Desenvolver um sistema Web sem Frameworks. Viavel?
6 respostas
T
thiefofwisdom
Olá pessoal!
Estou estudando para a certificação SCWCD e estou chegando ao final do livro.
Durante meus estudos eu vi o quanto as vezes os frameworks nos deixam de maos atadas.
Eu sei… eu sei… eles quebram um galho animal, deixando vc fazer uma coisa muito mais rapido… mas oq eu fico pensando é o seguinte…
Se um programador que souber Servlets e JSP´s com nivel de passar bem no certificado, pegar pra fazer um sistema completo… Será que a longo prazo, e implementando as bibliotecas q ele mesmo fez para criar depois novos projetos… nao vai ter mais liberdade para programar? nao vai ter mais poder sobre a aplicacao e oq se passa nela? Muitas vezes nao sei nem oq o frame ta fazendo… Simplesmente sei q funciona…
Oq acham? Estou aberto a todas as opinioes…
Ahh e nao sei se aqui seria bem o lugar para esse tipo de post…
Olá pessoal!
Durante meus estudos eu vi o quanto as vezes os frameworks nos deixam de maos atadas.
Eu sei… eu sei… eles quebram um galho animal, deixando vc fazer uma coisa muito mais rapido… mas oq eu fico pensando é o seguinte…
Se um programador que souber Servlets e JSP´s com nivel de passar bem no certificado, pegar pra fazer um sistema completo… Será que a longo prazo, e implementando as bibliotecas q ele mesmo fez para criar depois novos projetos… nao vai ter mais liberdade para programar? nao vai ter mais poder sobre a aplicacao e oq se passa nela? Muitas vezes nao sei nem oq o frame ta fazendo… Simplesmente sei q funciona…
Oq acham? Estou aberto a todas as opinioes…
Ahh e nao sei se aqui seria bem o lugar para esse tipo de post…
Abraços!
Sim e não.
para o programador fica mais fácil, pois ele conhece todas as virgulas e pontos do código.
para o cliente, pode parecer que tanto faz… mas… quem vai dar manutenção ao sistema?
O grande problema de classes desenvolvidas apenas por um usuário e que seguem o padrão dele é que, em geral, so podem ser mantidas por ele.
Sistemas desenvolvidos com frameworks mantém um padrão de desenvolvimento e, em teoria, podem ser atualizados na medida que o framework tb é atualizado. Fora que, foruns, documentação e exemplos são amplamente mais encontrados quando relacionados a frameworks.
Então, pequeno padawan, tudo vai da sua necessidade.
Pense sempre em escala.
T
thiefofwisdom
Boa boa…
Verdade e ja tinha pensado nisso.
Acho que talvez uma boa documentacao ja diminua um pouco (Bem Pouco) esse problema… uma vez q atualizar documentacao é um saco e ninguem gosta de fazer… vai ter q acabar contratando um estagiario zuado, que vai fazer um trabalho zuado e deixar tudo zuado… hahahaha
Teria q ser uma coisa muito bem organizada pra dar certo… Isso realmente mata.
F
fgrassi
thiefofwisdom:
Boa boa…
Verdade e ja tinha pensado nisso.
Acho que talvez uma boa documentacao ja diminua um pouco (Bem Pouco) esse problema… uma vez q atualizar documentacao é um saco e ninguem gosta de fazer… vai ter q acabar contratando um estagiario zuado, que vai fazer um trabalho zuado e deixar tudo zuado… hahahaha
Teria q ser uma coisa muito bem organizada pra dar certo… Isso realmente mata.
uma alternativa que muitas empresas optam eh desenvolver seu próprio framework
R
rogelgarcia
thiefofwisdom:
Olá pessoal!
Isso vai depender de como está utilizando o framework, e de qual framework. JSF por exemplo, retira do seu poder muuuita coisa, logo, você fica mais limitado. Um framework não intrusivo, que não te obrigue a programar para o framework e sim para a aplicação pode ajudar no desenvolvimento.
O intuito da utilização de um framework, é justamente ajudar no desenvolvimento. Se você tem uma série de situações, onde voce tem que satisfazer o framework. Ou se é mais fácil fazer na mão do que utilizar o framework. O framework não é bom.
Sim, pode acontecer isso que você falou, dependendo do framework que utilizar.
Mas tem frameworks que não irão te limitar, esses, você pode utilizar como base para criar a sua arquitetura…
R
rogelgarcia
Isso pode acontecer, utilizando frameworks ou não.
A situação piora se o framework te obriga a construir muitos workarround… aí fica extremamente complicado outra pessoa pegar o projeto…
A facilidade de manutenção de um sistema está mais ligada a organização e qualidade do trabalho de quem o fez, do que com a ferramenta utilizada por ele.
Utilizar bem um framework, vai facilitar o trabalho de outra pessoa. Utilizar mal, vai dificultar. Então, valerá a qualidade do trabalho de quem fez, independente da ferramenta.
W
WellingtonRamos
Isso sim é uma droga
O ponto é, você está vendendo o sistema? E você vai codificá-lo? Fazer tudo na “unha” te dará mais controle e (talvez) o sistema fique melhor que o utilizado em conjunto com Framework “de mercado”.
Se o cliente, depois, não vai mais utilizar seus serviçoe e passar para outro continuar a manutenção, o problema é dele. Faça algo bem feito que sempre haverá alguém criticando suas decisões.
Agora, se você pretende “se jogar” no mercado de trabalho? Aprenda os principais frameworks dos últimos 5 anos
Não são todas as empresas que estão sempre em sintonia com as últimas tecnologias (grandes empresas com grandes projetos costumam estar “atrasadas” em termos de tecnologia).
Tem muita coisa funcionando em frameworks “obsoletos” e precisam de manutenção constante.
Já trabalhei, inclusive em sistemas que, ainda hoje, utilizam Servlets e JSPs repletas de scriptlets.