Desenhar sobre vídeo

6 respostas
java
F

Boa noite!

É a minha primeira vez aqui, e em fóruns deste tipo.
Até agora tinha conseguido resolver minhas dúvidas de programador com muita pesquisa e estudo.
Mas vamos lá. É o seguinte preciso fazer um programa onde o usuário exiba um vídeo, e após dar pausa, trace retas, círculos etc. sobre ele.
Tem como fazer isso em java?
Fiz a exibição do vídeo e a tela de desenho para testes, mas não estou conseguindo juntar os dois.
Desde já agradeço pelo ajuda.

6 Respostas

B

https://opencv.org/

F

Obrigado blayd2015!
Vou estar essa biblioteca.
Em breve postarei os resultados.

J

Sim, tem como fazer em java. A priori você precisa pegar o quadro do video que você quer trabalhar, tendo a imagem voce não mexe nela e sim cria uma layer da dimensão dessa imagem e nesse novo quadro você pinta e borda. depois disso você sobrepõe as 2 imagens use setMouseTransparent() se quiser que o usuario edite o quadro da imagem. e em seguida voce gera uma outra imagem dessas 2 sobrepostas, pra mexer no vídeo, basta anexar a imagem no lugar da que você puxou para manipular. Claro se tive uma biblioteca vai te poupar um bocado de trabalho.

F

Boa noite!
Na verdade eu não quero fazer nada com o vídeo realmente. O que quero é por exemplo, estou dando uma aula ou palestra com vídeo, após pausá-lo, aparece barra de ferramentas para desenhar e escrever sobre o vídeo, mas diretamente nele. É só explicativo, como acontece em alguns jornais de tv.
O que eu pensei foi fazer o slider video num frame e o parte do desenho em outro com fundo transparente. Então após pausar o vídeo o frame transparente sobrepõe o do vídeo.
Então vai parecer que estou desenhando sobre o vídeo.
Já fiz os dois, só que para os desenhos estou utilizando Graphics, e este não consegui fazer ficar transparente, não sei se tem como fazer isso, ou se tem outra maneira de desenhar sobre fundo transparente com java.
Estou estudando o OpenCV, que eu não conhecia, para ver se acho a solução.

Mas, obrigado pelas dicas. Vou analisar.
Abs

S

Há alguns anos fiz isso com JMF - Java Media Framework, infelizmente não tenho mais o código, mas lembro que com JMF você consegue interceptar cada quadro do vídeo utilizando listeners e aí manipular os pixels com Graphics.

F

Desculpe, na mensagem anterior, onde escrevi “mas diretamente nele”, eu queria dizer “mas não diretamente nele”, é só um desenho explicativo. Ou seja, não faço nada com o vídeo.

Criado 29 de maio de 2018
Ultima resposta 30 de mai. de 2018
Respostas 6
Participantes 4