Customizar GUIs em Java

7 respostas
R

Então prezados!

Isso é uma dúvida ao mesmo tempo que preciso de opnião. Eu normalmente tenho feito uns trabalhos gráficos com as minhas aplicações na universidade, muitas vezes com a utilidade do java2d e trabalhando extensamente com imagens para os meus componentes gráficos. O problema de se trabalhar assim e o principal, é que a aplicação perde um pouco em usabilidade no seguinte aspecto, a tela não é redimensionável. Exemplo se coloco uma imagem no fundo de meu painel, a aplicação vai ser exactamente daquele tamanho. Se redimensionar, a imagem não redimensiona com ela. Alguém conhece uma forma de trabalhar com imagens em que suporta redimensionar? Exemplo se crias uma toolbar e colocas imagem nela, ao redimensionar a janela, a imagem na toolbar redimensione também? Eu já tentei ajustar as imagens em tamanho para alguns casos em que resulta, o problema é quando se vai trabalhar em computadores de ecrã maior.

Obrigado!

7 Respostas

J

rasinc:
Então prezados!

Isso é uma dúvida ao mesmo tempo que preciso de opnião. Eu normalmente tenho feito uns trabalhos gráficos com as minhas aplicações na universidade, muitas vezes com a utilidade do java2d e trabalhando extensamente com imagens para os meus componentes gráficos. O problema de se trabalhar assim e o principal, é que a aplicação perde um pouco em usabilidade no seguinte aspecto, a tela não é redimensionável. Exemplo se coloco uma imagem no fundo de meu painel, a aplicação vai ser exactamente daquele tamanho. Se redimensionar, a imagem não redimensiona com ela. Alguém conhece uma forma de trabalhar com imagens em que suporta redimensionar? Exemplo se crias uma toolbar e colocas imagem nela, ao redimensionar a janela, a imagem na toolbar redimensione também? Eu já tentei ajustar as imagens em tamanho para alguns casos em que resulta, o problema é quando se vai trabalhar em computadores de ecrã maior.

Obrigado!

Você deseja opção para criar Gráficos?

Caso seja tem a opção do Google: Google Chart Tools

Segue um exemplo de implementação o qual você pode customizar e fazer tudo dinamicamente.

Crie gráficos de maneira rápida e fácil com o Google Chart Tools ? Parte 1

R

Não, para isso normalmente uso o JFreeChart, um dia tenho de testar o Google Chart Tools então!
Mas trata-se mesmo de interface gráfica, vou me basear nesta imagem para elucidar o meu comentário anterior.

Exemplo a imagem de fundo de madeira numa aplicação. Tu podes maximizar e minimizar normalmente. Quando eu trabalho com uma imagem do género, normalmente elas são estáticas e não respeitam isto. Segundo é customizar alguns componentes desta forma, isso foi apenas um exemplo. Se alguém te ver alguma dica ou mesmo indicação de como conseguir resultados parecidos e de outra forma customizáveis, estaria grato.

Obrigado!

J

Geralmente vejo utilização como esta utilizando jQuery, você já fez algum teste com o jQuery?

Se lembrar de mais algo interessante volto a postar.

R

JQuery + Swing?? Eu normalmente uso imagens que crio pelo photoshop, mas isso faz o programa perder usabilidade em termos de redimensionamento (maximizar, minimizar) por ai…

Algumas GUIs que criei a um ano atrás:

Obrigado!

J

Foi mal viajei mesmo…hehe!!!

Tava somente pensando em Web…

Se abstraia do comentário acima…hehe!!!

vlw!!

R

Ainda assim! Obrigado… Flw!

V

Use o JImagePanel, do projeto Towel:

Além de redimensionar imagens, você também pode deixa-las lado-a-lado (como no papel de parede do Windows), o que é bastante útil para texturas:

Criado 11 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 12 de fev. de 2012
Respostas 7
Participantes 3