Delegate em JAVA

12 respostas
M

Estou estudando JAVA e surgiu a dúvida se existe algo parecido com delegate do .net em java. Na verdade nem programo .net, estou estudando java e um amigo me explicou sobre o delegate e surgiu a dúvida se existe algo parecido em java. Com isso surgiu algumas necessidades, para ilustar imagine uma interface e varias classes que implementa essa classe, até ai ok! É possivel de alguma forma instanciar essa interface e consumir um metodo, e ao consumir esse metodo todos os metodos das classes que sobrecarregaram esse metodo pela implementação serem chamado???

Sei que não é possivel instanciar uma interface, mas da pra se dizer que com delegate tem se mais ou menos esse efeito, ou seja instancia uma classe e consome um metodo que chama todos metodos que assinam essa classe.

Um exemplo seria uma classe A que esta ligada 3 outras classes, imagine que ao realizar um pedido todas as outras 3 tem que ser avisadas, então um metodo da A sendo chamado ele chama todos metodos das outras 3 classes, e assim posso aumentar e diminuir as classes que interagem com A sem ter que mexer na classe A. Ou seja queria uma solução sem ser as opções mais logica que seria reescrevendo o codigo para incluir uma nova chamada a cada vez que uma classe for inclusa para interagir com A.

Grato

12 Respostas

S

Nunca vi uma palavra chave ou reservada que se aproxime do que você falou :wink:

L

Boa tarde!

Bem,

Quando eu lei a palavra “Delegate” me vem em mente… Business Delegate.

Mas pelo que entendi, você deve estar procurando o padrão Observer !

Espero ter ajudado.

B

esquecendo sua pergunta pelo que acabei de ler em um site esse delegate de .net nao passa de listener em Java.

(deus pra que criar um modificador pra isso)

M

não existe ainda…mas existem planos para isso, de um procurada por “java closures”

M

Obrigado a todos, inclusive vou estudar mais “Observer” que o LeoMarola indicou parece ser interessante!