Pesquisei na web sobre como configurar o DBDesigner para Postgres e encontrei pouca documentação. Optei por fazer uma classe para gerar os sqls a partir do arquivo xml do DBDesigner. Vou compartilhar o jar e após os comentários vou realizar personalizações e disponibilizar os fontes.
Cara, o DBDesigner é uma ferramenta de modelagem voltada para o mysql, somente. Existem outras ferramentas que são configuráveis dependendo do banco (power designer, erwin), mas uma que seja free e com essa mobilidade eu não conheço…
[]'s.
F
fre_d
Eu sei que é voltada para mysql.
O que fiz foi um “plugin” para gerar código sql para postgresql a partir do arquivo do DbDesigner pois o considero uma boa alternativa para modelagem E/R.
Valeu
K
kaique
Ahh tah, foi mal então…entendi errado o seu post…
[]'s.
F
fsquadro
fre_d:
Pessoal,
Pesquisei na web sobre como configurar o DBDesigner para Postgres e encontrei pouca documentação. Optei por fazer uma classe para gerar os sqls a partir do arquivo xml do DBDesigner. Vou compartilhar o jar e após os comentários vou realizar personalizações e disponibilizar os fontes.
Fred
Fred,
E como ele funciona? É só colocar no DBDesigner e pronto? aparece a opção para gerar o schema para postgres?
F
fre_d
Não é um programa separado, vc seleciona o arquivo e as opções que deseja e gera o sql. Não encontrei documentação sobre plugins para o DBDesigner.
T
thiagomont
Bom dia.
Primeiro, parabéns pela iniciativa, o DBDegigner realmente é uma ótima ferramenta. Pen que não gera código para outros bancos.
Eu tenho um exemplo de modelo aqui e vou testar sua aplicação.
Não tenho muita experiência com tratamento de arquivos, mas se precisar de ajuda avise.
Outra pregunta: será disponibilizado esse componente como open source?
F
fsquadro
Fred,
Legal, ou baixa e dar uma olhada.
A
Alexandre_Ferreira1
Ela tinha sido descontinuada pelo seu desenvolvedor.
O mesmo foi contratado pela MySQL.ab ( ab = LTDA )
Vale realmente apena usa-lo?
F
fre_d
Eu uso a versão 4 e funciona muito bem. Alguem sabe de outra ferramenta free para modelage E/R ?
Nesse link tem várias ferramentas de modelagem UML e E/R pagas e gratuitas.
Eu estou usando o Toad Data Modeler da Quest. Acho mto bom.
Para modelagem de sistemas uso o JUDE que tb gosto mto.
F
fre_d
US and Canadian customers, click here to buy Toad Data Modeler for $479.00
Versão beta community Free
M
MrDataFlex
e as fontes quando sai
B
brunolrb
Cara, parebens pelo programinha. Me quebrou um bom galho aqui. Só como sugestão, coloque para quando ele for criar a ordem dos drops das tabelas obdecer a precedencia de chaves estrangeiras.
Exemplo: Se conta tem como sua dependente item de conta, primeiro excluir item de conta depois excluir conta.
F
fre_d
Obrigado !!! Não sabia mais onde estava os fontes e tive que descompilar. Vou fazer algumas melhorias e disponibilizar uma nova versão.
Abraço,
Fred
F
fre_d
Pessoal,
Implementei a melhoria sugerida pelo ‘brunolrb’.
Se alguém tiver mais alguma sugestão poste aqui !!! Na medida do possível vou implementando.
A princípio o objetivo é gerar o sql para o Postgre mas futuramente posso adicionar outros databases.
[]'s
Fred
A
allinger
Amigo, há problemas na geração do script de chaves estrangeiras.
Como por exemplo:
ALTER TABLE dano_casa ADD FOREIGN KEY (casa_item_casa_id\nitem_id=casa_item_item_id) REFERENCES casa_item;
A
allinger
o certo seria:
ALTER TABLE dano_casa ADD FOREIGN KEY (casa_item_casa_id, casa_item_item_id) REFERENCES casa_item;
Outro problema é a modelagem feita com o uso do tipo DOUBLE. Na versão 8.1 esse tipo de dado não existe. O mapeamento certo seria DOUBLE PRECISION.
Obs: sou iniciante em postgres e estou utilizando o phppgadmin 4.4.2 como base, portanto perdoe qualquer eventual falha.
R
ramaciotti
desculpe a incoveniencia de responder um tópico dessa data…
Se alguém tiver mais alguma sugestão poste aqui !!! Na medida do possível vou implementando.
A princípio o objetivo é gerar o sql para o Postgre mas futuramente posso adicionar outros databases.
[]'s
Fred
Show de bola, tudo o que eu precisava. VLWWW
B
Batney
Cara muito bom o programinha.
H
hopster
gostaria de dizer que este plugin foi mto útil!
Parabéns!
valeu
Y
Yank_Veyron
Muito bom o software!
Gostaria de saber se há a possibilidade de vc disponibilizar o fonte dele?
Ele tem potencil para se tornar um grande software open source!
Abraço.
M
marcelodq
muito bom gostei mesmo valeu pela dedicação gostaria de saber se vc vai disponibilizar a versão em open source?
K
koblitz
fre_d:
Pessoal,
–Editado–
Nova versão na página 2 do tópico.
Fred
Cara, sei que faz um tempão que postastes isso, mas não poderia deixar de agradecer por esse arquivo mão na roda.
Obrigado!
Outra questão: Alguém conhece algum aplicativo que faz, de forma fácil, uma interface para o postgresql 8.4?
OBS: sou muito novo na área, portanto se tiver perguntando alguma coisa infantil, desculpa aê…
abs,
koblitz
T
Tchello
Já tentou o pgAdmin?
K
koblitz
Já meu caro,
na verdade estou procurando algo mais “fácil” de usar. Alguma coisa com uma interface bem simples…
obrigado,
Koblitz
T
Tchello
koblitz:
Já meu caro,
na verdade estou procurando algo mais “fácil” de usar. Alguma coisa com uma interface bem simples…
obrigado,
Koblitz
Mais fácil como? o pgAdmin é tão simples.
Bom, tente o Squirrel, é bem completinho e simples.
J
joselitofilho
fre_d:
Pessoal,
[]'s
Fred
Faz muito tempo que esse código foi postado e ainda hoje ajuda muita gente. Uso sempre ele agora.
Valeu pela postagem!
F
finoue72
fre_d:
Pessoal,
[]'s
Fred
Oi Fred valeu pelo código fonte :lol:. Muito bom! Estava fazendo um trabalho aqui e aproveitei pra atualizá-lo.
Segue link da página de download do programa.
Faz tempo que bolei esse programinha…baixado 2020 vezes…que bom !!!
fre_d:
Pessoal,