Desenvolver um sistema Web sem Frameworks. Viavel?
6 respostas
T
thiefofwisdom
Olá pessoal!
Estou estudando para a certificação SCWCD e estou chegando ao final do livro.
Durante meus estudos eu vi o quanto as vezes os frameworks nos deixam de maos atadas.
Eu sei… eu sei… eles quebram um galho animal, deixando vc fazer uma coisa muito mais rapido… mas oq eu fico pensando é o seguinte…
Se um programador que souber Servlets e JSP´s com nivel de passar bem no certificado, pegar pra fazer um sistema completo… Será que a longo prazo, e implementando as bibliotecas q ele mesmo fez para criar depois novos projetos… nao vai ter mais liberdade para programar? nao vai ter mais poder sobre a aplicacao e oq se passa nela? Muitas vezes nao sei nem oq o frame ta fazendo… Simplesmente sei q funciona…
Oq acham? Estou aberto a todas as opinioes…
Ahh e nao sei se aqui seria bem o lugar para esse tipo de post…
Olá pessoal!
Durante meus estudos eu vi o quanto as vezes os frameworks nos deixam de maos atadas.
Eu sei… eu sei… eles quebram um galho animal, deixando vc fazer uma coisa muito mais rapido… mas oq eu fico pensando é o seguinte…
Se um programador que souber Servlets e JSP´s com nivel de passar bem no certificado, pegar pra fazer um sistema completo… Será que a longo prazo, e implementando as bibliotecas q ele mesmo fez para criar depois novos projetos… nao vai ter mais liberdade para programar? nao vai ter mais poder sobre a aplicacao e oq se passa nela? Muitas vezes nao sei nem oq o frame ta fazendo… Simplesmente sei q funciona…
Oq acham? Estou aberto a todas as opinioes…
Ahh e nao sei se aqui seria bem o lugar para esse tipo de post…
Abraços!
Sim e não.
para o programador fica mais fácil, pois ele conhece todas as virgulas e pontos do código.
para o cliente, pode parecer que tanto faz… mas… quem vai dar manutenção ao sistema?
O grande problema de classes desenvolvidas apenas por um usuário e que seguem o padrão dele é que, em geral, so podem ser mantidas por ele.