Estou entrando no mundo Java para Web. Nunca achei tão dificil programar Java para web assim. Tentei partir para os frameworks, porém, não me ajudou nada! Sempre me vem com as mesmas coisas: TAGS. Quando eu quis fugir das tags, tentei usar o scriptleet, mas fui ignorado, segundo o que me disseram, scriptleets está totalmente defazado.
Vou tentar explicar o que está acontecendo: Além de ser desenvolvedor Java, gosto de usar CSS, e Javascript(JQuery). Quando eu programava para PHP a um bom tempo atrás, eu poderia implementar meus códigos php junto com o HTML. O que faz que eu tenha total controle sobre o CSS e Javascript, ou seja, o meu código, como um todo. Por exemplo, se eu crio um formulário com a tag comum do html, eu consigo aplicar sem problemas o CSS e o JQuery. Mas, com o Java, eu não consigo fazer nada disso! Sempre que eu tenho que chamar um método ou uma variavel de uma classe Java, eu tenho que usar as malditas tags. Veja, eu quero exibir uma lista de informações que eu peguei em uma bd:
<display:table id="data" name="sessionScope.UserForm.employeeList" requestURI="/userAction.do" pagesize="10" >
<display:column property="id" title="Id" sortable="true" />
<display:column property="userName" title="User Name" sortable="true" />
<display:column property="emailId" title="Email Id" sortable="true" />
</display:table>
(Código retirado da Internet)
Como vou aplicar isso um CSS e um JQuery ? Há, não me venha com PrimeFaces! Não seria mais fácil usar um scriptleet para chamar a variavel e/ou o método para o HTML ?
Pesquisando na Internet, veja outro exemplo, utilizando framework Spring:
<tr>
<td>Country :</td>
<td>
<form:select path="country">
<form:option value="0" label="Select" />
<form:options items="${countryList}" itemValue="countryId" itemLabel="countryName" />
</form:select>
</t
A situação pode ficar muito pior. Veja só esse LINK mostrando de como usar uma paginação em jsp e servlet. Veja a burocracia que você faz de chamar as variaveis e usa-las no seu html.
Pesquisando na internet, veja como é feita em C#:
<ul id="products">
@foreach(var p in products) {
<li>@p.Name ($@p.Price)</li>
}
<%
</ul>
Não fica muito mais simples ?
Eu quero poder programar Java para web de forma mais fácil, e poder usar outras tecnologias juntas. Há uma maneira mais fácil para isto ?