Desenvolver sistema Java Web ou Desktop

3 respostas
programaçãojava
C

Olá pessoal, estou terminando a minha faculdade de ciência da computação e estou desenvolvendo o meu TCC.
O tema do meu TCC é desenvolver um sistema de Gestão (é um tema já batido mas vai dar para colocar muitas coisas em prática) esse sistema vai possuir alguns módulos (vendas, rh, financeiro) .
A minha dúvida é a seguinte: Desenvolvo para web ou desktop ?
Eu fico mais confortável, desenvolvendo para web mas como que eu resolvo o problema da internet ( quando a internet cai o sistema para).
E sistema desktop como sincronizar varias máquinas ?
Se alguém poder dar alguma sugestão. Obrigado.

3 Respostas

S

Troca uma ideia com seu orientador, ele saberá a melhor forma de você fazer bonito perante a banca avaliadora. :smiley:

M

Na verdade, um sistema para a web não é bem “caiu parou”. Muitas vezes, sua aplicação fica no servidor da empresa, que por sua vez, distribui para todas as máquinas. Agora, caso o sistema seja online, como por exemplo um módulo de nota fiscal, que necessita de acesso a internet, aí sim a dependência a rede passa a ser real.

É como o amigo acima disse: troca uma ideia com seu orientador.

Caso ela diga que ‘tanto faz’, então sugiro que vá de web. Além de o desenvolvimento ser mais rápido, aplicações web são o futuro, sem dúvida.

D

Vamos por partes.
Primeiro, para decidir isso, ainda mais no TCC, você deve se perguntar, antes de mais nada: o quanto conheço de desenvolvimento web? É mais ou menos do que conhece de desenvolvimento desktop? Tenho a intenção de aprender algo novo ou de aprimorar conhecimento durante o desenvolvimento do projeto e do TCC (que já são complexos)?
Com base nisso, aí você define se quer arriscar ou não ir para algo que não domina ou ficar na zona de conforto (que seria mais adequada).
A partir daí, você vai estudar as possibilidades e ver o que é mais adequado em termos de arquitetura.
Veja bem, hoje em dia existe uma divisão bem grande entre aplicações desktop, web e mobile (que é o mercado mais promissor) e isso deve ser considerado no teu projeto.
Boa sorte e, precisando, só postar aí.

Criado 3 de fevereiro de 2017
Ultima resposta 8 de fev. de 2017
Respostas 3
Participantes 4