que entraram em empresas grandes e ganham 3,5 por mes…
so que logico…tem emprego tbem de 1k,2k,3k…varia muito…mas tbem tem os de 5k,6k…

Só uma duvida… em qual posto vc abastece?

A

dakesa78:
Andrerios,
O q vai ser mais caro em São Paulo será escola e moradia com certeza…

Leandronsp,
Nós temos um imóvel aqui em CG, daí iríamos vendê-lo e com o dinheiro dá pra pagar só metade do imóvel q atendenderia nossas necessidades em SP, ou seja, daríamos 50% de entrada do valor do imóvel … :cry: Eu acho q é melhor q pagar aluguel (já q em SP é muito caro).
O trabalho fica na região da Barra Funda, com opção p/ a Grande SP tb, como Barueri. Qual seria melhor e com menos gastos?

Valeu gente!

Opa,

Não sei, eu não mudaria. 2 mil reais a mais em SP é só o que você vai gastar a mais com o colégio, trânsito, e condomínio. Vai ser uma troca de elas por elas, sem contar que você deve até viver bem aí, mas lembre-se que em SP as coisas são bem mais caras.

Tranquilidade pros filhos tb é um fator muito bom, coisa que vai ser mais difícil ter em SP. Se seu filho sair hoje e ficar fora até 2h da manhã você não vai ficar tão preocupada quanto se fosse em SP. Problema de estudos? Reforçe por fora, professores particulares. Faculdade? Quando ficar maior eu deixaria ir.

Não sei, eu vim do interior e hoje em dia moro em cidade grande, vim pra fazer facul e ganhar dinheiro, mas fui criado em interior. E te digo que acho muito melhor pois, ao menos em algumas partes do interior, crianças são bem diferentes.

Pense muito bem sobre isso. Talvez a hora de mudar seja mais tarde.

E boa sorte! =)

D

AUser,
Muito obrigada mesmo pela sua opinião. Na verdade acho q, por questões financeiras, sairia elas por elas, ou um pouco em desvantagem com relação a Campo Grande. Já tinha até cogitado essa possibilidade do meu filho estudar fora daqui porque em CG é dureza encontrar emprego e as faculdades não são lá aquelas coisas. Um outro ponto q me deixa com a pulga atrás da orelha é q eu tô ficando injuriada da cidade, sabe?! Não sou muito de balada, mas curto muito ir pra praia e aqui não tem… Deus me ajude!

A

dakesa78:
AUser,
Muito obrigada mesmo pela sua opinião. Na verdade acho q, por questões financeiras, sairia elas por elas, ou um pouco em desvantagem com relação a Campo Grande. Já tinha até cogitado essa possibilidade do meu filho estudar fora daqui porque em CG é dureza encontrar emprego e as faculdades não são lá aquelas coisas. Um outro ponto q me deixa com a pulga atrás da orelha é q eu tô ficando injuriada da cidade, sabe?! Não sou muito de balada, mas curto muito ir pra praia e aqui não tem… Deus me ajude!

Férias de final de ano e 13 servem pra quem gosta de ir a praia ir à praia! rs

Mas barzinho, aí tem alguns legais? Eu pelo menos sou viciado em barzinho, aqui em Brasília eu conheço uns 3 ou 4 a cada FDS, e ainda não acabou rs. Não curto balada não, mas um barzinho… rs.

Cidade de interior também enche o saco por fofocas muitas vezes, mas isso dá pra relevar.

Talvez viajar quando está de saco cheio seja uma boa. Eu ao menos, sempre que encho o saco aqui de Brasília, volto ao interior por uma semana. rs.

[]'s!

D

AUser,
Aqui tem barzinho, não em quantidade considerável, nunca q dá pra conhecer 3 ou 4 diferentes em todo fds porque não tem tanto assim… rs… Q presta, deve ter uns sete só. Vc q curte, ia enjoar logo, logo. Ah, moro na capital, viu! rs…
Aqui é um calor danado, falta é uma praia mesmo!

A

Eu mesmo quero sair de SP em breve… aqui não dá pra morar mais…

MUITO trânsito, poluição, barulho, violência, etc…

Temos muitos lugares pra lazer, mas todos muito cheios… pra vocês terem idéia dia 18/12 eu fui a estreia do filme Avatar no Center Norte, levei 1h (sem exagero, marquei no relógio) pra achar uma vaga no estacionamento, e olha que o estacionamento de lá é GIGANTE!

Minha namorada mora a 6km de distância da minha casa, levo quase 40 min pra chegar na casa dela em horário de pico, pra ir pra minha (por volta de 22hs, 23hs) eu levo 15 mins…

Ta um inferno isso aqui…

L

andrerios:
Eu mesmo quero sair de SP em breve… aqui não dá pra morar mais…

MUITO trânsito, poluição, barulho, violência, etc…

Temos muitos lugares pra lazer, mas todos muito cheios… pra vocês terem idéia dia 18/12 eu fui a estreia do filme Avatar no Center Norte, levei 1h (sem exagero, marquei no relógio) pra achar uma vaga no estacionamento, e olha que o estacionamento de lá é GIGANTE!

Minha namorada mora a 6km de distância da minha casa, levo quase 40 min pra chegar na casa dela em horário de pico, pra ir pra minha (por volta de 22hs, 23hs) eu levo 15 mins…

Ta um inferno isso aqui…

++ cara.
Eu tbm pretendo não ficar aqui por muito tempo.
Eu levo todo dia 2 horas para um percurso de 25 Km - do Butantan à região da Vergueiro (Vila Mariana).
Filas para tudo.

D

Cheguei numa conclusão sobre SP, ou se mora colado no trabalho, diga-se, a uma ou duas estações de metrô, ou mora-se na Grande SP, em cidades boas, tipo Barueri, concordam???

A

Só concordo com a parte de morar colado no trabalho…

Morar em outra cidade como citado não é uma boa ideia, já que você teria que pegar o transito desse pessoal que já faz isso a tempos… ou seja, vai sair do transito de dentro de SP pra pega-lo desde fora de SP :P… sem contar que a partir de domingo (17/01/2010) vai ter mais pedágios de Barueri pra SP na Castelo Branco :stuck_out_tongue:

volto a dizer: SP tá um INFERNO!

Pra ir pra qqer lugar não basta saber o caminho, vc precisa saber várias opções de caminho, se vai chover ou não. se vai dar tempo de não cair no rodízio veicular ou não… ta osso…

L

Depende. Se vc for morar em Barueri e trabalhar na Barra Funda, mesmo assim terá que enfrentar muito, mas muito trânsito.
A Castelo/Raposo de manhã, pra quem já enfrentou ou enfrenta, é derrota…

Agora, se vc for morar e trabalhar em Barueri, esta seria a melhor opção. Não sei o custo de vida e preço de imóveis em Barueri, mas creio que não seja barato.
Aqui em São Paulo, trabalhar perto da empresa é qualidade de vida. Quem puder pagar por isso se vê numa situação mais vantajosa doq a grande maioria.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)

D

Depende. Se vc for morar em Barueri e trabalhar na Barra Funda, mesmo assim terá que enfrentar muito, mas muito trânsito.

Agora, se vc for morar e trabalhar em Barueri, esta seria a melhor opção. Não sei o custo de vida e preço de imóveis em Barueri, mas creio que não seja barato.
Aqui em São Paulo, trabalhar perto da empresa é qualidade de vida. Quem puder pagar por isso se vê numa situação mais vantajosa doq a grande maioria.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)

É, realmente Barueri tô achando melhor mesmo, se for pra morar e trabalhar lá. Imóvel deve ser caro tb. Não sei se há escolas boas lá, mas…
Agora sobre seu objetivo, vc vai estranhar muito viu! Aqui em CG, é capital, mas tem ar de interior. Tem hora q enjoa. Há vantagens, tipo, o q vcs levam aí 40min para percorrer 6km, aqui a gente leva 20min. Trânsito zero. Moradia é bem mais barato, mas o combustível é mais caro… rs… Praia? Esquece! Só tirando uns bons dias de folga pra ir. Aqui só tem Bonito e Pantanal, super caro. Mas de resto, dá pra levar…

L

Bem destacado este ponto. Também gosto de praia, e talvez, encararia cidades como Aracaju, Maceió… (coincidindo morar num lugar mais tranquilo e perto de praias).
Aqui em Sampa, a (des) vantagem é que, num feriado prolongado, ano novo, carnaval, vc tem como algumas das inumeras opções, ir à Baixada Santista ou Litoral Norte.

Na Baixada, que fica cerca de 80km da capital, vc leva cerca de 3 horas e meia (ou mais) pra descer em feriados prolongados. Pro Litoral Norte, a distância é maior, e também tem mto trânsito. Aqui vc tem que seguir alguns macetes, tipo descer num dia que ninguem tá descendo, de madrugada, ir em baixa temporada, saber rotas alternativas menos piores, entre outros.

Esse é o divertimento do Paulistano ao querer ir pra Praia em feriados prolongados. Ah, esqueci das filas e dos arrastões de vândalos. Não estou generalizando as praias paulistas, mas se vc escolher uma opção de entretenimento onde a maioria também escolhe, essas são as consequencias do seu passeio.

Nos últimos anos eu tenho preferido ir pras praias do Nordeste, e achei/acho maravilhoso. Questão de gosto pessoal.

Estou vendo que sua decisão é vir pra Barueri mesmo. Apesar de tudo que falei com relação a SP, existem pontos bons e ruins, como toda cidade. Se esse é seu desejo, e fizer o roteiro de morar e trabalhar em Barueri, a chance de vc se frustrar é menor, oq pode acontecer de vc adorar a cidade e se adaptar bem. Independente da sua escolha, que vc possa ser feliz e conquistar seus objetivos.

L

Eu sei que o ideal seria morar colado ao trabalho, mas pelo menos de Barueri até a Barra Funda tem o trem (ou eu falei besteira)

Tudo bem que eu não moro em São Paulo, mas todas as vezes que preciso ir a zona sul (Santo Amaro) eu sempre faço a dobradinha metrô-trem (porque o meu ponto de partida sempre é o Terminal do Tietê).

dakesa78, simule o seu trajeto no site do Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br

A

Eu sei que o ideal seria morar colado ao trabalho, mas pelo menos de Barueri até a Barra Funda tem o trem (ou eu falei besteira)

Tudo bem que eu não moro em São Paulo, mas todas as vezes que preciso ir a zona sul (Santo Amaro) eu sempre faço a dobradinha metrô-trem (porque o meu ponto de partida sempre é o Terminal do Tietê).

dakesa78, simule o seu trajeto no site do Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br

Está certo, essa seria a possibilidade mais fácil e rápida… seria, pq na prática esses meios de transporte sao os que mais decepcionam (na minha opnião)… o metrô de SP so vai ficar bom mesmo daqui uns 4 anos (eu disse bom, pra ficar ótimo ainda vai uns 40 anos) e o trem eu finjo que não existem em SP… vc ter q esperar 10, 15, 20 min pra fazer baldeação entre um e outro é brincadeira…

esqueci de comentar, vc espera td esse tempo pra ir em pé e preferindo ir numa lata de sardinha do que na muvuca que é lá dentro do vagão… mulher ainda sofre mais…

L

Você está certo sobre a baldeação do trem, pelo menos quando eu preciso pegar a linha 9.

A

SP já ta tão lotado que daqui uns dias vão começar a pedir algum tipo de visto pra vir mesmo que seja de outros estados :stuck_out_tongue:

se Deus quiser logo eu saiu daqui…

F

Pelo visto BH tá ruim de mercado de trabalho, não tem ninguem de la aqui no GUJ pra me responder hahahah

Como está o custo de vida em Belo Horizonte minerada?!

L

Não falou besteira, tem o trem sim, só que é a tão temível linha 8 - Diamante. Não se assuste, mas meu pai mora na região de Barueri e leva 1h e 25 minutos em média até a Lapa nessa linha. Isso sem contar quando o trem fica parado durante alguns longos minutos. O trem melhorou bastante, e acredito e espero que melhore. Mas essa linha em especial, na minha opinião, ainda deixa mto a desejar.

Como o colega disse, é uma lata de sardinha, há o problema para as mulheres ficarem apertadas em meio a tantos homens com segundas intenções (não são todos), sem contar que na hora de voltar para casa, à noite, conforme o trem vai chegando nas estações depois de Carapicuiba, o negocio vai ficando feio. São ambulantes, drogados se entorpecendo no vagão, entre outras bizarrices que os trabalhadores de Barueri enfrentam nessa tão temível linha.

Bom, não vejo isso como uma vida bacana, na minha opinião.

L

Não falou besteira, tem o trem sim, só que é a tão temível linha 8 - Diamante. Não se assuste, mas meu pai mora na região de Barueri e leva 1h e 25 minutos em média até a Lapa nessa linha. Isso sem contar quando o trem fica parado durante alguns longos minutos. O trem melhorou bastante, e acredito e espero que melhore. Mas essa linha em especial, na minha opinião, ainda deixa mto a desejar.

Como o colega disse, é uma lata de sardinha, há o problema para as mulheres ficarem apertadas em meio a tantos homens com segundas intenções (não são todos), sem contar que na hora de voltar para casa, à noite, conforme o trem vai chegando nas estações depois de Carapicuiba, o negocio vai ficando feio. São ambulantes, drogados se entorpecendo no vagão, entre outras bizarrices que os trabalhadores de Barueri enfrentam nessa tão temível linha.

Bom, não vejo isso como uma vida bacana, na minha opinião.

Não falei nada porque eu sempre desço na estação Osasco para fazer a transferência.

R

No nordeste o custo de vida é altO(nas cidades do litoral)?? E tem uma quantidade razoável de emprego em t.I??

A

Custo de vida bem baixo. Vagas de TI em Natal (onde morei) são bem poucas. Programador sênior ganha 2 mil só. Mas com isso tu vive até bem. Eu não fiquei lá pois amo mais dinheiro do que mar. (bem, eu não gosto de praia, ok, não me crucifiquem rs)

D

Eu imagino q seja bem complicado utilizar trem em SP. Lento e com muita gente. Pra desafogar a cidade, melhor construir uma outra em cima da que já existe… rs… Olha gente, vcs estão me desanimando total!

L

O objetivo não é te desanimar dakesa.
O objetivo é te mostrar como é a realidade da cidade hoje, pois muitas pessoas vêm de fora pra cá, escolhem péssimos lugares para morar e péssimos lugares para se divertir. Acabam portanto trabalhando mais pra juntar uma grana e voltar pra sua terra natal.

São Paulo tem muitos lugares bacanas, diversas opções de diversão, diversas opções de estudo, diversas opções de moradia. Isto não posso negar. Mas como tem muita gente, tudo acaba ficando um pouco apertado, oq gera o stress diário. Só isso. Vc sempre será rodeada por um Paulistano estressado que tenta não se estressar tanto mas acaba ficando estressado…rs

Como te disse antes, se vc optar por morar e trabalhar em Barueri, sua qualidade de vida diária será mto melhor que de mta gente que mora na capital/imediações, que enfrenta trânsito, perde o precioso tempo e fica mais vulnerável a assaltantes. Sem dúvida vc terá qualidade de vida e seu filho também terá, pois em Barueri também existem boas faculdades (dê uma pesquisada e encontrará). Fora que em São Paulo existem inumeras opções de lazer e cultura.

L

Eu queria saber como é o custo de vida em locais classe média-alta pelo Brasil afora! Tenho um certo interesse futuro em me mudar de vitória mas só se estivesse acessivel.

Moro em Vila Velha-ES (cidade vizinha da capital vitória, 10 minutos). É região litorânea, e para se viver num bairro “nobre” seria:

Aluguel de um apê 2 quarto proximo da praia (de 600 a 1200 reiais. 1000 ja consegue um apartamento legal) e isso com condomínio.

Alimentação: Em torno de 15 o kilos pra quem come fora, mas enlatados e comidas de supermercado não são caros por aki.

Passagem: 2,15 e pode rodar a Grande Vitoria toda (são 5 cidades, mas somadas é menos que a São Paulo). Se for usar carro, da pra andar bastante aki com um tanque pois a cidade é pequena mas nao o mes todo. Se for a Vitória tem pegagio de 1,60 para ir a vitoria se optar pela linha da 3ª ponte e 3,00 reais acho paraoptar de ir em Guarapari se divertir :slight_smile:

As praias são boas opções, as noites quase sempre os points são em Vitória mas no fim não se gastar 500 por mes pra se divetir bastante.

hum…pra morar e viver bem (jogando por alto): 1100 pra morar, 200 rodar muito de carro fora os pedágios, uns 500 reais de alimentação, separe uns 500 reais pra diversão (cinema, teatro, boate, barzim, rock naa casa dos outros, praia…), 200 (um plano de saude), 500 reias outras despesas…uns 3 mil reais dá pra se viver muito bem aki!

Considerando que - 1 quarto em copacabana é 2.000 em media, 1.000 reais um quitinete em Brasilia, no jardins (SP) não deve ser barato e Floripa eu não faço ideia - nãp acho que sejaum valor alto para se viver em area nobre…agora em locais otimo pra viver, mas mais afastados, com 1500 se viver muito bem tb e como aki nada é longe de nada…valea pena!

MAS EU QUERIA SABER QUAL O CUSTO DE VIDA PARA SE MORAR BEM EM FLORIPA, SÃO PAULO (JARDINS, PINHEIROS, AV.PAULISTA), LEBLON E IPANEMA!

Obrigadão!

A

Lasherrera:
Eu queria saber como é o custo de vida em locais classe média-alta pelo Brasil afora! Tenho um certo interesse futuro em me mudar de vitória mas só se estivesse acessivel.

Moro em Vila Velha-ES (cidade vizinha da capital vitória, 10 minutos). É região litorânea, e para se viver num bairro “nobre” seria:

Aluguel de um apê 2 quarto proximo da praia (de 600 a 1200 reiais. 1000 ja consegue um apartamento legal) e isso com condomínio.

Alimentação: Em torno de 15 o kilos pra quem come fora, mas enlatados e comidas de supermercado não são caros por aki.

Passagem: 2,15 e pode rodar a Grande Vitoria toda (são 5 cidades, mas somadas é menos que a São Paulo). Se for usar carro, da pra andar bastante aki com um tanque pois a cidade é pequena mas nao o mes todo. Se for a Vitória tem pegagio de 1,60 para ir a vitoria se optar pela linha da 3ª ponte e 3,00 reais acho paraoptar de ir em Guarapari se divertir :slight_smile:

As praias são boas opções, as noites quase sempre os points são em Vitória mas no fim não se gastar 500 por mes pra se divetir bastante.

hum…pra morar e viver bem (jogando por alto): 1100 pra morar, 200 rodar muito de carro fora os pedágios, uns 500 reais de alimentação, separe uns 500 reais pra diversão (cinema, teatro, boate, barzim, rock naa casa dos outros, praia…), 200 (um plano de saude), 500 reias outras despesas…uns 3 mil reais dá pra se viver muito bem aki!

Considerando que - 1 quarto em copacabana é 2.000 em media, 1.000 reais um quitinete em Brasilia, no jardins (SP) não deve ser barato e Floripa eu não faço ideia - nãp acho que sejaum valor alto para se viver em area nobre…agora em locais otimo pra viver, mas mais afastados, com 1500 se viver muito bem tb e como aki nada é longe de nada…valea pena!

MAS EU QUERIA SABER QUAL O CUSTO DE VIDA PARA SE MORAR BEM EM FLORIPA, SÃO PAULO (JARDINS, PINHEIROS, AV.PAULISTA), LEBLON E IPANEMA!

Obrigadão!

Bom vou tentar responder tentando falar do bairro que conheço melhor aqui em São Paulo que é Alphaville, apesar de não estar nas suas pretenções citadas acima aqui fica o segundo maior polo tecnológico do Brasil.

Alimentação: O restaurante com o peso do kilo mais barato que vi aqui na região custa 23 reais

Passagem: 2.65 o trem que vc espera no minimo 15 minutos para ter que viajar em pé por que é sempre cheio o onibus apartir de 2.65 por que depende do destino chega a 6.50.

Eu não tenho carro então não tenho muita idéia de distância que se consegue percorrer com o tanque cheio, pedágio mais barato custa 2.30 e acho um pouco dificil andar pelo menos 10 kilometros em um rodovia em são paulo sem pagar pelo menos um pedágio

Aluguel: conheço pessoas que pagam 1700 reais por mês aqui mas com a vantagem de que tem tudo próximo vai trabalhar e volta a pé, tem um centro comercial legal e um shopping próximo além de alguns restaurantes legais.

Não deu para responder tudo mas espero ter podido ajudar um pouco

D

Vamos lá…

Custo de vida em Florianópolis:

• Aluguel de apto de 1 quarto+condomíno (centro, trindade, agronomica) - R$ 600,00 a 800 + condomínio(R$ 200) = R$ 800 a R$ 1000,00
    Centro, Trindade, Agronômica - regiões bem localizadas, no centro da capital…

• Aluguel de apto de 1 quarto+condomíno (São José, Campinas ou Kobrasol) - R$ 400,00 a 600 + condomíno (R$ 150) = R$ 550 a 750
    São José - como se fosse uma cidade satelite, fica a 10km do centro de Florianópolis

• Passagem de ônibus em média = 2.80 (a mais cara do Brasil), dependendo de onde vc trabalhar, pode ter que pegar de 2 a 3 ônibus.
    Aqui o transporte integrado funciona parcialmente…

• Alimentação - restaurantes no centro - kilo comida - R$ 20,00 a 28,00

• Mercado - em média por mês - R$ 600 a 800, no verão esse valor aumenta no mínimo em 30% com a chegada dos turistas.

• divertimento - o mesmo que se paga em São Paulo.

Existem 44 praias aqui, mas, para qquer uma delas, tem um engarrafamento de pelo menos 1 hora…no verão a cidade fica intransitável.

Em linhas gerais, o custo de vida aqui é praticamente o mesmo dos grandes centros urbanos - SP, RJ…mas, o salário nem chega perto.

t+

A

Oi pessoal,

Apesar do thread já estar meio antigo, vamos ver se dou sorte e alguém me responde…

Moro na Australia e estou me aposentando. Estou curioso para saber quanto me custaria para viver no Rio de Janeiro aí pelo Flamengo, Botafogo ou Copacabana. Creio que isto me daria uma idéia de quanto precisaria por mês para viver tranquilo nas redondezas da cidade, longe do tumulto.

Se puderem e quiserem, gostaria de saber o “normal” hoje em dia para viver por aí (digo hoje em dia porque deixei o Rio há 30 anos atrás). Aluguel de 1 quarto ou 2, comida decente para um, transporte, divertimento, essas coisas todas que um carioca gasta no mês a mês. Será que $R 3,500.00 por mês seriam suficiente? Algum de vocês é uma pessoa “normal”, sem grandes luxos mas que não dispensa a cervejinha ou um restaurante de vez em quando, um cinema, teatro, etc.?

Adoraria ouvir a sua opinião. E por favor, não me digam a respeito da violência, etc. Sei como é e sou avisado…

Se preferirem, podem mandar um email para [email removido]

Obrigadão!

G

VITORIA ES

custo de vida altissimo, centro empresarial se quiser mais barato tem que ir para o suburbio

bus 2,20
comida 7 a 10 uentinhas
restaurante de 40 a 220
violentissima
discriminatoria
quando veem alguem com uma aparencia diferente deles acham que viram um monstro
praia lindas
bem limpa
bem conservada
muito emprego
etc

F

Podem me fornecer o custo de vida do Rio de Janeiro??

Para alguém que vem de fora, e receba uma proposta para ir para o Rio, qual seria um salário adequado??

Valew :smiley:

D

Sem discriminação nenhuma contra os cariocas mas RJ nem pagando bem. Nem muuuuito bem!!!

Prefiro um salário menor com um pouco mais de tranquilidade do que praias lindas, gatas pra todo lado, vida agitada, cheia de coisas legais pra fazer e correr o risco que essas grandes capitais oferecem(digo SP e RJ).

Ainda mais para quem vem de um país mais “civilizado”, vai sentir uma grande diferença. O RJ nada mais é do que uma SP com praia. Aliás SP também está no mesmo barco. Não sei se compensa tanto sofrimento pra ganhar bem. Ainda prefiro o interior.

Opinião de quem não mora (e nunca morará no RJ; uma pena porque o lugar é lindo)

F

Valeu pela resposta, dio.msg.

Tenho muito vontade de voltar para aí, daí surgiu uma oportunidade. Então antes de falar de valores com meu chefe (ele que tá me dando essa oportunidade), queria ter opinião de vocês. Mas ainda tá muito cedo pra falar, se bobear ele até lá muda de ideia e tenta me manter por aqui mesmo… (a intenção dele é que eu vá no fim desse ano)

W

Marciotw25:
onibus 2,2

Alguém pode informar estes dados atualizados, para Curitiba-PR? Vlwjavascript:void(0);

G

Pelo visto o custo de vida em Curitiba não chega a ser tão alarmante assim.

P

Moro em Curitiba já faz uns 4 anos,
aluguel em bairros perto do centro e tranquilos chega a 800 +ou-

mas é claro depende do padrão que você procura, eu mesmo pago isso num ape 3 quartos, bairro um pouco distante
porém lá é super tranquilo e residencial, não tem muitos prédios, vizinhança pacata
um amigo meu mora no rebouças, do lado do centro e paga isso também, sem condomínio, apartamento 2 quartos
mas tem apê/kitnet por 500, e também tem opções de apart hotel com internet/tv a cabo/café da manhã/piscina que sai por uns 1300 +ou-

passagem 2,5 mas andar de ônibus aqui tá ficando bem difícil
almoço em média uns 10~15 se você quiser comer bem, tem até rodízio nesse preço(15,90) perto de onde eu trabalho
balada eu acho caro, as boas 15~20 mais o que você consome lá…mas tem ótimos barzinhos aqui,
muitas churrascarias, em média por pessoa você vai gastar uns 25~40 e vai comer super bem

Bom, não lembro de tudo…
qualquer coisa perguntem =)

K

Jovem,

Atualmente moro em SP digo isso porque passo o maior tempo da minha vida fora do país. Moro no jardim europa uma região com o custo de vida bem alto principalmente em relação a IPTU e outros impostos, mas prefiro gastar um pouco a mais e ter um certo conforto e comodidade.

Abs,

R

Moro em sorocaba…

Mas estou querendo ir morar no Rio pra poder estudar.Mas nao faço
muito ideia de como seja o custo de vida.
A faculdade fica na Barra,e estou pensando em dividir apto
com alguem.
Alguem poderia me ajudar???

T

Oi Rittah, eu sou de Curitiba e logo vou para o Rio, mas vou a trabalho.

Eu andei vendo o valor de aluguel lá e está bem caro. Na região que eu pretendo ficar (Flamengo, Botafogo, etc) está dificil encontrar um ap de 2 quartos por menos de 2K. Daí junta outras taxas e uma boa parte do salário é “perdido” só com moradia! hehe :frowning:

Como vc vai pra estudar talvez seja interessante procurar por repúblicas, já que as vezes consegue algo perto de onde vai estudar e é bom ter pessoas que fazem a mesma coisa que vc por perto.

E

Temo quando trata-se de se mudar para cidades com fluxo elevado de turistas, tais como Rio de Janeiro e Florianópolis. Mas minha dúvida é a seguinte, sem estrapolar, qual a faixa de aluguel em Florianópolis, nada de luxuosidade, pelo menos por equanto, quanto vocês acham que um programador deveria ganhar pra sair da sua cidade pra ir pra uma cidade como esta pra trabalhar?

G

Olá Guj,

Sou do interior de SP uma cidade pequena e sem muitas oportunidades de emprego !
Por isso eu vou me mudar pra campinas assim que me casar ainda esse ano
e como vamos meio que cair de paraquedas la ou seja sem nem conhecer a cidade eu gostaria muito de saber mais sobre o custo de vida la sobre precos de aluguel oportunidades de ganho afinal de contas uma coisa eu sei que é certa cidade grande gasta mais so que eu queria ter uma base pra tentar me organizar melhor antes de ir
agradeço e aguardo as respostas bjsss

J

Também estou interessado nisso

G

Fui esse fim de semana à Curitiba, e gostei bastante da cidade. Vale a pena conhecer.

Em relação ao custo de vida ainda não poderei falar muito. Mas parece que as coisas não tão caras quanto aqui.

D

O custo de vida em Curitiba é baixo…

Já morei em JF, BH, Brasilia e em moro em Sampa hoje.

Sampa:
Pra morar num bairro descente em São Paulo como Brooklin, Moema, Itaim ou Jardins é bom tirar o escorpião do bolso, pois aluguel por menos 2,5k esquece, aqui em São Paulo morei 2 anos no Brooklin meu custo de vida ficou meio alto, mas ainda pagavel por causa do salario mais alto em São Paulo.

O pão deve custar entre 8 e 10 reais kg, frutas e verduras são caros, tem epócas que o tomate bate R$ 5,00 por Kg que é um preço absurdo. Alimentação diaria gasto cerca de R$ 60,00 com meu almoço mediano, café e jantar encolhido.

Compras pra uma familia de 4 pessoas, eu gastava na faixa de R$ 1200,00, mas dava pra levar td. Os preços são mais altos que outras cidades, sempre estou indo pra Curitiba então acabo comparando o preço desde o feijão, arroz, maionese, refrigerante e qualquer outra coisa que se compre no supermercado e realmente da diferença.

Escolas são mais caras, eu pagava cerca de R$ 1000,00 (Colegio mediano) incluindo transporte, um colégio de elite eu nem sonho em pagar, seria algo em torno de R$ 5000,00. As creches são caras d+ muitos amigos gastam na faixa de R$ 1600,00 e até um pouquinho mais.

Academias tem o preço variado, mas vc irá gastar seus R$ 200,00 facilmente com certeza.

O transito até que melhorou se considerar de 10 anos pra cá, reduziu um pouco a frota de pau véio está fluindo melhor. Dá Brooklin para Anhanaguera devo gastar uns 15 a 20 minutos de carro, para uns 20 km é um tempo muito bom. O transito trava mais dentro da cidade em avenidas com Rebouças e 9 de julho, nas marginais é mais tranquilo, o problema é sair ou entrar na marginal ou seja os acessos.

Estacionamentos são caros nessas regiões mensalistas é na faixa de 350 a 400, normalmente a primeira hora fica em R$ 12,00 ou um pouco mais.

Entrenimento em São Paulo é caro pra CARAMBA!! Uma hora de boliche sai na faixa R$ 140,00.

Segurança não é a ideal, mas já melhorou bastante. São Paulo tem uma taxa de homicidios dentro daquilo que a OMS recomenda.

Entrar em um taxi é pedir pra ser explorado.

Curitiba:
Tenho uma casa lá onde fica minha familia, eu pago R$ 300,00 em um bairro mediano baixo e é direto com o proprietário, os alugueis tiveram uma alta boa, mas está dentro do justo ainda…

A qualidade do asfalto ali na minha região é boa, mas a maioria das ruas da zona Sul são de antipó um verdadeiro rally para o carro, tem mais buraco que rua. Isso acontece nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e um pedaço do Sitio Cercado. Andaram melhorando, mas está longe do ideal.

Existem várias alternativas de transito, existe um rodoanel, para quem mora num bairro afastado e precisa cortar é interessante sempre circular por esta rodovia e evitar o centro que é problematico.

A cidade é perigosa em alguns pontos e tem uma taxa de homicidios bem elevada, bairros de elite são seguros e melhor pratulhados lá. As melhores opções lá são Batel, Agua Verde, Vila Izabel, Merces, Mossunge e tem outras boas opções como Bacacheri, Jardim Social.

Lá na minha região, 1kg de pão sai de R$ 3,90 a R$ 5,00. Um Kg de tomate gira em torno de R$ 0,80. Frutas e Verduras são bem mais baratos que em São Paulo. Os outros produtos são na faixa de 30% a 40% mais baratos. Eu faço uma compra muito mais farta em com R$ 700,00 lá doq com os meus 1100 em Sampa.

Entretenimento é mais barato e acessivel, tem um boliche proximo a minha casa que sai por R$ 49,00 ao contrario dos R$ 140,00…

Combustivel é um pouco mais caro que em São Paulo.

Roupas e alguns eletronicos saem um pouco mais caro e por incrivel que pareça a agua mineral é mais cara no Paraná doq em Sampa…

O Taxi normalmente sai barato pq há muitas radio-taxi, eu pelo menos sempre paguei a vida inteira bandeira 1.

BH:
Achei que alimentação bem parelho com Curitiba. Oq sai caro é o aluguel com preço crescente e os imoveis a venda que tem um preço extramente caro, principalmente para os imoveis que fica dentro um anel que esqueci o nome agora.

A cidade é muito arborizada e o povo é gente boa.

Pelo menos ali na região da Savassi e no Lourdes se chover trava completo e td vez que chove cai a força… É até meio engraçado, mas nada anormal. Eu que pensava que Eletropaulo que tinha problemas.

Entretenimento é muito barato, a cidade também tem muitos botecos pra quem curte um happy hour é uma ótima cidade não irá pesar muito no bolso.

E

Éeeee DaviPiala com essas informações cheguei a conclusão que, o programador tem que ser no mínimo pleno pra ir para uma cidade como São Paulo, caso contrário o salário estará voltado apenas para despesas quando não faltar hehehe.

A

São Paulo, região Av. Paulista, atualizado realidade 2011:

Aluguel 1 quarto: ~ 1.500 + condominio no mínimo 300
Aluguel 2 quarto: ~ 2.800 + condominio no mínimo 300

Kilo do pão: 8 - 10 / kg

Comida kilo: méda de 32/kg
Comida self-service: média de 35

ônibus: 3,00

cinema: acho que tá uns 20 (faz tempo que não vou)

F

ArtesaoDeSoftware:
São Paulo, região Av. Paulista, atualizado realidade 2011:

Aluguel 1 quarto: ~ 1.500 + condominio no mínimo 300
Aluguel 2 quarto: ~ 2.800 + condominio no mínimo 300

Kilo do pão: 8 - 10 / kg

Comida kilo: méda de 32/kg
Comida self-service: média de 35

ônibus: 3,00

cinema: acho que tá uns 20 (faz tempo que não vou)

Eu morava no Sul, e vim para SP. Moro na Zona Leste, os aluguéis não são dos mais baixos mesmo morando nessa região que teoricamente é mais barata.
A vantagem de se morar em SP é que tudo é perto, masss… o custo de qualidade de vida é altíssimo, bom vai do que cada um dá valor certo :wink:

Mas tenho uma dúvida, a diferença de salário para um Analista programador pleno de SP comparado com Floripa e Curitiba, é tão grande que valha a pena morar na loucura de SP??
Outra… aproveitando o tópico, ouvi o pessoal comentando que consegue emprego em SP e trabalha em casa, inclusive de outros estados…isso seria aliar o salário à qualidade de vida :smiley: … isso é uma realidade?

Fernanda.

G

O custo de vida de Curitiba não é tão alto assim. Moradia você consegue algo em torno de 800-1200 reais em locais muito bons.

Realmente a zona sul da cidade é mais precária, mas nada tão alarmante assim.

F

Podem me atualizar os dados do Rio de Janeiro por favor? se possível zona de Botafogo/Flamengo…

Gostava de saber preços de Apartamentos de 2 quartos, metro, alimentação para 3 pessoas… escola privada decente para criança… etc…

Obrigado.

M

Esses dias estive olhando aptos. para alugar em BH nos bairros sta efigênia, savassi, centro, floresta, serra, enfim, todos os que ficam próximos a avenida do contorno. Cheguei a conclusão que por menos de R$1300,00 não dá pra morar num lugar próximo ao centro, nos demais bairros você tem de pegar no mínimo 2 onibus onde você ainda fica 1h 30min preso.

Já mercado, padaria e divertimentos não são tão caros. Transporte é variado, o onibus mais barato está em R$2,65, o táxi lotação que sobe a desce a afonso pena está em torno de R$2,50

Alimentação no centro tem lugares mais em conta já outros tá foda.

J

Só ajudando a complementar o tópico.

Trabalho em alphaville(Barueri) e moro em sorocaba por enquanto.

Em alphaville:

Aluguel Ap 1, 2 quartos na faixa de 2000 para cima(se achar, praticamente só existem escritórios em alphaville)
Alimentação, centro comercial é barato, na faixa de 27 reais o kg(o mais barato que encontrei é de 23 kg)
Onibus… Depende do destino, alguns de 3 reais, até 6,7 8 reais, que se dirigem à são paulo
diversão… tem diversos shoppings e bares

Em sorocaba:
Aluguel Ap ou casa 1, 2 quartos na faixa de 500 para cima(perto do centro e em bairros calmos, wanell vile, arvore grande, vila santana)
Alimentação, na faixa de 19-25 reais o kg em bons restaurantes.
Onibus - esse é carissimo… R$ 3,15 sem qualidade nenhuma. Por isso existe quase 1 carro por habitante em sorocaba, para não precisar usar onibus.
diversão… shoppings e bares, mas são 3x mais baratos do que são paulo…

Vale mais a pena morar em sorocaba, que tem melhor qualidade de vida, e trabalhar em alphaville, que é grande são paulo e não tem tanto stress como a capital. O problema somente é a distância de 100 km e 3 horas ou mais perdidas todo dia dentro do fretado.

R

Aí, galera!!

Tem alguém aqui morando no RJ pra me dar uma força? Recebi uma proposta para ir pro RJ. O salário é de R$ 7.000 e liquido fica em torno de R$ 5.000. Pretendo morar na Zona Sul, andei olhando o preço dos aluguéis e vi que um conjugado tá em torno de R$$ 1.700, R$ 2.000 com condominio.

Outra possibilidade que me disseram é morar na Tijuca, perto do metro, que fica perto do Centro. Mas eu curto muito praia e gostaria de morar proximo à orla. Como tá o custo de vida lá? Vai me sobrar R$ 3.000 pra gastar com alimentação, net, telefone, gás e as cevas do final de semana…hehehehe.

Alguém já morou lá? Dá pra ter uma vida tranquila com R$ 5.000? ( sei que não vai sobrar muita grana, mas no momento estou pela aventura de viver na Cidade Maravilhosa. Futuramente posso me mudar pra Zona Norte.

Se tiver um carioca aí pra me dar uma ajuda. Falow!!!

S

Rio de Janeiro - Flamengo (Zona sul)

850 conjugadão(com condominio e iptu)
120 celular
60 telefone
100 net 2mb
60 gás
100 luz
2.50 passagem onibus / 5 van * 60
500 supermercado

1890 +/-

I

Rapaz em manaus o custo de vida nao anda tao alto assim nao …

Aluguel de apartamento : R$ 600 , R$550 , R$400 por aí vai ate maneos …

Refeirçã: R$5 á R$7

Carro: dependendo do local R$ 100 á R$ 200 ou R$ 90

onibus : R$ 1,90

Água , luz telefone varia …depende de você : 50 , 60 , 100 até 200 extorando

Com um salario de R$ 2000 acho que da pra morar bem

Criado 22 de novembro de 2006
Ultima resposta 24 de jan. de 2008
Respostas 278
Participantes 141