Oi,
Por favor alguém tem algum material ou alguma dica para dar sobre o debug do eclipse? Venho do VB onde apenas o f8 faz um passo a passo e, portanto, sabe-se o valor de cada variável a cada f8. Então, comecei até bem no eclipse usando o f8 e colocando breakpoint mas de uma hora para outra parou de funcionar e passa direto sem o valor das variáveis. Alguém me ajuda???
Debug do Eclipse
19 Respostas
complicado hein?!.. “parou de funcionar” nao eh algo mto descritivo 
perguntas dummies:
Os breakpoints estao la? ;
Eles estao em um lugar de codigo 'acessivel"? ( digo, onde o fluxo do progrma chegue );
Voce esta entrando em mode de debug? note que para rodar o programa “normalmente” vc usa um botao, para entrar em debug, vc usa outro ( mais especificamente, o que tem o icone de um inseto, ou pelo menu de debug );
F8 avanca a execucao, F5 eh Step Into e F6 eh Step Over.
Rafael
Cara, simplesmente estava usando normal, com os breakpoints. E de repente, quando aciono o debug ele não para em meus breakpoints. Ele passa direto. Entrei nas propriedades do breakpoint mas não achei nada que possa envolver isso. Não tem nenhuma propriedade para ser alterada ou coisa assim???
para ser mais exato antes o breakpoint tinha o formato de uma bolinha azul, agora ela tem o formato de uma seta entrando em uma bola(mais ou menos, hehehhe).
Qdo vc coloca o breakpoint, como fica o icone dele? somente uma bolinha azul, ou uma bolinha azul com uma marquinha? ( tipo um ‘v’ )…
O problema ocorre em todos os projeots? ja tentou criar um outro projeto de teste e tentar debugar ele? tente remover todos os .class e dar rebuild no projeto…
Rafael
bom, essa marca significa que o breakpoint eh valido e foi reconhecido pelo eclipse… o problema seria se a marca fosse somente uma bolinha azul…
Rafael
Como disseram lá em cima, vc deve executar seu programa clicando na PULGUINHA ou pelo menu : RUN->DEBUG.
Para saber se seu break point eh valido, qd a thread estiver ativa ele deve mostrar um icone na linha como se fosse uma “lupinha”. Se o icone continuar como “bolinha” ele nao vai parar lah mesmo! 
é isso mesmo, uma bolinha com um V. vou tentar criar outro projeto
criei uma nova classe, adicionei o breakpoint(bolinha azul), quando apertei o debug tornou-se bolinha azul com vezinho e não teve nada de lupa. Alguém?
agora quando tentei debugar, pela 10ª vez, deu o seguinte erro:
Exception ocurred during launch.
Reason
Cannot connect to VM
e no console?
FATAL ERROR in native method: No transports initialized
err:: No such file or directory
Error [2] in connect() call!
Socket transport failed to init.
Transport dt_socket failed to initialize, rc = -1.
As IDEs da Microsoft possibilitam uma curva de aprendizado muito maior que as da IBM. Que dificuldade para debugar um programa simples. Alguém pode me ajudar? o que faço para bolinha se transformar em lupa?
Eu tb to com um probleminha de debug mas o meu é assim: “O breakpoint é válido, o debuger para no breakpoint mas o passo a passo (e até o entrar na função F5) simplesmente não movem o cursor embora a janela de debug indique o arquivo e a linha corretas do cursor” … alguem já viu isso? Claro que não é com todos os projetos mas tem ocorrido com certa frequência.
Qual a versão do Eclipse? O meu é o M7.
Ah … mas não volta pro VB não 
oi, a versão do meu é Eclipse 2.1.1. Na verdade to querendo sair do vb aprendendo java. mas tá florida. A simplicidade é muito notória no vb. No java, para se fazer uma coisa simples, demora muito e é tão complexo.
alguém sabe a diferença do breakpoint, wathpoint, bookmark e tasks?
oi gente, reinstalei o eclipse e agora deu certo. Mas ainda estou com a seguinte dúvida: Quando coloco para debugar ele para no breakpoint mas não me deixa habilitado o f5,f6,f7 e f8.
Tenho que fazer alguma coisa???
Teoricamente NAO…
Pq vc nao baixa um Eclipse mais novinho heim :?: :?:
Onde consigo?
consegui o 2.1.2. Aqui na empresa tem um firewal que não deixa baixar o 2.1.3.
Valeu, esse 2.1.2 está funcionando. muito obrigado